Aprovada moção de repúdio ao governo da Venezuela por desrespeito à democracia

protestasenvenezuela1.520.360

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (25), uma moção de repúdio à atuação do governo da Venezuela por “quebra do princípio democrático, com ofensa às liberdades individuais e ao devido processo legal”.

Proposta pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a moção cita, entre os fatos considerados violações do princípio democrático, a prisão de oposicionistas políticos, como Leopoldo López, o confisco de bens privados, a perseguição a jornalistas e a censura à imprensa.

“Nos últimos dias, a mídia divulgou amplamente a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que, além de ter sido realizada de modo arbitrário pelas autoridades venezuelanas, conta ainda com rumores de tortura contra o oposicionista”, afirmou.

Araújo argumenta que o Protocolo de Ushuaia estabelece, no âmbito do Mercosul, que “a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os Estados partes”.

Polêmica
A moção de repúdio causou polêmica em Plenário. O deputado Padre João (PT-MG) disse que o Legislativo não deve interferir em atos de países vizinhos. “Não nos cabe ingerência em relação ao governo da Venezuela”, disse. Ele acusou PSDB e DEM de golpismo. “Estes que estão apoiando a moção vêm querendo ferir a nossa democracia em um terceiro turno, falando em impeachment”, criticou.

Para o líder do DEM, no entanto, o governo brasileiro se omitiu na questão, ao emitir uma “nota fofa” sobre a questão. “O Parlamento não pode ficar passivo assistindo a esses fatos. A prisão do prefeito de Caracas chocou o mundo. Ontem, as forças de segurança de Maduro mataram uma criança de 14 anos”, disse.

Apenas PCdoB e Psol apoiaram o PT. O líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), brincou com o isolamento governista. “Não deveríamos nos chamar minoria, mas maioria”, comentou. “É um ato de soberania de grandeza da Câmara, avisando ao mundo que a Câmara dos Deputados não aceita a burla do Estado de Direito na Venezuela”, defendeu Araújo.

O vice-líder do governo deputado Hugo Leal (Pros-RJ) criticou a “discussão panfletária” e disse que a diplomacia brasileira não se omitiu.

Fonte: Agência Câmara

24 Comentários

  1. “Estes que estão apoiando a moção vêm querendo ferir a nossa democracia em um terceiro turno, falando em impeachment”
    Isso é verdade.

    Quanto a criticar os atos do governo da Venezuela, os políticos do PSDB e do DEM deviam criticar primeiro o governo do Geraldo Alckymim, governador do estado de São Paulo, sobre a crise da aguá e a corrupção dos trens e metrô. Essa falta de aguá é um absurdo e jogar a culpa no coitado do cidadão, como a imprensa e o governo estão fazendo, é mais absurdo ainda!
    Falar de Petrobras e Venezuela é moda agora, mas falar da crise da água (algo que realmente atinge agente) isso a mídia não fala. O governador foi avisado a mais de 10 anos e nada fez e ninguém acha isso estranho…? Não abre processo não faz CPI e tudo bem? Aí vêm esses partidos golpistas falar de Venezuela… que se foda a Venezuela!!

    • a crise da aqua eles não falam pois o governador de são Paulo autorizou a agua da bilinguins que é para a onde vai a agua do pinheiros e do tiete ,ser desviada para Guarapiranga

      e essa agua agora para ser purificada usa-se tanto produto químico que os cientistas já avisaram que pode deixar a população estéril

      tanto homem como mulher

      nem Hitler conseguiu fazer o que o gogóvernador de são Paulo esta fazendo esterizaçao em massa

      um cara desse é impitima na hora rsrs

      mas como nossa imprensa sionista segue a cartilha dos apátridas eles se calam

      privatizaram a sabesp e acabou a agua

      agora o psdbestas querem privatizar a petrobras ,e se eles não acabarem com a gasolina essa vai para 10 reais no mínimo

  2. Quem conduz a política externa do Estado é o executivo. Contudo, em virtude da péssima diplomacia dos atabaques e o seu apoio criminoso ao regime venezuelano, a moção do congresso não deixa de ser salutar.

  3. “Não nos cabe ingerência em relação ao governo da Venezuela” – Certíssimo. O que não quer dizer que não possamos ter opinião própria sobre nossos vizinhos, e torná-las públicas.

    Por outro lado, a “ingerência” cabe sim. Se houver um genocídio local, qualquer país com “culhões” tem o dever de ir em favor dos desfavorecidos, principalmente se o governo for reconhecidamente corrupto e ditatorial (no mal sentido, é claro).

    “Para o líder do DEM, no entanto, o governo brasileiro se omitiu na questão, ao emitir uma “nota fofa” sobre a questão. “O Parlamento não pode ficar passivo assistindo a esses fatos. A prisão do prefeito de Caracas chocou o mundo. Ontem, as forças de segurança de Maduro mataram uma criança de 14 anos”, disse.”

    – Excelente colocação. Não sou contra a prisão do homem, mas apresente-se os fatos para tal. Ser oposição apenas não justifica isso. Isso é democracia.

    Apenas PCdoB e Psol apoiaram o PT. – Bom saber. Muito bom saber.

    De qualquer forma, ainda não vi uma declaração pública da PresidAnta, como ela tem feito em tantas ocasiões menos meritórias. Esse assunto realmente merecia uma posição clara e pública, veiculada.

  4. (…) “quebra do princípio democrático, com ofensa às liberdades individuais e ao devido processo legal”. (…)
    .
    .
    A Venezuela teve um dia de FERGUSON onde a população levou FERGUSON da polícia bolivariana e a imprensa-empresa americana, e fez um cobertura total e imparcial sobre o dia em que em Caracas teve um dia de FERGUSON em sua rua.
    .
    .
    Esses coXinhas … hahahahahh

    • Meu camarada. Vá morar uma temporada em Ferguson, ou qualquer lugar dos EUA. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
      Os americanos são tapados para algumas coisas, cegos para outras e hipócritas para muitas outras, mas não tem como comparar uma coisa a outra.

    • OBAMA FALHA NO SEU GOLPE DE ESTADO NA VENEZUELA
      .
      Mais uma vez, a administração Obama tentou mudar pela força um regime político que lhe resiste. A 12 de fevereiro, um avião da Academi (ex-Blackwater), disfarçado como aeronave do exército venezuelano, devia bombardear o palácio presidencial e matar o presidente Nicolas Maduro. Os conspiradores tinham previsto colocar no poder a antiga deputada Maria Corina Machado e fazê-la aclamar, de imediato, por antigos presidentes latino-americanos.
      .
      (*)fonte: Thierry Meyssan / [ voltairenet.org/article186839.html ]
      .
      .
      (…) Para justificar o “putsch”, a Casa Branca tinha encorajado grandes companhias venezuelanas a açambarcar, mais do que a distribuir, as mercadorias de primeira necessidade. A ideia era a de provocar filas de espera diante das lojas, depois infiltrar agentes nas multidões para provocar tumultos. Na realidade se existiram, de facto, problemas de aprovisionamento, em janeiro-fevereiro, e filas de espera diante das lojas, jamais os Venezuelanos atacaram os comércios. (…)
      .
      .
      ******************
      .
      Esse titio Satã … rsrsrsr

      • Thierry Meyssan, outro que como você pastel de vento, faz xixi na cama toda vez que tem pesadelos com “Uzsiúnista mau”. Suas mães podiam trocar figurinhas sobre como lavar os lençóis…rs!

      • nikelondeon , falou se olhando no espelho rs

        a mesma turminha golpista aqui no brasil que encheram a petrobras de raposas na época do privataria tucana para ver se naquela época colcava a petrobras a venda

        hoje além de entregar seus antigos pupilos para a justiça entre aspas é logico

        agora tenta colocar o brasil contra a Venezuela por uns pregos metidos a puritana mas são golpistas

        perdeu e acham que tem moral para alguma coisa

        o governo federal tem que fazer igual na Venezuela

        safado tem que ser preso pode ser ate prefeito deputado

        traidor cobra cega !!!

        perdeu e agora ficam chorando ,vai perder na próxima e não vai ter impitima rsrs não vai ter nada

        e se investigar chega no psdb ,agora quero saber do hsbc que tem tucano gordo la também

        e ainda tem quem defenda esses apátridas em que seu partido esconde separatistas

        morte a todos separatistas o brasil tem que se limpar dessa lastima em cargos de comando

        eles querem golpe esta na hora do contra golpe igual na Venezuela

      • Como eu já havia dito, pessoas que não sabem conviver em sociedade são sociopatas. Quem não sabe conviver na democracia é um analfabeto político. Você é ambos Canídeo comichoso!

      • traidor da pátria agora quer se esconder atrás da democracia !!!

        você é um exemplo tiraleite

        antes de eu desentocar seu trazeiro gordo e você se assumir como sionista da sua própria boquinha

        você vivia chamando o brasil de banana ,putenfia , e outros nomes jocosos de todas formas

        mas depois de se identificar como sionista parou de ser tao agressivo

        sabe por que ???

        por que você é o tipo de traira que eu estou falando ,e antes se fingia de brasileiro ,mas não passa de um pato feio e manco em terras de vera cruz

        sociopata é você que quer acabar com o brasil !!

        vem pagar de democrático ,mas na verdade vocês se escondem atrás dessa democrecia apenas para fazer o jogo dos interesses estrangeiros !

      • Traidores da pátria são aqueles que defendem corruptos que destroem o brasil e políticos que só conseguem se eleger mentindo para a população.

        Otários são aqueles que foram engandos e roubados e ainda defendem os criminosos.

        Ou que preferem povos de outros países que nem conhecem acima do povo brasileiro.

        Esses sim são os traídores.

    • Opss!…rsrsrsr … parece que os coXinhas não gostaram da comparação da democracia bolivariana com a democracia da sua vaca sagrada … hahahahah

    • Depois de criticarem as ditaduras bolivariana, cubana,norte coreana ,…., tec; …. essa rapaziada “democrática” vai para as venidas paulistanas pedirem o retorno dos militares no poder … hahahahha
      .
      O bom da democracia é isso … você pode ir às ruas e pedir o retorno da ditadura agora, na ditadura …. vai sair na rua pedir o retorno da democracia … vá … para vê o tamanho do FERGUSON que você leva …hahahahah

  5. ,..Real/ o cara está indo além das pernas, + ainda assim a CIA/NSA ñ tem o direito de se meter na vida política dos Venezuelanos,e problema internos deles. e o Maduro poderá criar caso c a Colômbia e ou Guina p desviar o olhar internos e aglutinar o povo na causa nacional, vide a argentina na guerra das I. Malvinas q e deles , sabemos disso..Q fikemos espertos, o tio santanás está agindo dentro até do sul maravilha, onde eles td sabe, td vê…trágico. Sds. 😉

  6. A câmara em sua maioria constituída por sustentadores de oligarcas, por vezes se representando, o que também os fazem por cultura reacionários, não teria mesmo como deixar de solidarizar com seus similares mundiais. E tem todo o direito constitucional de se postar dessa forma, afinal são a cara da maioria, temporária, dos cidadãos que os elegeram.
    Muito provavelmente agora o governo da Venezuela vai mudar sua conduta por conta disso. Kkkkkkk

  7. Cambada de gambás. Os defensores da ‘democracia e liberdade’ já estão mostrando os dentes.
    Repetindo aqui o que escrevi diversas vezes nos últimos 6 anos:
    -“…eu torço para que o Chaves (agora o gambá II) conclua logo seu projeto de governo para que o brasileiro acorde”,
    Infelizmente não foi a tempo. Mas os sinais já estão aí.
    E o Lulalelé já está com o discurso contra a mídia novamente. O que é que isso significa para você? A mídia foi o primeiro alvo dos bolivariantas. Depois foram os empresários, depois a igreja, e agora os oposicionistas.

  8. Já dissemos aqui que não estamos longe de virar uma Favenezuela , os sintomas são claros …

    “””Em seu discurso, o coordenador do MST, João Pedro Stédile, como de hábito botou lenha na fogueira: “Ganhamos as eleições nas urnas, mas nos derrotaram no Congresso e na mídia. Só temos uma forma de derrotá-los agora: é nas ruas”. É o caso de perguntar o que Stédile quer dizer com “derrotá-los nas ruas”. Mas Lula parece saber a resposta. E aproveitou a deixa, ao falar no encerramento do ato: “Quero paz e democracia. Mas eles não querem. E nós sabemos brigar também, sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele na rua”. Uma declaração de guerra?””””

    http://www.defesanet.com.br/front/noticia/18282/ESTADAO—Lula-Estimula-o-Conflito-Social/

1 Trackback / Pingback

  1. Aprovada moção de repúdio ao governo da Venezuela por desrespeito à democracia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.