China aumenta orçamento militar em 10%

Acompanhando tendência de países da região, governo eleva gastos militares pelo quinto ano consecutivo, apesar do declínio da economia. Porta-voz afirma que país manterá postura estritamente defensiva.

O orçamento militar da China crescerá por volta de 10% neste ano em relação a 2014, disse uma porta-voz do Congresso Nacional do Povo nesta quarta-feira (04/03).

“A modernização da Defesa faz parte do anseio de modernização da China, e vai requerer fundos apropriados”, declarou a porta-voz Fu Ying em coletiva de imprensa.

Embora o aumento previsto de 10% seja menor que a elevação de 12,2% dos gastos militares no ano passado, o crescimento do orçamento militar chinês ultrapassa os dois dígitos pelo quinto ano consecutivo, elevando-o para um total de 145 bilhões de dólares.

O aumento do orçamento militar foi anunciado apesar do crescimento econômico em queda – em 2014, a China cresceu 7,4%, a menor expansão registrada em 24 anos, e deve crescer menos ainda neste ano.

O Pentágono e outros órgãos internacionais de defesa acreditam que os gastos militares chineses, na verdade, devam crescer de 40% a 50%, já que o orçamento militar não inclui os custos com a importação de armas de alta tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, assim como outros programas-chave.

O aumento orçamentário é visto como um reflexo do crescente poder econômico da China e de seu desejo de afirmar-se na região e no exterior. De acordo com Pequim, o aumento de gastos tem como objetivo somente a modernização e a melhoria de condições para os 2,3 milhões de membros do Exército de Libertação Popular, a maior força militar permanente do mundo.

A porta-voz do governo chinês ressaltou que a China manterá uma postura militar estritamente defensiva e que o país nunca usou “canhões para abrir rotas” e expandir seus interesses econômicos e comerciais.

Os gastos chineses acompanham uma tendência de outros países na região. O Japão, por exemplo, aumentou seu orçamento de defesa em 2,8% neste ano, para 42 bilhões de dólares, o terceiro ano consecutivo de aumento. A Índia elevou o seu orçamento militar neste ano em 11%, para 40 bilhões de dólares.

CA/ap/dpa/rtr

Fonte: DW.DE

36 Comentários

  1. ,… A porta-voz do governo chinês ressaltou que a China manterá uma postura militar estritamente defensiva e que o país nunca usou “canhões para abrir rotas” e expandir seus interesses econômicos e comerciais. ==== A história ñ mente, seu passado te condena…dentro de 35 anos no máximo a china será olhada como a única ou em vias de ser a > potencia militar/econômica do planeta,p o bem ou p o mal, quem viver verá. Sds. 😉

  2. Outro país que os EUA não se mete a besta é a China.

    Além da Rússia, a China nocauteia os EUA sem a menor dificuldade!

    • Seria legal você explicar porque?
      Só para mostrar que sabe do que está falando?

      “Nossos recursos são dez vezes menores e nossa doutrina é defensiva”

      Vladmir Putin.

      Todo mundo já explicou isso para você.
      Mais uma que você erra de propósito Carol.

      Vai explicar ou fugir?

      • Franguinha ja vem voce atacar as pessoas as quais voce não gosta simplesmente por não serem uma putinha vendida como voce.
        Putinha o que a Russia tem haver com a materia e o comentario do amigo.
        Voce so fala merdas tentando disvirtuar o debate.
        Putinha 10% do orcamento militar Chines equivale a 30% ou 40% do orçamento dos que lambem teu rabo pela diferença do valor das moedas mão de obra e preços dos componentes.
        Putinhavai estudar voce pois tudo o que voce sabe estacontido na revista de aviãozinhos da trilogia que voce leva pro banheiro para tocar curirica.

      • O que voce diz em assuntos de geopolitica seu boçal vendido.
        Tu não passa de uma putinha seu rabo tem preço

      • Olha maluquinho.
        Não entendo essa sua necessidade de baixar o nível.

        Eu não preciso falar palavrões para ganhar de você.

        Se eu estiver errado em geopolítica você pode me corrigir com argumentos.
        Como eu sempre faço com você.

        Essa sua raiva só mostra o quanto você tem problemas e dificuldades, que não são responsabilidade minha nem dos americanos.

        Se dependesse de mim você seria mais feliz.
        Não preciso lhe ofender.

      • Não tenho problemas nem dificuldade não seu babaca so não aceito um assoberbado capaxo vendido como voce que desde que aqui chegou desmerece ataca todo aquele que tem pensamentos diferentes da tua ortodoxia.
        Tu é filho da puta que vem pra NET desmerecer o Brasil e defender interesse estrangeiro.
        Ninguem curte assoberbados ainda mais traidor.

  3. Os Ding Dongs agora querem meter os pauzinhos em todo o mundo, acertaram em cheio a abertura certa, os states. Que só posam de virgens quando o pagamento é pequeno. Pagando bem, para eles, que mal tem. Comida a “virgem” numero um, comandar o bordel ficou fácil, todas as companheiras de estabelecimento passaram a querer dar um pouquinho pros Ding Dongs, que a “virgem” numero um dizia, são bons demais. kkkkkkkkkkkkkk

  4. Declinio da economia. É um boçal quem afirma isso.
    Retração economica não significa retrocesso ou falencia mas no caso deles sivnifica aadequação estrategica.
    10% do orçamento de defesa deles no transfornariam na quinta potencia militar do mundo.
    Pensaram engraçarem-se com a China que de pronto ameaçou-lhes de cobrar dividas e logo botaram o rabo entre as pernas. Então investiram no golpe Ucraniano visando com embargos quebrarem a recuperação economica Russa ressuscitando a guerra fria.
    Hegemonia economica terminal incapaz de encontrar meios de subsistir apelando para o golpe baixo da inveja.
    Não adianta não sairão do atoleiro e as sequélas de aversões agora são eternas.
    Cheque-mate.

    • Segundo o ministro das finaças russo, em entrevista no fórum de davos, o que está quebrando a recuperação russa foi o excesso de confiança no preço do barril do petróleo que eles sabiam estar errado e não fizeram nada.

      Xeque mate???

      • “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

        Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

        😀

        Xeque mate, perdedor!

      • Tu perde teu tempo dando ibope a este invejoso assoberbado em sua busca por auto afirmação e notoriedade meu caro. Larga esse merda no vacuo.

      • Por que teria inveja de um completo fracassado.
        Que mora no rio e não consegue pegar ninguém?

        O que é que você tem para eu invejar?

        Por que teria inveja de um infeliz racista que quer matar todo mundo que vive melhor que ele?

        O que é que você tem?
        Nem educação.

    • 1maluquinho,

      Se os americanos quiserem quebrar a Russia, basta retirarem seus investimentos e pressionar os europeus para que façam o mesmo… Não precisam de nenhum estratagema pra isso… A questão é que ninguém quer realmente fazer uma sandice dessas e perder bilhões de dólares de negócios com os russos…

      Quanto a China, ela está talvez mais vulnerável que Russia, posto que sua economia está virtualmente ligada a americana. Atualmente, o crescimento chinês somente se sustenta em altos patamares com as exportações para os EUA e Europa. Enfim, é bem verdade que eles podem causar um caos em Wall Street, mas isso seria virtualmente suicídio, pois se os americanos caírem, os chineses vão junto… E também sabem que basta uma ordem de Obama pra a torneira dos investidores fechar… Por isso os chineses estão, de todas as formas possíveis, tentando expandir seus mercados.

      • _RR_ Acorda bastaa China negar emprestimos aos EUA que entram em colapso vão capitalizarem emprestimos aonde.

    • é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo do ocidente perde gradualmente força e influencia…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e poder..…. os eua se movimentam para proteger e garantir suas áreas de influencia e mercados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial diversificado e não mais apenas centrado neles e no seu dólar…..

      Equilíbrio de forças garante a paz…. 😉

      • “1maluquinho
        4 de março de 2015 at 14:44

        Declinio da economia. É um boçal quem afirma isso.
        Retração economica não significa retrocesso ou falencia mas no caso deles sivnifica aadequação estrategica.”

        não faz mais sentido empresas investirem em europa e estados unidos quando os salários na ásia é muito menor e onde há maior flexibilização das leis trabalhistas e menos sindicatos….

      • E voce deveachar que a essencia do capitalismo agora é somente prerrogativa Americana né.
        A China não tem a necessidade Americana de mandar fazer seus produto# fora por ganancia e não estrategia de barateamento como fazem Americanos minando o proprio comercio local e industria porque ela tem tudo isso em casa e ela ganha de todos os lados meu caro.
        Não tem pra onde correr a ganancia Americana lhes capacitou e estão. Lambendo tudo e não existe forma de mudar isso que não seja guerra atomica.
        Ja era babau.

  5. “Acompanhando tendência de países da região, governo eleva gastos militares pelo quinto ano consecutivo, apesar do declínio da economia. Porta-voz afirma que país manterá postura estritamente defensiva.”

    Se quer se proteger dos EUA e evitar uma guerra, o caminho é esse mesmo. Sabemos muito bem como os EUA enfrentam países relativamente fracos.

    Se quer paz, prepare-se para a guerra.

    Verdade absoluta!

    • querendo ou não nós vivemos sobre a influência político cultural e tenológica dos eua…. as marcas de roupas e músicas escutadas aqui vem de lá….. a internet tão usada por aqui se resume a sites de origem estadunidenses como google e facebosta…. Ou seja…. mesmo não sendo mais aquela potência dos anos 90 os eua continuam a influenciar o mundo com seu poder econômico e militar… mas nossa geração está vendo isso mudar……em pouco mais de 30 anos a China vai ter uma economia duas vezes e meia maior do que a estadunidenses e a produção per capita do país vai ser 70% maior do que vemos hoje em dia no eua…..isso vai fazer com que esse país oriental seja a maior potência mundial em todos os sentidos….da mesma maneira que a cultura e tecnologia estadunidenses influenciam nossa vida em todos os sentidos o mesmo vai ocorrer com a China no futuro…..

  6. vixxxxxeee…..

    esta gente não esta pra brincadeira senhores..só quem esta brincando mesmo nesta historia é o ocidente e seus idolatras alienados…

    • Olha Deagol, em números a China vai superar a Russia em 10 anos e acredito que os EUA em 20, mas superar os dois em qualidade (adquirida por décadas de investimentos) isso vai ser algo que duvido muito, e aí, sento e como minha pipoca pra assistir. Sds

      • Caro Arc.
        Acho que a China vai superar a rússia em bem menos tempo, em embarcações já superpou.

        E se somar as tecnologias que eles desenvolvem, que os russos vendem e que eles roubam podem superar em qualidade mais rápido do que se espera. Não em todas as áreas é claro.

        Sds.

      • É meu caro, só que o mesmo vale pros EUA, pros europeus, enfim, mais tempo ou menos tempo e a China será o que dizem as profecias dos grandes economistas e especialista globais, a maior economia e potencia militar do mundo, e apesar de não gostar, isso já tem se revelado um fato. Sds

      • “e apesar de não gostar”

        Caro ARC, isso não me incomoda.
        Não sou americano.

        O que icomoda é ver qualquer possibilidade de aprender alguma coisa em geopolítica ser destruída por torcedores de 9 anos que não dizem nada de útil.

        Não é o seu caso, eu sei.

        Saudações.

      • Deagol no começo dos comentarios colocaste o comentario de Putin onde ele declara que seu orçamento militar é dez vezes menor que o dos EUA na verdade o que ele quis dizer e que o mundo intendeu foi o que os EUA fazem com 10 nós fazemos com 5 facil de entender pois um missel de 10 kilotons custando 1 real contra um missel de 10 kilotons custando 10 reais possuem o mesmo poder quanto a China se tornar a maior economia do mundo pode haver surpresas pelo caminho pois ate o momento o unico pais do mundo detentor de 98% DO NIOBIO DO MUNDO É O BRASIL E ALGUNS EXPECIALISTAS JA COMENTARAM QUE ESTE MINERIO PODE FAZER DO BRASIL A MAIOR ECONOMIA DO MUNDO OBSERVAÇÃO caso o Brasil manufature o minerio e não o de degraça como esta fazendo atualmente claro depende de nossos politicos pararem de trair o Brasil e seu povo.

  7. A unica vulneralidade Chinesa é o abastecimento em caso de grande conflito por ser praticamente impossivel manter linhas de abastecimentos de generos e materias de fontes distantes.

  8. “Um mundo multipolar é inconsebivel e inaceitavel. O mundo deve mesmo permanecer unipolar” – – – Willian Waak, apresentador do Jornal da Globo. Um capaxo vendido e espião Yanke que vive desmerecendo o Brasil por ideologismo.

  9. Lia-se na blogosfera de defesa que o NAe Chines levaria anos para fazer prova de mar e em meses estavam navegando com conves repleto de caças. O mesmo dizia do J20 e os caras ja vão para o segundo modelo 5.0 enquanto os invejosos esmolam vaquinha para tornarem serial seu monoturbina.
    Se os caras retraem a economia falam que eles estão fakindo e seus investimentos internos estão cada vez mais frenéticos.
    “Eles estão se agigantando navalmente para virem nos tomarem o pré-sal” – – – Almirante Marolinha palestrante em estrategia industrial na FIESP

Comentários não permitidos.