Uma mulher assume o cockpit do helicóptero de ataque Mi-35M da FAB

A Tenente Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história da aviação brasileira ao se tornar a primeira mulher do País a alçar voo no comando de um helicóptero de ataque. Na sexta-feira passada (6), ela realizou a sua primeira instrução no cockpit do helicóptero Mil Mi-35M, com sede na Base Aérea de Porto Velho.

Formada pela Academia da Força Aérea (AFA) em 2013, a Tenente Vitória, hoje aos 23 anos, é natural de São Paulo (SP). Ela é a primeira aviadora do 2º/8º GAV “Esquadrão Poti”, equipado com os Mi-35M. A aeronave, armada com um canhão duplo de 23mm e capaz de lançar mísseis e foguetes, é blindada e pesa 12 toneladas.

“Ainda terei muitos estudos e treinamentos pela frente para cumprir todas as ações da FAB atribuídas ao Esquadrão Poti, que são defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado”, disse.

Após voar o Neiva T-25 Universal e Embraer EMB-312 Tucano na AFA, a Tenente Vitória passou um ano em Natal (RN), no comando de helicópteros Helibras H-50 Esquilo. Transferida em 2015 para Porto Velho, seu primeiro desafio foi o curso teórico no Mi-35M. Agora, ela treina para atuar como POSA (Piloto Operador de Sistemas de Armas), responsável por acionar o armamento do Mi-35M.

Fonte: C&R

 

1 Comentário

Comentários não permitidos.