Futurístico e ousado: RT revela um conceito para o PAK -TA a aeronave que revolucionará o transporte militar Russo

PAK DASugestão: Rustam – Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

No futuro, uma frota de aeronaves de transporte pesado irá alegadamente, ser capaz de  mover uma unidade estratégica de 400 MBT Armata, com munições, para qualquer lugar do mundo. E, provavelmente, a uma velocidade hipersônica, permitindo a Rússia responde com uma ação militar em nível global.

De acordo com uma nova especificação do projeto da Comissão Militar-Industrial, em Moscou, o programa do avião de transporte, alcunhado de PAK TA, voará a velocidades supersônicas (até 2.000 km / h) e contará com uma impressionante  carga útil de até 200 toneladas. Ele também terá um alcance de pelo menos 7000 quilômetros.

O programa PAK TA prevê a aquisição de 80 novos aviões de carga a serem construído em 2024. Isso significa que em uma década o Comando Central da Rússia será capaz de colocar um exército blindado pronto para a batalha em qualquer lugar do mundo, relata um perito consultado, citando uma fonte no serviço militar que participou da reunião  decisória do programa.PAKDA

Uma das principais tarefas da nova PAK TA é transportar veículos blindados e mísseis, entre eles o futuro MBT Armata e outros equipamentos militares na mesma plataforma. além disso o PAK TA transportará sistemas avançados de artilharia autopropulsadas, sistemas de mísseis antiaéreos, transportadores de mísseis táticos, múltiplos sistemas de mísseis de lançamento e anti-carro e veículos de combate.

Os cargueiros PAK AT será “multinível”, com embarque de de carga automatizado e com a capacidade de lançamento aéreo equipamentos e pessoal em qualquer terreno.

Uma frota de várias dezenas de cargueiros aéreos PAK AT será capaz de transportar até 400 MBT Armata, ou 900 veículos blindados leves, como destruidores de tanques aéreos autopropulsadas anfíbios Sprut-SD.

Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, que está prevista para ser concluída durante o mesmo período de tempo (até 2024), é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar em grande escala transcontinental “, diz o especialista Online.

Uma fonte que participou da reunião fechada da Comissão Militar-Industrial disse ao meio de comunicação em condição de anonimato que estava “chocado” com as exigências dos militares..PAK DA2

Segundo a fonte, o projeto do PAK TA está em curso há vários anos e, eventualmente, substituirá os cargueiros aéreos que operam atualmente. Mas tal declaração de missão global para a aviação nacional de transporte militar nunca fora citada antes.

“Isso significa que, pela primeira vez, temos o objetivo de criar uma capacidade operacional de transporte aéreo de um exército de pleno direito a qualquer lugar desejado do planeta”, disse a fonte. Isto significa fornecer uma tarefa de forçar o tamanho da ex-NATO e as tropas dos EUA no Iraque, em uma questão de horas para qualquer continente. “No contexto da atual doutrina militar que desafia a compreensão”, disse a fonte.

A especificação inicial do PAK TA  implicava construir cargueiros aéreos convencionais subsônicas com 900 km/h velocidade de cruzeiro e um alcance de 4.500 km.Pak Da4

O programa envolve a criação de cargueiros wide-body, com cargas que variam de 80-200 toneladas, para substituir todas as aeronaves de carga Ilyushin e Antonov existentes.

A única aeronave que opera com uma carga comparável ao projeto proposto é o Antonov An-225 Mriya (até 250 toneladas), mas este é um avião único, criado especialmente para o programa do ônibus espacial Buran da era Soviética.

1061
Il-106
1065
Il 106

No ano passado, foi noticiado que os futuros cargueiros aéreos militares serão desenvolvidos pelo Complexo Ilyushin Aviation, com alguns especialistas afirmando que a empresa pode basear seus projetos no avião de carga Il-106 (80 toneladas) projeto que ganhou uma licitação do governo no final dos anos 1980, mas foi abandonada após o colapso da União Soviética.

Agora, com as especificações e objetivos ambiciosos, o PAK TA PAK TA terá que ser uma aeronave de transporte verdadeiramente de nova geração.

Fonte: RT

40 Comentários

  1. “Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, que está prevista para ser concluída durante o mesmo período de tempo (até 2024), é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar em grande escala transcontinental “, diz o especialista Online.“

    De onde esse “especialista“tirou essa estoria de desenvolvimento de bases no exterior prevista para serem concluídas em menos de 10 anos,no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático ?

    Não duvido da capacidade russa em criar uma maquina magnífica como essa apresentada aqui, mas essa estorias das bases é pura mentira,ou então a Rússia tem algo surpreendente,muito bem guardado do qual não fazemos a menor ideia !

    • Bem vindo à megalomania russa sob o tacão do déspota Putin meu caro César. Acho que ele acha que pode ressucitar a glória passada que a Ex-URSS tinha.

      • O presidente Putin (o mesmo que causa medo na OTANzinha e deixa os EUA com cara de besta no cenário internacional) não está preocupado em ressuscitar (faltou um s no seu ressuscitar ouviu, sr. megaintelectualbolóide 😀 ) a ex-URSS não.

        Ele só cumpre com o papel de um presidente nacionalista que se preocupa em manter a integridade do território nacional além de defender os interesses nacionais contra os interesses do Capital Status Quo (EUA/UK/UE), para o qual vc trabalha como estafeta! 😀

      • “Mamãe, o Tireless está falando mal do Putin e denegrindo o governo da Tia Dilminha!”

        Não Carolzita surtada! Putin não cumpre papel de nacionalista algum! Ele apenas tenta fazer ressussitar a antiga glória da ex-URSS, sepultada ao fim da guerra fira. Por isso esse anúncios bombásticos que apenas enganam os incautos e ignorantes. Como você, que além de estafeta é proxeneta de Petralha.

    • Sr.César Pereira, considerando tal ideia,
      .
      Seria difícil mas não impossível, no caso de uma base no Oriente Médio provavelmente os candidatos poderiam ser, Irã,Sudão e se o Assd sair desse atoleiro; poderá ser a Síria ais provável ou alguma terra sem lei e dono , pois o que não falta é terra sem lei no Oriente médio começando com o Iraque,Líbia, por exemplo.
      .
      No sudeste asiático eu apostaria no Vietnã ou em Laos porém este é os domínios da China, eis o problema.
      .
      Na América Latina temos a Argentina,Venezuela,e a Nicarágua, para mim este último é seria o mas provável.

  2. Mais outra daquelas sandices da propaganda russa que os incautos irão querer elevar à condição de verdade absoluta, incontestável, imutável e sagrada.

      • Quem mais entende de sandices e mentiras do que você proxeneta de petralha?

        “Mamãe, o Tireless tá falando mal do Putin e denegrindo o governo da Tia Dilminha”

    • HMS TIRELESS mentira ou verdade,fantasia ou não isto não importa o que importa é que eles Russos ou USA POSSUEM A CAPASCIDADE DE CRIAR OU SE VOCE PREFERIR TORNAR REALIDADE A FANTASIA TUDO DEPENDE DA VONTADE DELES SÃO POSSUIDORES DE TAL CAPASCIDADE se nossos governantes atuacem do mesmo modo seriamos mais respeitados.DUVIDAS?

  3. “oará a velocidades supersônicas (até 2.000 km / h) e contará com uma impressionante carga útil de até 200 toneladas.”

    O avião das imagens não é supersônico.
    Parece que os russos estão cometendo os mesmos erros dos EUA desenvolvendo projetos ambiciosos e revolucionários demais para o bolso.

      • Já conhecia e é um problema que vejo no avião russo das imagens. Uma configuração tão diferente demanda novas intalações, novas formas de treinamento e manutenção.
        Sem contar infinitos testes para uma aerodinâmica desconhecida e não comprovada. Aumenta muito os custos iniciais

        Certamente esses novos modelos trarão vantagens em em economia e eficiência mas sua implementação é difícil e cara.

        Na primeira foto aperecem dois compressores, mas não consegui identificar quantos motores o modelo tem.
        O ideal é que tivesse dois, porém para levar 200 toneladas só com quatro mesmo ou seis.

        Capacidade e competência os russos têm, o problema é ter dinheiro para uma revolução dessas.
        Se os russos conseguirem talvez abram as portas para uma nova geração de aviões de transporte, mas tem que ter dinheiro e muito.

        Talvez se desenvolverem junto com a China, quem sabe.

        Se eu fosse eles guardava a grana para projetos da linha de frente como bombardeiros, aeronaves e mísseis furtivos.
        Acho melhor um avião mais convencional, seria mais barato e rápido de desenvolver.

        Não sou engenheiro é óbvio, mas me parece que estão cometendo o mesmo erro dos EUA. “querer demais onde não há necessidade”

      • Sem dúvida, é aquele velho negócio de reinventar a roda. O maior problema de aeronaves tão grandes é onde elas irão pousar e o preço caso uma carregada seja abatida. A ideia de desenvolver algo desse porte tão rápido e em tais números é simplesmente irrealista, e tenho minhas dúvidas se os russos teriam recursos para tal. Uma aeronave subsônica seria muito mais plausível, existe um bom motivo para não existirem cargueiros supersônicos. Isso tá me lembrando os projetos americanos para um cargueiro furtivo e até supersônico. Caro demais e desnecessário, simplesmente não faz sentido.

      • E capacidde de transporte supersônico não é muito útil mais vale aumentar a disponibilidade e a logística em terra.

        Não adianta voar a mach 2 ou mach 5 se o equipamento demora 12 ou 24 horas a mais para estar disponível.

        É nisso que os americanos estão trabalhando, disponibilidade e velocidade de emprego o avião pode ser subsônico sem problema.

        E o modelo da foto não é supersõnico muito menos hiersônico. E se fosse, o consumo de combustível também dificultaria a logística visto que voar a mach 2 gasta 4 vezes mais do que voar a mach 0,9 sem contar o desgaste da plataforma.

      • Melkor, esse projeto do Phantom Works da Boeing visa construir uma aeronave comercial de grande capacidade mas ainda subsônica.

  4. Belo avião , mas é apenas um sonho essa capacidade de deslocamento para qualquer parte do mundo,essa capacidade que os russos querem exige muito mais que 80 aviões de transporte além de muitos reabastecedores.No futuro tomara eles terem condições de defenderem suas fronteiras o que pra mim inclui aí A TODA QUERIDINHA CHINA à qual tenho certeza que está de olho na SIBÉRIA.Mesmo sabendo que os russos tem grandes programas militares em andamento ,isso tudo é apenas para defenderem suas imensas fronteiras de futuros inimigos.

  5. a questão é, os russos são capazes de bancar financeiramente é tecnologicamente um projeto desse ? atualmente acho bem improvavel, é nem mesmo no futuro eles consiguiram fazer uma aeronave desse porte, pois fazer uma avião capaz de transportar 200 toneladas é ainda voar em velocidades hipersônicas não nada facil.
    ……….acho que isso só ficará no sonho mesmo.

  6. Terei que discordar da maioria em alguns pontos cruciais , o primeiro e talvez o mais interessante foi a criação do bombardero Tupolev em sua época, que tinba traços “futuristicos” e alguns acreditavam que a URSS teria gasto um valor astronomico para sua existencia, o que não era verdade. A partir desse ponto posso dizer que a Russia tem condições e recursos tecnogicos para tornar real tal vetor, principalmente nos avanços na área de compósitos que estão diminuindo o peso dos aviões quase em 30%, na criação de novos motores inovadores e com alta potencia de vetoração, e o mais credível de tudo, a necessidade um avião desses nivel para multipropositos, e acredito que demandará certo investimento, mas pela performance produtiva de baixo custo que é o T-50 dá pra imaginar que eles saberão arcar com tal projeto.
    Mas descontraindo um pouco, baixou o Niemeyer no designer deles heim rsrs, ficou top demais e super agressivo.

    • Caro ARC.

      Um cargueiro de grande porte precisa ter a fuselagem muito larga para acomodar cargas como caminhões e veículos pesados, isso não combina com velocidade supersônica.

      E o modelo apresentado acima não tem chances de voar a mach 2, é subsônico.

      O Tu-160 pode ser supersônico, mas não em capacidade de superuise
      Imagine um novo avião de 500+ toneladas voando a mach 2, o consumo e a manutenção seriam astronômicos.
      Sem contar o preço por unidade.

      Não vejo muito benefício em uma aeronave duas vezes mais rápida mas com disponibilidade várias vezes menor. Com os mesmos gastos daria para construir um avião que transportasse mais peso, voasse mais longe a um custo menor.

      Que eu saiba o translado aéreo é a parte menos lenta do processo de logísitca.

      O texto diz
      “””E, provavelmente, a uma velocidade hipersônica, permitindo a Rússia responde com uma ação militar em nível global.””””

      Não existem nem mísseis hipersônicos e já querem fazer um cargueiro largo de 500 toneladas hipersônico?
      É loucura.

      Seria como comprar uma Ferrari para ir a feira.

      Acho que o modelo da imagem não é impossível, porém quanto menos convencional mais caro.

      Me parece que o autor do texto fez uma misturada de possibiliades e com certeza não é especialista em aviação.

      Sds.

    • “”Mas descontraindo um pouco, baixou o Niemeyer no designer deles heim rsrs, ficou top demais e super agressivo.”””

      Verdade.

    • Caro ARC.

      Temos que pensar também que a aeronave vai ficar em serviço 40 anos.
      Quem vai pagar os custos de um avião supersônico em décadas que podem ser de paz?

      A grande velocidade poderá nunca ser usada e não ter utilidade prática nenhuma, mas os custos continuarão altos. Se não usar a velocidade supersônica o desgaste será menor, mesmo assim ainda serão mais altos.

      Sds.

  7. “Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, que está prevista para ser concluída durante o mesmo período de tempo (até 2024), é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar em grande escala transcontinental “, diz o especialista Online.”

    como eu disse senhor RR & Cia… O tempo é o senhor da razão… 😉

    Os Brics a cada dia mais conquistam alianças, áreas de mercados e influencia… acordos econômicos e estratégicos com outros países……é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo do ocidente perde gradualmente força…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e controle..…. os eua se movimentam para proteger e garantir suas áreas de influencia e mercados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial diversificado e não mais centrado/dependente apenas neles ou no seu dólar…..até o anão diplomático se movimenta para conquistar e garantir suas oportunidades…

    apesar de o dólar continuar sendo a moeda mais popular do mundo um grande número de países e empresas estão hoje começando à procura de outras moedas e sistemas econômicos… criam seus próprios instrumentos financeiros….o dólar ainda continua sendo a moeda mais popular, os títulos do Tesouro dos eua têm a reputação de investimentos estáveis e Washington ainda tem grandes vantagens, mas vários países já estão a procura de outras moedas….

    enquanto que os eua tem no bolso a Arábia saudita a Rússia e a China tem o Iran e a Síria no bolso…enquanto os eua tem Honduras no bolso a Rússia e a China tem a Nicarágua e Cuba…enquanto os eua tem o Paraguai, o Chile e a Colômbia no bolso a Rússia e a China tem a Venezuela, o Equador, a Argentina, o Uruguai e a Bolívia no bolso… na África…Zimbábue…Somália…Angola…Nigéria…possuem hoje fortes laços políticos e econômicos com várias nações do mundo em desenvolvimento…

    é sempre como eu digo aqui… 🙂

    https://www.youtube.com/watch?v=TMFLGUyoMLI

    • ” escala transcontinental ”

      Falta décadas para ter capacidade de projeção de força para um conflito transcontinental.

      “””“Com o desenvolvimento de uma rede de bases militares no Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, que está prevista para ser concluída durante o mesmo período de tempo (até 2024), é óbvio que a Rússia está se preparando para um confronto militar em grande escala transcontinental “, diz o especialista Online.”””””

      Qual especialista?

      Tem uma fonte confiável para eu procurar?

      Qual base está sendo construída?

      “””O tempo é o senhor da razão…”””
      Espera as bases em Cuba e na argentina para fazer essas afirmações.

    • “é sempre como eu digo aqui”

      Tirando a parte em que você disse que conheceu hittler pessoalmente em Santa Maria?

      Ou a parte do governo Brasileiro ter enviado tropas secretas para lutar na Ucrânia para ajudar os BRICS.

      Ou que o F-22 não voa na neve?

      Ou que o Gripen vai ser abandonado em favor do f-35 russo.

      Ou os mísseis balísticos que os EUA lançaram da Espanha e os russos intercepataram?

      Ou a base de mísseis russos em Cuba?

      Tem mais várias que eu não lembro.
      Nem sempre é como diz aqui…

    • Meu caro Máquina…

      Tudo o que os russos possuem fora de seu entorno que tem algum valor estratégico se resume as instalações em Tartus, na Síria… E mesmo que venha a ter mais bases fora de seu território, a Russia é naturalmente um território isolado, sem grandes saídas para mares quentes e cercado por países neutros, membros da OTAN ou aliados dos EUA. Logo, quaisquer bases russas fora de seu território poderiam ser totalmente isoladas do mundo exterior ( se os americanos realmente quiserem, nada sai dos portos russos e não haverá aeronave russa que vá para muito além do espaço aéreo russo )… E economicamente, o país dependente da Europa e do EUA. Se americanos e europeus quiserem lascar a Rússia hoje, basta fechar a torneira dos investimentos que os russos quebram no dia seguinte. O único escudo economico dos russos é o petróleo e o gás que exportam, mas isso não influencia os americanos diretamente e sim os europeus…

      Se tem realmente algum país que está verdadeiramente expandindo sua influência, este é a China, que tem o tempo e o dinheiro a seu favor, além ter fortes laços com a economia americana; e está em condições reais de construir verdadeiras fortalezas além mar… Aliás, a esmagadora maioria dos países que citou tem laços fortíssimos com a China, e não com a Rússia…

      Você parece partir do pressuposto de que se uma guerra entre Rússia e EUA estourasse, a China tomaria partido ao lado dos russos. Mas isso é altamente improvável, posto as relações absolutamente vitais que chineses e americanos possuem hoje… Em verdade, o histórico de relações dos russos com os chineses trazem rusgas consideráveis, e mesmo recentemente houve algum azedamento entre eles ( como no caso do J-11 ). E isso funciona para os dois lados… Mesmo na OTAN pode haver uma ou outra divergência, como essa crise da Ucrânia externou e já ocorreu no passado… Na real, essa é uma guerra que absolutamente NINGUÉM vai querer, pois todos os lados sabem dos riscos…

      Com todo o respeito ao ditado popular, a razão nada tem a ver com o tempo. A razão é, isso sim, a expressão da lógica. E a lógica é externada através de uma analise das possibilidades, que no caso das relações internacionais, leva em conta o histórico dos povos e das relações entre os países em questão. Somente a partir disso é possível prever um cenário… O tempo, no máximo, pode ser considerado um fator que serve a lógica…

  8. Que tosco

    Da Lua não tem condições de criar as próprias piadas

    Ta usando uma piada minha Q ele leu la no CAVOK

    owwww tristeza

  9. “HMS_TIRELESS
    19 de março de 2015 at 17:27

    Quem mais entende de sandices e mentiras do que você proxeneta de petralha?”

    senhor HMS, o que é proxeneta hein?! o senhor mostra a sua?!… 😀

  10. Sonhos e elucubrações russas… no papel, digo, no CG tudo é possível. Agora.. eu n duvido nada q os russos tenham capacidade para tal. Minha descrença não é tecnica: é economica.

  11. mais panfletagem ridícula da assessoria de Putin. é sempre assim os americanos a presentão um projeto, algum tempo depois vem os russos com sua propagando dizem que vão fazer um super avião bla bla bla bla

    o que se sabe é que ainda não terminaram os nem seu caça de 5 que é de 4 e toma pau do rafale, pior foi com dinheiro indiano, se não ficaria com bicheira do sukoi 30 com motor bichado (os indianos que o digam) os russos como sempre atrasados em relação aos americanos em pelo menos 40 anos. é para rir bastante !!!!

  12. Só acredito depois que voar… Na boa, isso é puro marketing do Mr. Putin.

    As futuras glórias desse avião serão divididas entre dois russos: Isaac Asimov e o rapaz do photoshop.

    Essa baleia nunca voará.

  13. Acho que uma aeronave de pequeno porte supérsônica e furtiva poderia ser muito útil para deslocar 24 ou 36 forças especiais ( Spetsnaz), paraquedistas ou suprimentos para as linhas de combate.

    Mas um avião com duzentas toneladas de carga supersônico parece um despropósito, visto que 95% das vezes a velocidade de voo não será determinante em guerras, e em tempos de paz será sempre desnecessária.

    200 toneladas de carga + 150 a 200 toneladas de combustível+ 150 a 200 toneladas de peso vazio resultarão em um monstro.
    Voar a mach 2 com esse peso e aerodinâmica poderia transformar o projeto em um “F-35” dos cargueiros, ou seja querer demais!

    Gostei muito do modelo apresentado nas imagens e gostaria de vê-lo voando em serviço ( se der certo poderá ser uma revolução em aeronaves de trasnporte militar ) mas ele não é supersônico. dá para ver pelos ângulos de ataque das asas e pelos compressores expostos sem rampas de choque.

    A logística tende a ficar mais prática e econômica e uma aeronave gigante supersônica demandaria mais engenheiros, técnicos, mais peças, pistas de pouso maiores ( presumindo que a vetoração garanta decolagem em pistas mais curtas), mais combustível, mais caminhões de reabastecimento e etc.

    Certo que novas tecnologias reduzem os gastos, mas ainda não aconteceu nehum milagre em aviação.

    Me parece aquela ideia falida dos americanos em fazer transportes furtivos.

  14. Beleza de projeto, trabalho digital super bacana. Se tornarem realidade dentro dessa previsão e não em 2050, vai ser um avanço e certamente lhes darão alguma vantagem militar, mas não só militar, tambem em outras situações onde hajam necessidades de deslocamentos de grandes aparatos, inclusive civis.

1 Trackback / Pingback

  1. Futurístico e ousado: RT revela um conceito para o PAK -TA a aeronave que revolucionará o transporte militar Russo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.