Defesa & Geopolítica

Ali Khamenei pede cautela em negociações – EUA “atacam pelas costas”

Posted by

Aiatolá Ali Khamenei afirma confiar em seus negociadores, mas alerta que EUA “atacam pelas costas”. Líder religioso tem a última palavra em em Teerã sobre todas as questões estratégicas.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu nesta quinta-feira (12/03) cautela nas atuais negociações nucleares. Em declarações à TV estatal, ele disse que confia na equipe de negociadores iranianos – mas não no Ocidente.

“Minha preocupação é a outra parte, que é enganadora e pode nos atacar pelas costas”, afirmou Khamenei, em encontro com o presidente do Irã, Hassan Rouhani.

Khamenei destacou ainda que, sempre que os negociadores conseguem alcançar progressos nas negociações, os americanos se tornam mais “duros e ásperos”. O líder iraniano tem a última palavra em todas as negociações envolvendo questões estratégicas – entre elas, as que dizem respeito ao programa nuclear.

As declarações são ainda uma resposta à carta assinada por 47 senadores americanos republicanos criticando as negociações entre Washington e Teerã. Segundo eles, qualquer acordo fechado pelo presidente Barack Obama só será válido enquanto o democrata estiver no poder. A Casa Branca considerou a carta “imprudente” e “irresponsável”.

No próximo domingo, o chanceler iraniano, Mohamed Yawad Zarif, e o secretário de Estado americano, John Kerry, têm encontro marcado para dar continuidade às conversas.

Na segunda-feira, Zarif será recebido em Bruxelas para reunião com ministros do Exterior de França, Alemanha e Reino Unido e com a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini.

Até o fim do mês, líderes ocidentais e o Irã querem chegar às bases de um acordo, cujos detalhes continuarão sendo discutidos até julho. Com este acordo, o Ocidente quer garantir que o Irã não vai usar seu programa nuclear para construir armas – acusação rechaçada por Teerã. Em troca, os países deverão suspender sanções que afetam a economia iraniana.

MSB/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

shared on wplocker.com