Chanceler do Equador diz que os EUA são a única ameaça do continente

Respondendo à recente decisão norte-americana de considerar a Venezuela uma séria ameaça à segurança nacional dos EUA, o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, disse que se existe alguma ameaça na América, essa ameaça é exatamente os Estados Unidos.

Em entrevista exclusiva à jornalista da agência Sputnik Karina Stenquist, o chanceler equatoriano destacou que a manobra do presidente Barack Obama não favorece a boa relação entre dois países do mesmo continente. Segundo ele, a Venezuela é uma grande parceira dos EUA, que exporta grandes quantidades de petróleo para lá, além de manter laços interessantes no setor de turismo e em outras áreas do comércio. Tudo isso torna ainda mais difícil entender o porquê de Washington ver Caracas como uma ameaça.

“Eles (os Estados Unidos) são os únicos que podem ser considerados assim (uma ameaça) do ponto de vista histórico. Eles são uma ameaça aos nossos países. E, apesar disso, nós ainda acreditamos que eles podem mudar algum dia. Mas sabemos que é difícil”, declarou Patiño.

Perguntado sobre a possibilidade de os latino-americanos estarem reagindo de maneira exagerada, falando em conspiração e invasão, só por causa de uma declaração formal da Casa Branca, o ministro disse que não é possível ver as recentes colocações de Obama como formalidades. Para ele, conhecendo as características da geopolítica norte-americana, a preocupação dos líderes da Unasul (que condenaram duramente a posição de Washington em relação a Caracas) é legítima e deve ser respeitada.

“O problema é que, frequentemente, essas decisões têm servido de prelúdio para intervenções militares. Nós sabemos que o Afeganistão, o Iraque e outros países foram considerados ameaças antes de serem invadidos”, lembrou o chanceler. “Nem sempre esses países são invadidos. Mas, frequentemente, isso é apenas uma justificativa para a intervenção. Pois, se eu te considero uma ameaça à minha segurança, eu devo agir para acabar com essa ameaça. Por isso os termos que ele (Obama) usou são tão sérios”.

 

Fonte: Sputnik

 

20 Comentários

  1. No Equador é um bom exemplo de conflito de nacionalismo o sionismo de um lado aqueles que defende caninamente a cultura anglo-saxônica na região, com as JOVEM PAMs e as GLOBOs da vida que ganham dinheiro difundindo a cultura americana na America Latina e do outro lado, em oposição, o nacionalismo bolivariano que contesta a influência americana na região em especial a cultura.
    .
    Dai a grande raiva dos americanófilo com o legado do Hugo Chave.

    • O legado dos bolivarianos é caos econômico e social, autoritarismo, repressão à liberdade de imprensa e aos direitos fundamentais do cidadão Pastel de Vento petralha! Não mente que é feio viu!? E pelo visto você continua fazendo xixi na cama com medo dos sionistas, pobre da sua mãe que não tem trégua tendo que lavar seus lençóis encharcados de xixi…Rs!

    • COMO O MERCOSUL E A UNIÃO EURO-ASIÁTICA DESAFIAM OS EUA E A HEGEMONIA DO DÓLAR.
      .
      A associação estratégica entre Mercosul e União Euro-asiática surge como mecanismo decisivo na construção de uma ordem mundial multipolar.
      .
      (*)fonte: [ cartamaior.com.br ]
      .
      .
      (…) Consequentemente, a União Euroasiática rompe seus limites continentais através da criação de zonas de livre comércio com a China no continente asiático, Egito no norte da África e o Mercado Comum do Sul (Mercosul, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
      .
      Nos últimos anos, a relação estratégica entre União Euroasiática e Mercosul representa a maior aposta da Rússia na região sul-americana em termos de integração regional: os dois blocos possuem uma extensão territorial de 33 milhões de quilômetros quadrados, uma população de 450 milhões de habitantes e um PIB combinado acima dos 8,5 bilhões de dólares (11,6% do PIB mundial, medido em termos nominais). A relação estratégica persegue dois objetivos gerais. Em primeiro lugar, diminuir a presença dos Estados Unidos e da União Europeia nos fluxos de comércio e investimento extrarregionais. E, em segundo lugar, acelerar o processo de desdolarização global através do uso de moedas nacionais como meios de liquidação. (…)

  2. coitado desses esquerdistas caviar da america latina.
    parecem que aprenderam com o putin, faz as merdas é depois sai botando a culpa nos outros. rsrs

  3. ,..Vamos por partes ,diria o esquartejador: -1º= Os iankss ñ são confiáveis e temos provas disto, cito: Costa do BRASIL 1964, águas Brasucas e + de 30mil fuzileiros iankss p dar ajuda aos revolucionários, c no máximos 3 dias de lutas onde a resistência teria pesadas baixas e eles talvez bem poucas, c a rendição total nativos de Pindorama. -2º= Argentina x inglesess…3º= às inúmeras invasões a Nicarágua …como poderíamos confiar em um país c um histórico destes?!?! Seu passado te condena..;.., Sem falar na invasão da Amazônia pelos n irmão caim do norte, nos últimos governos o falar do sr.Algole, o ex-vice do..( eskeci o nome, marido dela, o cara da felação c a secretária…) Depois vem a Venezuela, q poderia criar uma situação c a Guiana p desviar à atenção interna e consequente/ lançaria o BRASIL e outros países da AS em uma situação de choque militar c os defensores da Guiana…o q seria mt ruim p td nós…são esses os perigosos das Américas no momento..Espero esta errado. Sds. 😉

  4. A única ameaça da AL são os próprios Latino Americanos!
    Gente que inventa a desculpa de ameaças externas para destruir seus países…. os EUA só fazem o papel deles como potência que quer dominar tudo…. mas só consegue devido à ampla e irrestrita corrupção, desorganização e má fé dos governantes latinos… isso vem desde a ditadura… só mudou de uniforme pra terno mas o viés “apátrida” continua o mesmo, alíás… até pior!
    Petrobras, BB, CEF e BNDS que o digam..
    Abraço,

    • A maior desgraça que ameaça a América Latina na verdade são duas. O comunismo e o tráfico de drogas.
      Ou pior, a associação do comunismo com o tráfico, como já está sendo investigado sobre a Venezuela.

  5. Off Topic. P Pensar.. G1…Rj,21/03/2015

    Juiz Federal iankSS manda publicar 2000 fotos de presos sendo torturados no Afeganistão e Irak, depois de 11 anos a ACLU conseguiu esse feito q era encoberto pelo poder militar iankss sobre alegação de ñ inflamar o ódio contra os mesmos….Então são confiáveis esses n interlocutores?!?!…sds. 🙂

  6. “Ricardo Patiño, disse que se existe alguma ameaça na América, essa ameaça é exatamente os Estados Unidos.”

    “…se eu te considero uma ameaça à minha segurança, eu devo agir para acabar com essa ameaça. Por isso os termos que ele (Obama) usou são tão sérios”.
    ——————————————–

    Frente a realidade histórica das ações do EUA no Continente Americano e no Mundo, mais as declarações de Obama, não há nenhum exagero nas palavras do chanceler equatoriano.

  7. Interprete o que é ameaça por favor … está muito genérico isso.

    Mas chamar de “”única”” já mentiu, Grã Bretanha encabeça a ameaça seguida de ideologias falidas , isso não tenho dúvidas.

  8. Hitler era grande forte intolerante e unilateralista e o que aconteceu com ele!
    Agua mole em pedra dura tanto bste ste que fura.

Comentários não permitidos.