SAAB otimista com perspectivas do Gripen NG

(Imagem: SAAB)

O seminário anual sobre o avião de combate Gripen da SAAB ocorreu ontem (12) em Estocolmo, na Suécia. A reunião tem como objetivo divulgar os últimos avanços do programa envolvendo o Gripen NG, recentemente adquirido pelo Brasil no âmbito do Projeto F-X2 da Força Aérea Brasileira.

De acordo com a empresa, os trabalhos de construção do protótipo estão correndo bem e o interesse do mercado é grande.

As primeiras seções da fuselagem já estão na linha de montagem final em Linköping. O diretor Jerker Ahqvist, líder da companhia para negócios envolvendo o Gripen, disse que esses componentes incorporam os benefícios das metodologias de design proporcionadas por sistemas dedicados totalmente digitais. O executivo destacou entre as vantagens dessas metodologias, a precisão de integração entre as seções.

A previsão é para que o protótipo realize seu roll out ao longo de 2016, sendo que o primeiro exemplar de série da encomenda de 60 unidades para a Força Aérea de Suécia tem previsão para 2019.

De acordo com a SAAB, o demonstrador de conceito do Gripen NG, que voou pela primeira vez em fevereiro de 2009, já acumulou 281 horas de voo e 315 decolagens.

Falando durante o seminário, Ulf Nilsson, responsável pelos negócios da área de aeronáutica da SAAB, disse que os acertos finais do contrato assinado com o Brasil envolvendo 36 aviões do modelo devem ser concluídos neste ano. “As tratativas estão evoluindo bem e de acordo com o planejado na direção de aprovação da parte financeira e das licenças de exportação”, esclareceu Nilsson.

Ao redor de cem engenheiros brasileiros deverão chegar a Linköping para participar de treinamentos e atividades de desenvolvimento relativas à produção da aeronave, incluindo a versão dois assentos.

No âmbito do progressivo envolvimento brasileiro, Ahlqvist informou que talvez entre dez e quinze exemplares dos 36 destinados para a FAB sejam montados pela EMBRAER. “Eles terão total capacidade para construir o caça futuramente, e criar capacidades para projetar aviões de combate”, completou.

Ahlqvist disse ainda que o “efeito Brasil” sobre o programa já pode ser observado como o aumento do interesse internacional.

De acordo com Nilsson, a SAAB nunca esteve numa situação tão positiva. “Registramos um potencial de venda que chega a 450 aeronaves. Temos em vista boas oportunidades para ter mais usuários da aeronave no futuro”, concluiu.

Entre as novidades confirmadas durante o seminário, figuraram as negociações com a Eslováquia envolvendo um possível acordo para fornecimento de Gripens C/D para o país. A decisão poderá ser consolidada ainda em 2015. A Bulgária apresentou-se como outro potencial usuário na região.

Ivan Plavetz

Fonte: Flight Global via, Tecnologia & Defesa

42 Comentários

  1. “MPF investiga se aumento no valor pago por caças Gripen foi irregular

    12 de março de 2015 at 11:07”

    senhores..não se enganem…eles sabem que o esquema deles ira pro brejo como fizeram com a Dessault no FX-2….a Saab levara o mesmo tapetão que a Dessault levou no FX-2…..a desculpa já esta arrumada/arranjada….super faturamento….resposta do governo as intensas e agressivas movimentações para desestabiliza-lo, sabota-lo e derruba-lo……quem ira rir por ultimo nesta historia toda serão os Russos….o verdadeiro vencedor do FX-2 será a proposta Russa de desenvolvimento conjunto de um caça de quinta geração monomotor de médio porte…rival do do f+-35 abacaxi…..vcs vão ver só… 😉

    • Pior é que não ver como sempre.
      Para com essas previsões.
      Aviaão russo não ganha concorrência só vende pros amigos.

      Não viaja.

      O que vai derrubar o governo é a incompetência e a corrupção.
      Tem que governar para todos e não só para metade que votou neles.

      Não faz previsões vocês sempre erram.

    • Máquina se você não acerta nem sobre o presente quer acertar sobre o futuro?

      A bacaxi são caças que levam a maior fabricante do mundo á falência por serem ruins.
      Ou aqueles ficam em último lugar em países aliados.

      Quem duvida é sábio!!!
      Se esqueceu da sua frase?

    • Meu caro se tem armação não é do governo nem da FAB de melar nada.
      Creio que seja apenas a frescura de momento civil por busca de notoriedade midialitica ou tentativa serviçal de reviver o defunto F18.
      Quanto aviões Russos o Brasil pode te-los a hora que quiser e sem licitação. Compra direta que entraria como joint venture, co-producão ou fabricação conjunta.
      Uma coisa tenha certeza não existe a minima possibilidade de FX3,se melar o Gripen teremos Sukhoi.

      • “se melar o Gripen teremos Sukhoi.”

        Sem indicação nenhuma de que isso vai acontecer.
        Ou teremos o seu f-22 chinês brasileiro.

  2. No andar da carruagem o nossa FAB vai terminar com mais F-5 e se bobear com uns Kfirzinhos de meia sola e um PROSUB interrompido 😉
    .
    Olhe lá se não terminar essa história toda em “chave de ouro” …., algumas bases americanas em solo brasileiro …. Isso é tudo que eles mais querem.

    • COMO OS “LIVRES MERCADOS” DIFAMAM A “DEMOCRACIA”.
      .
      Moderna política externa dos EUA é uma insistência obcecada em aplicar soluções de “livre mercado” a todos os problemas do mundo. Quer dizer… Isso, se você não tiver a grande sorte de viver em país aliado dos EUA no Primeiro Mundo, ou no caso de o seu país ser grande demais para ser violentado.
      .
      Assim, se você está na França, Canadá ou – não se pode esquecer! – na China, o seu país tem licença para oferecer serviços generosos de saúde e de educação, e pode construir infraestrutura moderna. Mas se você está num país do Terceiro Mundo, ou é vulnerável de algum outro modo – como, digamos, Ucrânia ou Venezuela – a Washington oficial insiste em que você fatie sua rede de seguridade social, e dê rédeas soltas aos investidores privados.
      .
      (*)fonte: [ redecastorphoto.blogspot.com.br/ ]
      .
      .
      (…) Hoje, no idioma falado nos EUA, “democracia” passou a significar o antônimo do significado clássico. Em vez de governo pela maioria do povo, tem-se governo pelo “mercado”, o que usualmente se traduz como governo por oligarcas locais, estrangeiros ricos e bancos globais. (…)
      .
      .
      (…) Atualmente, uma das principais queixas dos EUA contra a Rússia, é que os russos exigem que as ONGs mantidas por governos estrangeiros; ativas na Rússia; e dedicadas a influenciar decisões políticas em território russo registrem todos os seus ativistas como “agentes estrangeiros”. O New York Times e outros jornais e televisões ocidentais citaram essa lei de 2012 como “prova” de que a Rússia convertera-se numa ditadura; e ignoraram o fato de que os russos apenas copiaram legislação vigente nos EUA, chamada “Lei de Registro de Agente Estrangeiro” [orig. Foreign Agent Registration Act]. (…)

  3. ,..Bem precisamos ter um bom número, + de 100, de caças F-5 n espinha dorsal, e estão à venda centenas deles pela a.Maldita, deveríamos dar uma olhada no mesmos e fazer o q os Persas fizeram nos deles, q são bem superiores aos nosso F-5M, até à chegada das n pulgas aladas ,os Gps em fins de 2020AD, eu espero q ocorram antes, o q eu duvido, por causa disto ou dakilo ..Afinal, somo especialistas em F-5M, ou ñ?!?! P Ontem.Sds. 😉

    • E é mesmo. O piloto não está lá para assistir “Big Brother” numa tela maior, como devem pensar nossos políticos.

      Monitores separados evidenciam, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, as informações relevantes atribuídas a ele. Em caso de dano a um deles, existe a possibilidade de “rotear” estas atribuições a outro não danificado (a famosa redundância).

      Mas um único monitor só precisa de um diodo ou resistor queimado para ferrar com o piloto. Quer dirá artilharia (aérea ou antiaérea) ou estilhaços de mísseis.

      O que para alguns pode parecer modernidade, na verdade é um contra-senso estratégico! Depois vêm me dizer que a escolha foi feita pelos “militares”! Obviamente isso foi escolha “política” para aumentar a complexidade e os custos do projeto!

      Exatamente da mesma forma que aumentaram o valor de Pasadena. Lógica política em compras internacionais: “Se eu ganho 10% de propina, melhor ganhar de 3 Bilhões que de 1 Bilhão. Como é que a gente pode aumentar o custo disso aí!??”

      Por causa dessa corja que nada nesse país vai pra frente! Ou vai muito devagar. É como tentar nadar tendo que rebocar um barco cheio de vagabundos.

      Todo o esforço é nosso. Todos os benefícios são deles! E ainda se acham autoridades, que temos a obrigação de aceitar as migalhas que nos jogam (saúde de graça! ensino de graça! internet pública, etc)

      Nada é de graça. Já pagamos por tudo, e muito.

      • O contra-senso do sistema escolhido é patente, como você disse. Será que ninguém lá de cima percebe isso? A escolha como ardil de desvio é uma possibilidade sombria, entristecedora. Faz parecer que somos governados por uma legião de dementes. É por coisas como essa que não consigo visualizar uma saída para nosso país que não passe pelo derramamento de sangue.

  4. aquilo que já venho falando a algum tempo ,essas operações em nada tem a ver com anti corrupção e sim para travar o desenvolvimento militar brasileiro

    quando as empresas incorporadoras de construção multinacionais brasileiras começaram a entrar nesse mercado o império contra atacou e usa de varias táticas uma delas é a judicializaçao da politica brasileira

    no regime militar quando começaram o projeto da bomba atômica e do submarino nuclear

    ai os estaod unidos falaram e precionaram por democrecia antes tinham pressionado por um golpe militar

    agora que o governo fez o livro branco e a end e esta fazendo e investindo em projetos a décadas parados com recursos na casa de bilhões

    novamente os estados unidos usa a armas que possuem para dificultar o brasil

    o governo tem que colocar um valor do pib brasileiro destinado para defesa ,isso é uma medida que ajudaria bastante

    para finalizar o que ate hoje ficou foi a imprensa sionista a aliada dos interesses estrangeiros ,um pais de maioria crista ter que ser massificado por esses sionistas donos das grandes veículos de informação é um insulto a nossa religião !!!

    • Quanta besteira heim canídeo comichoso!? Tá com medinho de perder o capilé que o ParTido te paga para ficar falando sandice aqui?

      • sem maldade o tiraleite mas nada mudou você que esta ai pensando que fez revolução rsrs

        essa manifestação marcada desde o ano passado e falada a exaustão pela mídia sionista para como você falou juventeude sionista rs não produziu o efeito que você golpista queria .

        a presidência vai mandar os projetos do plano de governo que ela mostrou em seu programa politico

        entendeu ???? não,,,,, então fica ai esperando sentado rs

        acorda !!!!! mocotreva !!!

      • ninguém dura para sempre deagogo

        mas o governo federal tem uma data para acabar e essa é daqui a 4 anos

        deixa a mulher trabalhar pois se não fosse ela não se investigaria nada

        seus amigos da tucanalha varrem tudo para debaixo do tapete e engaveteiros de montão

        mas parece que esta a lava jato a chegar no metro de são Paulo

        mas não se preocupe não sera noticiada igual ao caso do hsbc

        mas tenha certeza que sera investigada pela policia federal

        e arquivada pelos amigos do judiciário tucano

      • Os mesmo projetos que ela disse que iria mandar em 2013 e não mandou? Está vendo como a sua GovernANTA é um fiasco Canídeo comichoso?

      • esta vendo como você não sabe nada de politica
        tiraleite hms

        as propostas que ela mandou algumas estão desde o período lula

        o seu super congresso chefiado por um que esta ate na lista não vai deixar passar elas

        espera sentado seu partido é o primeiro a barrar tudo isso

        aqui em são Paulo não passa uma cpi

      • você tenta dar uma de cego ?? ou de desentendido mesmo ???

        com seus dois diplomas de lavagem cerebral você se finge de ingênuo rsrs foi isso que te ensinaram ,então pede seu dinheiro de volta
        joao sem braço é o que mais tem por ai !!!
        para finalizar

        FRACO como sempre ,mas valeu pela audiência rsrs

        #continua tentando deagol !

        e outra coisa plano brasil no texto da manifestação o tiraleite hms fala de mim como se eu tivesse feito um comentário que todos eram da juventude sionista rsrsrs

        mas se nem o meu comentário verdadeiro vocês deixaram passar rs mas vocês deixaram passar ele falando de um comentário que nem existiu

        entendeu por que não pode ficar podando os outros

        o tiraleite demostra desse jeito que queria ler o que eu tinha para dizer ,tanto é verdade que ate fez conjuncturas sobre o assunto rs

        e ai o meu texto vocês somem ,o texto ,sacanagem !! quem esta deletando o texto da galera

      • Desculpem-me os outros.
        Muita gente séria e inteligente também votou na Dilma.

        Democracia, cada um escolhe o que acha melhor e deve ser respitado.

      • Engraçado as pessoas que estudam a vida toda são manipulados, mas aqueles que nunca abriram um livro são os donos da verdade.

        Vai pra cuba.

      • deagogo não adianta estudar que o mundo é quadrado igual se fazia na europa
        enquanto povos de mais de 5 mil anos que escreviam no barro ex os sumérios já falavam que ela era redonda e dava voltas pelo sol

        muitas vezes você esta pagando apenas por uma lavagem cerebral das mais porcas que se pode pensar

      • Para quem diz que Rússia é comunista estudar é muito importante.

        Vai estudar você precisa muito.

        Primeiro estude português e depois história.

      • Como todo resultado do experimento educacional dos PeTralhas você canídeo comichoso é burro, mal informado, ignorante e preconceituoso. Mas ainda assim se acha o melhor. Ou seja, você é a própria personificação da boçalidade, além de ser um analfabeto político e sociopata.

        Ps: Não dá para escrever SocioPaT sem o PT…rs!

      • tiraleite esses seus adjetivos ,demostram que é tao fácil fazer você perder a linha

        mas mais para frente sera cobrado um carretel

        chupa que é de uva sionista você e o separatistinha
        que união um alemão e um sionista juntos rsrs cuidado para esse casamento não terminar igual aquele outro a 70 anos atrás dessa vez quero ver que cobra comera a outra

  5. O Brasil está sendo comido por canceres inseridos no país não para nos matarem, mas para nos manterem cativos dos medicamentos prescritos no exterior.
    O agente infeccioso é estrangeiro, mas a disseminação vem de dentro de nosso próprio organismo.

    • é isso ai Duduou o plano brasil tem que tomar uma atitude pois percebo que os textos escritos pelas pessoas não tinha nada de mais são os mesmos que escrevem aqui sempre

      ou estamos sendo podados por algum programa ou tem alguém fazendo isso

      eu também posto e alguns somem fico imaginando o por que?

    • Os caras defendem ditaduras comunistas e controle da imprensa e quando são “”””censurados”””” RECLAMAM!!!!.

      É COMÉDIA, só pode ser.

      Censura é que você sempre defendem, não reparou???
      —-Dialética—- Tem no dicionário.

      • deagol os caras somem com os comentários para pessoas como você ter sobrevida

        simples assim

        mas sou brasileiro e não desisto nunca !!!

        você vai ter que me engolir

      • Se você defende a censura nos outros países então não chore.

        Pare de reclamar e escreva comentários inteligentes. latidos ninguém entende.

Comentários não permitidos.