Agência de inteligência dos EUA prevê “fragmentação” da Rússia até 2025

© flickr.com/ Stephen Melkisethian

O relatório traz um prognóstico meio inesperado sobre a Federação da Rússia, dizendo que esta irá “se fragmentar” nos próximos dez anos, em função do conflito na Ucrânia e do fortalecimento dos laços dos países vizinhos com o Ocidente.

A agência estadunidense de inteligência e análise Stratfor publicou um relatório com previsões geopolíticas para 2015-2025 que se tornou manchete mundial imediatamente. Os autores do documento destacam como eventos mais importantes que esperam o mundo a fragmentação da Rússia, o colapso da União Europeia, o fortalecimento da Turquia, o declínio da China e o poder crescente político e econômico dos EUA.

A Rússia é o tema central do relatório. O conflito da Ucrânia, que irá persistir, segundo os especialistas, permanecerá “o elemento central do sistema internacional nos próximos anos”. Depois disso, os autores começam a tratar da Federação da Rússia, insistindo que o país “não pode continuar existindo na sua forma atual por uma década inteira”.

Já segundo vários analistas contatados pela Sputnik, tal previsão é errônea. Por exemplo, o jornalista brasileiro Mário Russo disse:

“A parte que me preocupa é que essas previsões em relação à Rússia são ao mínimo apocalípticas, parciais ou pretenciosas”.

Falar sobre desmembramento ou fragmentação de um Estado nos próximos dez anos é bastante arriscado e forte, é preciso ter provas suficientes para justificar tal previsão. E os analistas da Stratfor não apresentam essas provas, afirma José Niemeyer, professor de Relações Internacionais do Ibmec do Rio de Janeiro.

Outro assunto importante destacado pelos autores do relatório é o crescimento do papel da OTAN e dos EUA na “linha de frente” entre a Europa Central e a Rússia. Esta “linha” tem como pontos especialmente importantes a Polônia e a Romênia, países que estão se alinhando claramente mais e mais com os EUA em relação à Rússia.
Até prognosticam que a Polônia irá se tornar o Estado mais influente (do ponto de vista da OTAN e dos EUA), opinião esta compartilhada por certos especialistas e rejeitada por outros.

A China também não mereceu um prognóstico positivo. Segundo os analistas da Stratfor, o seu problema, como da Rússia, é a imensidade do seu território, mas nesse país não haverá cisão ou fragmentação, senão declínio econômico e fortalecimento do modelo autoritário de governação. Sem isso, acreditam os analistas do Texas, não é possível governar o país, que tem problemas em várias fronteiras, com a Mongólia, com o Tibete.

Não obstante, há um grande país que não irá ter nenhum separatismo, fragmentação ou autoritarismo. São os EUA, aponta o relatório. Este país, que, ademais, será “a maior economia do mundo”, irá se centrar na agenda interna, deixando de lado por um tempo assuntos de segurança internacional. Portanto, segundo a agência, isto trará mais força política, inclusive no palco internacional, aos Estados Unidos.

Voltando à agenda mundial, os analistas preveem o fortalecimento das posições da Turquia no Oriente Médio, graças também à sua parceria com os EUA.

Fonte: Sputnik

 

43 Comentários

      • correto é um desejo ,mas não apenas contra a russia ,mas para todos os países gigantes do globo ,entre eles esta o brasil

        estado unidos é um braço gordo ! seca pimenteira

        de olho em tudo que tem o mundo e que suas mãos sujas possam segurar

        quanto mais essas noticias saem indiscriminadamente ,mas chaces de uma terceira guerra nuclear começar

        os russos percebem que os anglo sionistas querem velos mortos

        coitado do russo que confiar nesses yankes

    • concordo tb,
      e sinceramente estas “previsões” sao ridículas, eles deveriam ter dito sobre o que pode acontecer com o próprio EUA tb, que se for ficar jogando por “previsões” a muita coisa para dizer o que pode acontecer com os EUA por exemplo(os EUA tb correm um risco de se fragmentar em um futuro “talvez” próximo).

  1. “a fragmentação da Rússia, o colapso da União Europeia, o fortalecimento da Turquia, o declínio da China e o poder crescente político e econômico dos EUA.”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Minhas previsões:

    – A Russia irá se fechar mais em relação ao ocidente. Putin vai vencer as próximas eleições e investir pesado na máquina de guerra russa. Nova Guerra Fria;
    – A China vai desacelerar o ritmo de crescimento, após 2020 crescerá menos de 4% aa;
    – O petróleo vai continuar em baixa pelo próximos dois anos, depois retomará trajetória de alta;
    – A UE criará uma segunda divisão para onde irá mandar os membros problemáticos (endividados);
    – A Inglaterra deixará a UE;
    – O Oriente Médio continuará em conflito;
    – Os EUA continuarão como estão;
    – Israel continuará como está;
    – Após 2020 ninguém lembrará do Estado Islâmico, a modinha da vez será outro grupo terrorista financiado por ?
    – O lado negro da Força me impede de ver o Brasil no futuro…

    • – Porque você acha que o petróleo continuará baixo por 2 anos ?
      (estimativa especifica)
      – Eu nao acredito que a União Européia criara uma “Segunda Divisão”, acho que essa parte preferiria ameaçar s UE com a desintegração, a ser jogadas pra escanteio.
      — Brasil, meu palpute, a Amazônia ira virar um kosoovo (ou uma Ucrânia a cnrario, sim, o alto numero de ONGs americanas tem objetivo claro.

  3. Depois de uma guerra nuclear quem sabe … rsrsrs … até a vaca sagrada, corre o risco de virar também umas pequenas republiquetas de bananas. 😉

    • (…) O índice de aprovação do presidente russo Vladimir Putin subiu para 86%, um aumento de 17% desde fevereiro de 2014, de acordo com uma recente pesquisa independente do Centro Levada de opinião pública da Rússia.(…)
      .
      (*)fonte::[ br.sputniknews.com ]

  4. Nem sei como começar a escrever algo sobre essa “coisa” que classificam como relatório, mas se assemelha a confissões de um bêbado da casa branca.
    A Russia é um dos países mais fortes em assunto de unidade nacional, de norte a sul e de leste a oeste os pensamentos são dominados pelo levabte da pátria mãe e pelo fortalecimento da nação como um todo, o que existe dentro da Russia e mesmo assim é riforosamente controlado pelo governo, são minusculos movimentos contra alguns pontos que não ps agradam na política russa, dentre eles os movimentos pro gays ( que é ridiculamente pequeno) e movimentos de proteção ambiental, que maos agrega do que separa. Outros ponto, é o progresso na política do controle estatal sobre a informação e mídia que veicula na Russia, pois informações, filmes e quaisquer outros meios de divulgação que promovam ideais contra a pátria e contra o governo ( claro, somente o que é prejudicial) são travados e bloqueados, o que não permite aos EUA e seus países boqueteiros a intromissão nos assuntos internos da Russia, igualmente a China tem agido como vimos no caso dos protestos em Xangai, assim, dificilmente haverá golpes como os que temos visto no OM , Ucrânia, Brasil.
    Sei que haverá quem diga que a Russia enfrentará maus bocados financeiros, mas não é o que os prognósticos revelam, pois devido ao aumento de certos polos economicos espalhados pelo globo, a Russia não precisa estar intimamente atrelada ao mercado ocidental, mas como ja tem feito, precisa substituir o mesmo pelos mercados emergentes, apoiando-os em suas deficiencias e inserindo-os em ramos mais complexos como setor de alta tecnologia, setor bélico, aeroespacial,etc, além claro, de continuar apoiar o fortalecimento do já existente e influente BRICS.
    Resumindo de forma bem grossa, não sei o que esses avaliadores usaram pra escrever tal relatório, talvez seja como nos tempos do rei Acabe onde os profetas diziam aquilo que o rei queria ouvir, faltos de fatos, mas em suma, deve estar faltando mulher na cama e sobrando maconha na vida dos que escreveram tais sandices.

  5. Eita….

    Passa a mão Senhor!!!!!!!

    Algum trilogiopata esta escrevendo artigo de opinião pras agências americanas agora???

    Ughuhhauhuahuhauhauhahuahuauhahua

    A Russia nunca esteve tão coesa como agora…. E avançando em todas as áreas….

    Os americanos não tem outra opção se não chorar

    E os trilogiopatas morderão as fronhas dos travesseiros…..

    Ps.: vai trabalhar, Da Lua !!!!!!!!

  6. Deve ser a mesma equipe de analistas que previram o fim do terrorismo, de pois do lançamento da guerra ao terror de Bush filho, ou que previram queda a de Assad com o fortalecimento de milicias, ou ainda a vitória sobre o Talebã na guerra do Afeganistão, ou ainda que apoiaram a eleição de Putin na Rússia colocando-o como atlanticista reformador e que este seria uma excelente aliado de Washington, ou ainda devem ter sido estes analista que previram a ruptura de Hong Kong com o governo chinês e a formação de um novo país na Ásia, ou ainda quem sabe sejam estes analistas que descobriram a existência de armas de destruição em massa de Sadan Hussein e a bomba nuclear dos aiatolás.

    Desculpem o tom acido mas estes pseudos analistas parecem desconhecer a história do povo russo, pois se o Império Russo não se fragmentou com as investidas durante séculos de ingleses, franceses, macedônios, otomanos, japoneses e chineses, se nem aqueda do czar foi suficiente para emplacar um processo de secessão no Império Russo, se a Primeira Guerra Mundial onde a jovem nação russa combateu mesmo estando ainda sob clima da revolução, se na Segunda Guerra Mundial mesmo com a investida dos alemães, a perda de grande parte do território, milhões de vidas e o regime tresloucado de Stalin tambpem não foram suficientes para o desmembramento da Rússia.

    Mais recentemente temos a queda da URSS, o desastre da adm de Yeltsin, a investida especulativa americana e nada disso foi suficiente para desestabilizar a Rússia de modo a propiciar a fragmentação destas.

    E que não venham falar de movimentos coloridos, ou de levantes islâmicos, pois temos os exemplos do Daguestão, da Ingushetia, etc., e todos, ou ainda a agressão da Georgia patrocinada pelos EUA, e foram sufocados e seus lideres mortos,capturados ou perseguidos, ou alguém aqui duvida que Putin tenha força e arrojo suficiente para uma nova investida ao estilo de Grozny, ou da Georgia

  7. Algumas previsões da CIA sugerem que, em 2150, tendo já dominado e / ou destruído todas as nações da Terra, os entediados estadunidenses partirão para a conquista da nossa galáxia, fomentando discórdias e guerras entre os ingênuos ETs!

    • Acho que depois de 2029 quando eles preveram que o Brasil será a primeira economia do globo adiministrada pelo Enéas ( que possuirá o corpo do Aécio) e depois da China ser vencida numa guerra contra as ilhas Salomão, acho que depois desses fatos, eles mencionam que o Irã vai a Venus num Saeqeh de 100°geração, e mencioonam tbm que vão invadir o sol pra extrair Petroleo com sua nova empresa ( a Petrobras), vão fazer uma incursão e bombardear o Céu, matar os anjos e querubins e por aí vai. Sds

  8. “Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme… e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”. David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006)

    senhores..não é só na Rússia que intencionam isso…aqui em nome da floresta devastada e da auto determinação dos povos indígenas oprimidos será posto em ação o mesmo…. o cenário já é preparado e trabalhado a décadas….

  9. Já que tem tanta gente chutando eu também vou chutar,esse artigo nada mais é que uma resposta ao espacialista russo Igor Panarin que a alguns anos atrás previu o esfacelamento dos EUA, o fato importante é que em sua teoria é a Rússia que ganharia com isso !

    Agora um replay, das previsões do Sr.Igor Panarin !

    EM ENTREVISTA AO JORNAL IZVESTIA, IGOR PANARIN, PROFESSOR DA ACADEMIA DIPLOMÁTICA DO MINISTÉRIO DO EXTERIOR RUSSO, DIZ QUE A CRISE LEVARÁ OS EUA AO COLAPSO E FORÇARÁ O PAÍS A SE DIVIDIR EM SEIS TERRITÓRIOS

    Um professor da academia diplomática do Ministério do Exterior da Rússia está causando polêmica por conta de seus prognósticos sobre o futuro dos Estados Unidos após a atual crise econômica, a mais grave desde a década de 1930. Segundo Igor Panarin, a crise vai levar os EUA ao colapso, e provocará uma divisão do país em seis novas nações.

    Panarin, um respeitado analista político da Rússia, fez a previsão em uma entrevista ao jornal Izvestia, de acordo com o blog político americano Drudge Report. “Nada dá segurança ao dólar. Os débitos externos cresceram como uma avalanche. Em 1998, quando fiz a minha previsão pela primeira vez, já tinham passado de US$ 2 trilhões. Agora, passou de US$ 11 trilhões. Essa é uma pirâmide que só pode ruir”, disse Panarin, afirmando ter feito essa previsão dez anos atrás, em uma conferência internacional na Austrália.

    Segundo ele, várias razões vão quebrar a economia americana, como o fato de que “milhões de cidadãos perderam suas poupanças, os preços e o desemprego estão subindo, a Ford e a General Motors estão à beira da falência e os governadores já começam a pedir dinheiro do governo federal”. No fim desse processo, diz Panarin, haverá uma “mudança no sistema regulatório financeiro em escala global”, e os EUA serão substituídos pela China e pela Rússia no papel de maior regulador da economia.

    Panarin completa o raciocínio afirmando que a única coisa que evita a “insatisfação total” nos EUA é a esperança de que Barack Obama fará milagres, e logo “ficará claro que não existem milagres”. Isso tudo se somará ao “cenário político vulnerável, à falta de leis nacionais unificadas e às divisões entre a elite, que ficaram claras”.

    A divisão territorial dos EUA, diz Panarin, teria um país na costa do Pacífico (influenciada pela crescente população chinesa), o Sul (com os hispânicos), o Texas (onde já existem movimentos de independência), a costa do Atlântico (onde a população têm uma mentalidade diferente), os estados mais pobres da região central (onde há grande número de nativos) e os estados do Norte (onde vem crescendo a influência do Canadá). Perguntado sobre o Alasca, estado comprado pelos EUA da Rússia no fim do século 19, Panarin disse que seu país “poderia tentar reaver” o território.

  10. Eu sempre respeitei os amigos seguidores do blog mas estou totalmente arependido e desepcionado com voces, deste ato de minha pessoa OLHA AI CIA EU ACREDITO EM VOCES E JA QUE EU ACREDITO EM VOCES PODEM ME MANDAR OS NUMEROS DA MEGA DA VIRADA DE 2015 PARA 2015 ou pode ser da proxima mega acumulada, vai que cola gente OS CARAS SÃO AROGANTES MESMO.

    • corigindo 2015 para 2016 tavendo amigos voces me deixaram tão chateado com suas desconfiança dos caras que eu errei as datas TIA DINA EU ACREDITO,PERDÃO É TIA CIA OU TIO CIA.

  11. Pessoal…

    Eles também previram o final da União Soviética… Ninguém acreditou… Alguns estudos americanos, pouco creditados no início, já projetavam como se daria um colapso soviético, e isso desde o final dos anos 40. E não somente eles… O primeiro trabalho sobre o tema é creditado a um economista austro-hungaro chamado Mises, e datado de 1921!!!

    Vale citar que Ronald Reagan previu o final da União Soviética cerca de 9 anos antes da mesma se destruir…

    E como eles conseguiram? Basicamente, fizeram um exercício de projeção baseado no cenário de sua época e gerando possibilidades dentro do futuro previsível, dentro da comprensão desses efeitos em termos de sociologia e economia…

    Indo ao assunto…

    O fato é que há sim uma chance remota de fragmentação… Se vier ocorrer, imagino que não será como rachar o país ao meio… O será pelas beiradas… Ainda existem pendengas mal resolvidas na Chechênia, só para citar um exemplo…

    Quanto a União Soviética implodiu, não foi apenas a queda de um regime… Toda a estrutura social, política e economica do país veio abaixo. E com isso, forças latentes que estavam suprimidas pela rigida conduta soviética vieram a tona em meio ao caos social; e explodiram na forma de conflitos étnicos e religiosos que perduraram basicamente durante duas décadas, com reflexos até os nossos dias…

    Politicamente, a Russia também terminou dividida em diversas facções, que somente estão hoje acomodadas pela presença de Putin, um lider forte… E é a partir daí que, no meu entender, deriva o problema… Explico a seguir:

    Putin fará 63 anos em 2015… Até 2025, quando estará então com 73 anos, é improvável que terá condições físicas de permanecer a frente da política de seu país… E não há, atualmente, sucessor a altura o atual presidente russo… Não ha nenhum nome atualmente na Russia capaz de ser o que Putin é hoje… Evidente que o mesmo vai propor um nome… Mas se ele vai ou não ser bem sucedido, isso é outra história…

    Fora isso, há o fator economico… Com mais de 40% da receita russa dependente de petróleo, os mesmos se tornam refens dessa commoditie… Mesmo reduzir a produção para aumentar o preço pode não resolver, posto que a Russia não controla sozinha esse mercado… O rublo também se encontra comprometido. O Banco Central russo elevou os juros a 17%, numa tentativa de segurar o valor da moeda. Mas o fato é que até o final de 2014, a moeda russa teve uma queda de cerca de 50%. Se continuar da forma como está, as dificuldades economicas podem levar a um ponto de saturação, que trará caos social crescente, o que pode culminar em conflitos…

    Essa situação pode, evidentemente, ser estabilizada no curto prazo, se houver uma estabilidade e subida do preço do petróleo ( o que poderá ocorrer em uns dois anos, como o Guga preveu acima ). Seja como for, deverá ocorrer imperiosamente uma aceleração diversificação da economia, tornando-a mais dinâmica e robusta ( o que já é medida de médio para longo prazo ). Todo o pensamento russo deve estar focado nisso nessa década, se quiser evitar uma hecatombe economica. E mesmo que não seja o caso, a atual crise, gerada pelas sansões impostas pelo Ocidente, já garante que haverão efeitos que irão perdurar por certo tempo.

    Particularmente, não desejo isso… Uma Russia forte é um ponto de equilíbrio de poder no mundo. Já o colapso russo, poderá muito bem representar o caos, pois na esteira do vácuo de poder, forças poderosas poderiam assumir…

    Quanto aos americanos, mesmo que aos trancos e barrancos, a economia está crescento… A independência em fontes energéticas é uma possibilidade concreta, e deu a sua economia considerável impulso. A oferta de energia também reduz o “custo país” como um todo, tornando atrativo investir nos EUA. Assim sendo, se o otimismo prevalecer, há a possibilidade de um crescimento real e duradouro.

    E quanto a China, o “custo China” está crescendo; de forma devagar, é verdade, mas isso já é perceptível… Grande conglomerados pelo mundo consideram sair do país e se estabelecer em outros países ainda em desenvolvimento.

    Por fim, deve se entender que o estudo descrito acima no post é tão e somente uma possibilidade. Pode acontecer tanto quanto pode não acontecer…

    • Bem o final de seu pensamento diz tudo !

      “Por fim, deve se entender que o estudo descrito acima no post é tão e somente uma possibilidade. Pode acontecer tanto quanto pode não acontecer…“

      Oque tem de previsão por ai que não se confirma, é uma exorbitâncias, essa do BRASIL ser o país do futuro é uma das mais emblemáticas !

      Previsões sem compromisso é oque mais há,se confirmam o autor diz:
      -Ta vendo não falei !
      Se fracassam:
      -Ha era só uma previsão ! com possibilidade de se confirmar ou não !

    • Caro _RR_ os EUA tem sido muito cartesianista em seus relatórios, refutando que existem incontáveis variáveis que modificam a função em questão (prognóstico sobre a Russia) e sinceramente, olhando a estrutura economica da URSS vemos claramente muitos pontos que destacavam que tal estado se dissiparia, o principal deles era o desequilíbrio entre gastos e ganhos que atordoava as contas estatais durante décadas até explodir, fato beeem diferente na Russia, que tem suas contas equilibradas, orçamento positivo em todos os aspectos, crescimento em quase todos os setores, e até as sanções já tem tempo para afetarem a Russia, pois a mesma já está deslocando sua estratégia econômica para outros polos, que desfará a dependência do mercado europeu (preste atenção, quebrará a dependência, não as relações comerciais, pois estas podem até aumentar, mas acredito que não mais a níveis que comprometam a segurança da Russia) e uma série de outros pontos que demonstram que esse relatório foi no máximo hilário, mas totalmente indigno de confiança. Sds

      • Amigo ARC,

        Não é bem por aí…

        O que mantém as contas russas estáveis é justamente os 40% de receita advinda da exportação de gás e petróleo. Por isso falei em diversificação da economia. É necessário faze-lo rapidamente.

        A industria russa atualmente é dependente de bens e serviços europeus, incluindo itens de elevada tecnologia. Não é, portanto, tão simples cortar o cordão umbilical, posto que se leva tempo para desenvolver determinados itens… E o investimento feito por estrangeiros, que faz a economia russa rodar, não pode ser simplesmente substituído…

        Mesmo que os russos busquem outras alternativas comerciais, o fato é que o mercado europeu é um reduto de escoamento das exportações russas que não pode ser perdido, sob pena de encolhimento econômico. Aliás, o próprio ministro russo da Economia prevê retração da economia russa para esse ano…

      • É aí que está o ponto interessante da questão _RR_, pois a Russia seguia até a 8 anos atrás a corrente de países exportadores de grande quantidade de petróleo e outros combustíveis fósseis…o de depender desta tecnologia, o caso mudou de uns anos para cá com os avanços de exportações de produtos das industrias aeroespacial, atômica, agronômica, e por aí vai, que tem tomado uma fatia interessante no PIB do país, e no caso do problema com a Europa é mais complexo, pois devido a fortes laços com certas economias da zona do euro (principalmente Alemanha) a Russia nunca se privou de fortalecer tais relações, e nem teve problemas nas relações com tais países, permitindo assim o progresso e desenvolvimento das relações entre as economias, permitindo que suas industrias entrassem em seu território e desfrutassem de sua prosperidade (a Russia cresceu em média 6,7% de 1999 a 2005 no governo Putin) e só agora houve este problema de submissão européia aos interesses dos EUA prejudicando as relações, com isso, foram revistas todas as relações (palavras do próprio ministério russo) e serão pouco a pouco trocadas por outras relações mais estratégicas, até o ponto de não haver dependência econômica e estratégica com nenhum país da Otan, com isso, a Russia poderá cumprir o prazo de dois anos para a recuperação da economia do país e progressivamente começar a adentrar em mercados nos quais ela domina e pode extrair grandes frutos para diversificar sua economia.

        *Fiz um levantamento por alto, e só com as previsões de 3 anos, a Russia irá adquirir em torno e 50 a 70 bilhões de dólares com construções de usinas nucleares, e segundo matérias de fácil acesso na internet, é possível ver a projeção deles como o segundo maior exportador de armamentos ( gerando receita de US$ 50 Bi) e a previsão para superar os EUA é de 3 anos, alcançando a fatia de 30% das exportações totais do globo contra 28% os EUA (previsão para até 2019) e não estou contando com outras áreas que trouxeram vultuosos recursos para indicar o crescimento e erguimento da economia russa, principalmente os acordos na área de Gás para China ( US$ 400 Bi em 30 anos) e fechando um com a Índia ( não será tão grande quanto o da China mas será oneroso)…a Russia tem data pra retrair caro _RR_, mas já tem data tbm pra voltar a crescer, e alguns destes dados demonstram isso. Sds

  12. E a fragmentação dos próprios EUA? Do jeito que estão a fazer M… em todo mundo e criando cisões internas está mais fácil se auto fragmentarem do que qualquer um outro (bem…, menos que o Brasil pois este está pior que qualquer um…).
    Novamente a política externa errônea dos EUA perante a Rússia, acreditando que pode acuar aquele país (ao invés de tê-lo como parceiro) só o encaminha para o endurecimento e confronto político… não aprenderam absolutamente nada com a primeira e segunda guerra. Acéfalos incompetentes.
    Abraço,

  13. A CIA deve estar preparando uma agitação na Rússia, como estão fazendo na Venezuela agora e como fizeram na Ucrânia também, usando violência e mortes para mudar o governo a força.
    Só que na Rússia o buraco é bem mais profundo.

  14. Uma coisa me chamou a atenção, por esses dias foi ratificado e concretizado a existencia do Banco do BRICS, que visa fornecer certa segurança para países membros e aliados a membros, e devido a grande demonstração de interesse por parte de muitos países o mundo de se afiliar a este banco, os EUA começa a ver que a dependência por parte de investimentos será dividida pelo mundo, e grande parte dos países que foram de certa forma arrancados da elite global já demonstraram interesse em entrar, com isso, os EUA perderá bastante influencia nos assuntos de outros países, já que haverá alinhamento estratégico em relação ao Brics por parte dos países afiliados, e isso, gera medo que gera esse tipo de relatório que existe em grande parte para suavizar os temores do mercado, que começa observar o levante de um nova potência econômica emergente.

  15. Caro _RR_, infelizmente a pouca imagem que temos da Rússia chega até nós de forma deturpada, distorcida e manipulada, sendo comum a visão atlanticista de que a Rússia é um mero exportador de commodities e no máximo uma potência regional inferior a França e a Inglaterra, apenas para esclarecer alguns fatos, a economia russa durante o mandato de Putin, incluindo-se ai o mandato de Mendevedev, cresceu em todos os setores e não apenas no ramo militar ou petrolífero como estamos acostumados a ler e acreditar.

    A exportações russas em 2000 não atingiam 100 bilhões de dólares ao cambio atual, hj ultrapassam 500 bilhões, sendo que destas exportações cerca de 44,5% são representada por óleo e gás, quando nos anos 2000 as exportações de óleo e gás representavam quase 70% das exportações russas.

    Ocorre que as receitas de gás e petróleo representam apenas 18,5% do orçamento russo, já que o mercado interno russo teve um crescimento exponencial, fortalecendo a capacidade orçamentária russa em mais de 50% acima das receitas de gás e petróleo.

    Hoje a Rússia exporta minerais, pedras preciosas, metais raros, borracha, madeira, máquinas pesadas, produtos químicos, grãos, armas, tecnologia, etc., ou seja balança russa não é só gás e petróleo, bem como diferentemente dos anos 2000e da década de 90, onde a Rússia exportava a matéria prima, hj ela exporta o ´produto acabado o que agrega valor de mercado, apenas como exemplo cito as chapas de titânio que abastece quase 90% do mercado de titânio dos EUA, ou seja os aviões da Boeing, da Lockheed, ou da Northhop, são feitos com titânio russo.

    Era comum lermos que o povo russo passava fome, ou vermos fotos de mercados russos com as prateleiras vazias, sendo que em 2000 a produção de grãos russos não chegava a 50 milhões de toneladas, hoje excede os 100 milhões de toneladas e a Rússia exporta grãos, principalmente trigo e cevada e olha eu segundo a FAO a Russia não explora nem 10% da capacidade de suas terras aráveis.

    E para evitar que algum forista desavisado afirme que estou falando besteira, ou que sou russófilo, ou que detesto “usamerianusmalvados”, convido os foristas a pelo menos dar uma breve olhada no relatório intitulado “Putin 2000 – 2014, Midterm Interim Results: Diversification, Modernization and the Role of the State in Russia’s economy – A Wittgensteinian look at the Russian economy, elaborado por Jon Hellevig e datado de dezembro de 2014, para que conheçam um pouco mais da economia russa e da administração que Putin empreendeu, antes de ficar apenas recitando os mantras da corrompida imprensa ocidental.

    O arquivo em PDF pode ser acessado no seguinte link:

    http://www.awaragroup.com/upload/Awara-Study-Russian-Economy.pdf

    Cabe a ressalva que o relatório não foi feito pelo Voz da Rússia, pela RT, ou Sputinik, mas sim pela AWARA uma empresa especializada em consultoria e desenvolvimento de negócios e investimento e ainda que grande parte do foco desta empresa seja a prospecção e abertura do mercado russo ao capital internacional isto não desmerece o relatório, posto que o mesmo esta baseado em dados e fatos reais e comprovados pelo Banco Mundial.

    Assim falar que a Rússia, vai se desintegrar em 10 anos e tão credível quanto como afirmar que a Tuna Luso vai ganhar o campeonato brasileiro de 2020, pode acontecer pode, mas as chances são diminutas e eu jamais apostaria minhas fichas nesta previsão.

Comentários não permitidos.