© Sputnik/ Aleksei Nikolsky
O premiê israelense Benjamin Netanyahu chegou a Washington neste domingo (1) à tarde. A Casa Branca considera esta visita uma violação sem precedentes do protocolo diplomático.
O objetivo do discurso de Netanyahu é impedir a assinatura do acordo sobre o programa nuclear iraniano entre o Irã e o sexteto de mediadores internacionais (Rússia, EUA, China, Reino Unido e França mais Alemanha).
O presidente dos EUA Barack Obama recusou de encontrar-se com o premiê israelense durante esta visita. O secretário do Estado norte-americano John Kerry neste momento está na Suíça onde, além de outros assuntos, planeja encontrar-se com o chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif.
Até o momento pelo menos três senadores e 40 membros democratas da Câmara dos Representantes recusaram-se a ouvir o discurso de Netanyahu.
O premiê israelense tenciona apelar aos membros do Congresso para elaborar novas sanções contra o Irã em vez de assinar um acordo com esta república islâmica. Nesta segunda-feira (2) Netanyahu planeja obter o apoio do influente lobby pró-israelense AIPAC (American Israel Public Affairs Committee).
Ao mesmo tempo, mais de 180 ex-altos funcionários do aparelho de segurança israelense, inclusive antigos membros da Mossad, Shin Bet, IDF e Polícia, apelaram a Benjamin Netanyahu para cancelar o seu discurso perante o Congresso dos EUA na terça-feira, temendo que esta ação possa aproximar o Irã do desenvolvimento de armamentos nucleares e causar prejuízo às relações entre EUA e Israel.
O Likud, partido do centro-direita liderado por Netanyahu, reagiu a estes apelos de maneira agressiva, acusando os seus autores de serem “os mesmos esquerdistas que apoiaram Oslo” – referência aos Acordos de Paz de Oslo e ao processo agora moribundo de paz com os palestinos.
Nada como uma frente judaica pra criar problemas no congresso norte americano, avacalhando Washington.
Até hoje não entendi por que os Sionistas não inventaram a terra prometida no Território Americano, terra da promessa e dos sonhos a serem realizados. Tinham que pegar o território dos fracos palestinos e usarem os yankes para essa finalidades. Esses “patrícios” são engenhosos. Rsrsrsrsrs.
“O objetivo do discurso de Netanyahu é impedir a assinatura do acordo sobre o programa nuclear iraniano entre o Irã e o sexteto de mediadores internacionais”
Ah muleeeke hahahahahaahahaha
Já falei e vou repetir: enquanto a obra prima do Bibi exposta na ONU não for pro MoMA em NY, NADA FEITO.
😀
Surtou de novo Carolzita?