Irã faz manobras navais no Estreito de Ormuz

Foto – © AFP 2015/ AFP

A Guarda Revolucionária do Irã está realizando a partir desta quarta-feira, 25 de fevereiro, exercícios navais no Estreito de Ormuz, a poucas centenas de quilômetros de distância de embarcações ocidentais empenhadas na luta contra o grupo Estado Islâmico.

As três forças militares iranianas participam das manobras regulares, apelidadas de “Grande Profeta”.

Não ficou claro como acontecerão os treinos. A televisão estatal mostrou um ataque de mísseis de alta precisão sendo disparado da costa e um helicóptero sobrevoando uma réplica de um porta-aviões norte-americano. Embarcações de ataque rápido participaram também dos exercícios militares, que visam “demonstrar o poder” da Marinha na proteção dos interesses iranianos no golfo, de acordo com o canal estatal.

Os oficiais da Guarda Revolucionária são responsáveis pelas forças navais do Irã no golfo, composta principalmente de centenas de lanchas equipadas com diversos tipos de mísseis de curto e médio alcance, bem como minissubmarinos. A estimativa dos especialistas ocidentais é de que estas unidades contem com, aproximadamente, 20 mil soldados. Caso o país seja atacado, eles têm a tarefa de bloquear o Estreito de Hormuz, através do qual um terço de tráfego de petróleo marítimo mundial passa.

O Irã diz que sua doutrina militar é baseada na inteira dissuasão. Os exercícios começaram dois dias após o porta-aviões francês Charles de Gaulle iniciou suas operações no golfo como parte da coalizão internacional que luta o grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria. O navio ficará na região por oito semanas e trabalhará ao lado do porta-aviões americano USS Carl Vinson.

Fonte: Sputnik

Irã destrói réplica de porta-aviões americano em manobra militar

Réplica de um porta-aviões americano é destruída em manobra militar no Golfo Pérsico

Guarda Revolucionária lança exercício naval e aéreo de grande escala nas águas do Golfo Pérsico, pelas quais um quinto do petróleo mundial é transportado. Estados Unidos dizem não estar preocupados com a simulação.

A Guarda Revolucionária do Irã realizou nesta quarta-feira (25/02) um exercício militar de grande escala nas águas estratégicas do Golfo Pérsico, em que dezenas de lanchas armadas invadiram uma réplica de um porta-aviões dos Estados Unidos, que foi atingido por mísseis.

A manobra militar, nomeada “Grande Profeta 9”, foi realizada perto do Estreito de Ormuz, importante via para navios petroleiros e por onde é transportado um quinto de todo o petróleo mundial.

O exercício foi realizado dois dias depois de o porta-aviões francês Charles de Gaulle ter lançado operações militares no Golfo. Em dezembro, o Exército regular iraniano já havia realizado treinamentos navais na região.

A televisão estatal do país mostrou imagens de mísseis sendo disparados a partir da costa e de pequenas embarcações atingindo a réplica de um porta-aviões americano. O exercício militar, que também incluiu abater um drone e colocar minas submarinas, foi o primeiro a envolver uma réplica de uma embarcação dos EUA.

“Porta-aviões americanos são grandes depósitos de munições, abrigando muitos mísseis, foguetes, torpedos, entre outros”, disse o chefe da Marinha, almirante Ali Fadavi, à televisão estatal.

No mês passado, Fadavi já havia declarado que as forças da Guarda Revolucionária do Irã são capazes de afundar um porta-aviões americano em caso de guerra.

O líder da Guarda Revolucionária, general Mohammad Ali Jafari, disse que o exercício manda “uma mensagem do Irã aos poderes extraterritoriais”, numa referência aos EUA.

“Tentaram destruir o equivalente a um cenário de Hollywood”

O porta-voz do 5º batalhão da Marinha dos Estados Unidos no Bahrein, comandante Kevin Stephens, disse que o exercício naval iraniano começou há alguns dias e que não teve efeito nenhum sobre o tráfego marítimo na região.

Stephens afirmou que os americanos estariam monitorando as manobras, mas minimizou o ataque simulado, dizendo que o Exército americano “não está preocupado com o exercício”.

“Estamos bastante confiantes sobre a capacidade de nossas forças navais de se defenderem”, disse o comandante. “Parece que eles [os iranianos] tentaram destruir o equivalente a um cenário de filme de Hollywood.”

O Irã está atualmente negociando um acordo com os Estados Unidos e outras cinco potências mundiais sobre o seu programa nuclear. A expectativa ocidental é de que se chegue a um acordo no fim de março, e a uma decisão em julho.

PV/ap/afp

Fonte: DW.DE

 

11 Comentários

  1. enquanto lá a soberania é levada a serio apesar das limitações e obstáculos impostos…aqui fazem panfletagens em apoio a soberania relativa de nossas riqueza naturais e patrimônios..

    POVO DESPROTEGIDO!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Colocar um porta-aviões em um estreito como o de Ormuz seria uma senhora bestialidade; será que os aiatolás acham que os popeys serão capaz de fazer isso ? …. mesmo que o chefe dos popeys seja o OBAMA … rsrsrsr
    .
    Em um estreito como esse um navio das dimensões de um porta-avião perde consideravelmente a manobrabilidade , um alvo fácil e pendependo da distância deste navio para a costa, ficaria até fácil para uma artilharia de costeira e em um fogo saturado, não tem banheira que aguente e de quebra, todo o estreito por onde é escoado por navios petroleiros uma boa quantidade de óleo daquele região; ficará intransitável por muitos messes.
    .
    E se for escoltado, só o fato de alguns da escolta ir a pique já causará a parada parcial ou total, do reto do comboio dos popeys…. o petróleo que vai para a Europa e para a Ásia, terá que ser feito por outras vias que não seja por Ormuz
    .
    Para que isso acontece,antes terá o patrocinador do terrorismo internacional,tirar fora de ação uma boa capacidade de defesa dos iranianos e este, há muito tempo estão se preparando, dentro das suas possibilidade, em um confronto bélico com a gangue do tio Satã, principalmente agora que a Rússia está pau da vida com os anglo-sionistas.
    .
    Só o fato que os iranianos demostrarem que podem atacar qualquer navio de grande porte no estreito de Ormuz, causa um efeito negativo as companhias de logística dos petroleiros, levando o preço do petróleo para a estratosfera, os especuladores das bolças Londres e New York agradecerão. 😉

  3. A capacidade de mandar um homem a Lua em 4 ou 5 anos já mostra o perigo que podem representar a seus inimigos. Rsrsrs. Mais um ingrediente para enlouquecer os paranoyankes. Rsrsrsrsrs

  4. Fantasioso isso, tem fotos espalhadas pela net de lanchas trabalhando em grupo se aproximando do alvo, só se for ataque terrorista , a distância do porta aviões não estaria ao alcance de lanchas e elas não estariam imunes a escoltas , helis e caças do próprio alvo. Ainda que me digam que navios maiores transportassem as lanchas.
    Quimérico.

  5. Que os amigos me perdoem mas explodir um imenso alvo de madeira flutuante sem escoltas de proteção,inerte no mar não vejo nenhum ganho neste exercicio sem querer comparar e sem duvidar da capascidade do Irã ELES COLOCARAM SEU CAMPEÃO DE MMA PARA PRATICAR COM UM CEGO PARA ENFRENTAR O CAMPEÃO MUNDIAL TOTALMENTE EM FORMA não se ofendam com a comparação o que fizeram foi uma baita demonstração de panico.

    • Ofender com que? você foi até muito gentil,ao se referir a essa palhaçada,imagine o dinheiro gasto nessa maquetona ?para fazer um papelão desse !

      Isso foi um verdadeiro tiro n`água uma palhaçada !

Comentários não permitidos.