Embaixador russo ameaça Dinamarca

O embaixador russo na Dinamarca advertiu neste sábado (21) que a Marinha dinamarquesa se tornaria alvo, caso o país participe do sistema de defesa antimísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma declaração considerada “inaceitável” por Copenhague.

“Eu não acredito que os dinamarqueses compreendem totalmente as consequências de sua possível entrada no sistema de defesa promovido pelos Estados Unidos”, escreveu o embaixador Mikhail Vanin em um artigo de opinião publicado no jornal dinamarquês Jyllands-Posten.

“Se isso acontecer, os navios de guerra dinamarqueses vão se tornar alvos dos mísseis nucleares russos”, acrescentou.

A Rússia se opõe ao escudo antimísseis da Otan, lançado em 2010 e que deverá estar totalmente operacional em 2025. O objetivo é implantar interceptadores de mísseis e radares no Mediterrâneo, Polônia e Romênia.

A Dinamarca planeja fornecer uma ou mais fragatas equipadas com sistemas de mísseis e poderosos radares.

Ameaçadora e desnecessária, diz ministro dinamarquês

O ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Martin Lidegaard, considerou as observações do embaixador uma “retórica inaceitável”, “completamente irrelevante”. “Ninguém deveria fazer ameaças graves como esta”, disse ele à agência de notícias Ritzau.

Estas declarações são “muito ameaçadoras e desnecessárias”, pois o escudo antimísseis é apenas um “alarme anti-invasão”, indicou por sua vez o presidente da Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento dinamarquês, Mette Gjerskow.

“É uma maneira de acentuar a escalada verbal entre a Rússia e a Otan (…), mas isso não muda o fato de que nós não temos medo”, declarou à AFP Gjerskow, considerando que as declarações do embaixador também se dirigem ao público russo.

As relações entre a Rússia e os países escandinavos têm sido tensas nos últimos anos com a proliferação de incursões da aviação militar russa na região do Báltico.

Apresentada como uma proteção contra o Irã ou a Coreia do Norte, o projeto de defesa antimísseis é há vários anos um grande ponto de discórdia entre a Otan e a Rússia, que o vê como uma ameaça à sua segurança.

AFP

Fonte: Terra

11 Comentários

  1. Agora já era, acordam o urso é querem dançar tango? escolheram o adversario errado, e cada dia há de piorar mais. Infelizmente a Europa quer o DAM e a Russia não quer por motivos obvios, então se preparem pras consequencias.

  2. ,..Fácil de entender: Se os iankss empreenderem uma atake a Venezuela de Apiay,Colômbia, ela certamente será alvo das armas dos Bolivarianos, por ela estar abrigando os atacantes;necessária/ o atake será p pegar o tio Sam, as consequências e efeito colateral, e ñ os Colômbianos..Aliás, esse cinturão poderá ser quebrado c implantação de novos mísseis iskander no enclave russo de Kaliningrado…os membros da UE diz\ q isso e desnecessário, os Russos dizem q esse escudo e desnecessário…Vamos entrar em um acordo?!?! Poderá ser bom p ambas às partes…Torço p isso ,questão de sobrevivência, quem viver verá. Sds. 😉

  3. A Rússia tem razão, o escudo é uma ameaça a sua segurança,e a Dinamarca esta se fazendo de desentendida !

      • Não discordo do César.

        Mas o comentário.

        “ora, não são os russos que dizem que seus misseis são imbativeis ?”

        Verdade, passam o tempo todo dizendo que seus mísseis são imbatíveis mas estão sempre reclamando dos escudo americano.
        Até os Patriots de baixa altitude e o THAADs geram preocupação para os russos.

  4. É A GUERRA- MORNA MEU FILHO ….. e quem entra nela, aceita os termos da vassalagem…. é para pegar nos arreios e se não pode com eles, é melhor nem vê o tamanho do cavalo.

    • .
      EQUADOR ACUSA A CIA DE ENVOLVIMENTO EM TUMULTOS NO PAÍS
      .
      O presidente equatoriano Rafael Correa acusou a CIA dos EUA de estar envolvida na organização de protestos no Equador com o objetivo de criar caos e violência neste país sul-americano
      .
      (*)fonte: [ br.sputniknews.com/ ]
      .
      ****************************************
      .
      Já irá acontecer na Bolívia, Peru e provavelmente no Chile e olhe lá se também não for com a Colômbia caso o atual governo se meta a besta a dizer NÃO para os EUA.
      .
      Os urubolistas ( os coXinhas colombiano ), não estão gostando muito dessa história de paz com os comunistas das FARCs é estragar os motivos que nutre o ódio que essa classe diabólica adora ter para com os menos afortunados.

      .

      • Verdade Tireless.

        Essa hitória de ódio entre classes me parece mais uma maneira de colher ignorantes para as causas furadas deles.

        Se os governos não fossem tão incompetentes e corruptos ficaria bem mais difícil a CIA ter influênicia.

  5. o embaixador russo falou apenas a verdade
    que se a Dinamarca fizer o que os estados unidos querem que é ter misseis deles apontados para a russia seu pais sera alvo

    nada mais honesto e justo

    esses políticos dinamarqueses são é uns poodles ridículos

    e dizem não ter medo a vai enganar o diabo !!!

1 Trackback / Pingback

  1. Embaixador russo ameaça Dinamarca | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.