Nicolás Maduro: Barack Obama sinaliza decisão de invadir Venezuela

Presidente venezuelano afirma que entrará com pedido para governar por decreto, a fim de “defender a integridade” do país. Segundo ele, americanos querem derrubar seu governo em Caracas.

Em resposta às sanções anunciadas pela Casa Branca, o presidente Nicolás Maduro afirmou que pedirá à Assembleia Nacional nesta terça-feira (10/03) a concessão de poderes especiais para “defender a integridade, a paz, a soberania e a tranquilidade” da Venezuela.

Em pronunciamento transmitido na segunda-feira por televisão e rádio, Maduro diz tratar-se de uma “lei anti-imperialista”, para que Caracas possa se preparar “para todos os cenários, e em todos eles, triunfar com a paz”. Para o presidente venezuelano, o posicionamento do presidente americano, Barack Obama, sinaliza uma decisão de invadir o país sul-americano.

“Obama decidiu cumprir pessoalmente a tarefa de derrubar meu governo e intervir na Venezuela”, afirmou Maduro.

A chamada “lei habilitante especial e extraordinária” permitirá que Maduro governe por decreto e sem controle parlamentar, durante tempo estabelecido no texto da proposta. A lei deve passar sem problemas pelo Parlamento, controlado por chavistas.

Em discurso de quase três horas de duração, Maduro afirmou que, para chegar a esta decisão, ele consultou o Conselho de Estado, o Conselho de Defesa da Nação, o alto comando militar e o Conselho de vice-presidentes de governo.

“Tenho informação de primeira mão de outras pretensões do governo dos Estados Unidos e, como chefe de Estado e de governo, estou obrigado a aplicar a constituição em todas as suas partes”, afirmou o presidente venezuelano.

Maduro já fez uso da lei habilitante especial, em novembro de 2013, por um ano. Na época, o pedido fora embasado na necessidade de desencadear uma “grande ofensiva” contra a corrupção e os especuladores – uma de suas prioridades ao ser eleito presidente em abril daquele ano.

Ameaça aos EUA

O clima entre EUA e Venezuela está cada vez mais acirrado. Na segunda-feira, Obama publicou um decreto no qual considera a Venezuela uma ameaça à segurança do país – o que coloca o país latino-americano na posição de maior adversário ideológico dos EUA no continente. Durante décadas este posto fora ocupado por Cuba, que há três meses iniciou uma aproximação diplomática com os americanos.

Washington ainda ordenou a aplicação de sanções contra sete autoridades venezuelanas, sob a alegação de corrupção e de terem violado os direitos humanos de críticos de Maduro. Em resposta, a Venezuela convocou o encarregado de negócios nos Estados Unidos, Maximilien Arveláiz, para consultas.

Em solidariedade a Caracas, o governo do Equador emitiu uma nota criticando a postura dos Estados Unidos e pediu à “comunidade internacional, e aos EUA em particular, que respeite a soberania da Venezuela”.

MSB/efe/rtr

Fonte: DW.DE

58 Comentários

  1. ,..Bem bons ventos ñ sopram p os lados dos Venezuelanos, + ñ acredito em um atake militar, caso viesse seria de Apaiay na Colombia, e isso os Colombianos ñ deixariam p ñ serem vítimas dos Su’s 30MKS,,,,e outras coisitas +…se isso acontecer , quebraria o galho do maduro…e seria mt ruim o nós Brasucas,espero estar errado. Sds. 😉

    • giancarlos os estados unidos esta atacando toda a américa latina

      esse discurso do obamis é apenas a prova disso ,
      para eles poderem peitar os russos eles tem que derrubar os governos nacionalistas de todos os países latinos

      pois o correto é um bando de vassalo igual na união europeia

      mas dessa vez o caldo vai engrossar pois essa tereira guerra mundial como o PAPA já falou ,já começou com os peões sendo atacados mas a entrada das potencias ainda não no peito a peito ,apenas por detrás das jogadas

      hoje existem armas nucleares que vao dizimar as megalópoles como se fosse nada
      a periferia é quem vai sobreviver como sempre !!!

      com a atitude otaria do obamis ,vai dar mais poder para maduro ,e o FIDEL já disse que o discurso do maduro foi muito bom !!!

      e se um dos melhores oradores DO MUNDO falou isso acho que o maduro convenceu muita gente que os gringos querem eles de escravos

      alias os GOVERNOS YANKES querem escravizar a américa latina , E O MUNDO para pagar a conta desse papel colorido que eles empurram goela abaixo do mundo

      • Relaxa Canídeo comichoso! O Maduro vai cair sem que os EUA precise disparar um tiro ou colocar um Marine na Venezuela. O Motora de busão vai cair pela sua incompetência que acelerou o desastre econômico provocado pelas políticas populistas do seu antecessor, a múmia bolivariana. Não é à toa que está faltando papel higiênico por aquelas bandas e a inflação está nas alturas. E o mesmo destino aguarda a beiçola do Prata!

      • você esta falando em maduro cair desde que o site se chamava plano Brasil

        e hoje chama plano brazil e ainda esta o governo que você falou que iria cair

        a Venezuela e a unasul tem que se preparar pois os estados unidos querem e vao fazer de tudo para a américa latina seja seus escravos para eternidade

  2. Esse Maduro bem como toda a “esquerda” latino americana são uns fanfarrões e incompetentes. Tiveram tudo para elevar a AL e seus países a um patamar profissional, sério, austero, … pegaram o melhor momento mundial em termos de economia (2003 a 2008) e só fizeram M ..!! Institucionalizaram a corrupção em seus países, aumentaram a máquina estatal de apadrinhados, triplicaram o número de ministérios (no caso do Brasil) e não agregaram nenhum valor à infraestrutura de seus países apesar dos discursos falsos e mentirosos.
    E agora pra justificar sua incompetência colocam a culpa em todo mundo…
    A festa está acabando, não fizeram o dever de casa e está na hora de serem escorraçados do cenário político da AL e, inclusive, pagarem pelos danos que fizeram aos seus países! CHEGA !!!!
    Abraços,

  3. A chamada “lei habilitante especial e extraordinária” permitirá que Maduro governe por decreto e sem controle parlamentar, durante tempo estabelecido no texto da proposta.

    O sonho do PT… rsrsrs

    Prender opositores e matar manifestantes não ta adiantando…

    • o PT não precisa…eles tem as maiores bancadas no congresso..ou seja….a maioria dos políticos no bolso… 😉

      a realidade dos fatos é que a oposição não tem interesse em um processo de impeachment….a oposição não teria condições e nem tem interesse em levar adiante um processo de impeachment contra este atual governo…. o PSDB não teria muito a ganhar….. precisaria do apoio do PMDB e de outros partidos na coalizão do governo…..eles têm muito a ganhar com uma Dilma enfraquecida….é simplesmente melhor deixar o governo mergulhado na crise e deixar que tomem as difíceis medidas de austeridade e ser responsabilizado por elas…..

    • Tolinho inocente …rsrsrrs… eles só pegaram o exemplo da sua vaca-sagrada, rsrsrrs….bolivarizaram o ” Patriot Act ” …Hahahahah…OHH coitado … Hahahahah…
      .

      • “….bolivarizaram o ” Patriot Act ”
        ————————
        helveciofilho,

        Esta é uma comparação e percepção muito interessante e adequada…

      • Querer compara o “Patriot Act” com os desmandos autoritários do Motora de Busão é algo bem típico da indigência intelectual esquerdista, tão cara a Pastéis de Vento e Estafetas do ParTido.

  4. Foi querer mediar forças com os EUA, expulsando diplomatas, agora não aguenta o tranco. Perdeu motora de busão! tá se borrando todo e nem tem papel higiênico na Venefavela…..rs!

    • Então quer dizer que seu amado país de congresso sionista irá invadir a Venezuela!?

      Deixa eu adivinhar: “Os Tornados bombardearão o território” Venezuelano!! Correto? 😀

      P.S. – “Obama publicou um decreto no qual considera a Venezuela uma ameaça à segurança do país – o que coloca o país latino-americano na posição de maior adversário ideológico dos EUA no continente. Durante décadas este posto fora ocupado por Cuba, que há três meses iniciou uma aproximação diplomática com os americanos.”

      Liga não Venezuela. Tudo conversinha! Os EUA ficou mais de 50 anos sem fazer nada com a ilha prisão de Castro e agora, os americanos vão começar a fazer filas para visitar a prisão do Caribe! rsrsrsrs

      • Carolzita continua frustrada porque não consegue brincar de médico com seus primos amigo Deagol…rs!

        Mas você notou que ela passou um tempo sumida? Vai ver a grana da bolsa trollagem que o ParTido pagou demorou a cair na conta….rs!

      • Achei que ela tinha desaparecido para pesuisar alguma coisa útil e deixar de ser a mascote do blog.

        Mas não adianta se ela pesquisar a fantasia acaba.

  5. Maduro não passa de um fanfarão sem atitude nenhuma de liderança estadista.
    Vontade ate Americanos teriam mais sabem que invadirem a Venezuela ou qualquer pais Sulamericano vai lhes trazer um salseiro.
    KD a coragem Americana de invadir a Venezuela,Argentina ou Brasil ?
    Esses covardes nem coragem de irem a manifestação publica de seus fantoches tem.

    • “”KD a coragem Americana de invadir a Venezuela,Argentina ou Brasil ?”””

      E de onde do seu “conhecimento”de geoplítica saiu a ideia de que os EUA querem invadir o Brasil e a Argentina???

      Pela sua lógica ridícula KD a coragem da Rússia invadir o Uruguai???
      São uns covardes???
      Por isso a NSA invade seus computadores, sabe de segredos secretos!!!

      Invadir a Argentina????

      Democracia é a liberdade de falar besteira.

    • Sr. Maluquinho
      .
      Os” ratos de galocha ” com os seus chapelões de caubóis… os bundões que você muito bem se referiu, já estão fazendo o serviço sujo para o titio Satã ha muito tempo …rsrsrsr … basta vê os comentários de alguns roedores X9 nas redes social e principalmente na GLOBO . 😉
      .
      Para que então, servem os boçais dos americanófilos ? 😀

      • E para que servem os boçais ignorante que ficam trollando para o ParTido como é o seu caso Pastel de Vento? Pois é….

      • A serventia é se fazerem Marias ou serem degolados.
        Lembrem-se que criou o fascinora Hitler foi a ganancia Anglo-Ocidental a pretesto de barrarem o comunismo.
        Que temos gestões erroneas a de ser reconhecido mas jamais nos deixarmos levar por oportunistas que apenas visam venderem e entregarem o Brasil a ganancia externa dos corsarios Anglos.
        Mobilizam manifestações populares no RJ para o dia 15 promovida pela elite e a maquina golpista midialitica.
        Existe o desejo da populaçao pobre que representa a maioria de sair as ruas no RJ dia 15 para se comtrapor aos golpistas.
        Não confundamos a necessidade de justiça e moralidade COM GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA.
        Querem dividir e destruir o pais e o povo então conhecereis todos o pior de todos os demonios.

  6. Ventos de guerra na nossa terra, por burrice desse player medíocre e amador do Nicolas que deu todas as justificativas que Washington queria (quando claro não cria as que não tem) para uma incursão. É a hora da Dilma manifestar liderança regional e tomar as rédeas, primeiro pressionando através da UNASUL as eleições na Venezuela antes de um ataque, claro, bombardeando a mídia venezuelana com propaganda do candidato que fosse alinhado aos interesses do BRICS, evitando um Pró Ocidente no governo, que seria fatal para o nosso continente. Segundo, enviar respostas claras através da UNASUL de rechaça aos interesses imperialistas de Washington sobre a Venezuela, sendo totalmente contra uma intervenção, o que poderia (e com certeza traria rs) trazer parte da comunidade global a favor de respostas na ONU e não paralelas ao orgão, de uma intervenção, que claro, seria bloqueada pela Russia e China…se a Dilma souber agir nessa situação vai se sair muito bem no cenário internacional, vai ganhar prestígio dentro do país e vai evitar um banho de sangue.

    • Os ventos de guerra em nossa terra meu caro não são trazidos pelo bufão Maduro e sim por traidores golpistas Brasileiros.

      • Maluquinho, nesse tabuleiro já sabemos que os EUA jogam para impor sua vontade, cabe aos players inferiores saber entender e orsquestrar os movimentos, sem passos bruscos para não alardear a estrategia, nesse ritmo a Russia e China estão se erguendo e atraindo a Europa para fora da guarida estadunidense, mas e o Maduro? ataques pífios sem sentido, que mais criam justificativas para o imperialismo dos EUA do que fortalecem a Venezuela, logo ele demonstra ser um incapaz para o seu posto, apeoveitou mau o ensejo do Chaves e agora esta sem eira nem beira as portas de uma intervenção que em grande parte é culpa dele, e nisso ate louvo a Dilma, que esta sendo atacada por partidos financiados e apoiados pelos EUA mas ainda assim sabe jogar o jogo. Sds

    • Pois é… o pior que os “yankes” nascidos no Brasil são os Bolivarianos e Cubanianos que invadiram esta terra e há 13 anos a estão detonando, fazendo muito pior que os “americanófilos” fizeram.
      Prefiro acreditar que o país ainda terá um brasileiro de fato para um dia arrumar a casa do que toda esta M .. de apátridas e pseudo comunistas que só enxovalham nossa nação.
      By the way… podemos fazer uma vaquinha para comprar e doar passagens só de ida aos traidores para Havana, irem morar com o chefe!
      Abraço,

      • Meu caro, o problema do Brasil não está em Bolivarianos ou Cubanianos, esses de fato pouco interferem no modus vivendi daqui, que tem mais cursos de Inglês que de português e por isso fala-se e escreve-se muito mal. Espanhol então nem se fala. O Grande problema de quando se é jovem é só conseguir enxergar no curto prazo. Este país já é colonia faz tempo e mostra isso quando se dizentes brasileiros reagem com ironia, como colonia, desprezando aquilo que não conhecem, por que seu mestre diz que devem desprezar. Como sou um pouco mais vivido e conhecedor dos meandros desse país, e sei a força da propaganda para manterem atrelados os libertos e espertos brasileiros, me fio por essas repetições e mesmices.
        Uma coisa pode ter certeza, tem gente aqui que já costuma levantar e colocar a mão no peito e chorar quando toca o Hino Yanke, desses que tocam nesses filmes produzidos por eles e reproduzidos por aqui em todos os canais de TV, inclusive os fechados. E que faz com que o mundo da maioria dos brasileiros esteja restrito ao universo de apenas um país. Abraço.

      • Caro Julio, vc tocou num ponto interessante que é o Ensino. Parece que no tempo do Brasil colônia se provia um ensino muito melhor do que temos hoje, que começou a ser desmantelado no final do período militar e se desmanchou por completo ao longo dos governos civis. OMPB, Educação Moral e Cívica, entendimento do que são as instituições e seu papel na sociedade desapareceram do cotidiano estudantil se criando esta massa de alienados que temos sendo despejada na sociedade. Presas fáceis para qualquer ideologia política (direita ou esquerda) para virar “massa gado” conforme o tocar do berrante. O ParTido atual, da “Pátria Educadora”, poderia ter melhorado isso ao longo de 13 anos de poder mas nada o fez, continuando a manter a grande massa sem uma consciência crítica diante do dia-a-dia político do país. No Brasil, infelizmente, falta brasileiros de fato para liderar o país… basta olhar hoje nosso congresso e ver que NINGUÉM que ocupa uma cadeira legislativa atual teria condições (morais ou técnicas) de assumir e colocar o país no rumo certo.
        Abraço,

  7. “América Latina se une contra EE.UU. para defender a Venezuela”

    La Gobiernos latinoamericanos se han mostrado unidos en rechazar los esfuerzos de Estados Unidos para realizar un golpe de Estado en Venezuela y crear una imagen distorsionada sobre los derechos humanos en el país.

    Las sanciones estadounidenses contra Venezuela han sido rechazadas por la Unión de Naciones Sudamericanas (Unasur) y la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (Celac). Incuso la Organización de Estados Americanos (OEA) aprobó una resolución en solidaridad con Venezuela durante las violentas protestas antigubernamentales en el país el año pasado.
    Una de las razones para esta unidad de postura entre los países latinoamericanos es que las declaraciones de EE.UU. sobre los derechos humanos en Venezuela son falsas, y Caracas muestra más tolerancia ante protestas que el propio EE.UU., según escribió Joe Emersberger para Telesur.
    El autor recordó la reciente expulsión de activistas de Code Pink de una audiencia en el Congreso, a los que el senador John McCain tildó de “escoria de submundo” por pedir el arresto del exsecretario de Estado, Henry Kissinger.
    “Imagínense si los líderes de Code Pink escribieran artículos de opinión para los principales periódicos estadounidenses, aparecieran de manera regular en las redes principales de televisión siendo tratados con respeto y si sus jefes fueran gobernadores, legisladores y alcaldes”, escribe Emersberger.
    “Imagínense que las tácticas de Code Pink también incluyeran grave vandalismo, asesinatos de policías y trampas mortales para motoristas. Uno solo puede estremecerse pensando en la extrema violencia que aprobarían los políticos de EE.UU. contra los que son tachados unánimemente de “escoria del submundo”, en particular si personas de raza negra estuvieran implicadas”, agregó.
    El rechazo de la posición de EE.UU. evidencia también la pérdida de influencia económica en la región latinoamericana por Washington, en particular en lo que se refiere al Fondo Monetario Internacional.
    Asimismo, muchos gobiernos entienden que fácilmente podrían ser sometidos a una campaña semejante de difamación, distorsiones y mentira orquestada por EE.UU.

    Actualidad RT
    Postado por Jornal Água Verde às 04:59
    Links para esta postagem… ======= 😉

    • Buena reportagem.
      Usam dos problemas e anseios dos póvos pretestos para suas ganancias por materiais e materias.

  8. Acho difícil mas não impossível , afinal, estamos falando dos EUA , aquele que faze golpe de estado, tortura e faz assassinato seletivo;
    .
    Nos seus golpes, só uma minoria se beneficia e o estado nação que é a maioria; fica em segundo plano.
    .
    Até lá nos EUA, existe os seus caldeirões com enxofre, que a imprensa-empresa procura empurar para debaixo do tapete, como por exemplo; as lutas raciais que de vez por outra afloram e é abafada pela imprensa do sistema opressor.
    .
    Na verdade, já se foi o tempo em que os EUA era exemplo de democracia para alguém neste planeta …. rsrsrs
    .
    Se caso os EUA invada a Venezuela, provavelmente será com apoio dos seus vassalos internos ( os americanófilos ) e externo; como a OTAN por exemplo.
    .
    Será mais um ponto para Putin, para aqueles que não vê correlação com isso … rsrsrs … para os russos, podem leva isso em consideração quando invadirem a Ucrânia e escorraçarem os nazi-sionistas bem como os agentes do império do terrorismo internacional . 😉

    • Aliás; eu não sei porque tanto ódio do governo venezuelano a não ser que seja uma pessoa que esteja morando na Venezuela ou um caprichoso eunuco dos tio Sam . 😉
      .
      Como um brasileiro,desejo que eles, os venezuelanos; vivam a vida deles como eles bem queiram , lá no cantinho deles … com ou sem papel higiênico … o fiofo é deles e como eles irão usá-los, é um problema só deles. :

      • Se o probelma é só deles porque você vem dar “opiniões” em um blog de geopolítca.

        Assim como a Venezuela tem o direito de escolher o que é melhor para eles os europeus também têm.
        Simples.

      • E desde quando Pastel de vento emite opinião amigo Deagol? Pastel de Vento quando comparece aqui é para falar asneiras a serviço do ParTido…

      • Típico caso do imundo falando mal do limpo…

        Ao contrario dos seus, sempre repletos de adjetivos ofensivos e vazios,
        os comentários do helveciofilho são, em sua maior parte, úteis e com muita informação (e humor …;) .

      • Tirolesa ja comprou seu reforçador de festim anal ?
        Puri o esbudegador Tupinambá vem ai com su dtada borduna para entronchar hemorróidas.

      • Alvez

        Os cometários do helvécio só são úteis para sua ideologia.

        E não vejo muita informação, vejo mais mentiras e ofensas.

        Contra as quais você não pode se manifestar por simpatia política.

      • Meu caro Estafeta, tentou sair em defesa do Pastel de vento e quebrou a cara! Não apenas ele não acrescenta absolutamente nada de útil aqui, pois ele fica dando voltas vituperando ideologia de esquerda fajuta e antissemitismo rastaquera, como ainda é absolutamente sem graça. Não é à toa que ele é o Pastel de Vento…rs!

        E falando em asneiras a serviço do PArTido, você cumpre igualmente bem essa função de patrulhar e poluir o espaço com ideologia vazia e mentirosa

      • O partido que defendo é o Brasil,
        país em que vivo e do qual dependo,
        ao contrário de você, um yanqui abastardado…

  9. Botem uma coisa em vossas cabeças o Exercito Brasileiro é o povo Brasileiro.O povo Brasileiro é o soldado do Brasil.
    Quando na greve de PMs e Bombeiros no RJ e BA que a principio contava com adesão e simpatia popular pois a alegação era a busca por dignidade.Ao começarem a serem reveladas as gravações telefonicas da inteligencia evidenciando orquestração politica ideologica e os videos mostrando Bombeiros impedindo de viaturas sairem as ruas para socorrer a população e tambem os fatos da tentativa de invasão do Batalhão Prisional em Salvador para soltarem todos os presos levando o caos a desordem e a criminalidade as ruas,a cupula da Policia Civil do Rio de Janeiro teve uma atitude louvavel ao dizer : -“A sociedade é nosso maior patrimonio”…..E retiraram-se assim minando a grave que nada mais nada menos era um movimento golpista com a missão de difundir pelo Brasil a insubordinação com prosito de golpe.
    Temos meios de levarmos tudo e todos a justiça e assim moralizarmos o Brasil.
    A necessidade é de mudança ou adequação do sistema que é corrupto,desumano,inoperante e covarde.
    Mudar figurinhas,trocar cor das bundas,que beneficio trariam ao Brasil e aos Brasileiros ?
    Não derrubamos o Collor,o Collor que não prestava mais a elite e a ganancia externa e foi derrubado pelo segundo maior conglomerado midialitico do mundo a Rede Globo que não passa de instrumento de orquestração golpista e maquina da propaganda corsaria Yanke.

      • O bicho vai pegar porque a Cobrada esta tambem dividida e a grande maioria bolada não so com os ladrões no poder mas tambem com os entreguistas vendidos.
        Sejam bem vindos ao inferno e a pira da depuração crepita sedenta por sangue imundo.

  10. Saibam existe oje no Brasil duas inteligencias militares ade direita e a de esquerda.
    Então bostéricos qual delas tem a razão e qual delas importa-se realmente com o Brasil.
    A meu ver nenhuma das duas pois quando coloca-se ideologismo dentro do que deve ser a parte e fiel ao proposito de unidade de unidade nacional se descaracteriza.
    Passe feliz por mim gritando Dilma ou Aécio e leve de presente aço quente por dentro da cara.
    Agora chegou a hora de sabermos quem é quem.Quem é capaxo Yanke ou Rato Bolivariano.
    Temam a terceira via pois ela não tem a paixão ideologica e tem somente carater e principios.

  11. Infelizmente toda essa situação acabara mais uma vez prejudicando o Brasil em seu desenvolvimento e as Forças Armadas Brasileiras na sua necessidade de obtenção de tecnologias de ponta e auto-suficiencia industrial militar.
    Seremos mais uma vez colaboradoes relevantes a nos contentarmos om secundarismos,subserviencias e condicionamentos ou aproveitaremos o momento para realmente darmos um basta nisso tudo mas sem tirarmos o Brasil de seu caminho de liderança emergente na busca por uma ordem de nações mais justa,tolerante.
    Aos porcos e tambem aos ratos um unico remedio,chumbinho.

1 Trackback / Pingback

  1. Nicolás Maduro: Barack Obama sinaliza decisão de invadir Venezuela | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.