Mais de 200 políticos e figuras públicas ocidentais serão incluídos na lista negra russa

Ministério de relações exteriores da Rússia em destaque – © AFP 2015/ ALEXANDER NEMENOV

Mais de 200 pessoas foram incluídas na lista de políticos e figuras públicas, cuja entrada na Rússia poderá ser proibida, informou nesta quinta-feira o jornal Izvestia.

Segundo o jornal, que conversou com uma fonte no ministério das Relações Exteriores da Rússia, a lista reflete de modo recíproco as listas da União Europeia e dos países da OTAN. Estados Unidos lideram a lista com mais de 60 pessoas que sofrerão as sanções.

Segundo Izvestia, entre os funcionários norte-americanos, a assessora de Relações Econômicas Internacionais do Conselho de Segurança americano, Caroline Atkinson, faz parte da lista. Assim como os assessores do presidente dos EUA, Daniel Pfeiffer e Benjamin Rhodes. Além deles, o líder Democrata no Senado dos Estados Unidos, Harry Raid, o presidente da câmara dos representantes no congresso, John Boehner, o presidente do Comitê das Relações Exteriores do Senado, Robert Mendes, os senadores Mary Landrieu, John McCain e Dan Coats estão listados.
Para outros países, a média de cidadãos que serão impedidos de viajar para a Rússia é de 10 a 20 pessoas. Por exemplo, 13 pessoas do Canadá e 15 pessoas da Hungria estão incluídas no grupo.

O jornal disse que a lista poderá ser expandida no futuro.

Segundo o interlocutor do Izvestia na administração presidencial, nas últimas semanas foram realizadas reuniões no governo, dedicadas às sanções. Como resultado, o ministério das Relações Exteriores incumbiu as embaixadas russas nos países que adotaram medidas contra o país a elaborar uma lista de pessoas mais envolvidas na promoção de políticas voltadas conta Moscou.

“Não queremos participar desses jogos proibitivos com o Ocidente. No entanto, se as sanções continuarem, adotaremos as listas negras, elaboradas por nossas embaixadas”, afirmou a fonte do jornal.

Fonte: Sputnik

 

7 comentários em “Mais de 200 políticos e figuras públicas ocidentais serão incluídos na lista negra russa

  1. Pau que da em Chico da em Francisco,mas essa lista russa tem mais um efeito psicológico,que prático!

  2. Não tem como isolar um dos maiores países do mundo..

    Eu acho que a Rússia está pegando leve ainda contra os países introduziram sanções contra Moscou.

Comentários não permitidos.