Defesa & Geopolítica

Os empréstimos da China à América Latina crescem 22 bilhões de dólares

Posted by

Alba Casas Manzano

A América Latina recebe mais dinheiro da China que do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento juntos, segundo a Base de dados Financeiros da China e da América Latina. Somente em 2014, o país asiático emprestou à região 22 bilhões de dólares (63 bilhões de reais) – 71% a mais que no ano anterior. Isso eleva para 119 bilhões o total da dívida desde 2005. Os principais mutuários são Venezuela, Brasil, Argentina e Equador.

Os bancos chineses têm a possibilidade de financiar empresas ou países aos quais as entidades ocidentais não têm acesso. Ao estabelecer acordos apoiados em um intercâmbio de serviços e produtos, e não só de dinheiro, podem cobrar juros mais baixos e, portanto, atuar em regiões mais pobres ou com economias mais instáveis. Em 2010, China emprestou 10 bilhões de dólares à Argentina a juros vários pontos abaixo do mercado, para que o país construísse uma rede ferroviária. As empresas encarregadas do projeto eram, no entanto, sociedades do país asiático, por isso o receptor último do dinheiro era a própria a China. Foi essa garantia que permitiu ao país oriental fixar condições tão competitivas.

Segundo um estudo comparativo da Universidade Nacional Autônoma do México, 69% dos empréstimos emitidos pelo país asiático foram feitos em troca de petróleo. Nesses casos, a região que recebe o dinheiro promete enviar, enquanto a dívida estiver vigente, uma quantidade determinada do combustível à China, que vende a matéria fóssil a preço de mercado dentro de suas fronteiras. Segundo o mesmo relatório, desde 2008, a Venezuela negociou seis desses créditos por um total de 44 bilhões de dólares. O Equador assinou um em 2009; outro em 2010; e mais dois em 2011; os quatro somam 5 bilhões de dólares. O Brasil também não fica atrás: a Petrobras contraiu, em 2009, uma dívida de 10 bilhões de dólares com o país asiático.

“Respaldar os empréstimos com remessas de petróleo mantém os riscos em um nível mínimo”, afirmou Chen Yuan, que fundou em 1994 o Banco de Desenvolvimento Chinês, a entidade que cedeu mais dinheiro à América Latina: 83 bilhões de dólares, mais de 60% da dívida. Para os países latino-americanos, contudo, essa forma de empréstimo pode ser menos satisfatória. Ao comprometer-se a enviar uma quantidade fixa de combustível durante certo período de tempo, estão na realidade vendendo o produto a um valor fixo ao país asiático. Isso os impede de beneficiar-se de eventuais altas no preço da matéria fóssil.

Enquanto as negociações entre a China e América Latina avançam, os bancos ocidentais são regidos por condições de risco que os obrigam a usar taxas impositivas mais altas e, portanto, ser menos competitivos.

Outra característica que torna o dinheiro asiático mais atraente que o ocidental é que não impõe medidas intervencionistas. Ou seja, o Governo oriental não pretende controlar a transparência nem a eficiência do investimento; enquanto organismos como o Banco Mundial exigem declarações financeiras ou informes de avaliação aos mutuários. Isso marca uma diferença entre quem pede dinheiro a um ou a outro. Em geral, os países com governos de esquerda preferem recorrer à China e evitar, assim, a imposição de políticas neoliberais.

Além disso, embora as políticas chinesas de proteção ambiental tenham avançado nos últimos anos, não estão ao nível das ocidentais, por isso as exigências impostas em seus contratos são mais leves. Mais um afetado por esse fenômeno financeiro: o meio ambiente.

Fonte: El País

32 Comments

  1. Pingback: Os empréstimos da China à América Latina crescem 22 bilhões de dólares | DFNS.net em Português

  2. teropode says:

    Devagarzinho o dragao enche as tripas dos latrinos incopetentes e vira~latas ,nada mudou , apenas mudou quem oferece a esmola , o mendingo maltrapilho continua o mesmo,kkkkkkk,chupa subhumanos,kkkkkkkkk!

    • ARC says:

      De certa forma tenho que concordar, a China é tão boa parceira quanto os EUA, ou seja, tenha ótimas relações mantendo distancia estratégica. Infelizmente nosso continente é realmente terceiro mundo, o mínimo que poderíamos esperar pra mudar nossa condição futura está sendo minado aos poucos…educação. Sds

    • 1maluquinho says:

      O Dragão enche tambem o rabo do teu patrão comprando a divida dele, emprestando, investindo, aplicando.
      Inergumino.

      • teropode says:

        Ta vc errado novamente , minha naçao possui investimentos chineses , possui titulos do tesouro na mao dos chineses ,porem , a china retribui os investimentos que o meu amado imperio fez em suas terras nas decadas de 70,80,90 e, ainda mantem centenas de empresas na china , ha uma TROCA de gentilesas , ha um equilibrio na relaçao , afinal sao 2 gigantes , mas em relaçao aos vira-latas como vc e sua naçao bolivariana e demais irmaos sarnentos ,a nao existencia de uma industria solida , a falta do patriotismo puro ortodoxo ,a cultura da corrupçao , a ausencia do EMPIRICO , a profunda divisao ideologica ,tudo isso somado deixa-ra esta grande periferia de quatro para os HANS ,kkkkkkk, antes eu desaprovava esta ideia , mas agora prefiro ver este lixo ser ocupado por uma raça mais focada e menos PROMISCUA ,kkkkkkkk,sei que a carapuça entrou ateh na cintura de muitos blogueiros ,por isso a choradeira destes vagabundos !

      • 1maluquinho says:

        Falta de patriotismokkkk onde voce franguinha vendida conhece o sentido patriotico.
        Duas potencias que se amam e se respeitam kkkkk
        So o fato de uma peauena fraze fez teu imperio por o rabo entre as pernas : – Vou cobrar o que me deves.
        CAPAXO

      • 1maluquinho says:

        Inergumino.
        Essa tua retorica capitalista apatrida comigo não cola pois vendidos entreguistas como voce e ratazanas bolivarianas pra mim não passam de dois merdas dois microbios oriundos de umamesma merdaecagados por uma unica bunda.
        Eu sou a terceira via que voces caninos viralatas não enchergam.
        Eu represento aqueles que vão por ordem nesse puteiro.

      • teropode says:

        Sempre os mesmos argumentos ,atitudes tipicas de um sub ,paciencia , vc nao tem culpa da carga que carrega neste esgoto genetico !

      • Alberto says:

        A China faz o dever de casa. Ela busca o que é essencial para ela, petróleo-energia. Quem pode fornecer ganha dinheiro, digamos adiantado, ou seja, tem o compromisso de garantir o fornecimento do petróleo. Burro são os países que usam este dinheiro para fazer politicagem, “obrinhas” para garantir dinheiro aos amigos empreiteiros. Pelo que sei único país que parece estar fazendo o correto é a Argentina, pois esta fazendo sua malha ferroviária.
        Já o Brasil acho que esta enterrando os 10 Bi e pelo que se vê, adora rodovias, afinal tem imposto na venda de caminhão, imposto no pneu, imposto no combustível, imposto nas peças, mas espera aí: mas o país gigantesco não perde em competitividade e custo? Claro que sim mas este custo o povo que paga….kkkk
        O importante é os escravos do sistema, povo burro, trabalhar cinco meses no integralmente para pagar impostos…kkkk
        Por isso que o Brasil jamais terá ferrovia ligando suas capitais de estados e nem em pensamento ultra utópico terá ferrovias entre estas mesmas capitais de estado em mão dupla permitindo que pessoas e cargas sejam transportadas de hora em hora com grande fluxo. Isto não gera imposto, logo não interessa ao governo, nosso governo só quer investimento onde o escravo povo possa pagar bastante imposto, vide sua conta de Energia (Luz), vide a Conta de Telefone…by by escravo moderno.

      • 1maluquinho says:

        10 bi? Foram 20 meu camarada 12 bi do para a Petrobras. E depois disso elez invrstiram de novo uma montanha de dinheirona AL onde o Brasil de novo foi o maior previlegiado.
        Agora vem a terceira grande leva de investimentos e aaplicações tratadas erradamente pela midia manipuleira apenas como emprestimos.

  3. helveciofilho says:

    A relação de um ( 1 ) Dollar está quase três ( 3 ) Reais, se fosse no tempo onde a hegemonia comercia e financeira mundial dos EUA, isso afetaria consideravelmente a economia brasileira.
    .
    A crise que se aplacou nas economia dos EUA e da Europa ela se acentuaria muito mais e contaminaria profundamente o planeta todo.
    .
    É inevitável o eixo da economia mundial está dependo para oriente e não é a toa que os EUA estão tão desesperados por isso e também, aqueles que anos guardarão muitos Dólares nos seus colchões, vai ter que diversifica o seu sistema finaceiro agora. 😉
    .
    A Rússia esta conseguindo ficar ainda em pé com essa guerra financeira entre eles com os EUA e a UE, e graças aos chineses.
    .
    Esse chineses sempre trabalhando os planos dos sionistas e os sonhos dos vira-latas

    • helveciofilho says:

      ” Esse chineses sempre atrapalhando os planos dos sionistas e os sonhos dos vira-latas “

  4. Alvez8O says:

    “Em 2010, China emprestou 10 bilhões de dólares à Argentina a juros vários pontos abaixo do mercado, para que o país construísse uma rede ferroviária. As empresas encarregadas do projeto eram, no entanto, sociedades do país asiático, por isso o receptor último do dinheiro era a própria a China.”
    ——————————————–

    Esta foi, basicamente, a receita adotada pelo BNDES na construção do Porto de Mariel em Cuba, o dinheiro “emprestado” é destinado a financiar a compra de produtos e serviços do país que concede o empréstimo.

  5. César Pereira says:

    “…Petrobras contraiu, em 2009, uma dívida de 10 bilhões de dólares com o país asiático.“

    O El País tenta demonizar a China, mas o que ela esta fazendo não é diferente do que os “Ocidentais“ sempre fizeram, ou seja atrelar empréstimos à compra de seus produtos e serviços !

    Oque querem, que os governos peguem empréstimos a juros mais altos, e muitas vezes em condições piores ?

    Ofereçam algo melhor então, concorrência e isto !

    Eu quero ver é se acabar a farra do Dólar, oque irão fazer,como serão suas matérias !

    • 1maluquinho says:

      Cesar a grana disponibilizada na epoca a Petribras forM 12 bilhões de dolares. Foi, 20 bilhões sendo 12 destinados a Petrobras.
      Quase tudo o laboratorio petro-oceanico, a exploração do pré-sak e o complexo petroquimico de Itaborai so foi possivel atraves de emprestimos e splicações Chinesas.
      Mas o Brasil recebeu uma apkucação maior sinda da China posterior a 2012.

  6. Alvez8O says:

    “Ao comprometer-se a enviar uma quantidade fixa de combustível (petróleo) durante certo período de tempo, estão na realidade vendendo o produto a um valor fixo ao país asiático. Isso os impede de beneficiar-se de eventuais altas no preço da matéria fóssil.”
    ——————————————————————-
    Existe o outro lado, preço fixo pressupõe que o valor pelo qual o petróleo é vendido,não vai cair abaixo do patamar contratado …

    No caso de uma grande queda do preço do petróleo, como a que ocorreu no último ano..Se este preço fixo foi formado em tempos anteriores, com preços mais altos, torna-se uma vantagem para o tomador do empréstimo que paga com seu petróleo em tempos de baixa no mercado internacional…

  7. Nickless says:

    Não da pra entender, nego não quer ser capacho dos eua, mas quer ser da china.. parabéns…

    • 1maluquinho says:

      Se voce entendesse as regras anteriores e as regras atuais não pensaria assim meu caro e entenderia que aceitam nissas imposições e fazem nosso jogo.
      Eles jogam com a grana deles no mundi obtendo lucros não tão altos a primeiro modo como fazem Americanoz so wue o bolume deles é msior e de grão em grão a galinha enche o papo.

    • César Pereira says:

      Bem o negócio não é ser capacho, mas sim procurar dinheiro mais barato,isso é natural todos que precisam procuram as melhores ofertas !

  8. Julio Brasileiro says:

    KKKKKKKKKKK, só rindo mesmo de alguns idiotizados que aparecem por aqui.
    São tão ridículos que fazem critica sem pé nem cabeça. Se a América latrina, como os marinheiros (bostas) desse mar atlântico se referem ao continente Sul Americano, principalmente, recebem empréstimos chineses são por sua incapacidade cronica de serem autônomos, se não recebem são arrogantes idiotas que preferem ver suas economias derreterem por para manter sistema de governo que escolheram populistas, ou esquerpatas, ou lá o que sejam como se refiram para apoiar seus arrazoados de amebas Se o Brasil se coloca numa posição de emprestar, criticas desses tipos surgem por que acreditam em seus nanismo intelectual que o país deveria cuidar apenas de sua praia que é suja e poluída. Se são Os yankes que vem até nós com seus empréstimos sangue sugas são geniais, e nós estamos atendendo ao nossa propensão natural a fraqueza. Se os States se endividam até o ultimo pentelho do fiofó, nenhuma critica, Ao contrário endeusam, eles podem afinal por serem os donos de mundo, são seus donos, como cadelas que são, que no fim pagam as contas yankes sem choro até alegres. Sinceramente, esses trolhas, que não tem qualquer senso de ridículo, a não ser por ter uma grande compulsão a própria desmoralização, aqui, ou em qualquer outro espaço democráticos, tentam apenas ofender a inteligencia alheia, mas são de dar dó. Pelo menos para àqueles que passaram da fase do ajuntar as silabas. .

    • 1maluquinho says:

      Concordo contigo meu caro Julio so que o Brasik tem mania de perdoar coitadinhos.
      Perdoan os coitadinhos empurrando a naba no pobre coitado do Brasileiro.

    • teropode says:

      Vaii rindo mesmo,kkkkk, para quem ja se acostumou a utilizar vaselinas e dilatadores ,ser empalado por HANS nao seria algo tao assustador ,kkkkkkkk, e por favor: tente nao ser tao arrogante , sei que ainda nao lhe ocorreu que ,nao dominar a gramatica plenamente ,nao significa que a pessoa nao possua qualificaçoes, na sua restrita compreençao , um mestrado em ecologia ,uma graduaçao em biologia ,pos em gestao hidrica e em arqueologia ja qualifica para navegar por todos os oceanos virtuais , ja passei da fase de juntar silabas , domino as quatro equaçoes , por isso ensisto , CHUUUUPA porque sua hipocrisia so engana e agrada a noiados e pilantras ,kkkkkkk ! Minha querida Eugenia ,pouco compreendida ,forçadamente odiada ,suas maos tocam na sela dequele que galopa levando a perfeiçao ,seu beijo nos livra de sofrimentos desnessario ,igualdade eh sua essencia .

      • Julio Brasileiro says:

        Hehehe, se reconheceu na minha escrita né idiotizado?
        Você sabe que eu te conheço e bem, e sabe que dentro de você, por mais que queiras demonstrar o contrário, habita um lagarto de pequeno encefalo, tresloucado e com delirios de superioridade. Para as pessoas com algum conhecimento de psiquiatria sabes que deves ser considerado um demente. Rsrsrs.

  9. 1maluquinho says:

    – Eles estão se agigantando navalmente ppara vir nos tomar o pré-sal ( Almirante Marolinha palestrante na FIESP).
    Não Almirante Marokinha quem vira nos tomar o pré-sal é aqueles wuando chegam todos voces correm euforicos a perfilarem-se emplumadinhos abanando os rabinhos esperançosos por medalhinhas certificados de relevancia capaxa e tudo regado a bebidas wueijos e canapés finos as custas do contribuinte Brasileiro.

    • PÉ DE CÃO says:

      é maluco , essa foina veia bosterica do embusteiro rsrs

      os carasfalam da china sm saber que o jeito que a petobras vendia para os estados unidos era muito pior

      o jeito que se vende para a china tem muito mais vantagens para o brasil

      primeiro eles mostram desconhecimento ,depois demostram ,isso que voce falou capaxos miseraveis

      tem uns a que gostavam do brasil colonia anglosionista que so podia fazer negocios com os estados unidos a metropole , rsrs

      e sobre as incorporadores esta ja faltando serviço pois a juizada bloqueou as novas obras ou novos contratos com a multinacional e agora esta afetando toda cadeia produtiva

      e tem capaxos que acham que essa investigaçao é para prender corrupto ,na verdade é para quebrar o brasil

  10. Nascimento says:

    E SE FOSSEM OS RUSSOS ?

    (Hoje em Dia) – O advogado e blogueiro Pettersen Filho reproduz, em seu blog, anúncio da embaixada dos EUA, recrutando jovens “líderes” brasileiros, como “bolsistas”, com a seguinte mensagem:

    “O Departamento de Estado dos EUA, por meio do Atlas Corps – uma rede internacional de líderes sem fins lucrativos, tem o prazer de anunciar oportunidades para líderes emergentes da sociedade civil para obter bolsas de estudos de 6 a 18 meses nos Estados Unidos. Interessados em se candidatar devem ter de 2 a 10 anos de experiência trabalhando em alguma ONG, nível universitário, até 35 anos de idade e fluência na língua inglesa…

    Os bolsistas selecionados serão inseridos em uma organização renomada na área social nos Estados Unidos. Despesas com passagem aérea, visto de entrada nos EUA, seguro saúde, alimentação, transporte local e acomodação partilhada serão totalmente custeadas. Informações sobre o programa e como se candidatar estão disponíveis no site:http://apply.atlascorps.org.”

    Não bastando trazer ONGs de fora, ou criar, aqui mesmo, organizações que se infiltram nos mais diferentes segmentos da sociedade brasileira – e, como lembra Pettersen – estão especialmente ativas na Região Amazônica, os EUA seguem firmes em sua permanente estratégia de cooptação de jovens “líderes” locais de todo o mundo, por meio de organizações de fachada, ou “associadas”.

    A esperança é a de que eles, em seu retorno, espalhem o que “aprenderam” e atuem na defesa dos interesses norte-americanos.

    Melhor, ainda, se, no futuro, alguns chegarem a posições proeminentes em seus respectivos países, para, como reza o slogan do AtlasCorps, “mudar sua perspectiva e mudar o mundo” – como aconteceu, com certeza, ao menos quanto à primeira metade da frase, com um jovem sociólogo brasileiro, financiado, nos anos 1960 – como lembrou em artigo o jornalista Sebastião Nery – pela Fundação Ford, com expressiva quantia para fundar uma organização chamada CEBRAP, muitos anos antes de chegar à Presidência da República.

    Se fossem os russos e os chineses – parceiros do Brasil no BRICS – ou os cubanos – conhecidos por seu envolvimento em causas humanitárias, como o combate ao Ebola – que publicassem por aqui anúncio semelhante, dá para imaginar como seria o alarido fantasioso e anacrônico, “anticomunista” e “anti-bolivariano”, dos hitlernautas brasileiros, nos portais e redes sociais.

    Mas como se trata dos EUA – prestes a estrear, nos cinemas nacionais, nova campanha de lavagem cerebral, com o filme “American Sniper” – nação “libertadora” do Iraque, da Líbia e da Síria, países em que suas guerras e “primaveras” deixaram milhões de mortos e refugiados e que estão entregues agora a terroristas originalmente armados pelos próprios EUA para combater quem estava no poder anteriormente – o assunto, com exceção de alguns sites da “blogosfera”, quase passa em brancas nuvens por aqui.

    http://www.maurosantayana.com

    • Julio Brasileiro says:

      Os caras estão recrutando espiões, traíras, na maior cara dura. Mas é como já afirmaram, aqui é seu quintal, e eles sabem o que dizem e os políticos entreguistas e seu bando de seguidores apátridas que tem a mão..
      E, com certeza, esses vão aparecer por aqui, traíras ao natural, por DNA, e sem treinamento, para achar que isso é a coisa mais natural do mundo. Rsrsrsrs.

      • Nascimento says:

        E aí grande Julho! Olha o que a faculdade onde estudo disponibilizou para os alunos:

        http://www.uva.br/znewsletter/2015/cursos/unaoc.htm

        depois que você clica (perceba a linguagen usada)

        http://www.unaocefsummerschool.org/

        Imagine se fosse o Lula promovendo a mesma coisa lá…

      • Julio Brasileiro says:

        Imagino, ainda mais essa facilidade fosse dada Russia, China ou qualquer outro país que faça disputa de interesses com os Yankes. Rsrsrs, nossos tupinyankes surtariam. Rsrsrsrs

    • 1maluquinho says:

      Ojogo deles sempre foi essemeucaro.
      Minha sobrinha é naturalisada se formou la em ciencia da informatica e fez pós em segurança da internet e auerem leva-la para a maquina suja deles. Se casou com mecanico de Apache baseado noColorado.
      Os dois arrumam bons empregos aqui a hora que quiserem ebasta por la a economia piorarque elesvazam fora.
      Mentem ao povo la dizendo que ss rscuperam quando na verdade o desemprego e asdividas so crescem.
      Mais de 35 milhoes de Amsricanos vivem abaixo da linha da miseri e necessitam100% de doações gerais.
      São. Enganadorez meu caro e mentindo e enganando com falsa propaganda subjugavam o mundo.

  11. ,..É , o Dragão está se fazendo necessário e presente em quase na AS/AC…Q o irmão Caim do norte e cuide..Sds. 😉

    • 1maluquinho says:

      O irmão Caim donorte respira graças ao sustento economico Chines meu caro que ja ameaçou eles de lhes cobrarem e eles botaram os rabos entre as pernas.
      Se a China fechar a torneira para eles sucumbem para desespero da capaxada chiclete.

shared on wplocker.com