Caças russos usam navios da OTAN no Mar Negro para praticar cenários de ataque

Sukhoi  Su-30SM

Os novos caças russos Su-30 e os bombardeiros Su-24 que monitoram a atividade marítima da OTAN no Mar Negro usam dois navios da aliança ocidental para praticar a penetração de sistemas antiaéreos em cenários de ataque, segundo informou uma fonte na base naval de Sebastopol à agência Sputnik.

“As tripulações destes navios estão, sem dúvida, conduzindo exercícios de defesa contra ataques aéreos de nossos aviões, o que dá aos nossos pilotos a oportunidade de ganhar experiência em manobras e condução de reconhecimento aéreo tanto no raio de sistemas antiaéreos quanto fora de seu alcance.”

Sukhoi  Su-24M

Fora isso, os aviões russos estão monitorando os movimentos dos dois navios, o cruzador de mísseis norte-americano Vicksburg e a fragata turca Turgutreis, localizados na parte sudoeste do Mar Negro.

“Nossos pilotos estão, antes de tudo, traçando as posições dos navios da OTAN e acompanhando as tarefas que eles desempenham durante seu percurso marítimo”, disse a fonte da base na Crimeia.

A Frota russa do Mar Negro começou a receber caças Su-30 em 2014, após a reincorporação da península à Rússia.

Segundo uma fonte da Marinha russa citada pela agência de notícias Itar-Tass, mais dois navios de guerra da OTAN vão entrar no Mar Negro dentro de algumas horas – “a fragata italiana Aliseo e a fragata canadense Fregerickton”.

Fonte: Sputnik

46 Comentários

  1. Parece que o ECM deles parou de funcionar?

    Os controladores devem estar loucos para derrubar essas árvores de natal, e não podem. Devem morrer de raiva
    Que graça tem entrar para a marinha mais moderna poderosa do mundo e não poder jogar duck hunt?

    • “Parece que o ECM deles parou de funcionar?”

      Dado a imensa humilhação dos Americanos e do Aégesinho, desta vez os Russos o pouparam, até pq se repetissem o evento do ano passado (que o irritou bastante, lembra) o navios sairiam da área rumo ao porto Romeno/Búlgaro e assim, os Russos não teriam como continuar o treinamento.

      “Os controladores devem estar loucos para derrubar essas árvores de natal, e não podem.”

      Os controladores americanos devem estar se borrando e tendo todo o cuidado do mundo pra não apertar nenhum botão errado. Ordens do comandante: “todo mundo com os braços cruzados e só se movimentem sob minhas estritas ordens”… rsrsrsrs

      “Devem morrer de raiva”

      Morrem é de medo, isso sim!! Coraçãozinho na mão e botãozinho apertadinho….rsrsrs

      “Que graça tem entrar para a marinha mais moderna poderosa do mundo e não poder jogar duck hunt?”

      A brincadeira deles é reservada para aqueles países sem cobertura aérea, sem marinha, com aviões defasados, etc, etc. Qd o assunto é Rússia, todo mundo guarda seu brinquedinho debaixo da cama e reza pra não fzr turno no expediente. Assim eles podem ficar já sentadinhos no penico com o terço na mão ou então mandando zapzap para seus familiares dizendo que os ama e que espera q possam vê-los no dia seguinte…rsrsrsr

      😀

      • Duvido que eles morram de medo.
        Isso é so uma suposição, a verdade que os AEGIS derrubam esses aviõs com certa facilidade.

        Tenho certeza que os controladores estão loucos para abater esses patos, só não podem porqe Obama não deixa.

      • Chega a ser ridículo um cara acreditar e ficar usando noticias de uma agencia de noticias estatal…. depois os alienados são os outros… rsrsrs

      • Ele não consegue ser reconhecido por sua inteligência ou por seu conehcimento então se dedica a trolar para chamar atenção.

        Não entendo porque esses caras não perdem cino minutos por dia pesquisando ao invés de escreves as mesmas bobagens 200 vezes por semana.

        Agem como perdedores.

        Sds.

  2. Depois abatem um desses ou acontece um acidente e vamos ver aquela eterna choradeira de Putin no sputnik dizendo que os americanos malvados atacaram a Rússia.

    • “Depois abatem um desses”

      Não se preocupa não, no ano passado os americanos tiveram seu Aégesinho desligado e ainda tiveram que ouvir barulheira durante uma hora.

      Não pega nada não, relaxa….rsrsrsrs!

  3. Eu olho cenários como esse de aprendizado mutuo, onde o que recolher mais capacitação poderá sair-se melhor numa situação de guerra declarada.

    • Exato caro Julio, devem estar testando setup’s diferentes nas aeronaves, buscando estrategias de assalto e defesa contra as classes destas embarcações e por aí vai, não acredito em confronto, não há ganhos, pois se abaterem um caça russo não vai faltar Moskit pra afundar todos eles. Sds

  4. Lembre-se:

    “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

    Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

    😀

      • nos últimos setenta anos a força aérea russa combateu a força aérea alemã, bem como combateu a força aérea americana, já que no início dos combates na guerra do Vietnã os caças vietnamitas eram pilotados por pilotos russos.

        Agora lhe devolvo a mesma pergunta Deagol, qual foi a força aérea que os EUA enfrentaram nos últimos 20 anos, mesmo possuindo em teoria os caças mais modernos e a força aérea mais poderosa.

      • Caro rprosa, acho que você entendeu que os útlimos 70 anos se referiam ao pós-guerra.

        E como você sabe a particpação de pilotos russos na guerra do vietnam não foi uma guerra russa.
        É muito diferente mandar pilotos e técnicos
        e travar um guerra real, pois os russos não teriam como perde-la

        ” teoria os caças mais modernos e a força aérea mais poderosa.”

        Acho que você sabe muito bem que isso não é teoria.

        Se o amigo prefere alimentar a lógica de colegas como o warpth, que só aparecem aqui para causar distúrbios, eu lhe pergunto.

        Então por que os russos não atacam a Inglaterra logo de uma vez e provam que machos fodões?

        Responda para o warpth e contribua para o conhecimento dele. Eu já sei a resposta.

      • Deagol digo em teoria, pois somente números comprovam a supremacia americana, já que desde a II-GM, os EUA não enfrentaram uma força aérea, com capacidade combativa moderna talvez a mais moderna tenha sido a dos força aérea sérvia na denominada guerra dos Balcãs.

        Como já dissertei em post passado a força aérea iraquiana nas duas guerras do golfo apesar do grande número estava baseada em múltiplos vetores defasados sem uma complexa rede de comando e também se cobertura radar adequada, sua defesa antiaérea ainda estava na era da defesa de tubo (canhões) enquanto a coalizão americana contava com os vetores mais modernos do arsenal ocidental como F16, F15, F18, Tornados, Mirage 2000, A10, etc, bem como os ataques aéreos foram precedidos de um maciço bombardeio cm misseis Tomahawk, F-117, B-2 e B-52 que praticamente aleijaram a pouca capacidade de comando e controle iraquiano.

        Assim se os russos não enfrentaram forças aéreas de peso os EUA e seus aliados também não o fizeram e quando enfrentaram alguém tomaram o cuidado de garantir a supremacia aérea seja pelo número de vetores em combate, seja pelo massacre da capacidade defensiva através de bombardeiros de saturação.

        A Rússia sentiu na pele a falta de estratégia e capacidade ostentada pelas forças ocidentais, posto que mesmo enfrentando uma força de menor envergadura como as da Georgia, sofreu baixas em sua aviação tática e estratégica, ja que até um Backfire foi derrubado pela artilharia antiaérea georgiana, a qual estava armada com sistemas russos.

        Fato este que demonstrou a falta de capacidade da força aérera russa de atuar num moderno TO de combate aéreo, situação esta que mudou diametralmente nestes últimos 10 anos.

        Também falo em teoria posto que a maioria dos vetores de combate americanos esta envelhecido, ou vamos esquecer que alguns F15 americanos já tem mais de 30 anos de uso, ou vamos negar que os F16 já apresentam fadiga do material com a apresentação de fissuras em sua fuselagem.

        Eu pessoalmente confio muito mais na capacidade aérea da USNAVY com seus SH, do que na USAF com F15 e F16, ja que os F-22 são poucos mais de 180, e como ja comprovado até por relatórios do Pentágono para cada 1 hora voando se gasta 30 em manutenção, ou ainda o absurdo de ter uma aeronave enviada para manutenção na Lockheed (Palmdale) e se demorar mais de 10 meses para uma simples revisão.

        Sendo que segundo relatório do GAO a demora nas manutenções e revisões do F22, se devem aos amplo processo que são efetuados na aeronave para combater a de corrosão, bem como para assegurar as capacidades furtivas do vetor.

        Desta forma, até medos de 2020 os EUA terão de contar com seus F15, F16, F18, SH e com seus drones para uma empreitada aérea, face a baixa disponibilidade dos F22 (segundo dados do GAO um F22 somente voa 15 horas mês), bem como as dificuldade do enfrentadas pelo F35, posto que segundo o GAO na mais otimistas das hipóteses o F-35 somente será declarado operacional em 2017.

        Desta forma, falando-se apenas em números e capacidade super trunfo fica fácil, dizer que a USAF e USNAVY são as mais poderosas, mas num combate real muitas coisas podem mudar.

      • Bom comentário.

        Não teria praticamente nada a discordar.

        Mas acrescentaria algumas vantagens em comunicações e reconhecimento no espaço. E um maior número de multiplicadores de força como aeronaves Elint, AWACs, aviões tanque, alvos falsos e etc.
        E a modernização dos F-15 com radares APG-63v3 e APG-82 junto de armas stand-off mais modernas.

        E se falarmos na USNavy podemos lembrar da boa disponibilidade do SH e da importância dos Growlers que, em poucos anos recebrão, um novo casulo de interferência de última geração.

        Claro que os russos não estão parados, tem demosntrado grandes avanços em guerra eletrônica, mísseis mais modernos, mísseis de cruzeiro de longo alcance, e um número crescente de aeronaves com radares de varredura eletrônica.
        Além de estarem testando AWACS com radares AESA e novos sistemas de inteligência aéreos.

        Voltando a conversa de outro dia, qualquer resultado dependeria do, cenário, objetivos, estratégia, treinamento.

        Sds.

  5. Se eu fosse a OTAN fingiria que as contramedidas russas paralisaram meus sistemas pra que na hora certa a confiança do inimigo fosse sua ruína. Se eu fosse os russos não usaria minhas contramedidas de ultima geração contra a OTAN para que na hora certa meu ataque fosse fulminante. Não seria dissuasão más uma digressão porque a dissuasão já está atuando obviamente. A digressão é para manter uma vantagem oculta perante o inimigo.

    • Mas geralmente eles fazem coisas parecidas.
      Ninguém é ingênuo o suficiente para revelar seus segredos em tempos de paz.

      Por isso nunca agreditei naquele boato extra-oficial e não confirmado russo de que eles teriam jameado um AEGIS.

  6. Deagol, ouso dizer que todo e qualquer grupo de navios que adentrar ao Mar Negro em atitude hostil a Rússia sem que haja antes uma pesado bombardeio das posições russas em terra, será incinerado prontamente incinerado e virará recife de coral, independentemente deste grupo de navios estar baseado no sistema Aegis ou qualquer outro sistema defensivo, poto que o Mar Negro é um mar fechado, dominado pelos russos a séculos e somente tem uma entrada ou saída pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos.

    Cabe lembrar que na Crimeia estão baseados as novas baterias costeiras Bastion, que ao contrário do Bal-E que é armada com um míssil subsônico com um alcance de cerca de 120 km, a bateria costeira Bastion esta armada com um míssil Yakhont, que ´supersônico e tem um alcance de combate de 300 km, o que permite que os russos fechem o acesso ao Mar Negro.

    Como se não bastasse a presença destas bateria costeiras, a aviação naval russas esta presente também no Mar Negro, podendo ser usado desde os obsoletos e vetuscos SU-24 Fencer ou SU-25 Frogfoot, aos novos Su-30 ou SU-34, ou ainda alguns bombardeiros como os TU-142 e Tu-22M3 “Backfire.

    Também cabe lembrar que os russos instalaram defesas anti-aéreas na Crimeia, bem como sua aviação tem empreendido voos de treinamento e já se encontra ativa uma linha de defesa aérea armada com caças SU-27-SM e MIG 29, também cabe lembrar que todas as bases aeronavais russas na Crimeia foram modernizadas.

    Há que se aventar que, salvo engano, a frota do Mar Negro já opera os novos submarinos Kilo e que são uma dor de cabeça aos operadores navais, posto que sua performance em águas fechadas e pouco profundas já foi objeto de elogios por parte da Marinha americana.

    Assim, qualquer iniciativa bélica no Mar Negro deveria ser precedida de um longo e pesado ataque com mísseis, no escopo de minimizar as defesas russas, posto que avançar no Mar Negro meramente com navios, possibilitará aos russos uma sonora goleada.

    Cabe ainda lembrar que historicamente a poderosa marinha inglesa se uniu a turcos e franceses para dominar a Crimeia e mesmo implantando um bloqueio naval, os esforços não foram suficientes para derrotar as defesas costeiras russas, posto que segundo contam os historiadores os russos afundaram seus navios na entrada do porto de Sebastopol, impedindo que os navios inimigos se aproximassem da cidade em grande número, já que diminuíram a margem de manobra destes navios, o que facilitava a defesa da cidade e consequentemente do porto.

    • Também penso assim.

      Colocar um grupo de batalha no mar negro seria suicídio, por isso não acredito que os americanos fariam isso em caso de uma guerra a Rússia.
      Seria um erro estratégico imenso.

      Até mesmo os submarinos nucleares americanos estariam em risco nessa “logoa” russa.

      Saudações

  7. Treinar com os seus companheiros é muito bom.

    Mas treinar com aqueles caras que se acham os melhores do mundo, e dar de goleada, não tem preço!

    RProsa. dei uma pesquisada no Bastion. Muito bacana o sistema. Os caras realmente não estão pra gracinhas. O que eles projetam é para funcionar e resolver mesmo!

    • Caro Mauro

      A qual goleada você se refere?
      Em tempos de paz qual o mérito de sobrevoar navios do adversário.
      Durante a guerra fria ambos os lados fizeram isso um com o outro milhares de vezes.

      Sds.

  8. E pra encerrar o mimimi infantil da americanalhada ‘cheque mate perdedora’ e “baseados em fatos”, reproduzo abaixo – ad eternum com a maior das minhas satisfações – a frase do Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF):

    “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

    Sds.

    • Aqui que todo mundo já te explicou que a Rússia não tem capcidade de projetar força muito além do território dela.

      Não adianta insitir na trolagem.
      Qualquer um que se dedicar a estudar o assunto via confirmar o que eu digo. o próprio Putin já disse que tem um décimo dos recursos e sua estratégia é defensiva.

      Não adianta repetir argumentos que todo mundo vê que não pode sustentar.
      Não vejo a inteligência disso, só mostra o quanto você se esnte contrariado pela realidade.

      Só serve para eu corrigir você?
      Tá deixando na reta.

      • Este, perfeito meu caro se referiu a opinião do cidadão ARC. Deixo bem claro que não se deve a essa critica contra o cidadão Warpath.
        Mas aproveito ensejo para perguntar ao Deagol, com base na suas reiteradas criticas a que ele qualifica como pastel de vento por mentir sobre seu país, inventar sobre seu pais, e por sua grande afinidade demonstrada com um certo lagarto declaradamente yanke, se o país a que ele se refere é o Brasil ou os Estados Unidos da America do Norte? até para saber aonde poderemos chegar para manter uma discussão de alto nível.

      • É uma boa pergunta.
        Várias já pensei em me dirigir a ele e pedir que fosse com mais calma.

        E não entendo?
        Por que me questiona se não se manisfesta contra seus colegas de ideologia mesmo quando estes mentem, ofendem e baixam o nível?

        Por que defende trols e mentirosos?

        Eu não minto e não defendo mentiras.

        Eu não quero brigar caro Julio.

      • Meu caro, certamente você não me verá defender qualquer um que seja, que trate mal a minha cidadania, ou meu país. Agora se por questões de diferença entre visões de mundo Yanke ou Russo, ou Chines, ou lá qualquer que seja, motivem divergências eu as leio e emito as minhas, sem fazer juízo de valor sobre as dos demais, eu tenho as minhas sobre os demais países, mas sempre tendo em mente que o Brasil é meu país. E é nele que construo a minha vida e de meus familiares. Lá fora, no exterior não vivo e não certamente não viverei, portanto quando vejo entreveros entre participantes por opiniões contra ou a favor de determinados países estrangeiros, não tenha nada a ver com isso, a não ser pela simpatia, coisa pessoal e natural.

      • Eu não preciso odiar os estados unidos porque não me sinto inferior a eles.

        E não me incomodo com suas crítcas contra os americanos.

      • Eu nunca disse odiar os States, mas tenho sim por eles uma postura critica, e isso para mim é logico pelo tanto de interferências que eles fizeram e fazem principalmente em nossa história. Mas, também, por perceber o que eles tem feito de mal ao mundo. Eu já fiz referencia, inúmeras vezes, que até já nutri admiração pela pátria dos yankes, mas aquela de seus fundadores, a do tempo em que os Estado Americano era de posse dos cidadão americanos e não de suas corporações, como hoje.
        Meu senso critico não quer permitir que embarquemos no mesmo caminho de um domínio mundial desse tipo de mentalidade, que encontra no dinheiro o diferencial para tudo, inclusive na desvalorização da vida daqueles que menos o possuí. Não quero meu país uma mimica piorada daquele estado que está se tornando decadente a olhos vistos, senão financeiro, certamente de valores humanos.

      • Minha afinidade com o teropode se deve ao fato dele sempre ter respeitado minha opinião e sempre ter sido gentil comigo.

        Olhe, caro julio eu realmente não desejo desentendimeto com você.

      • Ao contrário do amigo Julio, o caro teropode me apoiou quando eu estava sendo ofendido e caluniado e devo agradecimentos a ele.

        Enquanto outros amigos, não se manisfestaram para não contrariar seus colegas de ideologia.

      • Meu caro, não sou sensor, nem patrulheiro de ninguém, rsrsrsr, mas justamente por ver você ser tão cioso por posicionamentos propositivos, desses que trouxessem conteúdo para aprimoramento de nossa cidadania, fui tomado pela surpresa ao ver tantas afinidades com esse que nada contribui ao contrário apenas desqualifica nosso país, nossa gente, nosso lado do mundo, de forma contumaz, e por você ter afirmado que nenhum outro representava o papel que você atribuía ao personagem de sua critica, achei que deveria mostrar a você que poderia também não estar em tão boa companhia. Sds.

      • “se o país a que ele se refere é o Brasil ou os Estados Unidos da America do Norte?”

        Me referi a todos os países.
        E mentiras são mentiras não importa o país.

        E lhe pergunto por sua afinidade com, warpth, helvécio e maluquinho seu país é Rússia?

        Visto que não se manisfesta quando o brasileiro é chamado de lixo, viado e otário, mas faz tudo para proteger a dignade russa mesmo sem saber quase nada sobre ela.

      • Lógico que discordo dessas observações desrespeitosas e caluniosas contra nosso país, e nossa gente, aqui no Blog inclusive já demonstrei isso em replicas.
        Mas certamente firmarei meu apoio naquelas situações de afinidade politica e ideológica, como já lhe falei, procurando não ofender, por que isso faz parte de minha índole, educação e espirito democratico . De minha parte jamais ofenderei primeiro diretamente quem quer que seja por esses motivos, também sou contra essas atitudes daqueles que o fazem, mas entendo que aqueles que as recebam, tanto quanto os que ofendem, devem ser adultos o suficiente para as consequências, eu não incito, nem defendo, falo por mim, não ajo como membro de gang. Você já devia ter percebido. Sds.

Comentários não permitidos.