Rússia ratifica criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS

Em finais do ano em curso, o novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS pode já começar a funcionar.

A Duma de Estado (câmara baixa do parlamento da Federação da Rússia) ratificou nesta sexta-feira (20) o acordo da criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS.

O respetivo acordo foi assinado pelos líderes do grupo, integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, durante a cúpula em junho de 2014, em Fortaleza, no Brasil.

O banco deve ser uma das principais instituições financeiras do bloco, cujo objetivo será o financiamento de projetos de infraestrutura nos Estados dos BRICS e em países emergentes.

O capitla social proposto é de 100 bilhões de dólares.

A lei russa do orçamento federal para 2015 já prevê meios para a transferência ao capital social do banco. São 2 bilhões de dólares no prazo de sete anos.

A próxima cúpula presidencial dos BRICS terá lugar neste ano em Ufa, república do Bascortostão, na Rússia. Lá também acontecerá a primeira reunião do Conselho de Dirigentes dos BRICS, que deverá apresentar candidaturas para a presidência e vice-presidência do banco.

Anteriormente, o Ministério das Finanças russo tinha informado sobre a sua expectativa de o banco começar a funcionar até finais de 2015.

 

Fonte: Sputnik

 

21 Comentários

  1. Finalmente, uma burocracia resolvida, espero que aqui os adversários de nossa autonomia não coloquem muitos obstáculos nesse processo de desatar os nós economicos, certamente colocarão algum, já que prestam contas a outros interesses que nos tornam cativos e preparados para a subserviencia.

  2. Este Banco e a alternativa para o Fundo Monetario Internacional. A criacao desse banco foi uma das razoes para a intensificacao da agressividadse dos EUA contra China e Russia, atacando, criando caos nos paises que estao envolvidos com o BRICS.Cada passo a frente na edificacao desse banco e um alicerce do edificio Dolar que se desmorona.

  3. O BRICS tem sua importância,, más se o Brasil não tiver defesas contra a atual agressão em curso contra o desenvolvimento tecnológico, o capital e empresariado nacional, de nada valerá…
    ————————————————–

    Abaixo-Assinado

    “DEFENDER A PETROBRÁS É DEFENDER O BRASIL”

    Há quase um ano o País acompanha uma operação policial contra evasão de divisas que detectou evidências de outros crimes, pelos quais são investigadas pessoas que participaram da gestão da Petrobrás e de empresas fornecedoras. A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade, na expectativa de esclarecimento cabal dos fatos e rigorosa punição dos culpados.

    É urgente denunciar, no entanto, que esta ação tem servido a uma campanha visando à desmoralização da Petrobrás, com reflexos diretos sobre o setor de Óleo e Gás, responsável por investimentos e geração de empregos em todo o País; campanha que já prejudicou a empresa e o setor em escala muito superior à dos desvios investigados.

    A Petrobrás tem sido alvo de um bombardeio de notícias sem adequada verificação, muitas vezes falsas, com impacto sobre seus negócios, sua credibilidade e sua cotação em bolsa. É um ataque sistemático que, ao invés de esclarecer, lança indiscriminadamente a suspeita sobre a empresa, seus contratos e seus 86 mil trabalhadores dedicados e honestos.

    Assistimos à repetição do pré-julgamento midiático que dispensa a prova, suprime o contraditório, tortura a jurisprudência e busca constranger os tribunais. Esse método essencialmente antidemocrático ameaça, hoje, a Petrobrás e suas fornecedoras, penalizadas na prática, enquanto empresas produtivas, por desvios atribuídos a pessoas físicas.

    Não vamos abrir mão de esclarecer todas as denúncias, de exigir o julgamento e a punição dos responsáveis; mas não temos o direito de ser ingênuos nessa hora: há poderosos interesses contrariados pelo crescimento da Petrobrás, ávidos por se apossar da empresa, de seu mercado, suas encomendas e das imensas jazidas de petróleo e gás do Brasil. (continua…)
    ———

    Texto completo e Abaixo-Assinado

    http://www.fup.org.br/2012/assinatura-de-manifesto

    • Eu sou a favor do combate a qualquer tipo de corrupção,como também sou a favor de qualquer empresa estatal que visa o bem estar do povo,que na verdade é o seu verdadeiro dono, mas infelizmente esse não é o caso da Petrobrás !

      A Petrobrás

      • A Petrobrás é uma empresa de fachada que vive de um slogan falso, no qual diz ser um orgulho nacional,mas na verdade espolia o povo brasileiro evitando a livre concorrência ,vendendo produtos de má qualidade para enriquecer usineiros !

        Combustíveis adulterados de fábrica que diminuem a potencia de nossos automóveis e sua vida útil !

        Se a Petrobrás for privatizada eu creio que as coisas não piorem mais do que estão,talvez até melhore, isso aconteceu no setor automotivo quando o Collor abriu o mercado, aconteceu com os telefones,ou vocês já se esqueceram que se esperava anos para se ter um telefone ? aconteceu no setor de informática, ficou tudo uma maravilha?, não, ainda há muito que melhorar,mas em relação ao que era foi um avanço !

        Por fim a Petrobrás não é esse orgulho nacional que dizem por ai ,para mais uma vez nos ludibriar !

      • Não digo que a petrobras não seja um orgulho, mas no momento é uma vergonha que só tem sujado o nome do povo brasileiro pelo mundo.

        sds.

      • Meu caro Deagol, saudações.
        De antemão peço-lhe licença para fazer parte e descupas por discordar da critica, apesar de entender e concordar com a indignação. Explico. Não posso concordar com algo que atribuo como sendo a propagação de uma má intenção, baseada num oprtunismo que uma minoria canalha da Petrobras proporciona. Ser justo é considerar que essa infima minoria não é todo, de funcionarios sérios, empenhados com o sucesso da. Empresa e entendem a importancia estrategica dela para suas vidas e para o país. Certamente esses que tambem são Petrobras estão indinados com os pusilanimes traidores da classe, da causa empresarial e do país. Esses não merecem a generalização, esses são a Petrobras. Generalizar dessa forma é ser participe de linchamento de uma empresa que orgulha a maioria de nosso povo e linchamentos sempre são atos de covardia, tenho certesa que vc faz parte de turma de linxadores, mas sabemos que existem, eu, pelo menos, nunca concordarei com eles. Sds.

      • A Petrobrás do jeito que é, e sempre foi nunca serviu os interesses nacionais, servir aos interesses nacionais é servir ao povo,mas qualquer pessoa em sã consciência percebe que isso não acontece, toda a vez que precisa abastecer o carro ou comprar um bojão de gás !

        Falam que precisamos salvar a Petrobrás,salvar para quem ? pois já esta mais que provado que para o povo não é !

      • desculpa cesar mas se o brasileiro deixar esses vermes fazerem o que querem fazer com a petrobras você vai abastecer o carro com a gasolina a 10 reais

        acha que esta ruim então deixa os traidores derrubarem a petrobras com esse papo furado de corrupção

        e não é so isso não a petrobras ela faz vairias obras no pais ,além de fomentar a amazonia azul e sub nuclear

        acabando com a petronbras eles conseguem ate influenciar nos sub militares

        esse papão de corrupção é istorinha para boi dormir pois foi exatamente a oposição que colocou essas raposas ]
        e como já diria a DILMA por que o verme do Fernando Henrique não fez isso nos anos de seu mandato so fica falando para fazer mas começou no tempo dele com pessoas que eles colocaram no cargo

        então para finalizar nos não vamos deixar verme nenhum acabar com a petrobras nem o brasil ,

      • O abaixo assinado é para quem enxerga a importância econômica da Petrobras, do pré-sal e das empreiteiras para a economia brasileira…

        “Não será pela truculência que a corrupção será combatida no Brasil. O sacrifício puro e simples de empresas que, à parte os gestos ilegais de seus comandos, empregam brasileiros em massa é um preço alto demais a pagar. Ele recairá sobre toda a sociedade a começar pelos trabalhadores da base da pirâmide econômica. Atacar a doença matando os doentes não é uma boa prática, ao contrário.

        Nos Estados Unidos, onde a própria Petrobras já enfrenta investigação, a opinião dominante é a de que os corruptos devem, sim, enfrentar as consequências de seus atos. Mas as companhias e seus colaboradores devem ser preservados.”

        “CERCO A EMPREITEIRAS AMEAÇA 500 MIL EMPREGOS”

        http://www.brasil247.com/pt/247/economia/170695/Cerco-a-empreiteiras-amea%C3%A7a-500-mil-empregos.htm

      • A companhias só deve ser preservada ser for reformulada saneada, pois é inadmissível o brasileiro pagar se não o maior um dos maiores preços por um combustível que todos sabemos ser de má qualidade !

        Para o brasileiro gostar da Petrobrás a Petrobrás também tem que gostar do brasileiro, a história pregressa mostra que o pré sal pouco beneficiará o povo, a verdade é que as riquezas se vão e o povo se lasca, é assim com o minério de ferro o nióbio o ouro, infelizmente é sempre assim !

        Estamos vivendo uma crise hídrica, no país onde existe uma abundância de água, segundo dizem onde há as maiores reservas de água doce do mundo ! então eu chego a conclusão que a mídia,que por sinal recebe altas somas de merchandising da Petrobrás
        esta tentando nos ludibriar mais uma vez !

        Por fim se a Petrobrás,vendesse produtos de qualidade com preços justos eu seria o primeiro a defende-la ,mas como isso não acontece eu sou a favor da abertura do mercado (de verdade) para que outras empresas possam vender combustíveis de qualidade aqui, porém o dia que isso acontecer a Petrobrás ira quebrar, pois a maioria deixara de pagar preços exorbitantes por produtos comprovadamente de má qualidade !

      • Que papo furado…

        1- Não é verdade que os combustíveis da Petrobras sejam de má qualidade, já foram no passado, atualmente estão na média do padrão internacional.

        2- Os preços dos combústiveis também estão dentro da média de preços internacionais.

        3- E justamente por estar sendo mudada na área do Petróleo, esta velha história da exploração predatória , do roubo do ouro, nióbio,etc… Por causa da recentemente aprovada legislação sobre os recursos do pré-sal e da política de incrementar o conteudo nacional e de aumenta da capacidade de refino nacional, que está sendo feito este grande ataque midiático/jurídico contra a Petrobras.

        4 – Você tem uma perspectiva extremamemte limitada (como alguém olhando pelo buraco de uma fechadura…) do papel da Petrobras na economia e desenvolvimento tecnológicos nacionais.
        Se você quer gasolina barata a qualquer custo, vá para a Venezuela e seja feliz!

      • o cesar não sabe mas se elss acabam com a petrobras a gasolina vai a dez reais

        essa oposição são agentes infiltrados em sua maioria tem ate separatista junto com eles

        por isso o soros esta falando que o brasil iria virar uma ucrania

        tem muito verme traidor da pátria

        e sobre o texto do alvez correto

      • Eu sempre respeito a opinião alheia embora as vezes possa discordar,mas esse negócio de a gasolina ir a R$ 10,00 caso a Petrobrás acabe é mais uma dessas inúmeras hipóteses formulada pelos que a defendem, antes das “telefônicas “ serem privatizadas levava-se anos para se ter uma simples linha de telefone, privatizaram e olhem como esta muito melhor,embora precise melhorar !

        A Petrobrás é uma empresa imaculada para alguns,mas o dia dia do cidadão brasileiro não diz isso, o próprio Alves80 no seu delírio histérico disse que se eu quisesse gasolina barata que eu deveria ir para a Venezuela !

        Então porque sera que a Venezuela consegue vender gasolina barata e nós não, se a Petrobrás é infinita vezes superior a PDVSA ? e não venham dizer que isso é populismo bolivariano, pois a gasolina lá é barata faz tempo !

        A PETROBRÁS é um grande cabide de emprego ! uma empresa irresponsável que quando quer ter lucro explora o povo brasileiro que para ela nada mais é que uma reserva de mercado !

  4. Pois é ….. de um lado ( ocidente ), dinheiro de menos, só desesperos,crise e guerras e do outro lado ( oriente ) ….. dinheiro e falando em prosperidade
    .
    .De um lado do mundo, onde só se fala ( imprensa ocidental ), em crise e especulação financeira, já a imprensa de lá, só fala em construir e desenvolver o mercado ….é uma das diferencia entre a imprensa daqui e a de lá … é a crise existencial que existe entre o crepúsculo do império ocidental e o alvorecer do império oriental.
    .
    E tem gente que só vive apostando que tudo dê errado neste mundo principalmente para o Brasil…rsrsrsrrs … patéticos …rsrsrsr….deve ser porque os chineses, adoram comer vira-latas no café da manha … Hahahah..

  5. Há um claro desvio de foco, feito de má fé, que visa tão somente promover o sucateamento do patrimônio público, como sempre aconteceu, em proveito de estrangeiros. A Petrobras não deve ser depreciada com intuito de vendê-la ou privatiza-la, e qualquer um que tente fazê-lo deverá ser julgado por crime de lesa-pátria. Se houve casos de corrupção na Petrobras, os culpados devem ser investigados e presos, e seus bens, confiscados. Que se criem auditorias frequentes, que o Estado fiscalize e garanta uma administração à altura da Petrobras. Não devemos cair novamente no velho conto das privatizações, cuidemos verdadeiramente do patrimônio público, sem falsas soluções.

  6. Respondendo ao comentário do Alvez8O 22 de fevereiro de 2015 at 16:56

    Recentemente foi anunciado que o aumento do percentual da álcool na gasolina passará de 25% para 27% !

    http://www.vrum.com.br/app/301,19/2015/02/05/interna_noticias,50558/aumento-do-percentual-de-alcool-na-gasolina-pode-afetar-carros-antigos.shtml

    http://economia.terra.com.br/entenda-os-fatores-que-tornam-a-gasolina-do-brasil-mais-cara,8af4111a40d0a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

    Deixei uns links acima para comprovar oque venho dizendo !

    Mas o tragicômico mesmo é o pronunciamento final do Alves 80, onde se lê :

    “Se você quer gasolina barata a qualquer custo, vá para a Venezuela e seja feliz!”

    Patético, embora seja verdade que a gasolina na Venezuela seja bem mais barata e de melhor qualidade que a gasolina comercializada aqui !

    Visão limitada é defender uma situação que prejudica o povo a décadas,com uma visão pueril que tudo ira mudar para melhor,enquanto a realidade das bombas de gasolina dizem o contrário !

    “1- Não é verdade que os combustíveis da Petrobras sejam de má qualidade, já foram no passado, atualmente estão na média do padrão internacional.“

    Com gasolina com 27% de álcool não é de má qualidade ? e esta dentro da média internacional ?

    Estudos mostram que o aumento do percentual de álcool na gasolina causa problemas aos veículos,diminuindo a vida útil de seus componente e causando perda de potência !

    Como eu já disse, se a situação continuar como esta,e olha que isso não é novo,vem de décadas, eu prefiro que a Petrobrás acabe,e que venham empresas de qualquer lugar vender gasolina boa e mais barata para nós brasileiros !

    Porque essa empresa não consegue nem satisfazer a demanda interna, sim ela é tão grande,um colosso e não consegue ainda satisfazer o mercado interno,ela precisa importar combustível e derivados !

    Tudo fica mais claro quando vamos ao posto e ao mecânico,ou pior quando um assalariado tem que comprar um botijão de gás para fazer a comida e constatamos a dura realidade !

    É por isso que eu não defendo isso ai que se chama Petrobrás, e que não começou ontem,vem de décadas !

    • Meu caro, vc está “misturando alhos com bugalhos”…

      A política de misturar álcool á gasolina não é determinada pela Petrobras e sim pelo estado brasileiro em um programa que já dura 40 anos.

      Culpar a Petrobras pelo Pró-álcool, pela politica de substituição da gasolina pelo álcool…É mera demonstração de ignorância sobre o assunto.

      Quanto ao preço da gasolina brasileira, eu disse que estavam na média, o que quer dizer: Não está nem entre os mais caros, nem os mais baratos…

      E sobre os preços, vc forneceu um link que sequer compara os preços internacionais.
      O link abaixo é atualizado e abrangente, comprovando o que digo sobre os preços da gasolina brasileira estarem na “média internacional”:

      http://pt.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/

      Dado curioso, a Noruega, que tem uma grande industria petrolífera estatal, que praticamente sustenta o desenvolvido estado de bem estar social dos noruegueses, tem a gasolina mais cara do mundo…

      Por isto digo que sua perspectiva de: “Quero minha gasolina barata e o resto que se dane” é realmente limitada, não enxerga nada além da ponta do próprio nariz…

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia ratifica criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.