Sede do 3º Grupo de Defesa Antiaérea da FAB será na Base Aérea de Anápolis

No segundo semestre deste ano a Base Aérea de Anápolis (BAAN) se tornará sede do 3º Grupo de Defesa Antiaérea (3° GDAAE) da Força Aérea Brasileira (FAB). Localizada a 120km de distância de Brasília, a BAAN será a primeira base a receber os caças Saab Gripen E/F.

No mês passado, a equipe responsável pela implementação do 3° GDAAE inaugurou o simulador KONUS, que permite treinar os militares para o manuseio do Subsistema de Armas Antiaérea IGLA-S. A capacitação inclui um exercício de tiro real.

De origem russa, o simulador KONUS é composto de um tubo e um mecanismo de lançamento que juntos somam 18,25kg, o mesmo peso do equipamento real, além de uma tela de projeção, onde são simulados mais de vinte cenários em ambientes diversos, e de um sistema computadorizado que gera relatórios de eficiência dos atiradores.

O 3° GDAAE será o primeiro Grupo de Defesa Antiaérea a ser planejado para possuir duas baterias de defesa antiaérea, uma de curtíssimo alcance (até 6km), com os mísseis portáteis IGLA-S, e outra de curto alcance (até 20km). O 1º Grupo, localizado em Canoas (RS), e o 2º Grupo, em Manaus (AM), operam somente baterias de curtíssimo alcance.

Fonte: C&R

25 Comentários

  1. Na boa, eu queria que fosse diferente. O mundo moderno armado e se armando com sistemas de média e grande altitude, sistemas automáticos, móveis ou estacionários, radares 3D, etc. E a FAB, EB e MB com misseis Mampads. E se fala em grupo de defesa anti-aérea 🙂
    Blowpipe, Mistral, Igla, etc, são o último recurso do pelotão no campo de batalha, usado para tentar abater uma aeronave em CAS, não é uma arma para defesa anti-aérea, principalmente de bases ou instalações táticas/estratégicas.
    Esse tipo de arma tem sua utilidade e deveria ser distribuida aos milhares aos batalhões de infantaria. Mas depender disso para nossa defesa anti-aérea é piada. Eu nem falo isso aqui senão vão rir de mim.
    Há 15 anos eu estava conversando com um amigo Russo que morava no Brasil e ele dava risadas quando falava das FA brasileiras, isso em 2000, quando a URSS tinha praticamente acabado de acabar e o ocidente divulgava imagens dos oficiais russos vendendo suas filhas para a prostituição (propaganda norte-americana e inglesa, claro).
    Para piorar a situação, as caçadas são quase todas noturnas, um Spectre, Apache, Tiger, Nighthunter, Cobra, Predator, etc, etc, etc, estariam tanto fora do alcance visual, já que os atiradores teriam que estar acordados e a postos e além disso terem visão de gato para enxergarem à noite, quanto poderiam estar fora do alcance efetivo dos mísseis.
    Após as primeiras baixas, se houvesse alguma, todos manteriam a distância segura para o ataque.
    Mas tudo é assim na nossa sociedade. Em tudo, estamos décadas atrasados.

    • A BAAN é cercada por cerca de arame farpado, o mesmo que se usa para cercar gado. É pra rir ou para chorar? Um grupo de não mais que dez homens já é suficiente para explodir tudo.

    • Excelente e realista comentario Melkor compartilho do mesmo pensamento.
      Nossa maior deficiencia é defesas aérea e seroespacial o que reslmente daria dissuasão frente um superior agressor.

  2. Só falta aparecerem uns sem noção para afirmarem que os militares da foto estão maltrapilhos por conta do governo Dilma, que não compra nem fardamento decente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Um exercio de tiro reak e pronto esta aprovado.
    Imagine o boneco em condições reais de combate heim não vai errar um né.
    Agora estanos protegidos nossa defesa aeroespacial com NG e Iglas kkkk e quando vierem os Pantsir heim, fechou kkk.
    Tudo isso para defendere; nossos lontos estrategicos mais vitais a arquitetura Nienayer.
    Indestrutivel intransponivel Brazilzão.
    Terra de grandes nomes e mentes lequenas e atrofiadas.

    • Acho que, assim como eu, muita gente aqui não conhece a doutrina assimétrica da FAB. Você poderia nos explicar, por favor?

      • Boçal a quem cabe a defesa anti-aerea no quesito abater aeronaves e misseis na tua “guerra assimetrica” é a FAB né kkkkkk

      • Você disse que não conheço a doutrina assimétrica da FAB porque sou burro, certo?

        E agora não sabe explicar.

        Burro pra mim é quem tem certeza daquilo que não estudou.

        A única assimetria que eu vejo, por enquanto, é querer usar um caça leve contra caças médios ou furtivos.

        Eu admito que não sei, pelo jeito você também não sabe porque está enrolando.

      • “na tua “guerra assimetrica” é a FAB né ”

        A guerra assimétrica não é minha, é sua pois você quem inventou!

        E mesmo que seja o exército ou o time do grêmio, não vejo a assimetria que você fala o tempo todo.

        Se diz que os outros são burros porque não sabem então mostre que não é burro.

      • UBabaca ninguem aqui é otario voce quem em outro post usou dizer GUERRA ASSIMETRICA.
        Voce é um merda que se contradiz o tempo todo.

      • Perguntei sobre a doutrina assimétrica da FAB, dizendo que eu não sabia.

        Mas haverá outras oportunidades de você explicar isso para nós.

        Vai pesquisando, vai.

      • Boçal por quem sera operado os sistemas de defesa aerea antiaerea na tua “guerra assimetrica é a FAB né kkkkkk

      • Cara, é só você explicar para todos qual é doutrina assimétrica FAB.

        Vive falando em assimetria dizendo que, outros não sabem, e na hora de explicar não explica.

        Me xingar não adianta.

      • Tá, mas e doutrina assimétrica que você disse que sabia?

        Não dise que era burro por não saber?

        E agora?

        Viu? Eu não preciso baixar o nível para ganhar de você.

        Foi se meter com Gaúcho e agora tá apanhando feio.

        hehe!

  4. Curtissíssimo e Curtíssimo alcance era par ser dito, ou seja, visão humana. Se o soldado enxerga atira, e manualmente. Isto tudo é assim devido a alta tecnologia tupiniquim anti-guerra eletrônica…kkkk. Chupa que é de não é de UVA.

  5. mas foi com um desses que derrubaram um avião tucano na colombia

    alias era mais antigo que esse mas do mesmo fabricante

    então acho que esse tipo de avião e helicópteros vai ser uma boa

    o que acontece é que agora temos isso para defender o quartel que foi citado ,fazer o que

    com o tempo colocasse outras baterias anti aéreas ,mas o congresso nao votou nem o orçamento do ano passado !!!!!

    ai fica difícil ,oposição contra o brasil e as forças armadas é isso que esta acontecendo

    a politicagem perdeu o bom senso de brasil e estão fazendo guerras de vaidades ,não servem para conduzir o andamento da nação

    são vaidosos brigam por migalhas administrando um gigante latino-americano em um território extremamente valorizado tampo por suas riquezas naturais como região a onde se situa do planeta

    queremos saber quando vai comprar a bateria anti aérea russa com transferência de tecnologia dessa arma e mais dos que ficam a media altura

    já esta demorando para o Jaques Vagner ,mostrar mais austeridade na condução do cargo !!! por que senão bater de frente com os pedidos junto a esse tio patinhas da economia nos ficaremos a ver navios

    pois o tio patinhas da economia quer aumentar juros direitos e etc e tal do povoa

    mas quando falaram em taxar as grandes fortunas o tio patinhas ,passou um pano para os milionários e falou que isso nao ajudaria muito

    sabe de nada inocente !!!!!!!

    deu a maior vaza nos seus argumentos um pode ser sugado e o outro lado nao !!!!

    esse tio patinas conduzindo a economia brasileira parece um muquirana ,tira o escorpião do bolso tio patinhas .

    • Com AK47 abateram Apache no Iraque e Chinok no Afeganistão meu caro.
      Com um tiro de 22 na bunda vi um maluco perder a vida.

  6. Pessoal,

    Não é bem por aí…

    MANPADS tem a sua utilidade compondo uma defesa de um alvo estratégico em um circulo mais externo… Creio que para explicar, é melhor faze-lo com um exemplo:

    No inicio da operação Desert Storm, os americanos necessitavam tirar fora do ar as instalações de radar em Ma´anya, liberando assim caminho para as primeiras levas de ataque. Para tanto, adentraram o espaço aéreo iraquiano com helicópteros Apaches voando baixo, que destruíram as instalações.

    Embora remota, existe a possibilidade de que um ataque similar possa ser levado a efeito contra bases aéreas brasileiras. Assim sendo, convêm posicionar equipes preparadas para conter esse tipo de ataque a baixa altura. Essas equipes devem estar posicionadas minimamente nos pontos teóricos de onde o ataque seria lançado, o que levaria em consideração os mísseis a serem lançados dos meios a disposição do adversário…

    Lembremos que o território brasileiro é enorme… Da mesma forma que ele propicia espaço para manobra das forças brasileiras, o mesmo pode se aplicar a um adversário. Também é economicamente inviável dotar todo o país de uma rede de defesa integrada. Logo, a proteção dos alvos de alto valor é que devem ser a prioridade.

    Evidente que somente isso não basta, e existe a necessidade de uma plataforma mais performante; principalmente algo que possa deter mísseis e outros artefatos. E acredito que esse tipo de sistema deva ser a prioridade absoluta, em detrimento até mesmo de sistemas de longo alcance…

    Concordo que seja importante deter algum sistema de longo alcance, mas devemos analisar o cenário no qual estamos. A seguir:

    Primeiramente, não há, atualmente, uma ameaça balística ao Brasil. Nenhum dos nossos vizinhos detém mísseis balísticos de qualquer tipo e dificilmente os terão no curto/médio prazo. Mesmo grandes potências não teriam como utilizar mísseis balísticos, posto que não haveria de onde dispara-los ( existem, claro, ICBMs e SLBMs; mas somente Rússia e EUA tem defesas críveis contra esse tipo de artefato, e não estão disponíveis para exportação ).

    A principal ameaça no meu entender, parte da aviação adversária e da possibilidade de nossos vizinhos se dotarem de mísseis de cruzeiro de alcances variados, além de UAVs “suicidas” e outros artefatos mais primários. E uma grande potência, caso venha a atacar, o fará inicialmente com uma chuva de misseis de cruzeiro, visando saturar as defesas.

    Logo, contra esse tipo de arma, o melhor não são volumosos e caros sistemas anti balísticos ( S-300, S-400 ), e sim sistemas capazes de conter munições guiadas, que podem produzir elevado “volume de fogo” para conter um ataque de saturação ( Pantsir, TorM2, etc. ). Portanto, me arrisco a dizer que sistemas de longo alcance, como o S-300, podem ser considerados secundários em um primeiro momento, já que teriam pouco uso, no nosso caso… No mais, como um auxilio SAM a aviação de caça, um sistema médio poderia ser adquirido ( BuK M2, NASAMS, etc ), mas isso seria somente depois de se assegurar um bom sistema SHORAD…

    Fora isso, acredito que pesquisa e recursos devam ser investidos prioritariamente em sistemas de localização de longo alcance. Viajando um pouco na batatinha : ) , creio que radares OTH deveriam ser o foco da pesquisa, para que o País não fique tanto na dependência de meios aéreos para um alerta antecipado…

    • Seria efetivo meu caro se o emprego fosse esse mas serão usados para protegerem a arquitetura Niemayer.
      Como o amigo expos seríamos necessario um numero muito maior de meios e tanbem diversidade.

  7. Calma gente somos um pais pacifico sem inimigos apenas abateriamos intrusos narco contrabandistas depois 1ue a autorização vier de Brasilia e termos a sorte de nesse tempo todo não tiverem se evadido com escolta de caças vizinhos e tiros de advertencia de forças vizinhas.
    Afinal de contas eles são fonte economica de exportação deles.

Comentários não permitidos.