Defesa & Geopolítica

AW609 Tiltrotor: AgustaWestland realizou diversas melhorias no programa

Posted by

A AgustaWestland realizou diversas melhorias no programa do AW609 Tiltrotor devido a uma série de mudanças introduzidas na aeronave. O resultado foi o ganho nas capacidades operacionais, incluindo a ampliação do peso máximo de decolagem para 8.165kg, mudanças no trem de pouso, no motor e nos sistemas de comando de voo.

Em termos práticos a aeronave pode agora cobrir uma distância de 926km com todos os nove passageiros a bordo em duas horas. Futuras modificações permitirão a instalação de tanques subalares, permitindo um aumento no alcance e autonomia de voo para cobrir distâncias de até 2.038km ou 1.482km com seis passageiros em pouco mais de três horas de voo.

A porta de acesso a cabine será ampliada em todas as variantes, principalmente na versão de busca e resgate e transporte aeromédico, no qual o AW609 terá vantagens sobre o helicóptero graças a sua capacidade de carga, velocidade e alcance.

O cockpit será equipado com os aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion, combinado com computadores de voo mais avançados e sensores que proporcionam aos pilotos melhor consciência situacional, ampliando assim a segurança.

Até o momento mais de 60 clientes escolheram o AW609 para missões offshore, patrulha, busca e resgate, transporte governamental e executivo. Até o momento os protótipos voaram mais de 1.200 horas, sendo que em breve outros dois vão integrar o programa. A certificação deve ser obtida em 2017.

Fonte: C&R

shared on wplocker.com