Benjamin Netanyahu “exagerou” os riscos do programa nuclear do Irã em discurso na ONU

Documento do Mossad mostra que o serviço secreto de Israel não considerava as intenções nucleares iranianas objeto de alarme iminente.

Um documento divulgado nesta segunda-feira pelo jornal inglês The Guardian e pela rede de televisão do Qatar Al-Jazeera mostra que o Mossad, o serviço secreto de Israel, tinha uma visão bem menos alarmista sobre as intenções nucleares iranianas do que seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Em discurso histórico proferido nas Nações Unidas em setembro de 2012, Netanyahu exibiu um desenho de uma bomba e afirmou que o Irã se preparava para construir uma bomba nuclear em menos de um ano.

No entanto, algumas semanas depois do discurso, o Mossad produziu um documento afirmando que “O Irã não projeta um nível de atividade necessário para a produção de armas”.

De acordo com os veículos de imprensa que tiveram acesso em primeira mão aos documentos, o relatório faz parte de uma série de arquivos de diferentes serviços de espionagem que foram vazados. Entre os achados deste vazamento, estão uma tentativa da CIA de entrar em contato com o grupo islâmico palestino Hamas, a espionagem feita pela inteligência da Coreia do Sul sobre o líder do Greenpeace e o serviço secreto da África do Sul espionando a Rússia. O Guardian afirma ter “autenticado independentemente” os documentos.

Um oficial israelense que não quis se identificar disse que “não há discrepância” entre o discurso de Netanyahu e os vazamentos.

“Até meados do próximo ano, eles terão terminado a fase de enriquecimento médio do urânio necessária para atingirem o estágio final. De lá, são necessários apenas alguns meses, ou mesmo semanas, para eles conseguirem urânio enriquecido o suficiente para a primeira bomba”, disse o primeiro-ministro israelense na ONU, em 2012.

O Mossad, entretanto, parece bem menos alarmado nos documentos vazados.

“Mesmo se o Irã tiver acumulado urânio enriquecido a 5% em quantidade suficiente para a fabricação de diversas bombas, e se tiver enriquecido parte desta quantidade a 20%, o país não parece pronto para enriquecê-lo a níveis mais altos”, diz o documento.

O país muçulmano está negociando um acordo final sobre seu programam nuclear com cinco potências mundiais, que deverá ser um dos assuntos que Netanyahu irá abordar em seu discurso ao Congresso dos Estados Unidos nos próximos dias. Ele foi convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, à revelia da Casa Branca, e aceitou. Israel fará eleições gerais em março, menos de duas semanas depois do discurso de Netanyahu, e o convite gerou críticas por parte do presidente Barack Obama, que decidiu não se encontrar com Netanyahu durante esta visita.

Estadão Conteúdo

Fonte: Sputnik

18 Comentários

  1. Bibi mentiu?! Num acredito!!!
    Mas pega leve com ele, afinal ele tá ainda traumatizado por conta do holocausto, da expulsão dos judeus de Jerusalém pelos romanos, da fuga dos hebreus do Egito durante o êxodo, etc…

  2. Benjamin Netanyahu. e os seu fetiche com os barbudinhos do Irã, uma tara sexual que todos vagabundos sionistas tem …rsrsrsr .
    .
    E enquanto ao mossad,com relação a tudo isso que se passa no Oriente Médio; ou estão limpando as gaiolas dos seus Urubus adestrados, ou sacaneando com as lideranças palestinas ou então, está fazendo um “bico”, “free lance” para a SISI … sabe como é nê …., se tratando da lavanderia de Jacó, aquela putência anã africana,ultimamente, só sai coisa que não presta. 😉

    • CORREÇÂO
      .
      .
      (…) se tratando da lavanderia de Jacó, aquela putência anã do Oriente Médio,ultimamente, só sai coisa que não presta (…)

      • Pobre Pastel de vento! Continua fazendo xixi na cama! Pobre Mamãe pastel de vento, essa guerreira que não consegue sair do tanque, é o tempo todo lavando os lençós encharcados toda vez que o seu rebento tem “sonhos molhados”ao ter pesadelos com “Uzsiúnista mau”….rs!

        E aqui mais uma ajuda para os seus “wet Dreams”…rs!

        O Que É Sionismo

        A origem da palavra “sionismo” é o termo bíblico “Sion”, usado geralmente como um sinônimo de “Jerusalém” e da Terra de Israel (Eretz Israel). O sionismo é uma ideologia que expressa o profundo anelo dos Judeus de todo o mundo por sua pátria histórica – Sion, a Terra de Israel.

        A aspiração pelo retorno à sua pátria foi sentida pela primeira vez pelos Judeus exilados na Babilônia há cerca de 2500 anos – uma esperança que subseqüentemente se concretizou. (“Junto aos rios da Babilônia nos assentamos e choramos, lembrando-nos de Sion.” Salmos 137:1). Desta forma, pode-se dizer que o sionismo político, que se consolidou no século XIX, não inventou nem o conceito nem a prática do retorno. Ao contrário, ele adaptou uma idéia muito antiga e um movimento constantemente ativo às necessidades e ao espírito de seu tempo.

        O conceito fundamental do pensamento sionista se expressa na Declaração de Independência de Israel (14 de Maio de 1948), que declara:

        “A Terra de Israel foi a terra natal do Povo Judeu. Aqui se formou sua identidade espiritual, religiosa e política. Foi aqui que, pela primeira vez, os Judeus se constituiram em Estado, criaram valores culturais de significação nacional e universal e deram ao mundo o eterno Livro dos Livros.

        Depois de forçado a exilar-se de sua terra, o Povo Judeu lhe permaneceu fiel em todos os países de sua dispersão, nunca deixando de orar por ela, na esperança de a ela regressar e reestabelecer sua liberdade política.”

        Um dos conceitos básicos do sionismo é o de ser a Terra de Israel o local de nascimento histórico do Povo Judeu, e a convicção de que a vida judaica em qualquer outro lugar é uma vida no exílio. Moisés Hess expressa essa idéia em seu livro Roma e Jerusalém (1844):

        “Dois períodos forjaram o desenvolvimento da civilização judaica: o primeiro, após a libertação do Egito, e o segundo, o retorno da Babilônia. O terceiro ocorrerá com a redenção do terceiro exílio.”

        Durante os séculos de duração da Diáspora, os Judeus mantiveram um relacionamento forte e singular com sua pátria histórica, manifestando sua saudade de Sion através do ritual e da literatura. Quando reza, o Judeu se volta para o Oriente, na direção da Terra de Israel. Na oração matutina, ele diz “Trazei-nos em paz dos quatro cantos do mundo e dirigi-nos à nossa terra”. Durante as orações há algumas frases que se repetem várias vezes: “Abençoado sede Vós, Senhor, construtor de Jerusalém”;”Abençoado sede Vós, Senhor, que retornais Vossa presença a Sion”. A oração de graças após as refeições inclui uma benção que termina com uma prece pela recontrução de “Jerusalém, a Cidade Santa, em breve, em nossos dias”. Na cerimônia de casamento, o noivo se compromete a “elevar Jerusalém ao áice de nossa alegria”. Na circuncisão recita-se o salmo “Se eu te esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita”. No Pessach, todo Judeu declara: “No próximo ano em Jerusalém”. O anseio do Povo Judeu por retornar à sua terra se expressou também em prosa e em verso, em hebraico e nas outras línguas faladas pelos Judeus no correr dos séculos, idish na Europa Oriental e ladino na Espanha.

        http://www.webjudaica.com.br/chaguim/textosFestaDetalhe.jsp?textoID=132&festaID=4

      • Você novamente querendo colocar a mãe no meio do assunto,quando não consegue colocar de uma forma inteligente as sua posições sem que leve para o lado pessoal.
        .
        Você que não respeita uma instituição tão sagrada que ” Mãe” ;até parece que nunca teve uma, deve ter nascido de uma chocadeira.
        .
        Más, como se pode esperar de um cretino como você que adora defender patifes, se o teu herói sionista necessitasse de uma advogado para se defender dos crimes que ele pratica, um imbecil como você coo advogado; seria a condenação certa para aquele crápula que você tanto se inspira em ser … Rsrsrs

  3. “Em discurso histórico proferido nas Nações Unidas em setembro de 2012, Netanyahu exibiu um desenho de uma bomba e afirmou que o Irã se preparava para construir uma bomba nuclear em menos de um ano.”

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Eu falo que Israel vive fazendo gráficos de linha vermelha! Não falo? Esse Netanyahu aí é um belo dum fanfarrão que queria fzr artes plásticas e os pais não deixaram….rsrsrs!

    😀

    • Sr.Warpath
      .
      Esse mandrião sionista, sempre foi um populista de primeira grandeza; na última campanha eleitoral em Israel; o patifão e sanguinarino sionista, apareceu na televisão se passando como uma babá … Hahahah …patético …..Hahahah …. como todo déspota assim o é … Hahhah
      .
      Usa o terror para se promover eleitoralmente, usa o mesmo modus operante que existe nos EUA … intencionalmente,coloca a população em estado de insegurança nacional e só assim, estes pulhas se dão bem na vida.

      • Com certeza meu caro!

        Mas convenhamos sr. helveciofilho: esse sub sub sabe desenhar né!! Olha que obra prima!! 😀 Aposto que quando morrer, vão colocar o desenho no museu do holocausto hahahahaahahahahaha

        😀

  4. Nenhuma novidade nisso, nesse exagero. Novidade é a detecção colocada sem rodeios. Novidade será quando esses tipos ficarem circunscritos aos seus mundos de fanáticos e medíocres, e quando suas vozes deixarem de ter credito e ouvidos.

  5. Mentiras,exageros, pirotecnia são muito comuns na ONU,Benjamin Netanyahu esta lançando moda, essa ai vai se juntar as armas “stealth“de destruição em massa do nosso “saudoso“ Sadam Hussein !

  6. Não ia falar nada para não gerar mais brigas, mas tem dois ou três “presidentes machões” por aí que passam os dias exagerando muito nas histórias de invasão e ataque dos americanos. Mas fazem isso só para seu povo pois fora de seus países ninguém acredita neles.

    Devem ter seus motivos.

  7. normal ,todo bom estadista possui a caractristica de minimizar ou maximizar situaçoes estrategicas , oque nao pode eh agir como os politicos petralhas que mentem maximizando preços de refinarias e todo sorte de obras publicas com o intento de desviarem verbas e ficarem milhonarios ,kkkkkk !

1 Trackback / Pingback

  1. Benjamin Netanyahu “exagerou” os riscos do programa nuclear do Irã em discurso na ONU | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.