Berlin está desiludida com o governo de Poroshenko

© AP Photo/ Alexander Zemlianichenko

O governo da Alemanha está desiludido com a presidência de Pyotr Poroshenko, que não conseguiu estabilizar a situação na Ucrânia, informou neste sábado o canal de televisão alemão ARD.

A emissora destacou que Berlin depositava grandes esperanças em Poroshenko: ao assumir a presidência ele prometeu regular o conflito no leste da Ucrânia pela via pacífica. “Agora, passados 10 meses de seu governo, reina um forte desencanto em Berlin” — informou ARD.

Além disso, o canal revelou, citando fontes do governo da Alemanha, que durante as negociações de Minsk, Poroshenko deixou seus aliados ocidentais no escuro quanto à fraqueza do exército ucraniano. É possível, no entanto, diz ARD, que o próprio Poroshenko desconhecia a real situação das forças do seu país, o que, por sua vez, reforça a impressão desfavorável de Berlin em relação a sua pessoa.

Em entrevista à ARD, o presidente da Conferência de Segurança de Munique, Wolfgang Ischinger, observou que a fraqueza do exército ucraniano veio como uma surpresa não só para Kiev, mas para muitos no Ocidente. “Estamos lidando com um exército decadente e incapaz de lutar” — concluiu.
Outro problema de Poroshenko, levantado pela ARD, se tornaram os livres batalhões financiados por oligarcas ucranianos, que se consideram “dispensados de cumprir a lei e os acordos internacionais” e recusam subordinação a Kiev.

Na opinião do deputado do parlamento alemão, Marieluise Beck, do partido Verde, o conflito no leste da Ucrânia reforçou as posições dos bilionários ucranianos. “Se uma pessoa como Igor Kolomoisky defende a cidade de Dnepropetrovsk com dinheiro próprio, Poroshenko não será capaz de apresentar uma iniciativa de anti-corrupção contra ele” — destacou o político.

De acordo com o último relatório da ONU, entre meados de abril de 2014 e 19 de fevereiro de 2015 o conflito no leste da Ucrânia levou à morte quase 6 mil pessoas, além de deixar 14595 feridos, incluindo 169 crianças.

Fonte: Sputnik

 

 

11 Comentários

  1. Onde se le Berlin desiludida com Poroshenko, le-se Berlin desiludida com Washington. Aqueles que riram de min quando citei Jim Willie dizendo que Alemanha tomou decisao de abandonr Washington e juntar o BRICS, dizendo que ou Willie ou seus informants estavam intoxicados por bebidas ou outras drogas, agora vao ter que ficar mais cauto quando expresser uma opiniao sobere o assunto. Pouco e pouco Alemanha se torna mais audaz e mais critica e sua rebeliao contra Washington.

    • Aquelas pessoas que ridicularizam sua opinião, meu caro JOJO, são as mesmas que declaram pérolas do tipo:

      “O UNASUR I será escolhido em detrimento ao projeto da Novaer”
      “A Ucrânia é uma economia em expansão”
      “A Inglaterra bombardeará o território Argentino”
      “A intenção de compra dos Rafales pelo Egito é apenas uma chantagem para forçar os EUA a levantar o embargo financeiro militar contra o país”

      E outras mais…

      • Assim como você defendeu que a Rússia era mais “poderosa que a OTAN”

        E defendeu que o Su-24 tinha jameado um AEGIS até o Rustam desmenti-lo.

        Também defendeu que os mísseis russos eram melhores que o Helfire.

        Você, no pouco que escreve, erra todas então não pode falar muito.

  2. Na verdade houve covardia por parte dos estrategistas ocidentais que deixaram Poroshenko a própria sorte no tabuleiro contra o maior estrategista politico em exercício desses ultimos anos ( Putin ), é obvio que tamanha surra era esperada, nada foi confiado a ele, e por isso, talvez eu acredite hoje que esse conflito serviu pra enfraquecer a economia russa, e limitá-la de ter acesso e adquirir ganhos em certos mercados europeus, fortalecendo a economia americana.

  3. Vivemos aqui uma guerra não declarada mais sangrenta onde morrem por ano mais de 50 mil vitimas de armas de fogo inclusive muitas crianças e cidadãos inocentes e ninguem se importa.
    A Europa a beira do esfacelamento para satisfazer o ego da elite neonazista Ucraniana seduzida pelo capitalismo apátrida Americano.

  4. O EUA já vinha armando Poroshenko indiretamente, através de equipamentos da era soviética da Polônia e da Lituânia e agora quase diretamente, com equipamentos estadunidenses inclusive…Através dos Emirados Árabes Unidos.

  5. Quando uma critica dessas chega a superficie da forma que chegou, por um agente da comunicação interna, imagina o que está sob a superficie. Incomodos mil.

  6. ,..E esses ekipa/ militares iankSS, cairam em mãos das forças do Donbass…pode até ser plantado, o q ñ foi o caso…vide o Kosovo, a agr a Síria…vão quebrar a cara no Donbass/Síria.Vão se desgatar, militar/ e financeira/ c o combate ao monstro judeuSS/Otan ESIL…Quem viver verá. Sds. 😉

  7. Nazifascistas de um lado, ditador de outro, e no meio o povo ucraniano… JOJO vc te toda razao meu amigo, a Alemanha anda ressentida com a politica de Washitong de “venha a nós” e ao vosso reino nada.

1 Trackback / Pingback

  1. Berlin está desiludida com o governo de Poroshenko | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.