Tradução e adaptação: E.M.Pinto
O Iraque foi o segundo maior destino das exportações de armas russas ficando logo abaixo da Índia no ano de 2014. Bagdá foi um dos maiores compradores de armas russas no ano de 2014, superando a marca de ooutro grande fornecedor, a China.
No dia 27 março,e o chefe do serviço federal para a cooperação técnico-militar (FSMTC) Aleksandr Fomin afirmou que no ano passado, a Rússia, cedeu ao Iraque nove aeronaves de ataque Su-25, doze ssitemas de saturação sobre lagarta TOS-1A, seis helicópteros de ataque MI-28 NE, e até 10 helicópteros Mi-35 m.
Além disso, Moscou começou a enviar para Bagdá sistemas de defesa de ponto Pantsir-S1 “, e aguarda para este ano o início da entrega dos lotes de helicópteros de assalto MI-17 bem como, um grande número de veículos blindados, que incluem carros de combate T-90 e veículos de infantaria BMP-3. Armas de pequeno calibre, incluindo os modernos rifles Orsis t-5000, mísseis anti- carro Kornet, sistemas de artilharia e mísseis MANPADS Igla ambém estão lista de encomendas.
.
Os especialistas atribuem o interesse pelas armas russas, a um desejo de Bagdá de diversificar as suas fontes de importação e exportação de sistemas de armamento dos Estados Unidos devido a sua burocracia. O pacote global do pedido é avaliado em cerca de US$ 6-8 bilhões
Foto- MI-35M, MI-28NE, TOS1A, Igla-S, Pantsir-S1, MI-171E
Pingback: Iraque é o segundo maior destino das exportações de armas Russas | DFNS.net em Português