Após reunião com Merkel – Obama concordou em não fornecer armas à Ucrânia

© REUTERS/ Gary Cameron

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordou no mês passado em não fornecer armas letais para a defesa da Ucrânia, afirmou o embaixador alemão nos EUA, Peter Wittig, à agência Associated Press nesta segunda-feira.

Segundo ele, Obama e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram durante um encontro no dia 9 de fevereiro em não enviar armas neste momento, dizendo que era importante “dar algum espaço para os esforços diplomáticos”.

“Os dois líderes conversaram sobre a questão, e chegaram ao consenso de não impor ou seguir em frente com o envio de armas defensivas no momento”, disse.

As declarações de Wittig chegam no momento em que Obama é pressionado pelo Congresso a ajudar de forma mais firme o governo de Kiev. A Casa Branca tem dito que a opção continua na mesa, mas muitos governos europeus, em especial o da Alemanha, são contra a medida, que pode fazer a tensão entre Europa e Rússia escalar, informou Estadão Conteudo.

“Acredito que precisamos pesar cuidadosamente se este ato pode dar um argumento adicional para os russos”, disse Wittig.

A Casa Branca não quis comentar o assunto. No entanto, Mark Stroh, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, afirmou que os EUA estão conversando com seus aliados europeus para chegar à melhor decisão possível.

“Nosso foco é dar apoio à Ucrânia e perseguir uma solução diplomática que respeite a sua soberania e integridade territorial”, disse.

Fonte: Sputnik

 

7 Comentários

    • Não é mentira Helvécio, ele realmente não tem enviado armas…diretamente, usa seus prepostos. Rsrsrsrs

    • correto lucena ,esse obamis é um mentiroso igualzinho o seu vice presidente

      mas acho que os russos não devem acreditar na Alemanha ,afinal seu pais é um pais invadido e militarmente de quatro para os yankes

      o governo alemão é um poodle com uma coleira de pulga anglosionista em seu pescoço

      ela a angela merreca é apenas uma moleca de recados ,e apenas faz o jogo dos yankes

      se os russos acreditarem nessa paz disfarçada que a Alemanha e a frança tentam passar eles vao pagar caro igual na época em que eles fizeram um pcto com Hitler e depois esse nazista atacou na maior surdina

      se a frança tivesse disposta a resolver alguma coisa por si própria ela teria entragado os navios mistral a russia

      os dois tanto essa frança e a Alemanha são apenas poodles dos yankes

  1. Como dizem os cariocas, “Merkel levou um 71 na parada” rsrsrs, acabou de sair a notícia que os EUA enviarão blindados para a Ucrania.
    Ainda tem quem defenda essa corja pró guerra desgraçada.

1 Trackback / Pingback

  1. Após reunião com Merkel – Obama concordou em não fornecer armas à Ucrânia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.