CPqD participa de evento internacional de defesa e segurança

Credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa será destaque de estande no LAAD 2015

Campinas, 23 de março de 2015 – A capacidade de desenvolver tecnologia nacional para alimentar a indústria brasileira na área de defesa será o principal destaque do estande do CPqD no LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que será realizada entre os dias 14 e 17 de abril, no Rio de Janeiro. O evento, que acontece a cada dois anos, é o maior desse setor no país, reunindo empresas brasileiras e estrangeiras que atuam como fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas e outras instituições ligadas à defesa e segurança.

Em sua primeira participação nesse evento como expositor, o CPqD destacará seu credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido em janeiro pelo Ministério da Defesa – que o torna um parceiro preferencial para o desenvolvimento, no país, de projetos estratégicos de TIC nessa área. Na verdade, o próprio credenciamento como EED é resultado da experiência do CPqD na prestação de serviços e no desenvolvimento de soluções para a Marinha, o Exército e a Aeronáutica do Brasil.

“Queremos mostrar no LAAD nossas competências, que já vêm sendo utilizadas no desenvolvimento de diversos projetos, em conjunto com as Forças Armadas, voltados para a  modernização da infraestrutura de defesa do país”, afirma Everton Corrêa, gerente de Defesa e Segurança do CPqD. Entre os projetos, ele menciona o de Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e o trabalho de consultoria e apoio à CISCEA – Comissão de de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo, visando a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Como parte desse trabalho, o CPqD inaugurou um laboratório, em suas instalações em Campinas (SP), destinado especificamente à realização de testes de equipamentos, tecnologias e sistemas, em condições próximas às situações reais, antes de sua introdução no SISCEAB.

O Produto de Defesa (PRODE) credenciado pelo CPqD junto ao Ministério da Defesa compreende serviços especializados de engenharia e desenvolvimento de projetos de telecomunicações e TI – que envolvem consultorias estratégicas, prestação de serviços tecnológicos e desenvolvimento de equipamentos e sistemas para redes de comunicação de missão crítica.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

3 Comentários

  1. ,..Eu tenho de parabenizar essas empresas, +, fica uma pergunta: São empresas mt novas pois n dependência do exterior e mt grande. Cito: O novo caça p a FAB, os 5 subs meia bocas q temos, e p arrematar o VLS , o amarrado….tá bom?!?! Pq caso contrario, o q se passa?!?! Estamos c pouquíssimos ekipa/ de defesa…espero estar mt errado..Trágico.Sds. 🙁

  2. Para além do Vale do Silício, conheça 4 novos polos de tecnologia e inovação espalhados pelo mundo.
    .
    (*)fonte: [ operamundi.uol.com.br/ ]
    .
    Região na Califórnia onde estão sediadas empresas como Google e Facebook tem cada vez mais concorrentes: Quênia, Coreia do Sul, Brasil e Rússia apostam em ‘smart cities’, centros urbanos de fomento e hospedagem de empresas do setor.
    .
    .
    ********************
    .
    O Brasil vai sair dessa situação, mais democrático e um povo que respeite as leis ..acredito ainda no Brasil ! 😀

    • Petrobras anuncia conclusão de perfuração do 2º poço de extensão em Libra
      .
      (*)fonte: [ br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0MK2PZ20150324 ]
      .
      .
      (…) A Petrobras informou nesta terça-feira que o consórcio de Libra concluiu a perfuração do segundo poço de extensão na área, confirmando a presença de uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 200 metros em reservatórios com boas características de permeabilidade e porosidade. (…)

1 Trackback / Pingback

  1. CPqD participa de evento internacional de defesa e segurança | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.