Defesa & Geopolítica

Coreia do Sul e EUA preparam novos exercícios militares

Posted by

Foto: © AFP 2015/ KIM JAE-HWAN

A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam na próxima segunda-feira (2 de marte) as suas maiores manobras militares conjuntas anuais, denominadas Foal Eagle e Key Resolve, segundo informaram hoje (24) as forças norte-americanas em Seul.

Os exercícios Key Resolve, que serão desenvolvidos entre os dias 2 e 13 de março, são um simulacro para “dar resposta a qualquer evento na península coreana”, de acordo com a definição de Washington, que se refere a uma possível instabilidade provocada pelo regime norte-coreano. Já os Foal Eagle vão durar quase dois meses, até o dia 24 de abril.

As forças norte-americanas na Coreia do Sul disseram, em comunicado, que informaram o regime de Pyongyang a respeito das datas e da “natureza não provocadora” das manobras militares, que decorrerão em território sul-coreano. No entanto, os Estados Unidos mantêm 28,5 mil militares na Coreia do Sul e se comprometeram a defender o país em caso de conflito com o vizinho do norte.

Ontem, durante a reunião do partido único, o líder norte-coreano Kim Jong-un pediu que o Exército esteja “totalmente preparado” para a guerra, afirmando que a “situação de segurança é mais grave do que nunca”. Além disso, pediu lealdade e disposição para “reagir a qualquer forma de guerra desencadeada pelo inimigo”, identificado por ele como os “imperialistas dos Estados Unidos”.

Tecnicamente, as duas Coreias continuam em guerra, uma vez que o conflito armado entre os dois países terminou em 1953 com a assinatura de um armistício, mas não de um tratado de paz.

Fonte: Sputnik

 

 

6 Comments

  1. Pingback: Coreia do Sul e EUA preparam novos exercícios militares | DFNS.net em Português

  2. Deagol says:

    http://www.defensenews.com/story/defense/international/asia-pacific/2015/02/04/china-voices-concern-us-missile-defense-south-korea/22869879/

    “South Korea has been reluctant to take part in a proposed US-led regional missile defense system because China and Russia view it as a threat to their security.”

    • Warpath says:

      “A Rússia nos esmagaria na hipótese de um eventual confronto”

      Sir. Michael Graydon, ex-comandante sênior da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF)

      😀

      • Deagol says:

        E?

      • HMS_TIRELESS says:

        Carolzita surtada! Ainda não superou o fato de seus pais não terem deixado você brincar de médico com seus primos?

      • Deagol says:

        É Tirleless.

        A Carolzinha já repetiu esse post 100 vezes e até agora não consegui nada. Pelo jeito o carnaval dela foi ruim por culpa dos americanos.

        Sds.

shared on wplocker.com