Mujica diz que Argentina atrapalha Mercosul

Às vésperas de deixar o cargo, presidente uruguaio afirma a jornal que política interna do país vizinho dificulta o desenvolvimento do bloco, apesar de Cristina Kirchner ter feito gestos para melhorar a integração.

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou em entrevista publicada neste sábado (28/02) que o antiquado modelo de política interna da Argentina – “típico de 1960” – cria problemas para o desenvolvimento do Mercosul, ainda que a nação vizinha “tenha feito gestos” para melhorar a integração.

“A Argentina está inserida em um projeto, na minha opinião, muito fechado, e isso traz consequências para a região”, afirmou o mandatário na edição deste sábado do jornal uruguaio El País. Mujica, de 80 anos, deixa o cargo neste domingo, quando passará o comando do país sul-americano para seu antecessor e aliado, Tabaré Vázquez.

Mujica definiu o projeto político da Argentina como “típico de 1969, para escolher uma data”, ao passo que, em sua definição, o Uruguai encontra-se “na época da integração”. “Creio que essa política interna da Argentina nos cria problemas para o desenvolvimento do Mercosul”, indicou o presidente sobre o bloco formado ainda por Brasil, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Ele assinalou que isso não significa que a Argentina “não tenha feito gestos”, já que na visão dele o país vizinho “tem feito muitos”, mas sofre a “imposição do modelo que assumiu, e isso é contraditório com a integração do Mercosul”.

O presidente uruguaio assegurou que faz uma “crítica em família” e que “quando a Argentina vai bem, o Uruguai vai melhor”, mesmo que muitos uruguaios não se deem conta disso, afirmou.

Mujica trabalhou durante os cinco últimos anos para melhorar as relações bilaterais com a Argentina e desarmou a maior crise das últimas décadas entre os dois países. O imbróglio se iniciou em 2006 por causa da instalação de uma fábrica de papel em um rio fronteiriço.

Dilma e Mujica inauguram parque eólico

A presidente Dilma Rousseff está no Uruguai para participar da cerimônia de posse do Tabaré Vazquez. Neste sábado, ela e Mujica destacaram a importância da integração regional durante a inauguração de um parque eólico instalado na cidade uruguaia de Tarariras por empresas estatais dos dois países – a Usinas Termoeléctricas del Estado (UTE) e a Eletrobras.

Mujica destacou que, “se tivéssemos um Brasil e uma Argentina rica”, o Uruguai teria que “trabalhar muito menos” para conseguir mercados para absorver a produção uruguaia. Dilma afirmou seu compromisso em trabalhar por uma América latina “livre, desenvolvida e democrática”.

Discurso emocionado de despedida

Milhares de uruguaios se despediram nesta sexta-feira de José Mujica. Ele foi ovacionado por cerca de 3 mil pessoas na Praça Independência, a principal de Montevidéu, após receber uma bandeira do país em seu último ato protocolar.

“Querido povo, obrigado, obrigado pelos abraços, críticas, pelo carinho e, sobretudo, obrigado pelo profundo companheirismo todas as vezes em que me senti sozinho no meio da presidência”, disse Mujica, que será senador entre 2015 e 2020.

O uruguaio finaliza seu mandato com 65% de aprovação, segundo uma última pesquisa realizada em dezembro pela consultoria Equipos.

FC/efe/rtr/dpa

Fonte: DW/Brasil

17 Comentários

  1. “Uma pessoa que está à frente do seu tempo, e isso é algo muito importante porque um país e um continente se desenvolvem se possuem utopias. E o presidente Mujica é um presidente que tem a realidade e a utopia compartilhadas.”

    (Dilma comentando sobre Mujica, em seu último dia no governo do Uruguai)
    ——————————–

  2. E ali pertinho da fronteira com o Uruguai (cerca de 25 km), Dilma inaugurou nesta Sexta, 27/02, o maior parque eólico da América Latina:

    ———————————————————–

    PARQUE EÓLICO GERIBATU

    Nesta sexta-feira (27), na inauguração do Parque Eólico Geribatu, em Santa Vitória do Palmar (RS), a Presidenta Dilma Rousseff garantiu que, mesmo “diante do maior desafio, que é a maior seca dos últimos anos no Nordeste e a maior seca Sudeste”, não haverá racionamento no país. No entanto, ela reforçou que é preciso economizar.

    “Se no passado ocorresse isso, estaríamos no maior racionamento. Em 2001, no racionamento, tinha energia no Rio Grande do Sul, mas não tinha linhas de transmissão. Hoje tem”, disse a Presidenta em referência ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
    (…)
    “Diversificação da matriz mais desperdício zero é garantia de segurança energética do País”.

    O empreendimento, que teve investimentos que somam R$ 2,1 bilhões – no parque eólico e nos sistemas de transmissão associados – possui 258 megawatts (MW) de capacidade instalada e deve produzir energia suficiente para abastecer 1,5 milhão de habitantes, segundo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

    “É um parque eólico excepcional porque é o maior da América Latina”, declarou Dilma em Santa Vitória. “Aqui vocês têm uma oportunidade de desenvolvimento aberta para toda a região e para o Brasil”, destacou.

    • Muito legal essa noticia do Parque Eólico Geribatu. Nesse momento que a imprensa tenta passar um senário apocalíptico do Brasil, é muito bom mostrar o outro lado também. Querem passar uma sensação de que tudo ta dando errado, desmoralizar o governo, colocar a oposição no poder e afastar o risco da reforma da imprensa, que nada mais é que a regulamentação do mercado, algo que já existe nos países desenvolvidos (EUA e Europa) a décadas. Infelizmente muitas pessoas não conseguem ver isso é são usados por esse imenso monstro que é a grande imprensa. Se não é o PlanoBrasil e outros blogs e jornais menores algumas não teríamos acesso a informações, e isso por puro interesse dos poderosos.

      Acorda Brasil, até quando seremos manipulados por Veja, Globo, Band, SBT e etc?

      https://www.youtube.com/watch?v=vksLS35_Th4

      • Carl_Carl,

        O vídeo que você postou já respondeu ao Nickless, mostrando as linhas de transmissão….

        Este outro vídeo, institucional, traz mais informações sobre o sistema de transmissão construído:

        https://www.youtube.com/watch?v=V8rTF5hHKnE

        Claro que isto, a Globosta,, Veja et caterva, não mostram!

        Vivemos no país do faz de conta midiático, que ocultando todas as coisas boas e amplificando as negativas, tenta fazer a cabeça dos brasileiros para fazer-nos crer que o país está um caos , que é o fim do mundo! Nada mais falso…

        Nos dias de hoje, quem quiser manter sua sanidade mental e estar bem informado, que mantenha-se desligado dos manipuladores jornalões e noticiários televisivos…

    • Passei ali em janeiro, a caminho de cabo polônio e o que vi foi vários geradores em faze de montagem ainda… muita coisa desmontada… e não vi linhas de transmissão.. rsrsrs

      • Talvez vc tenha visto as obras dos outros dois campos eólicos em construção…

        Porque o inaugurado Geribatu, com capacidade de 258 megawatts, é apenas o primeiro de três campos eólicos em construção na mesma região:

        “Geribatu foi o primeiro parque a ser concluído, como parte do Complexo Eólico Campos Neutrais, que terá capacidade para gerar 583 megawatts…Os outros dois estão em instalação na mesma região Extremo Sul do estado, em Chuí e Hermenegildo.”

  3. Tem certos momentos que a Sra.Cristina faz um jogo duplo, joga para o lado da integração como faz o Sr.Mujica ou contra, como quer os americanófilos golpistas.
    .
    A Argentina ficou paralisada, estacionou como está a nossa dilminha, ficou em cima do muro e acuada com os gritos das Hienas teleguiadas pelos sabotadores das nações planetária. 😉

    • (…) “O homem médio às vezes sonha com férias e liberdade. Sempre sonha em pagar as contas, até que um dia o coração para e adeus” (…)
      .
      (*) Mujica, ao comentar o modo de vida ocidental, ressaltou ainda que pessoas vivem entre as financeiras e o tédio rotineiro dos escritórios

      • Ele e sua esposa (senadora) moram em uma chácara, com uma casa pequena e uma garagem que guarda um fusca. Um homem e uma mulher impressionantes, e ele realmente põe o dedo na ferida ao comentar o modo de vida ocidental.
        Sds

  4. Uma pena que está deixando o governo.

    Este homem se mostrou um dos melhores governantes da América Latina. Não é fácil ser político e respeitado pelo povo.

  5. Tem gente que ainda vê chifre em cabeça de cavalo. A Argentina é bipolar. O discurso é o mesmo do sindicato Mercosul mas na prática joga contra o Brasil e o grupo. E não é que os EUA estejam se metendo , mas a China.

  6. “Dilma afirmou seu compromisso em trabalhar por uma América latina “livre, desenvolvida e democrática”.

    Já sabemos o quanto vale a palavra desta distinta senhora. 🙁

Comentários não permitidos.