Noruega: Manobra militar “Joint Viking” a maior em quase 50 anos

Imagens meramente ilustrativa

Exercício no extremo norte norueguês envolve cerca de 5 mil militares, incluindo Exército, Marinha, Força Aérea e defesa civil, e é o maior desde o fim da Guerra Fria.

A Noruega iniciou exercícios militares no norte de seu território, perto da fronteira com a Rússia, segundo reportagem do canal televisivo alemão ARD e relatos do jornal norueguês Barents Observer e da emissora Russia Today. Essa é a maior manobra militar do país escandinavo em quase 50 anos.

As Forças Armadas norueguesas lançaram o exercício, chamado de Joint Viking, na segunda-feira (09/03), nas regiões do norte de Lakselv e Alta no condado de Finnmark, que faz fronteira com a região russa de Murmansk. Aproximadamente 5 mil soldados estão envolvidos e a manobra inclui Exército, Marinha, Força Aérea e tropas de defesa civil, o Heimevernet.

Um porta-voz das Forças Armadas da Noruega, Aleksander Jankov, afirmou que 400 veículos militares e todos os tipos de armamento serão usados nos exercícios, que são os maiores a serem executados na região desde 1967. Na época, a região nórdica da Noruega era uma das bases militares de forças da Otan, durante a Guerra Fria.

De acordo com Barents Observer, o exercício militar é para mostrar à Rússia que a Noruega tem capacidade de defender Finnmark, o que os militares noruegueses negam. “Queremos apenas mostrar presença em toda a Noruega”, disse um representantes das Forças Armadas.

A manobra militar ocorre num momento de tensão entre o Ocidente e a Rússia devido à crise no leste ucraniano. A Noruega, membro da Otan, suspendeu toda a cooperação militar com a Rússia após a anexação da Crimeia, em março de 2014.

Além das tropas terrestres, Oslo colocou submarinos e navios militares ao longo da costa de Finnmark, além de caças da Força Aérea de prontidão. A manobra está programada para durar até a próxima quarta-feira.

PV/ard/ots

Fonte: DW.DE

5 Comentários

  1. todo o ano o brasil movimenta em suas fronteiras uns 12 mil soldados ,em apenas um exercício

    e não vejo ninguém do brasil falando que é para mostrar algo a algum pais ,e todos aqui na américa latina ate ajudam com informações sobre o trafico e etc

    essa europa dos poodles ,são um bando de países inconsequentes governados por capachos dos americanos do norte

    mas la nas europas ,tem um fulano chamado de barents observer rsrs ,que diz que isso tudo é para apavorar a russia

    vai enganar o diabo !!! vocês não vao apavorar o maior arcenal atômico do mundo fazendo umas manobras com 5 mil buchas de canhao da otan

  2. UAI !!!!!!!!,joint viking sugere a participaçao russa, pois os russos eslavos sao VIKINGs que eram especialistas na navegaçao fluvial, da tribo denominada ROS , o bom disso eque se eles aparecerem por lah , nao farah diferença , fica tudo em familia ,aioaioaio !

  3. 14 de março de 2015
    Relações tensas
    Rússia adverte de “Estado de Guerra ” “Existe como Reino Unido se Prepara para primeiro ataque nuclear
    O Ministério da Defesa ( MoD ) está relatando hoje que a Federação está agora em um “estado de guerra”, trazendo, assim, para “de ativação completa Presidente Putin Dead Hand “ordem nuclear emitido 29 de julho, 2014 às Forças de Mísseis Estratégicos ( SMF ).
    De acordo com este relatório, a ativação completa da opção nuclear muito temido “Dead Hand” foi autorizado em ordem anterior do presidente Putin, devido à descoberta de que as forças nucleares do Reino Unido (UK) estavam a preparar um primeiro ataque contra alvos militares e civis localizado na Federação.
    A intenção das forças nucleares do Reino Unido prepara um primeiro ataque contra a Federação, este relatório diz, foi revelado pelo Serviço Federal de Segurança ( FSB ) por especialistas em inteligência eletrônicos que trabalham em conjunto com a Kaspersky Lab que descobriram no mês passado um enorme programa de espionagem cibernética da Agência de Segurança Nacional dos EUA ( NSA) visando não só a Rússia, mas todos na Terra .
    Ambos os especialistas FSB e Kaspersky Lab, o Ministério da Defesa informam, foram capazes de reverter rapidamente a engenharia do código (s) computador envolvido nesta enorme operação de espionagem NSA que então permitiu-lhes obter eletronicamente os códigos de lançamento e coordenados de todas as armas nucleares do Reino Unido em seu plano para lançar um primeiro ataque contra a Federação, durante a semana de 15 de Março.
    Embora informações desta operação altamente bem sucedido inteligência FSB-Kaspersky Lab foi suprimida no Ocidente, algumas contra-notícia de que tem sido relatado por alguns sites técnicos, incluindo o The Verge , que em seu artigo informou ontem intitulado ” um erro de rede de Tráfego cursado para Armas Nucleares da Agência do Reino Unido através do russo Telecom “, em parte, diz:
    “Pela semana passada, algo estranho vem acontecendo na internet Europeia. Durante cinco dias, o tráfego web do Texas para determinados endereços no Reino Unido foi encaminhado através de telecomunicações ucranianas e russas, tendo um desvio de milhares de quilômetros para fora do caminho. O tráfego de rede muitas vezes toma um caminho tortuoso, como resultado de congestionamento da rede ou interligação dificuldades, mas nenhum dos dois seria o suficiente para dar conta dessas rotas. Em vez disso, este foi o resultado de uma má rota anunciada pela Vega telecomunicações da Ucrânia, inserindo-se no meio.
    É particularmente desconcertante por causa da natureza sensível de muitos dos locais envolvidos. Entre as dezenas de sites envolvidos foi o do Reino Unido o establishment de Armas Atômicas , que tem a tarefa de gerenciamento e entrega de ogivas nucleares do Reino Unido, bem como serviço de correio oficial do Reino Unido, o Royal Mail. A contratante de defesa Lockheed Martin dos EUA também estava correndo uma conexão VPN, que foi pego no redirecionamento.
    Após a confirmação da intenção do Reino Unido para lançar um primeiro ataque nuclear contra a Federação , este relatório continua, as forças militares russas em todo o país foram imediatamente ativados com uma ênfase especial colocada sobre enormes manobras foguete de artilharia sobre as fronteiras meridionais .
    Ministro dos Negócios Estrangeiros Lavrov, esse relatório aponta, advertiu ainda mais o Ocidente nesta semana que Moscou irá responder a OTAN” de forma adequada “, como milhares de soldados noruegueses se aproximaram da fronteira com a Rússia esta semana se preparando para a chegada de uma Brigada Expedicionária de Fuzileiros, estima- número entre 14 a 18,000, cujos tanques, veículos blindados, artilharia, munições e equipamentos de batalha têm inundado a Noruega desde o ano passado .
    O Ministério da Defesa também neste relatório afirma que o Ministério da Defesa Civil, para a Eliminação de Emergências e consequências das catástrofes naturais ( EMERCOM ) e do Ministério da Administração Interna ( MVD ) emitiram anteriormente uma proibição imediata de viagens aosnbombeiros, soldados motoristas de ambulâncias de resgate, dezenas de milhares de policiais, agentes penitenciários e outras agências de aplicação da lei que são considerados extremamente necessárias em tempos de guerra.
    Também de notar, embora não contidas neste relatório MoD, são relatos de Londres que o pessoal e oficiais russos evacuaram sua embaixada e que uma massa de atividade agora está sendo relatado em toda Moscou, especialmente em torno da Praça Vermelha .
    Como o presidente Putin, funcionários políticos de topo e líderes militares estão agora sob MoD “proteção”, outros relatos (de qualidade desconhecida) afirmam que o Kremlin também “aconselhou” os jornalistas a não deixarem Moscou e se preparar para um “grande anúncio” sobre os próximos dias.
    Embora não especificamente mencionadas no presente relatório MoD, mas fortemente iludido, são de que as negociações de crise entre Moscow e o Ocidente estão em andamento e têm levado dentro das últimas horas ao secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmando que a aliança não pretende interferir no conflito do leste da Ucrânia …” ” A Ucrânia não é um membro da OTAN, para que haja uma diferença entre Ucrânia e os membros, da OTAN porque a garantia de segurança é para os aliados da Otan . ”
    Esta “certeza” da OTAN no entanto, pode fazer pouco para acalmar esta crise e evitar a guerra nuclear após o Comitê de Investigação da Federação lançou um processo criminal contra Robert Scales, um norte-americano aposentado major general e um analista militar da Fox News, que disse em uma transmissão ao vivo esta semana que a única maneira para os EUA poderão virar o jogo na Ucrânia é para começar a matar os russos … ” É um jogo, em marcha na Ucrânia. A única maneira que os EUA podem ter qualquer efeito na região e virar a maré está para começar a matar russos. Matar tantos russos que incluam até mesmo Putin que não pode esconder o fato de que os russos estão a regressar à Pátria em sacos para cadáveres . ”

    WhatDoesItMean.Com

Comentários não permitidos.