Angela Merkel aposta na diplomacia mesmo com perda de Debaltsevo

Chanceler alemã e presidente francês evitam falar em fracasso de Minsk e continuam esforços diplomáticos com Putin e Poroshenko para que cessar-fogo finalmente comece.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, descartam falar em fracasso do acordo de cessar-fogo de Minsk mesmo depois de a estrategicamente importante cidade de Debaltsevo, no leste da Ucrânia, ter definitivamente caído nas mãos dos rebeldes separatistas pró-Rússia.

Em Paris, o governo francês afirmou que, apesar da perda, considera que o cessar-fogo não está morto. “Vamos continuar. Sabemos que há problemas, sabemos que nem tudo está resolvido, mas entre a situação anterior ao acordo de Minsk e a situação atual, houve progressos”, disse um porta-voz nesta quarta-feira (18/02).

Em Berlim, o governo alemão condenou a tomada de Debaltsevo e sublinhou que ela viola o cessar-fogo em vigor desde domingo e os acordos alcançados na cúpula de Minsk. Mas, questionado sobre um suposto fracasso da trégua, o porta-voz de Berlim evitou pronunciar “um claro sim ou um claro não” e repetiu as palavras de Merkel, de que há “um resto de esperança, nem mais nem menos”.

A aposta de Merkel e Hollande na diplomacia e na implementação do que foi acertado em Minsk tem uma explicação simples: eles não têm uma alternativa viável. Armar os militares ucranianos, como defendem alguns políticos republicanos nos Estados Unidos, seria fomentar a guerra, o que os europeus descartam com veemência. Além disso, Merkel é da opinião que o Exército ucraniano é fraco e desorganizado demais para enfrentar uma potência militar como a Rússia, e eseo problema não pode ser resolvido com o fornecimento de armas.

Assim, o que foi acertado em Minsk é o mínimo denominador comum de todos os envolvidos no conflito e a esperança de paz à qual os europeus se agarram.

Merkel e Hollande vão conversar na noite desta quarta-feira com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, para avaliar a situação. Há muito pouco que os europeus podem de fato fazer, além de torcer para que os rebeldes se deem por satisfeitos com a tomada de Debaltsevo, para eles uma cidade fundamental por ser uma ligação entre Donetsk e Lugansk.

À tarde, Merkel voltou a criticar a Rússia, mas ao mesmo tempo defendeu a retomada da parceria entre a União Europeia e os russos. Segundo ela, os governos europeus farão de tudo para que a integridade territorial da Ucrânia seja mantida. Da mesma forma, farão de tudo para que a Rússia volte a ser um parceiro da UE. “Queremos uma ordem europeia pacífica com a Rússia e não contra ela”, disse a chanceler.

Fonte: DW.DE

9 Comentários

  1. (…) “Vamos continuar. Sabemos que há problemas, sabemos que nem tudo está resolvido, mas entre a situação anterior ao acordo de Minsk e a situação atual, houve progressos” (…)
    .
    .
    Enquanto houver nazi-sionistas trabalhando para o tio Satã na Ucrânia, nunca haverá paz alí e a OTAN, continuará fazendo o papel mediocre de testa-de-ferro dos EUA … que decadência nê OTAN ? …rsrsrsr

    • ATRASO EM OBRAS E CUSTOS EM ALTA ARRANHAM IMAGEM DA ALEMANHA “EFICIENTE”.
      .
      Aeroporto de Berlim, Filarmônica de Hamburgo e túnel de Leipzig: alemães se veem às voltas com projetos gigantescos que apresentam falhas de planejamento e gestão
      .
      (*)fonte:
      .[ operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/39482/atraso+em+obras+e+custos+em+alta+arranham+imagem+de+alemanha+eficiente.shtml ]
      .
      (…) No dia 12 de janeiro de 2015, o atual prefeito, Olaf Scholz, entre constrangimento e certa resignação, fez o anúncio: “O plano é que em 11 de janeiro do ano de dois mil e…” Scholz olha para representantes da construtora do prédio, balança a cabeça e ri. “Dezessete [o prédio] esteja inaugurado.” (…)
      .
      .**************************
      .
      Que tal a Alemanha aproveitar o intercâmbio entre o Brasil e lavar alguns empreiteiro daqui … heim … rsrsrsr …será que o PAC da la´é diferente do PAC daqui ? . 😉
      .
      Ultimamente a eficiência da iniciativa privada está deixando a muito desejar … Hahahah …a AES Eletropaulo que o diga … Hahahah … essa tese dos coXinhas com X maiúsculo, foi a machinha do carnaval nas ruas da terra da garoa que saiu do tom … hahahahah … desafinou … hahahahah

    • BOLSONARO DIZ NÃO SABER SE RECEBEU DINHEIRO DE YOUSSEF
      .
      Às vésperas de o procurador-geral da República revelar lista de parlamentares envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) declara que não sabe se ele recebeu dinheiro sujo.
      .
      (*)fonte:[ http://www.vermelho.org.br/noticia/259158-1 ]
      .
      .
      (…) Em seu blog, em 2012, Bolsonaro também defendeu o financiamento privado de campanhas, a raiz da corrupção. Alega que “quanto menos o governo gastar com o financiamento público, melhor ficará junto à opinião pública”, como se o povo não pudesse mudar de opinião quando esclarecido através de um debate amplo. Diz que o caixa 2 continuaria existindo (um argumento estúpido, como se leis não pudessem ser feitas porque alguém não iria cumpri-la), mas se esquece de dizer que a corrupção também continuará correndo solta enquanto empreiteiras, bancos, planos de saúde, fabricantes de armas, empresas de comunicação patrocinarem bancadas corruptíveis no Congresso. (…)

      • 😀 😀
        .
        .
        (…) As águas vão rolar
        Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
        Eu passo mão na saca, saca, saca rolha
        E bebo até me afogar
        Deixa as águas rolar

        😀

        😀
        .
        Se a polícia por isso me prender
        Mas na última hora me soltar
        Eu pego o saca, saca, saca rolha
        Ninguém me agarra, ninguém me agarra (…)
        .
        .
        😀

  2. Se a guerra final não irromper, e é provavel que não aconteça, devido, principalmente, as primeiras e principais vitimas dela, se começar a partir da Ucrania, os Europeus, os legalistas Ucranianos sabem que, para sua segurança, dominar o território que lhes assegure conforto economico e territórial é vital. Tolos são os que esperam que esses se acomodem, os legalistas, em tratados que para o “ocidente”, com seus interesses, só são quebrados de um lado. Ficar a merce dos Ucranazis é pedir para entrarem calmamente num edificio para serem incinerados.

  3. Diplomacia? Que diplomacia…?

    Os rebeldes avançam para o mar e tem a chance de ter um país para si, com todos os recursos e infraestrutura virtualmente intactos. E o Exército Ucraniano simplesmente não tem o suporte para para-los…

    Enfim, a conquista é fruta madura. Dificilmente os rebeldes vão parar agora…

    Já disse e repito: mais fácil reconhecer a independência das áreas rebeladas de uma vez, firmar um acordo de paz garantindo um status de neutralidade da Ucrânia ( sem que esta se integre a OTAN ), e fim de papo…

1 Trackback / Pingback

  1. Angela Merkel aposta na diplomacia mesmo com perda de Debaltsevo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.