Rússia: “Assassinato de político russo é tentativa de desestabilizar o país” – Serguey Kirienko

© Sputnik/ Vladimir Astapkovich

O ex-primeiro-ministro russo e atual presidente da empresa estatal de energia atômica russa Rosatom, Serguey Kirienko, declarou que os assassinos do político Boris Nemtsov tentaram desestabilizar a situação na Rússia.

Ele observou que “tudo indica que se trata de uma ordem política e uma tentativa de desestabilizar a situação no país”, acrescentando que Nemtsov era um alvo ideal para tal objetivo.

Kirienko destacou que o político assassinado era um homem “incorruptível, que podia discutir ou não estar de acordo com você, mas nunca agiria de forma baixa”. O ex-primeiro-ministro classificou Nemtsov como “o último político romântico”.

Boris Nemtsov foi assassinado a tiros no centro de Moscou na noite de sexta-feira. Segundo testemunhas, o político estava caminhando pela ponte Bolshoi Kamenny, acompanhado de uma mulher ucraniana, quando foi atingido pelas costas por quatro disparos letais.

Na década de 90, o político atuou como ministro da energia e vice-primeiro-ministro na época do governo do presidente Boris Yeltsin, chegando a ser considerado um possível candidato à presidência. Em dezembro de 2007, chegou a apresentar candidatura à chefia de Estado da Rússia pelo seu partido Soyuz Pravykh Sil (União das Forças de Direita), mas acabou retirando-a em favor de Mikhail Kasianov.

Fonte: Sputnik

Lavrov critica declarações de Obama sobre o assassinato de Nemtsov

O chanceler russo, Sergei Lavrov, criticou nesta terça-feira (3) as declarações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o assassinato do político russo Boris Nemtsov.

Segundo o chefe da diplomacia russa, os redatores dos discursos de Obama “não tiveram tempo de entregar nada”, e o próprio presidente se mostrou “incapaz de oferecer uma redação decente”.

O líder norte-americano disse que o assassinato de Nemtsov, um opositor do atual governo russo, é “um sintoma do clima — pelo menos na Rússia — no qual a sociedade civil, jornalistas independentes e cidadãos, tentando se comunicar através da Internet, cada vez mais sentem que estão sob ameaça”. Ao mesmo tempo, Obama reconheceu abertamente que não fazia ideia sobre as circunstâncias reais da morte de Nemtsov: “não sei o que foi isso”, disse o presidente dos EUA.

O político da oposição e ex-primeiro-ministro, morto a tiros no centro de Moscou na noite de sexta-feira (28), foi enterrado na capital russa nesta terça-feira.

Fonte: Sputnik

 

7 Comentários

  1. Putin não e santo,mas o modo que as coisas estão indo,são iguais em outras partes do mundo.
    O que me assusta muito,e igualzinho. O.o

  2. La o bagulho é levado a serio e antes que o capitalismo apatrida se engrace vai de ralo.
    O contrario daqui o de derrotados e a industria golpista midialitica fazem o que querem disseminando intrigas discordias golpismos. Isso é democracia onde se tem todos os direitosso quem tem direito nenhum é o povo.

    • A Rússia é um dos países mais capitalistas do mundo e com uma das maiores concentrações de renda.
      Capitalismo apatrida em uma sociedade dominada por magnatas corruptos que saquearam o povo no máximo que puderam?

      ” Isso é democracia onde se tem todos os direitosso quem tem direito nenhum é o povo.”

      Democracia de um partido onde quem protesta é assassinado?

      Como é que você escreve tanta besteira?

      • caro deagol, a Russia é um pais tão ruim ou pior que o nosso. que assistiu a entrevista que a globo news fez com o finado, é bem esclarecedor. os anti americanos precisão acreditar que existe um contra ponto a aos estados unidos, e cham que a Russia e grande potencia salvadora. os caras estão em frangalhos, até a tecnologia militar deles fica bem abaixo do ocidente, uma economia surrada e altos índices de corrupção, sem falar a taxa de natalidade.

      • Pois é.

        Como todos os países a Rússia tem suas belezas e qualidades, mas em política, corrupção e democracia não são bons exemplos para nós.

        O que eu acho mais estranho é as pessoas idolatrarem um país que eles nem conhecem.

        Tirando alguns poucos colegas ninguém se deu o trabalho de pesquisar sobre a vida na Rússia.

        Para mim esses russófilos que dizem que negros são macacos e que o povo brasileiro é lixo não são patriotas, são idiotas!

        Que se mudem para Rússia!!!

        Saudações

      • Oi Foda-se eles problema deles.
        Deixa de ser oferecido florzinha.
        Voce não é e nunca foi soldado por isso desconhece.

Comentários não permitidos.