Produção em série do caça russo de quinta geração começará em 2016

T 50O vice-ministro da Defesa russo Yuri Borisov confirmou na segunda-feira os planos de começar a produção em massa do caça de quinta geração T-50 em 2016.

 “Planejamos começar a produzir o primeiro lote de caças de quinta geração no próximo ano. Acreditamos que este modelo é muito bem-sucedido”, disse Borisov.

Até agora, apenas um país no mundo possui caças de quinta geração — os EUA, com os F-22 e F-35.

A tecnologia inovadora do avião, o design aerodinâmico e as características do motor permitem uma muito baixa visibilidade para radares e sistemas de monitoramento a infravermelhos e ópticos.

O caça de quinta geração T-50, produzido pela empresa Sukhoi, voou pela primeira vez em 2010. Até o momento, já foram fabricadas cinco aeronaves, em 2015 serão produzidas mais três.

 Fonte: Sputnik News

81 Comentários

  1. até um tempo atrás, diziam que a produção iniciaria esse ano… agora é ano que vem
    pra mim não passa de blefe,
    os sistemas eletronicos, é até mesmo os avionicos do t-50 não estão prontos ainda, é acho que não vão ficar tão cedo, a previsão da chegada dos motores originais dele é para 2020, então dificilmente o PAK-FA entrará em produção ano que vem,
    se os russos contarem com sorte, a produção em massa dele poderá ocorrer lá para 2022….
    é olhe lá…

    • Pois é. Quando a Rússia dizia que a produção começaria este ano, vcs diziam que era impossível os Russos desenvolverem sistemas inovadores em um curto espaço de tempo e que o T-50 seria nada mais que uma gambiarra, um Su-27 com outra roupa, etc, etc…

      Agora que eles ‘postergam’ a produção em massa do avião, vcs falam que é um blefe, que só se iniciará em 2022, etc, etc…

      Interessante! Vcs passaram a levar a Rússia a sério!!

      😀

      • Sempre levamos a Rússia a sério.

        Não levamos a sério o russófilos que só dizem bobagem e acreditam em tudo que a propaganda russa diz.

        Na hora da guerra a gente vê o que é melhor.

      • “””nada mais que uma gambiarra”””

        Não é gambiarra, carolzinha.

        É incompleto!

        Motores de Su-35 da geração passada.

        Furtividade inferior longe de estar completa.

        E grande parte da eletrônica provisória.

        Ainda falta muito para o PAK-FA ser que prometeu.

    • Caro Lure, a Russia trabalha de maneira diferente de algumas forças do mundo que procuram lançar um vetor totalmente novo ( apesar que todos os caças no mundo sempre sofrem atualizações) e a Russia já incorporou muitos novos sistemas no PAK FA que o torna muito melhor que seus antecessores, dando margem a iniciação de sua produção em massa, e sim, novos componentes que estão sendo desenvolvidos e estão pra sair serão incorporados a medida que forem aprovados, mas nada impede a produção do T-50. Sds

    • e o abacaxi hein?!…ninguém sabe…ninguém viu…

      o programa é mais novo que o do abacaxi…começou depois do programa abacaxi e já esta se encaminhando para a produção em serie …enquanto que não resolveram ainda metade dos problemas e erros de projetos do abacaxi…e ainda tem gente que acredita neste abacaxi….só com muito fervor militante ideológico mesmo viu….é como digo sempre aqui….quem duvida é sábio..quem acredita é feliz…

      os problemas do caça não são nenhum segredo..é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro….a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos…..o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade..

      o super tijolo Growler é mais equipado do que o abacaxi para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas/ambientes de negação de área….apenas o Growler oferece proteção no espectro completo….a capacidade de jamear do f-35 é restrita apenas a banda X….e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada….é um lixo para jamear radares inimigos… dependem da ajuda de aeronaves de interferência especializadas como o Growler para realizar missões…

      de fato todos os caças estadunidenses estão hoje obsoletos…o motivo do cancelamento da linha de produção do F-22 se deu ao fato de seus rivais terem conseguido desenvolver seus próprios meios de quinta geração como Rússia e China..por isso estão correndo para desenvolverem os programas de sexta geração…por isso deixaram os programas de quinta geração de lado para se dedicarem/voltarem aos programas de sexta geração…o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças…põem abaixo estes programas f-22 e f-35 principalmente…..na medida que os lotes futuros forem agregando melhorias os caças Russos e Chineses poderão se equiparar aos dois caças furtivos mencionados podendo inclusive superá-los….

      recentemente o Diretor do Pentágono para Testes de Combate reconheceu que em função do atraso no desenvolvimento do software de combate do F-35 não apenas o uso do canhão esta comprometido mas também o F-35 tem limitada capacidade de jogar bombas, compartilhar dados com outras aeronaves, rastrear mísseis hostis, identificar radares inimigos, bem como de realizar “operações de combate eficazes contra as defesas aéreas avançadas….desta forma ainda que os projetistas da LM prometam maravilhas técnicas, extrema capacidade situacional e mais alguns trunfos alardeados do F-35 em combate com seus potenciais inimigos, o certo é que ele não cumpre nem com 40% do que foi prometido, podendo ser comparado a um pato que nada, voa e anda, mas não faz nada bem…..

      devido ao sucessivos problemas de desenvolvimento o objetivo de baixo custo não foi atingido….o próprio assistente do Secretário da Força Aérea…William LaPlante…disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…traduzindo…o abacaxi não será como o planejado e propagandeado..já propagandearam de tudo desse caça…que atiraria lasers..que teria a capacidade de realizar interceptações de alvos em orbita e o escambau…como diz um ditado…quem duvida é sábio…quem acredita é feliz… 😉

      • Para de escrever bobagem.

        O abaxi é muita mais furtivo e você ão tem a menor ideia se o PAK tem furtividade contra radares VHF.

        Todo mundo já te explicou que o cancelamento do F-22 não tem nada a ver com as tecnologias dos rivais.

        A furtividade e acpacidade de jamear do F-35 são perfeitas para enfrentar radares do S-35 e o radar principal do PAK-FA.

        Laser defendisos estão previstos para o futuro e abater alvos em orbita é uma tecnoogia que pode ser adaptada em qualquer caça. O próprio F-15 abateu um na décade de 80.

        Tá copiando as palavras do rprosa?

        máquina você não tem a menor ideia da cpaicdade do F-35 identificar radares inimigos e muito menos da capacidade de inteligênica eletrônica que são maiores do que qualquer aeronave russa.

        E ao contrario do que você está dizendo o F-35 foi feito para oferecer capacidade de 5° geração a um preço baixo. Se o preço baixar significa qe pelo menos um dos objetivos foi alcançado..

        Quem dúvida é sábio?
        E você tem certeza do que escreve?

        “”””só com muito fervor militante ideológico mesmo viu””””

        É única coisa que você faz aqui.
        Torcedor leigo e boateiro.

      • o senhor não abre pois é igual ao prolixo senhor RR…não importa as fontes ou provas…o senhor as nega e ignora como forem….

      • Pare de mentir máquina.

        Vai lá no cavok discutir com entende.

        post uma fonte que prove essa sua conclusão ridícula.

        Todo mundo já viu que está mentindo.

        Depois de dizer que conheceu hittler ainda quer ser levado a sério?

      • “””””””””””disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…traduzindo…o abacaxi não será como o planejado e propagandeado””””””””””

        O preço de 80 milhões era exatamente o que foi planejado enão tem relação com diminuições da capacidade do caça.

        E o Super Tijolão foi considerado superior ao Mig-35 nas avaliações indianas.
        Eles voaram e testaram todos os caças médios e o Mig ficou em último!!!!

        Deixa de ser troll.

    • “lure araujo
      27 de março de 2015 at 13:23”

      Na vida útil do modelo haverá atualizações dos mais diversos tipos, num processo continuado de melhoria….

      • “”””””””””””””por isso deixaram os programas de quinta geração de lado para se dedicarem/voltarem aos programas de sexta geração…o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses tornam obsoletos estes caças…põem abaixo estes programas f-22 e f-35 principalmente…..”””””””””””””

        Isso é uma mentira!!!

        E ainda pergunta se os outros não tem vergonha?

        O F-35 nem começou ainda e também sofrerá muitas melhorias ao longo dos anos.

        Se você quer criticar os problemas do F-35 tudo em, mas não precisa inventar mais boatos e mentira.

        Por que você não tenta descobrir as limitações e problemas dos caças russo para poder comparar???

        Se esqueceu que o Mig-29/Mig-35 não conseguiram atingir padrões ocidntais até hoje?

        Se esqueceu que Mi-31 demorou anos até funcionar direito depois que entrou em serviço.

        Se esqueceu que o Su-27 tinah radares ineriore aos ocidentais?

        Se esqueceu que o PAK é menos furtivo que caças americanos?

        Se esqueceu que PAK-FA ja pegou fogo duas vezes?

        Se esqueceu que Su-30MKI usam ECMS israelenses porque são melhores?

        Se esqueceu que os migs tem problemas de motores até hoje?

        Se esqueceu que a performance dos mísseis russos extremamente baixa?

        Se esqueceu que os russos escondem problemas nos equipamentos deles?

        Se esqueceu que a aviação russa nunca vence uma concorrência porque é considerada inferior pelos aliados?

        “quem dúvida é sábio”
        Então duvide de seus certezas.

        Tá muito longe de você entender alguma coisa sobre aviação.
        Pare de bancar o torcedor.

        Todo os dias repete as mesmas coisas em saber do que está falando.

        Não se esqueça quase todos os radares de caças como o Su-35 e Mig-35 funcionam na banda X.
        E a capacidade de ECM do F-35 foi feita para ser melhorada.

        Você tem que estudar uns dez anos.

        E o super Tijolão foi considerado superior ao mig-35 pelos indianos ALIADOS DOS RUSSOS, assim como o Rafale, Eurofighter e F-16 também foram considerados melhores pelos indianos.

        Isso você não comenta né?

        O F-22 e F-35 não estão nem perto de estarem obsoletos e os novos caças chineses e russos não provaram que são melhores. Por enquanto são propaganda.

      • Máquina bota uma fonte que diga que o F-22 e F-35 ficarão obsoletos com os caças russos e chineses.

        Para de mentir, meu.

      • “Deagol
        28 de março de 2015 at 13:20

        Máquina bota uma fonte que diga que o F-22 e F-35 ficarão obsoletos'”

        eles ficarão não senhor Deagol….eles já são… 😉

        do que adianta um caça super fantástico e mirabolante se não pode nem voar na neve ou na chuva?!…. 🙂

      • “””se não pode nem voar na neve ou na chuva?!…. “””

        Deixa de ser mentiroso máquina as bases dos caças são exatamente em locais em que neva muito e chove muito.

        Aqui as suas mentiras não tem chance.

        Bota um link que mostre que são obsoletos???

      • senhor Deagol..voar ele voa..pois o problema não é no motor ou em alguma área que o impossibilite de voar propriamente dito…o que eu estou afirmando aqui não é que ele não voe na neve ou na chuva e sim que estas condições interferem/comprometem a sua furtividade…

      • “o f-22 não pode voar na neve é nem na chuva “,

        nossa cara esse papo já é velho, se o f-22 não pudesse voar na neve é nem na chuva a USAF nunca teria mandado eles para a coreia do sul, é nem para o alaska, onde o clima de ambos esses lugares é bastante umido, alem de nevar para c****

        a neve é a chuva não compromete em nada o desempenho da furtividade dele, ou quer dizer que quando os pingos de agua batem no f-22, o RCS dele aumenta ?
        acho que não……

  2. Máquina ( 27 de março de 2015 at 23:18 )

    Meu caro Máquina…

    “”…os problemas do caça não são nenhum segredo..é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF””

    Primeiramente, todos os caças stealth seriam susceptíveis a VHF. Mas isso é na teoria… Até hoje, não há provas consistentes de que radares baseados em VHF serão capazes de lidar com um agressor stealth, pois eles mesmos tem suas próprias limitações. Começa pelo fato de eles estarão irradiando e eles próprios sendo alvos tentadores no processo. E sendo os trambolhos que são, podem ser localizados com certa facilidade…

    “”…a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X…é um lixo para jamear radares inimigos…investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos….””

    Radares de banda X são as maiores ameaças a uma aeronave de caça… Logo, nada mais natural que a capacidade jammer se dedique mais a essa banda… Mas um caça stealth NÃO TEM QUE EMITIR com seu jammer, posto que as ondas de interferência podem dar seu paradeiro. Este, portanto, é seu ultimo recurso defensivo. E assim sendo, a interferência deve ficar a cargo de aeronaves especializadas, que atuarão na retaguarda da formação, criando um corredor eletrônico, por onde o stealth se movimentará COM MAIS LIBERDADE que uma aeronave convencional.

    O stealth NÃO É INVISÍVEL. Apesar de menos detectável, ele é vulnerável… Mas a utilização em conjunto com jammer de aeronaves especializadas o torna muito menos susceptível a detecção do que o seria com uma aeronave convencional…

    “”o motivo do cancelamento da linha de produção do F-22 se deu ao fato de seus rivais terem conseguido desenvolver seus próprios meios de quinta geração como Rússia e China..por isso estão correndo para desenvolverem os programas de sexta geração…””

    O programa do F-22 foi congelado devido ao seu enorme custo. Não tem como justificar ao contribuinte americano em época de crise uma aeronave de 50000 dólares por hora voada enquanto os principais oponentes usam AKs e RPGs…

    Sequer se sabe o que será uma sexta geração ainda. Somente existem demonstradores de conceito que podem nos dar um vislumbre do ela será. Mas ninguém sabe ainda o que ela será…

    O desenvolvimento da quinta geração russa não torna a caça americana obsoleta… Apenas evidencia ( na teoria… ) que a aviação russa se aproxima da americana nesse parâmetro… E mesmo assim, o que o lure falou é de conhecimento geral… O próprio caça russo, se entrar em produção, muito provavelmente o será numa versão incompleta, posto que seus motores e boa parte dos seus sistemas ainda não estão plenamente desenvolvidos…

    E ao contrário, são os russos que estão preocupados em colocar logo em operação uma aeronave stealth full, posto que seus desenhos dos anos 70 se aproximam da obsolescência…

    “”na medida que os lotes futuros forem agregando melhorias os caças Russos e Chineses poderão se equiparar aos dois caças furtivos mencionados podendo inclusive superá-los….””

    Você fala como se os americanos também não fossem fazer upgrades na sua própria frota… Aliás já estão fazendo isso com o F-22…

    “”devido ao sucessivos problemas de desenvolvimento o objetivo de baixo custo não foi atingido….o próprio assistente do Secretário da Força Aérea…William LaPlante…disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…””

    Aqui, você se contradiz. Primeiro você diz que o baixo custo não será atingido. Mas fala na redução de preço para US$ 80 milhões. Se o preço chegar a isso, então ele sairá mais barato que qualquer aeronave de geração 4.5 atual, tornando-se acessível até mesmo a países medianos, sendo pouca coisa mais caro que um Su-35…

    • Caro RR.

      O máquina troll sabe que está faltando com a verdade.
      Não é possível que alguém acredite nas conclusões ridículas.

      Se ele reclama tanto da furtividade do abacaxi por que não fala nada sobre a furtividade do PAK-FA que é sabidamente menor?

      Também ele se esquece que o T-50 está entrando em produção em série com motores da geração passada, furtividade longe de estar pronta e eletrônica provisória.

      Entra em serviço sem estar pronto ou finalizado.

      • “Deagol
        29 de março de 2015 at 11:01

        Se ele reclama tanto da furtividade do abacaxi por que não fala nada sobre a furtividade do PAK-FA que é sabidamente menor?”

        viu senhor Deagol…até o senhor ADMITE que aquele programa f-35 é um completo abacaxi… nem o senhor consegue esconder este fato… 🙂

    • “O programa do F-22 foi congelado devido ao seu enorme custo. Não tem como justificar ao contribuinte americano em época de crise uma aeronave de 50000 dólares por hora voada enquanto os principais oponentes usam AKs e RPGs…”

      O programa do F-22 não foi congelado…foi encerrado…não distorça as coisas senhor RR…e o problema de custos foi um dos fatores.. não o único fator de seu encerramento…..pare de ser prolixo…

      • “O desenvolvimento da quinta geração russa não torna a caça americana obsoleta… Apenas evidencia ( na teoria… ) que a aviação russa se aproxima da americana nesse parâmetro… E mesmo assim, o que o lure falou é de conhecimento geral… O próprio caça russo, se entrar em produção, muito provavelmente o será numa versão incompleta, posto que seus motores e boa parte dos seus sistemas ainda não estão plenamente desenvolvidos…”

        torna sim na medida que a superioridade e hegemonia tecnológica perde-se…é anulada ….eles terão que correr para desenvolverem algo melhor/superior pois foram alcançados….os rivais chegaram/alcançaram a igualdade..

      • Então pela sua lógica, como os russos e chineses não tem “”superioridade e hegemonia tecnológica””” seus aviões já nascem obsoletos.

        Pensa antes de escrever.

    • “E ao contrário, são os russos que estão preocupados em colocar logo em operação uma aeronave stealth full, posto que seus desenhos dos anos 70 se aproximam da obsolescência…”

      ?….se vc acha um SU-35S obsoleto o que dizer então de um F15, F18 ou F16?!…enquanto estes caças forem operacionais e a espinha dorsal da força aérea estadunidenses, flankers estarão longe de serem obsoletos…e continuaram operacionais….os únicos caças de quinta que os estadunidenses dispõem hoje em seu arsenal em “operação” são apenas umas poucas centenas de f-22…ainda levara um longo tempo para os caças de quinta se tornarem efetivamente a espinha dorsal da força aérea estadunidense…quando este momento chegar os caças de sexta geração já estarão em fase de testes…

      • senhor RR mais uma vez seus comentários são completamente parciais e enviesados político ideologicamente…exalta sempre o ocidente de forma exagerada e alienada….enquanto que incondicionalmente diminui “os inimigos da democracia”….

      • “””se vc acha um SU-35S obsoleto”””

        Olha a sua inteligência.

        O su-35 de 4° geração não está obsoleto, e o F-22 e F-35 estão?

        E os “”F15, F18 ou F16?”” estão endo modernizados com eletrônica superior ao Su-35.

        Perto do F-22, do F-35 o Su-35 está sim obsoleto.

      • O f-22 e o f-35, mesmo com 1 milhão de problemas, são os caças mais modernos do mundo até que seprove o contrário.

        Para de mentir, meu.

    • Estranho
      Os russos disseram que o PAK-FA era prioridade para Força Aérea Russa.
      E Putin havia dito que os problemas econômicos não iriam afetar a produção do caça.

      Agora, se o texto do link estiver certo, os russos estão reduzindo ao mínimo o número de encomendas para manter a produção aberta.

      Será que estão escondendo algum defeito?

      Se fosse com o abacaxi, pessoas como o máquina troll estariam afirmando que seria uma desculpa para esconder as falhas da aeronave.
      Que está sendo reprojetado, que é obsoleto e outras mentiras.

      Queria ver ele explicar essa redução repentina que contraria as promessa de Putin.

      • mas senhor Deagol..o senhor mesmo admite ai que o programa f-35 é um abacaxi…. quem sou eu para contraria-lo?!..o senhor mesmo se contradiz….é mais enrolado do que o nosso Zé Prolixo… 😀

      • até o senhor ADMITE que aquele programa f-35 é um completo abacaxi… nem o senhor consegue esconder isso….

        Quem acredita em psicocinése levante o meu braço………….

      • Olha caro Deagol, não acredito que seja problema no caça em si, mas questões financeiras mesmo, pois Putin e seu governo estão cortando todo tipo de custo desnecessário e diminuindo aqueles que não são prioritários, e isso trem surtido efeitos maravilhosos, a economia russa teve um encolhimento pequeno, e já preveem a sua recuperação pra antes de 2 anos, a ponto da própria Bloomberg divulgar que a Russia é um ótimo lugar para se investir, e que miraculosamente a gestão deles está dando certo mesmo diante de sanções pesadas.
        Quanto ao PAK FA já vem sendo divulgada muitas notícias, tenho acompanhado pela mídia russa,e pouco se esconde a respeito de suas capacidades, exceto sobre um novo radar (que me parece que será acoplado a ele em 2018) e o novo motor, que será revolucionário, trabalhando um novo conceito de vetoração, mas tirando isso, nada obscuro demais (só o que se deve esconder mesmo por motivos estratégicos).Sds

      • Deagol, não estou usando sóa midia russa não, a chinesa, a indiana, algumas brasileiras ( inclusive o PB já divulgou diversas divulgações sobre os avanços do PAK FA), na Europa a mesma coisa, em suma, seria parcialista querer desmerecer toda a mídia russa só porque comentam do progresso do Sukhoi, então a verdade absoluta é qual? as noticias que visam desmerecer o concorrente? (e detalhe, nem os norte americanos fizeram grandes noticias sobre o T-50 senão reverberar e comentar os relatorios da propria Sukhoi em suas paginas de discussões militares. Não se deixe levar pela sua oposição ideologica meu caro, pois vc pode discordar de muitas posturas da Russia assim como eu discordo de muitas dos EUA, mas seria incorreto desmerecer a verdade do fato que é o PAK FA como vetor de excelencia, sujando ele com mentiras. Sds

  3. Como eu disse antes para meu dileto compartilhador do Blog, Deagol, esse aparelho ainda está por mostrar-se, por estar ainda em processo final de desenvolvimento, com possibilidade de acomodar tecnologias novas. Mas certamente será uma aeronave de fazer inveja a muitos dos países do ocidente, esses que apesar de hoje ostentarem grandes avanços tecnológicos em suas cadeias produtivas nessa área, já se renderam, no passado nem tão distante, a qualidade dos equipamentos com origem naquela região, comprovada até na busca por conhecimento através de engenharia reversa.

  4. ta e demorando demais isso simrsrsrsrsrsrsrs o f22 de quinta geraçao ja ta voando faz tempo e ja vai entra o f-35 na parada!!!! mas mesmo assim parabens aos russos ta andando recuperando o tempo perdido

  5. Máquina…

    Prólixo? 🙂 🙂 😀 Não, meu caro Máquina… Prólixo é alguém que fala demais e que se perde em explicações desnecessárias… Tudo o que estou postando são fatos, e estou tecendo minhas conclusões baseando-me neles… E tudo o que eu posto não é nenhuma novidade, e pode ser comprovado com um pouco de pesquisa da parte de quem se interessar. Fora isso, gosto mesmo de escrever… 🙂

    ( 29 de março de 2015 at 12:23 )
    Quanto ao F-22… Até onde já li acerca do assunto, o maquinário e o ferramental para a construção ainda existem… Logo, pode se assumir que o programa de construção foi encerrado, podendo ser retomado. Assim sendo, pode se dizer que está congelado… Se vai ser economicamente viável ou não produzir de novo é outra história, posto de deverá haver todo um investimento na reativação da linha ( e realmente nenhum informe oficial da contas de retorno a produção )… Entendo que um programa de uma aeronave somente possa ser considerado encerrado quando cessa seu desenvolvimento, o que não é o caso do Raptor, que permanece ativo e recebendo atualizações.

    ( 29 de março de 2015 at 12:52 )
    Aqui, você se contradiz… Você não considera Flanker obsoleto, mas considera toda a caça americana de mesma geração obsoleta…

    ( 29 de março de 2015 at 13:01 )
    Eu mesmo já falei várias vezes aqui e eu outros sites acerca do estado geriátrico da USAF, e a necessidade de substituição de meios, e que não havia solução sem ser o F-35… Também já disse repetidas vezes que as séries de F-15 e F-16 estão próximas da obsolescência… Reveja meus comentários:
    http://www.planobrazil.com/pentagono-acerta-preco/
    http://www.planobrazil.com/coreia-do-sul-avanca-com-o-f-35a/

    • Correção,

      …que o programa de construção foi encerrado, MAS podendo ser retomado…

      Lembrando que o programa de construção é apenas uma parte do programa F-22 como um todo…

      • “_RR_
        29 de março de 2015 at 17:57

        Máquina…

        Prólixo? 🙂 🙂 😀 Não, meu caro Máquina… Prólixo é alguém que fala demais e que se perde em explicações desnecessárias… ”

        é exatamente o que o senhor só faz aqui…

        “Tudo o que estou postando são fatos, e estou tecendo minhas conclusões baseando-me neles… ”

        não importa as fontes ou provas que alguém exponha para vc..…o senhor sempre as nega e ignora como forem…suas colocações são sempre parciais e enviesadas político ideologicamente senhor RR…

      • “( 29 de março de 2015 at 12:52 )
        Aqui, você se contradiz… Você não considera Flanker obsoleto, mas considera toda a caça americana de mesma geração obsoleta…”

        releia meu comentário senhor RR…pois o senhor não o entendeu…ou não quis o entender mesmo….mais uma vez distorcendo e deturpando as coisas…

      • “( 29 de março de 2015 at 12:23 )
        Quanto ao F-22… Até onde já li acerca do assunto, o maquinário e o ferramental para a construção ainda existem… Logo, pode se assumir que o programa de construção foi encerrado, podendo ser retomado. Assim sendo, pode se dizer que está congelado… Se vai ser economicamente viável ou não produzir de novo é outra história, posto de deverá haver todo um investimento na reativação da linha ( e realmente nenhum informe oficial da contas de retorno a produção )… Entendo que um programa de uma aeronave somente possa ser considerado encerrado quando cessa seu desenvolvimento, o que não é o caso do Raptor, que permanece ativo e recebendo atualizações.”

        senhor RR….a linha de produção do f-22 esta encerrada e não “congelada” …se o senhor insiste em negar e ignorar sugiro que pesquise sobre o assunto….pois não adiantara debater ou discutir nada ….

      • “( 29 de março de 2015 at 13:01 )
        Eu mesmo já falei várias vezes aqui e eu outros sites acerca do estado geriátrico da USAF, e a necessidade de substituição de meios, e que não havia solução sem ser o F-35… Também já disse repetidas vezes que as séries de F-15 e F-16 estão próximas da obsolescência… ”

        releia meu comentário senhor RR…

      • como o senhor Deagol bem colocou aqui senhor RR… o senhor só faz comentários de torcedor aqui….o senhor não tem vergonha?!…. 🙂

  6. Tem outra notícia do PAK-FA em que o vice ministro da defesa anunciou que serão adquiridos apenas 12 unidades no primeiro lote, ao invés de 50, como anteriormente planejado. Os comentários acerca da notícia vão desde as dificuldades financeiras da Rússia por conta do embargo, até a desculpa do governo pra encobrir o fato de que o avião poderá ainda não estar na configuração esperada por conta de possíveis dificuldades técnicas!

    Pois bem, nada mais natural que um projeto de grande complexidade assim exija tempo e apresente dificuldades em se atingir a configuração ideal ou exigida (além, claro, dos custos exigidos). Eu olho com bons olhos tais problemas e não tenho dúvidas que mesmo no segundo lote a ser adquirido, o avião continuará a ser melhorado (tal como acontece com os aviões de 4G da Rússia). E no mais a Rússia faz muito bem em explorar ao máximo, a capacidade de upgrade de seus Su’s e MiG’s. Vale lembrar tbm que a notícia deixa claro que tal decisão poderá ser revista conforme necessidade ou possibilidade.

    Enfim, aguardemos! 😉

    Sds.

  7. Máquina…

    ( 29 de março de 2015 at 19:19 )
    Você insiste em dizer que sou prolixo… Mas olha quantos comentários você fez para responder uma única intervenção minha…! E tudo para dizer o que já disse em comentários anteriores…

    Repito: tudo o que eu posto não é nenhuma novidade, e pode ser comprovado com um pouco de pesquisa da parte de quem se interessar. No mais, qualquer coisa que queira conversar, basta você mesmo postar as fontes e os textos que você considera verdadeiros e discutiremos acerca deles aqui, como sempre…

    ***

    ( 29 de março de 2015 at 19:34 )
    Foi você mesmo quem disse, amigo… nesse mesmo post…

    “…enquanto estes caças forem operacionais e a espinha dorsal da força aérea estadunidenses, flankers estarão longe de serem obsoletos…” ( 29 de março de 2015 at 12:52 )

    “de fato todos os caças estadunidenses estão hoje obsoletos…” ( 27 de março de 2015 at 23:18 )

    ***

    ( 29 de março de 2015 at 19:43 )

    http://www.cavok.com.br/blog/f-22-raptor-pressoes-para-a-reabertura-da-linha-de-producao/

    http://www.aereo.jor.br/2010/03/08/qual-o-destino-do-programa-f-22/

    A própria reativação do programa de produção já foi discutida e permanece uma possibilidade. Por tanto, pode se dizer que o programa de produção está congelado, e não definitivamente encerrado. Mas o programa como um todo ainda prevalece.

    • _RR_ Então esse link teu prova que a USAF não esteja defasada em relação ao avanço Russo kkkkk Faça-me cosquinha meu caro. Voce quer tornar realidade um coelho guardado na cartola e não por estrategismo sim por contigencismento orçamentário kkkkkkk(kkkkkkkk

      • Não…

        Esses dois links são uma resposta ao comentário ( 29 de março de 2015 at 19:43 ) do Máquina, que insiste em dizer que o programa do F-22 está completamente encerrado, quando na verdade os americanos prosseguem com o seu desenvolvimento e já questionam em retornar a produção por causa das ameaças futuras, tal como os links provam.

      • Os americanos possuem cçaas de 5° geração e os russos não.

        Os F-15 estã recebendo AESAs e o su-35 não.
        Os F-16 estão no mesmo caminho.

        E novos ECMs com tecnologia moderna estão sendo desenvolvidos.

  8. Apenas uma esquadrilha consecionada com linha de montagem manutenção reposição com percentual nacionalizado.
    Existe tambem o interesse Russo de torna-lo caça padrão BRICS

    • Que besteira!

      A índia desenvolve esse caça em cooperação com a Rússia e nunca vai permitir que a China compre.

      O Brasil já caiu fora.

      • Na vdd caro Deagol a China chorou um bocado pra conseguir comprar o Su-35 que possui sistemas muito superiores aos seus, e claro, ainda fez pedidos extras para adquirir o motor dele para usar nos aviões de 5G deles, e nem preciso citar que o novo motor do PAK FA já esta em fase de testes finais e será acoplado a ele por volta de 2019, é inegavel, e o tempo mostrará, que apesar das dificuldades financeiras o T-50 já é previsto como um dos três melhores do mundo. Sds

      • Caro ARC

        T-50 já é previsto como um dos três melhores do mundo. Sds

        Tenho certeza que será excelente, superior aos caças americanos e chineses em algumas coisas, inferior em outras,

        Sds.

1 Trackback / Pingback

  1. Produção em série do caça russo de quinta geração começará em 2016 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.