Rússia e Índia estão prestes a assinar o acordo de desenvolvimento conjunto do novo cargueiro médio MTA

MTA russia india (1)

E.M.Pinto

(Imagens e informações Rustam-Moscou)

Recentemente as mídias especializadas ocidentais e até mesmo indianas chegaram a informar a possibilidade do cancelamento do programa conjunto para um cargueiro médio entre Índia e Rússia, no âmbito do projeto MTA (Multirole Transport Aircraft).

Em outubro de 2012, a HAL assinou um contrato de projeto preliminar com o UAC, que estipulou  que o trabalho de design conjunto seria iniciado em Moscou, do qual foram destacados 30 engenheiros indianos, bem como, a  equipe de design completa da UAC.MTA russia india (8)

Porém, informações recentes provenientes dos construtores da pretendida aeronave, a UAC (Rússia) e HAL (indiana), empresas selecionadas por ambos os países para o desenvolvimento e produção do projeto, desmentem tais fatos e, afirmam que os estudos e desenvolvimentos da aeronave continuam a todo o vapor, aguardando para breve, possivelmente para a segunda metade do ano de 2015, a assinatura definitiva dos contratos para o programa.

Em entrevista recente à Ria Novosti, o Embaixador indiano na Rússia Pundi Srinivasan Raghavan (Clique para ler), classificou este programa como um dos mais importantes projetos de cooperação entre Moscou e Nova Deli. Raghavan estipulou um calendário possível para as negociações a ser definido até o final desse ano.MTA russia india (7)

De fato, tais afirmações ganharam força neste mês de Fevereiro de 2015, quando a Índia cancelou o concurso internacional destinado a obtenção de uma aeronave de transporte militar média do qual o Norte Americano C-130J era dado como favorito, reforçando a ideia de que realmente orienta-se para o MTA como seu futuro cargueiro médio.

O MTA é um programa para uma aeronave que concorre diretamente com o cargueiro brasileiro EMBRAER-390, denominado programa KC-390.MTA russia india (6)

Desenvolvido e produzido pela United Aircraft Corporation (UAC) / Hindustan Aeronautics (HAL), a aeronave baseia-se no projeto  Il-214-MTA, um cargueiro médio projetado através de um joint venture entre as companhias num acordo binacional considerado estratégico para ambos os países e portanto, goza de um status diferenciado. Segundo informações ambas as empresas têm investido cerca de US $ 300 milhões cada uma no projeto.

O MTA destina-se para substituir nas Forças Aéreas Russas e Indiana a obsoleta frota de aeronaves An-32, BAe 748 e An-26. Ele é projetado para desempenhar funções regulares de transporte e também para o transporte e lançamento de unidades aerotransportadas e paraquedistas.

A previsão inicial era de que a aeronave estaria prevista para realizar o seu primeiro voo em 2017 e entrar em serviço já em 2018, porém o programa teve alguns significativos atrasos e de fato ainda não sofreu o “ponta pé” inicial, pois, ainda não teve seu termo oficial de assinatura lavrado.

Alguns especialistas acreditam que o cronograma de voo do protótipo ainda seja realista e que a aeronave realize seu voo inaugural em 2017, porém só deve entrar em serviço em ambas as Forças Aéreas em uma data posterior ao ano de 2020.MTA russia india (5)

Segundo estimativas de ambos os sócios, a Índia necessitará inicialmente de cerca de 45 aeronaves a Rússia, de cerca de 105, porém, dado ao seu custo operacional esperado  para ser abaixo dos concorrentes e devido custo de aquisição estimado entre US$30 e US$45 milhões, o MTA pode vir a se tornar um concorrente ferrenho das aeronaves C-130, KC – 390 e Y-30 num mercado global estimado em cerca de 2000 aeronaves.MTA russia india (4)

A Aeronave de asas altas e cauda em T possuirá cabine larga, com diâmetro semelhante (o mesmo) do Ilyushin Il-76MD, o que capacita a transportar 80 % dos equipamentos militares atualmente empregados pelas forças militares russas, porém o MTA possuirá a  metade do comprimento de um Il76MD, suportando cargas máximas de cerca de  20 toneladas, com possibilidade de transporte de cargas ainda maiores.

Essa fuselagem permite o transporte de cerca de 140 soldados ou até 90 paraquedistas numa cabine pressurizada.

O peso máximo de decolagem da aeronave é estimado em cerca de 68 toneladas. A aeronave é projetada para possuir um alcance 2.500 km com a carga máxima de 20 ton e sua velocidade máxima será de cerca de 870 km/h. Com carga de 12 toneladas o alcance é estimado em 4700 km e seu deslocamento total é avaliado em 7300 km.

MTA russia india (2)Recentemente novas informações a cerca do grupo propulsor da aeronave vieram a tona, confirmando as expectativas, o motor selecionado será o turbofan o de fabricação russa Aviadvigatel PD-14M. Esta versão modificação do PD-14 possui maior potência, cerca de 15,6 toneladas, 1,6 toneladas a mais que o modelo básico. Tal como todos os modelos de série, o  PD 14M atende a todas as exigências de ruído ambiental e emissão de gases tóxicos da ICAO.

A potência adicional é um dos requisitos impostos pelos indianos uma vez que o MTA é planejado para operar em aeródromos à grandes altitudes, cerca de 3.300 metros acima do nível do mar e a partir de aeródromos não pavimentadas com uma densidade do solo acima de 8 kg / m².

Ficha Técnica

Tripulação: 3

Capacidade: 70-150

Peso máximo de decolagem / ton: 68

Capacidade de combustível / ton: 25

Carga paga / ton : 20

Comprimento / m: 37,7

Envergadura / m : 35,5

Altura/ m: 12,95

Motorização : 2 × Aviadvigatel PD-14M  com, 152,98 kN empuxo cada

Velocidade máxima / km /h: 870

Velocidade de cruzeiro / km / h: 810 kmh

Alcance / km :  Total (7300) com 20 ton (2.500)

Teto de serviço / km: 13,1

Pista de decolagem / m: 1.050

Pista para pouso / m: 1.050

45 Comentários

  1. Xiii…a resposta ao desrespeito da Embraer chegou, e pela capacidade comercial russa é bom a Embraer suar a camisa, pois este vetor deve assumir quase todo o mercado oriental e e até mesmo adentrar na AL e OM.

    • Caro ARC, qual capacidade comercial.

      Só vejo eles venderem aeronaves atravéz de acordos intergovernamentais, para países excluídos ou muito pobres que não tem dinheiro para comprar aviões ocidentais.

      Saudçães

      • Caro Deagol, Argelia, China, Peru, Brasil, India, Bolivia, Nicaragua, Siria, Irã, Egito, Indonesia, Cazaquistão, Angola, Moçambique, Nigéria, etc, etc e etc…poxa Deagol, não são poucos os países que compram, e Argelia, Irã, Egito, CHINA, Brasil, India, enfim, são alguns dos países ricos que optaram comprar armento russo ao invés dos europeus ( nem digo dos EUA) ou seja, são super capazes de projetar e vender seus vetores e disputar no mercado mundial, claro, a Embraer é excelente e terá todas as condições de vender muitos do KC-390, mas não duvido que será um luta boa de observar no mercado futuro, caso este vetor saia do papel. Saudações.

      • Caro ARC, entendendo o caro Deagol como ele tem mostrado, certamente podemos dizer com certeza que ele está faceiro, pois é com certeza adepto da concorrencia e dos mercados. Tô certo, caro Deagol?. Rsrsrs. Isso é para descontrair. Sds. a ambos.

      • Caro Julio.

        Não sou a favor ou contra “”” concorrencia e dos mercados””” só acho que elas são bons indicativos de quem possui o melhor produto.

        E realmente não quero concorrências contra nós.
        Sou brasileiro e não russo.

        Sds.

    • Meu amigo ARC, o que você acha que a EMBRAER deveria fazer? Ter “medinho”da Rússia e receber o paspalho do Rogozin? Não houve “desrespeito”algum da empresa brasileira pois a mesma é uma empresa privada e recebe quem quiser. E acima de tudo não deve respeito e tampouco consideração ao russos. E quanto à suposta “capacidade comercial dos russos, eu tenho lá minha dúvidas. Se isso fosse verdade os aviões comerciais russos estariam competindo em pé de igualdade com os da Boeing e Airbus. E não é o que a gente vê pois até a Aeroflot encostou os Tupolevs e Ilyushins, se recusou a receber os Sukhoi Superjets restantes e hoje opera com Airbus e Boeings. Especificamente quanto a esse aparelho, além de Rússia e Índia, as possibilidades são bem restritas. Os Chineses já têm o seu Y-9 (http://en.wikipedia.org/wiki/Shaanxi_Y-9) e nos outros mercados, além da concorrência do KC-390, tem o C-130J, que tem ao seu lado o FMS (Foreign Military Sales)

      • Caro HMS, penso de uma forma diferente quando analiso no campo comercial e ético empresarial. A Embraer não teria desagradado os EUA se tivesse aceitado a visita do ministro russo, não precisava acordar nada com ele, mas ter o respeito e a ética de receber com educação um aliado do país que no qual está instalada e recebe investimentos, ( procure a respeito dos investimentos sobre o KC-390, quem é o principal comprador e investidor, vc terá a surpresa…Brasil) e isso é normal ao meio, não haveria retaliações em recebê-lo. Quanto a capacidade tecnologica do setor aéreo russo, seria enfadonho citar as muitas vendas, alianças e diversas outras conquistas do mercado aéreo desse país, e quero deixar claro que não são os melhores do mundo no setor, ( até porque isso é muito relativo) mas sim, eles são bons no que fazem, e conquistam seu espaço em muitos mercados do mundo. Saudações.

      • Caro ARC

        Também acho que a visita do ministro russo seria insinicante para o mercado americano e europeu.

        Por mim ele seria muito bem recebido pois até eu já convidado para visitar a fábrica por um gerente de vendas que negociava com os árabes.

        Sei que não é o seu caso, mas é terrível ver que brasileiros querem o mal de empresa apenas por isso.

        A recusa foi uma decisão deles e penso que em time que está ganhdo não se mexe.

        Criticar a empresa tudo bem, mas torcermos contra ela, que possui mais de 70 fornecedores brasileiros gerando milhares de empregos, é ridículo.

        Estão desejando que percamos milhares empregos e impostos apenas por desagradar um russo?

        Quando a Boeing ou empresas ocidentais afirmam querem investimentos no Brasil os mesmos reclamam que querem nos explorar.

        Sou plenamente a favor de cooperação com Rússia, mas não por isso que vou colocar os interesses deles acima dos nossos

        Se amam mais a Rússia que o Brasil, afirmando que o brasileiro é lixo,escroto, burro, idiota e ignorante, por que esses caras não se mudam para lá?

        Sei que não é seu caso, mas para mim esses que falam mal do Brasil e preferm atender a China e Rússia são os verdadeiros tradoires do nosso país.

        Saudações.

      • Acredito que torcer contra a Embraer é torcer contra nosso país, só fiquei descontente em relação a rejeição do ministro que visitava nosso país em busca de boas relações diplomaticas e comerciais, não merecendo a desfeita de uma simples visita ( como qualquer nação amiga merece ). Não sou a favor de partidarismos de nenhum tipo, tanto que sou defensor da multipolaridade, que me leva a defender a soberania de qualquer país e seus direitos em vigorar a sublimidade cultural e ideologica dentro dos padrões internacionais, o que me difere dos que defendem ferrenhamente qualquer um dos lados de forma cega ( postura que não busca igualdade, mas parcialidade cega e destrutiva) e tbm defendo de fato a minha nação sendo soberana, desenvolvida, desfrutando boas relações com quaisquer nações que respeitem os nossos direitos, e por isso jamais seria contra a evolução e crescimento da Embraer que é uma empresa que nos representa e faz parte do parque industrial estrategico, mas não posso deixar passar o erro cometido sem deixar minha simples nota de descontentamento. Sds

      • Caro _RR_ sei que o campo de vendas da Embraer é diferente do campo russo se confrontando pouquissimas vezes, e claro, já era esperado um cargueiro deste nivel na Russia que porta aviões de grande porte mas carece pequenos cargueiros como este, mas siceramente, me parece uma resposta comercial-concorrencial, mas claro, nada que não seja natural.Sds

  2. E ainda tem idiota (O típico idiota lationamericano diga-se de passagem) que censura a EMBRAER por ter se recusado a receber o fanfarrão Rogozin em suas instalações. E enquanto a Diplomacia dos atabaques do “Brasil – PuTênfia” fica falando em “Briquis” a EMBRAER, no mundo real do mercado, certamente conseguirá vender o KC-390 em quantidades que, espero. sejam bem maiores que esse genérico russo.

    • Como é que pode as pessoas torcerem contra a Embrare por causa de um ministro russo?

      Os caras querem ser capachos da rússia e da china.
      A embraer tem que cooperar com a boeing que faz aviões de primeira categoria.

      • Caro Deagol, me diga, como você encara as o engajamento das empresas americanas no cumprimento aos dogmas politicos do estado americano? Dogmas que as fazem, inclusive, perder dinheiro com o atendimento a bloqueios economicos, boicotes, represalias, a estados por interesse do estado americano e tudo em nome do estado americano, como sabemos. Qual a sua visão sobre isso?

    • Quem fechou as portas do mercado russo … foi a própria Embraer..n confunda as coisas ….. e isso n e de agora .. ou ta esquecendo do convite russo pra produzir o Ejet-190 la ? memoria ”seletiva” ? …. a Propria Embraer descartou essa possibilidade …. paciência …. na epoca do desenvolvimento do KC .. nem India ou russia foram sequer convidado pra tal programa … pq iram se aventurar com uma empresa q n lhe oferece o produto? ….a Embraer e um orgulho nacional … mais de uns tempos pra ka vem tomando alguns políticas estranhas … na qual o unico prejudicado e ela mesmo ….

  3. É o KC-390 deles , vai sê aquela concorrência …. já os Chinese irão fazer algo semelhante também … todos iguais, é a EMBRAER fazendo escola nos BRICS . 😉

    • Quem não irão gostar dessa concorrência são os coXinhas CEU da EMBRAER … rsrsrsr …vai ser um pesadelo para quem só vive sonhando um dia em transformar a EMBRAER em AMERICANAER company … tststs 😀

      • E com essa pérola de comentário você mostra exatamente de que lado está Pastel de Vento….e não é do lado da EMBRAER e tampouco do Brasil. ou seja, você é um quinta coluna entreguista, que coloca o seu ParTido a frente do interesse nacional, o que comprova a veracidade da frase de Reinaldo Azevedo, que afirmou que “O que é bom para o ParTido não é bom para o Brasil”

      • Você torce contra o Brasil.

        Se esquceu que as aeronaves civis russas também usam componetes ocidentais e mesmo assim fracassam.
        Por que você não se muda para Rússia?

        E embraer tem 73 fornecedores nacionais diretos e centenas de forncedores indiretos gerando dezenas de milhares de empregos.
        E ainda estão desenvolvendo novos projetos de cooperação com mais empresas brasileiras.

        Americaner é mais uma das mentiras que você não vai poder sustentar porque não sabe do que está falando.

        EMBRAER é um orgulho que leva imagem de um Brasil competente ao contrario de outras empresas controladas pelo governo que só emvergonham e nos roubam.

        Essa conversa de transformar a embraer em empresa americana é mais uma de suas mentiras.

        Isso pura inveja dos ocidentais.
        Uma vergonha.

    • hahahah…Agora só porque o titio sam comprou uns brinquedinhos da industria da terra da “mãe-preta” e do pai “João” onde mora os tupiniquins ( Brasil com S músculo )…..rsrsrsr ….. eu só EMBRAER desde criancinha …. haahah …que comédia … Hahhaahha

  4. Pessoalmente acredito que não seja de fato um concorrente tão severo ao KC-390, o mercado para o MTA pode ser duas vezes maior que o indicado em função das necessidades Indianas, mas vejo uma produção limitada a pouco mais de 300 aeronaves.
    Na áfrica acredito que a vedete será o cargueiro chinês, a Embraer vai abocanhar parte dos clientes do C 130 (segundo ela 700 aeronaves- esperemos) Mas o MTA deve se sair mais na ásia, algumas nações africanas e do oriente médio.
    vejamos o que dirá o futuro.

  5. Sinceramente?! Acho que esse Kc-390tovsky não vai dar nem para o cheiro…

    O motor do jato da Embraer é o “mesmo” que equipa a frota da família A320, tecnologia fly by wire de última geração, hardware e software de ponta…

    Enfim, irá igualar ou superar as especificações desta aeronave por um preço competitivo e padrão Embraer de qualidade, pronta e certificada antes do genérico começar a sair do papel.

  6. O MTA irá nascer com uma carteira de encomendas muito maior que o KC-390. Ele deverá ganhar as encomendas da Rússia e da Índia, e terá o mercado da Ásia Central e do Sudeste aberto para ele.

    A África é um terreno que poderá disputar, principalmente, devido ao preço. Ademais, o novo transportador sino da categoria de 20 toneladas ainda é uma incógnita… Ele é uma aeronave com 4 propulsores profan… Ou seja, será inferior ao MTA e ao KC-390 no tocante ao desempenho, certamente sendo menos veloz (talvez com maior autonomia).

    Por isso os comentários aqui feitos em tom depreciativo em relação aos construtores do MTA, Rússia e Índia, carecem de sentido e devem ser debitados ao preconceito alucinado dos seus emitentes.

  7. Eu acredito que o mercado já está sedimentado, o MTA terá seu sucesso dentro dos seus clientes habituais,o duelo de fato será entre o C 130J e o EMBRAER 390, porém, uma peça é fundamental para uma virada homérica do tabuleiro, é a Boeng, se a Boeing decidir (claro se houver movimentação da USAF) por ingressar num Joint Venture para uma variante Americana do KC 390, ai o jogo é outro, serão pelo menos 300 para a USAF e outros mais para a os marines e outras agências e daí a Joint Venture, poderia abraçar cerca de mais de 60% do mercado mundial, perdendo apenas onde há o mercado sedimentado e onde a Lockheed realmente controla.
    Ou seja, praguejar contra os Americanos e algo que não faz o mínimo nexo, e sim a Boeing é a única no mundo com cacife pra bater de frente e derrubar o mercado do C-130J.
    Sds
    E.M.Pinto

    • A Embraer visa o lucro, como toda empresa que se preza. Ela procura parceiros reconhecidos, Boeing, Lockheed. Basta ver o pool de fornecedores da Embraer, todos de primeira linha.
      A fabrica que eu queria ver vendendo para o Brasil seria a Antonov, que não é Russa, é Ucraniana. Existem boatos que essa fabrica quer vir para o Brasil.Ela como a Embraer visam o lucro. Já imaginaram aqueles gigantes com avionicos e motores ocidentais? Iriam mata a pau.E melhor ainda uma associação Embraer e Antonov. Os concorrentes iriam sofrer para acompanhar.

    • Grande Edilson, a EMBRAER terá mais sucesso em emplacar o KC-390 no mercado americano se lançar uma variante alongada do mesmo, na faixa das 30-32 toneladas, pois nessa faixas existe um Gap na USAF entre o C-130J-30 e o C-17

      • Um dos integrantes do consórcio IAE engines é a Pratt & Whitney, que inclusive agora é a maior acionista do consórcio pois comprou a participação da Rolls Royce. Não custa se informar de vez em quando não é?

  8. A india está desenvolvendo o Tejas desde de 1980. A Russia está desenvolvendo um caça Stealth, que segundo varios especialistas não é o que foi alardeado. Prefiro a Embraer que sabe onde pisa. Quando esse, “transporte”, estiver pronto, o KC390 já terá vendido muito.

    • Todos nós queremos muito vender o KC-390, mas existe uma enormidade de C-130-H voando por ai com muitas horas de voo pela frente…
      E o preço de um C-130-H é imbatível, pois ele é uma aeronave usada…

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia e Índia estão prestes a assinar o acordo de desenvolvimento conjunto do novo cargueiro médio MTA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.