Estados Unidos e Brasil preparam a adiada visita de Dilma a Washington

O contexto econômico e diplomático fortalece o interesse dos Estados Unidos e do Brasil em recompor sua relação. Os dois países trabalham para organizar a visita de Estado da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, a Washington, prevista para finais de 2013, mas que acabou sendo cancelada depois da revelação de que os EUA a tinham espionado. Os documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) que vieram a público com os vazamentos do ex-analista Edward Snowden enfureceram o Governo brasileiro e esfriaram as relações entre as duas maiores economias da América.

“Os dois Governos afirmaram que desejam reprogramar a visita da presidenta Rousseff aos Estados Unidos e nossas equipes trabalharam durante meses para estabelecer uma agenda sólida”, disse na terça-feira ao EL PAÍS Patrick Ventrell, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. “O Brasil é um grande ator no cenário mundial e as visitas de alto nível são uma demonstração de que queremos investir em uma forte relação bilateral.”

O porta-voz evitou especular sobre possíveis datas de uma reunião na Casa Branca entre Rousseff e o presidente dos EUA, Barack Obama. E não confirmou nem desmentiu uma informação divulgada na terça-feira pela agência Reuters que afirma que num telefonema realizado em março o vice-presidente norte-americano Joe Biden fez um convite formal a Rousseff para um encontro neste ano ou no próximo.

O Brasil é um grande ator no palco mundial e as visitas de alto nível são uma demonstração de que queremos investir em uma forte relação bilateral”

Patrick Ventrell, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca

Está previsto que Obama e Rousseff abordem possíveis datas em uma reunião durante a cúpula das Américas, que acontecerá no Panamá, em abril. A última vez que ambos se viram foi na cúpula do G20, em novembro, na Austrália. O ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se na semana passada em Washington com a assessora de segurança nacional de Obama, Susan Rice. Na ocasião, e na terça-feira no Senado brasileiro, Vieira disse que o objetivo é chegar a uma agenda substantiva de acordos antes de definir uma data para o encontro.

A cúpula do Panamá será a primeira cúpula das Américas com a presença de Cuba, onde se verá o início do degelo entre Washington e Havana depois do anúncio, em dezembro, do restabelecimento de relações diplomáticas. O papel do Brasil –por suas boas relações com Cuba– pode ser chave para aproximar posições entre os antigos rivais da Guerra Fria. O Brasil, por sua influência, também pode desempenhar um papel central na mediação entre a Venezuela e os EUA, que impôs sanções a Caracas pela repressão aos protestos da oposição.

Comércio

Mas o interesse de Washington e Brasília em recompor suas relações vai além desses assuntos regionais. Os contextos econômico e político o propiciam. Diante da derrocada de sua economia e da crescente impopularidade de Rousseff pelo escândalo de corrupção na Petrobras, convém ao Brasil ampliar seus laços com os EUA para ganhar apoio diplomático e impulsionar a internacionalização de sua economia para compensar o retrocesso da demanda interna e em vizinhos importantes, como a Argentina.

E à primeira potência mundial interessa ganhar acesso ao gigantesco, mas fechado, mercado brasileiro. Os EUA são o primeiro investidor estrangeiro no Brasil, segundo os últimos dados. E o segundo destino das exportações brasileiras, atrás da China.

Os laços econômicos ajudaram a restabelecer a relação diplomática depois do impacto da espionagem da NSA. O secretário do Tesouro americano viajou no ano passado ao Brasil. E depois da posse do novo Governo brasileiro em janeiro, os ministros da Indústria e Comércio e Economia visitaram os EUA. O vice-presidente Biden se reuniu com Rousseff em junho em Brasília e em janeiro foi à cerimônia de posse depois das eleições. Apesar da aproximação, a incógnita é se o Brasil continuará esperando que os EUA se desculpem pela espionagem da NSA para enterrar definitivamente a tensão.

Joan Faus

Fonte: El País

43 Comentários

  1. A Dilma vai lá pedir por favor para eles aliviarem a tensão por aqui, para diminuirem seus investimentos nas porra locas locais desejosos por desestabilizar o pais e facilitar um golpe paraguaio.

    • Noam Chomsky: Edward Snowdem É UM PATRIOTA VERDADEIRO QUE DEVE SER HONRADO.
      .

      Noam Chomsky disse que o whistleblower da NSA, Edward Snowden, é um verdadeiro patriota que revelou vastos programas de vigilância que não têm nada a ver com a luta contra o terrorismo.

      O notável intelectual fez o comentário em uma prolongada entrevista com Amy Goodman do Democracy Now!, que foi ao ar terça-feira.
      .
      (*)fonte : [ anovaordemmundial.com/2015/03/noam-chomsky-edward-snowden-e-um-verdadeiro-patriota-que-deve-ser-honrado12.html ]

      (…) Snowden “informou os cidadãos norte-americanos o que seu governo está fazendo a eles. Isso é exatamente o que faria uma pessoa que tem real patriotismo, não o falso tipo de patriotismo. Então, ele deve ser honrado, e não apenas autorizado a voltar”, disse Chomsky.

      “São as pessoas do governo que deveriam estar em julgamento, não ele”, continuou ele.(…)
      .
      .
      ********************
      Bem diferente dos coXinhas que atacaram a Presidente quando esta na ONU protestou contra o ataque cibernético americano contra o Brasil e os barrigas brancas ficaram do lado do agressor.

      • Desnecessário mostrar-me. Saiba que admiro a coragem de ambos. O Snowdem por revelar a mais profunda deturpação dos princípios que nortearam a fundação do estado americano, através do sequestro de sua nação, por um grupo de sofisticados mafiosos que se adonaram do povo daquele país. Já o intelectual Noam, por mostrar-se um verdadeiro homem de bem, saindo de cima do abrigo religioso, o afrontando com suas verdades a horda de hipócritas que se escondem numa, por sinal a sua própria religião, para obter ganhos políticos, afrontar civilizações e tiranizar povos. Sds.

      • Inocente …Hahahah …no petrolão, de camisas ;ali há de diversas cores além das vermelhas … hahahah …realmente é um inocente ..hahahahah… inclusive a sua cor que você mais gosta e protegem, más como você só ler a revistinha dos coXinhas deve ser um daltônico politico …hahahah …, a VEJA e as suas criaturas letradas …hahahah..

      • Inocente é você Pastel pois conforme depoimentos prestados na CPI a corrupção na Petrobrás tornou-se institucionalizada a partir de 2004 ou seja, já com os Petralhas no Poder….

  2. preparem-se senhores… vem “acordão” ai…não duvido que deem uma “mudadinha” naquele sistema de partilha do pré-sal em troca de deixar o governo petralha em paz..e não mais se movimentarem para sabota-lo e derruba-lo….quer ver só….

    • Hahahahahah ……é vero …Hahahahah….
      .
      .
      .
      ” Se o titio Satã abençoar a Dilma … serei dilminha desde criancinha ” …Hahahah … “como sou hoje cubana” … Hahahah … esses coXinhas … hahahah..

    • Ah! meu caro, se isso acontecer tenha certeza que ela rapidinho volta a ter índices de 60 a mais de popularidade, positiva. Rsrsrsrs

      • Ainda não entendi como um cidadão tão culto como vc pode acreditar que aquelas demonstrações, tão evidentemente manipuladas, possam significar representar o universo do povo Brasileiro. Esse mesmo que pouquissimos meses antes sufragaram a governante como presidente.
        Das duas uma ou sou louco, ou os loucos são pessoas como vc, meu caro.
        Reconheço que existe mediocridade neste governo, mas não naquilo que você atribui, mas na comunicação e no consentimento a promiscuidade com elementos criados por governos passados, tão evidentemente reconhecidos que se tornaram alvos faceis, para se buscar marginalizar e paralizar o país. Só os tolos, e os imbecis profissionais, podem querer fazer acreditar qua as coisas que são dadas publicidade neste país começaram ontem. Em qual posição você vai se colocar? E só gente idem, os que curtem linchamentos em hordas, se prendem a esses argumentos midiaticos, que por sinal são corruptos, como justificativa. Sds.

    • Ainda não entendi como um cidadão tão culto como vc pode acreditar que aquelas demonstrações, tão evidentemente manipuladas, possam significar representar o universo do povo Brasileiro. Esse mesmo que pouquissimos meses antes sufragaram a governante como presidente.
      Das duas uma ou sou louco, ou os loucos são pessoas como vc, meu caro.
      Reconheço que existe mediocridade neste governo, mas não naquilo que você atribui, mas na comunicação e no consentimento a promiscuidade com elementos criados por governos passados, tão evidentemente reconhecidos que se tornaram alvos faceis, para se buscar marginalizar e paralizar o país. Só os tolos, e os imbecis profissionais, podem querer fazer acreditar qua as coisas que são dadas publicidade neste país começaram ontem. Em qual posição você vai se colocar? E só gente idem, os que curtem linchamentos em hordas, se prendem a esses argumentos midiaticos, que por sinal são corruptos, como justificativa. Sds.

  3. Que D’ues não permita que os corruptos e sonegadores não saim em punes que todos apodreção na cadeia.
    .
    Que os golpistas a serviço do império do mau, não resolva o problema da PETROBRÁS colocando um X nesta questão.
    .
    Que não troquem o nome deste pais para BRAZIL e a nossa diplomacia do atabaque para a de Poodle.
    .
    Que a terra dos tupiniquins não vire na terra dos coXinhas….
    .
    Saravá … meu pai.

    • Pode chorar Pastel de vento pois os fatos são teimosos! A Diplomacia dos atabaques apenas provocou estragos ao Brasil. Hora de mudar para uma diplomacia séria. E pode xingar os coxinhas que isso não muda o fato de que são eles que sustentam esse país.

      • “E pode xingar os coxinhas que isso não muda o fato de que são eles que sustentam esse país.”

        E quem é a mão de obra que pega pesado, dá o sangue para que os negócios dos coxinhas tenham lucros a troco de salário baixo e ainda tendo que pagar impostos, morando em lugares mal estruturados, se ferrando em transporte público lotado e ainda vendo os filhos dos coxinhas estudarem em universidade pública e com empregos garantidos por conta dos ‘contatos e nomes’ que possuem?

        O Rafa já lhe deu a dica: Vá trabalhar!

        E lembre-se: “A Ucrânia é uma economia em expansão”

        rsrs!

      • Tá com inveja Carolzita surtada? Vá estudar ao invés de ficar aqui trollando de graça para o ParTido? Vá fazer o PRONATEC conforme a Tia Dilminha, aquela que você defende com unhas e dentes e me acusa de “denegrir seu governo” (pausa para gargalhadas) , sugeriu!

        E nunca se esqueça: “Os canhões são fixos porque são fixados”

    • (…). E pode xingar os coxinhas que isso não muda o fato de que são eles que sustentam esse país. (…)
      .
      .
      Sem sombras de dúvida, ontem mesmo comi umas … hahahahah

      • Deve ter tido uma indigestão do cacete né Pastel, ainda mais depois de ter tido de engolir 1 milhão delas na Av. Paulista

      • O SISTEMA CORRUPTO.
        .
        Há um sério risco de o País mudar mais uma vez para continuar até pior do que está.
        .
        (*)fonte: [ domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=877223 ]
        .
        .
        (…)O preconceito, o ódio e a propaganda maciça pelos meios de comunicação impedem muitas pessoas de enxergar as nuances, os detalhes e as diferenças no cenário e na estrutura política do País. O campo de visão fica nublado, excludente. Escapam fenômenos mais amplos, que, às vezes, nem estão ocultos, mas à vista de todos. È o caso, a meu ver, do Sistema Empresarial-Burocrático-Político corrupto que transcende o governo atual, o PT e os nomes habituais escolhidos pela mídia como espantalhos. O Sistema é permanente, vem de longe – o que não absolve os eventuais corruptos atuais. Só explica melhor sua existência. (…)

        .
        .
        (…) Os lobistas são uma peça fundamental do Sistema. Levam e trazem informações privilegiadas e o combustível necessário para fazer tudo andar : as maletas. Ficou famoso o caso dos Bancos que queriam mudar a lei da habitação e os critérios de financiamento do antigo BNH, logo no início do governo Collor. Alguns dos próprios donos de grandes bancos, alguns com ramificações em Nova York e na Europa, teriam levado pessoalmente as maletas cheias de dinheiro, dólares, para membros do Judiciário e do Governo Federal da época. O anfitrião teria sido Paulo César Farias, o lobista mor e mentor na carreira política do atual presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha.(…)

  4. Se a Dilma for esperta teremos bons frutos dessa visita, pois uma nação como a nossa precisa de boas relações com os EUA, e pra quem não sabe, os EUA tbm precisam de nós somos grandes investidores.
    Quando ocorreu a situação escabrosa da espionagem, a Dilma não soube dar os passos certos em direção ao progresso, mas fatalizou nosso comercio com os EUA, e isso nos tragou investimentos, acredito numa enxurrada de investimentos norte americanos por aqui, pois eles sabem que estão pra perder o Brasil de sua zona de influencia, e essa é a pior perda possivel, e vale o mesmo pra nós.

  5. Chanceler: Mas, presidanta, a senhora não pode cancelar o encontro com o Bobama.

    Presidanta: Eu não quero falar com imperialistas brancos de olhos azuis. Eles me espionaram e sabem de toda a roubalheira no meu governo.

    Chanceler: Mas o Bobama não é branco de olhos azuis, presidanta. E os EUA são um grande parceiro comercial, nossa indústria depende de produtos deles, nossos hospitais dependem de instrumentos e equipamentos deles, nosso serviço de meteorologia, comunicação, GPS, dependem deles. Nossa indústria farmaceutica depende deles, nossa geração de energia, iluminação, tudo depende deles. Até esse tablet na sua mão e seu smart phone dependem deles. Até os seus aplicativo para usar as redes sociais são deles. E mais, até o Castro já está falando com o Bobama.

    Presidanta: Ah! Tá! Então agora eu vou.

    • Boa Melkor rsrs.
      Acredito que alguns fatores foram decisivos para nossa presidenta aceitar o convite: o avanço desregrado da China em nosso continente, esmagando nossa presença em países sul americanos, e a importancia dos EUA no mercado brasileiro, pois tanto eles como nós sabemos que precisamos um do outro, Obama já acordou pra necessidade de ser humilde em relação ao Brasil, e por isso deu o primeiro passo enviando o Biden pra conversar com a Dilma, pois se perder este investidor, mais cedo ou tarde nosso aporte econômico (que é atíssimo) irá pro oriente, deixando um rombo de investimentos que os EUA tanto precisa…cabe a Dilma perceber essa deixa e conquistar algumas vitórias nesse breve diálogo entre os dois. Sds

      • Positivo. O maior temor de nós brasileiros era a negociação bi-laterais entre os EUA e os países sulamericanos. Nós sempre batemos o pé que a negociação deveria ser em grupo. Aí veio a China e deu um pé-de-ouvido na Dilma. Que ficou assistindo, afinal, a China é do sindicato. Deu no que deu. A iluminada focou toda a sua “política sindicalista” nos parceiros comunistas da américa do sul, enquanto a China (capitalista) devorava os acordos que o governo anterior (Lula) havia fechado na África, por exemplo. Nosso maior parceiro comercial no cone sul debandou de vez para o lado da China, o que em certa medida não deixa de ser compreensível já que o ocidente, em apoio a Inglaterra, não gostaria de ver os hermanos se levantarem. Mas isso pode ser até bom para o Brasil já que a Argentina já vinha nos dando prejuizos à muitos anos. O Mercosul acabou. Virou outro sindicato de uma mão lava a outra, e todos saem perdendo. Só prejuízo. Restou quem, então? O grande satã-imperialista-inimigo do povo e da revolução.
        Mesmo sendo imperialista, é um mal necessário, se tivermos jogo de cintura podemos nos dar bem com eles. Nossa indústria depende deles. Nós dependemos deles.
        Que latam os vira-latas comunistas.

      • Melkor, é complicado lidar com quem não olha de forma imparcial, visões políticas atrapalham na maioria das vezes de enxergar com justiça certos fatos. A China realmente fez a “ALCA” que nós brasileiros temíamos tanto, engoliu o pequeno mercado brasileiro, nos deixando a míngua em muitos setores, enquanto os EUA, apesar de ser um país complicado de se lidar verdade seja dita, não o fez por entender que precisam de nós, e que podemos trabalhar de forma conjunta para um progresso mútuo, aí me pergunto…por que haveríamos de ser parcialistas e deixar de lado uma negociação e aproximação do nosso maior parceiro nas Américas? sim, devemos ter muito, mas muito cuidado, relações com os EUA são delicadas pois na maioria das vezes podem trazer dependencia, mas diante do devorador chinês engolir toda nossa plantação precisamos agir e limitar o avanço chinês nas Américas, e apoiando um comercio equilibrado com os EUA poderemos conseguir isso…infelizmente a China vai perder muito se continuar com sua ganancia. Sds

  6. primeiramente a dilma teria que ter ido desde que descobriu sobre as informações dos snoudem

    eu escrevi isso antes dela decidi em não ir

    por que ,pois os estados unidos e o brasil tem uma gama de assuntos pendentes dos mais variados muitos ate fazendo o brasil se dar bem outros os estados unidos

    mas ela não foi ,achei um erro pois poderia fazer o que fez na onu e ainda ter mandado o recado diretamente para o Obama
    esse Obama que na época falou em compartilhar algumas situações secretas com o brasil

    coitado de quem pensa que se fizermos o que os estados unidos querem e desejam o brasil ficaria melhor na foto

    o plano de domínio deles não é esse !!

    quanto mais o governo for forte e patriota e mostrar seu interesse no que quer melhor para o pais de origem pois isso é o oposto do que os estados unidos querem

    mas entre esse dois países existem muitos outros acordos que tem que sim sair do papel afinal estamos no mesmo continente e os dois ganham varias possibilidades em fazer acordos

    mas para quem quer ser capacho yanke ,vai lavar privadas para os gringos e cai fora

    tem uns igual o sionista que so porque isruela putenfia é um boizão de piranha no oriente médio esse quer o mesmo destino no brasil

    não antes de você ir para vala !!!!! traidor .

    • Quem vai me mandar “para a vala”? Você canídeo comichoso, que só sabe mostrar valentia aqui na internet mas que na vida real se borraria todo? Faça-me o favor e conte outra piada!

  7. Mas o que vai ter de ‘sou Dilma desde criancinha’ depois desta visita!! Minha nossa!! Esqueça corrupção na Petrobrás, grana desviada na COPA, oposição das direeeetcha, mimimi, mimimi, mimimi…

    O importante é o relacionamento com os EUA! Passar um pano na relação com o titio Samuel e quem sabe, trazer uns Chinookinhos ou um Viperzinho debaixo do braço!! 😀

    Mas vai ter muuuito cidadão aqui “sendo Dilminha desde criancinha”, oh se vai!! 😀

    P.S. – Da_Lua, vc ficou até mais calminha agora, que eu percebi!!

    • E aí Carolzita surtada, já foi fazer sua inscrição no PRONATEC como a sua Tia Dilminha mandou ou vai continuar choramingando que ” Uzcoxinha vai pra universidade púbrica, sai impregado pruque eles têm contatu i eu fico aqui chupando o dedo”? E não se esqueça jamais: “Os canhões são fixos porque são fixados”

  8. Se o Obama fosse realmente um bom estadista, o mínimo que faria agora seria dar um “gelo” na governança brasileira, dizendo que o momento não é propício e que tem assuntos mais urgentes a resolver.

    Já está mais que na hora de colocar essa Anta (PresidAnta, claro!) no seu lugar!

1 Trackback / Pingback

  1. Estados Unidos e Brasil preparam a adiada visita de Dilma a Washington | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.