Polônia pagará indenização: Não impediu “a tortura e o tratamento desumano ou degradante” em uma prisão secreta da CIA

A Polônia vai pagar 230 mil euros de indenização a dois homens suspeitos de terrorismo detidos no país e interrogados em uma prisão secreta da CIA com o aval de Varsóvia em 2002 e 2003.

O Ministro das Relações Exteriores polonês divulgou a decisão nesta quarta-feira (18), após o Tribunal Europeu de Direitos Humanos ter rejeitado o pedido de apelação do veredicto.

Em julho de 2014, o tribunal decidiu que a Polônia violou os direitos dos dois suspeitos de terrorismo, Abd al-Rahim al-Nashiri e Abu Zubaydah, ao permitir a prisão deles pela CIA e por não ter impedido “a tortura e o tratamento desumano ou degradante” que os suspeitos sofreram. Os dois homens processaram a Polônia e a Justiça ordenou que o país pagasse a compensação.

A Polônia apelou da decisão, alegando que poderia influenciar na sua própria investigação sobre o caso. De acordo com o chanceler polonês, Varsóvia vai respeitar a decisão porque “cumpre as leis”, mas questiona como o dinheiro será usado e se ele precisa ser pago diretamente para os suspeitos, que estão presos em Guantánamo.

A decisão da Justiça é considerada inédita desde que os Estados Unidos lançaram os chamados “programas de extradição”, do governo de George W. Bush, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Fonte: Sputnik

 

 

8 Comentários

  1. Será que os poloneses alugaram secretamente os porões de Auschwitz-Birkenau para os sionistas reviverem o passado cheios de esqueletos .

    • NOVO FASCISMO “SOFT” ? EUROPA E A RAZÃO DELIRANTE
      .
      É tempo de abrir os olhos: as autoridades que estão hoje no comando da Europa encarnam uma nova modalidade de fascismo. Não é mais o fascismo manifesto e assumido, que fez do século XX um dos maiores do horror político; trata-se, isso sim, de um fascismo mole e lábil, que dissimula suas más intenções por trás de uma linguagem que parece racional. Mas a razão que manifestam todos que, hoje, se veem obrigados a discutir com o Primeiro-Ministro grego Alexis Tsipras é, na realidade, uma razão delirante.
      .
      (*)fonte: [ http://redecastorphoto.blogspot.com.br/ ]
      .
      .
      (…) Diferentes populações europeias elegeram governos que se apresentaram como democráticos – mas são governos cujo programa oculta exatamente o contrário do que mostra. São governos que trabalham contra a democracia, porque a democracia não trabalha a favor deles. Todo o resto é pretexto. (…)

  2. polonia não é aquele lugar a onde os alemães alugaram para matar judeus aos montes???

    então já demostra por isso so que o mundo gira e as coisas continuam no mesmo lugar

    nada mudou guerreiro , quem vai pagar é o dono do imóvel e não quem alugou para fins d tortura

    essa união europeia um bando de poodle que se penaliza para poder deixar seu mestre anglos continuarem a fazer terrorismos e torturas

    • PÉ DE CÃO

      “…nada mudou guerreiro , quem vai pagar é o dono do imóvel e não quem alugou para fins d tortura…”
      —————

      Direto ao ponto!

      (E o inquilino estadunidense, além de alugar, foi o torturador…)

  3. Bem feito para esses capachos.

    Agora essa corte ta brincadeira, o tio Satan, descumpre a lei em território polones e sai impune, penalizam o contribuinte polones.

    Se a Polônia cumprisse a lei como afirmou seu ministro denunciaria os EUA a uma corte inernacional.

    Tenho que concordar com a opinião de alguns foristas desde espaço que parte da Europa não passa de podles dos americanos

    • Carl, Carl, desde quando os estadunidenses se preocupam com direitos humanos? alem da utilidade de fazer disso um instrumento de interferencia em estados? uma ferramenta politica de intervenção? Sómente os ingenuos. ou evidentemente os encantados, que podem estar a serviço ou não, financiados ou não, neste nosso momento de pragmatismos hipcritas e meias verdades, que podem ser consideradas mentiras, por que meias verdades é meia mentira, poderiam levar a frente essa bobagem mentirosa que se desnuda ante qualquer minima verificação, que está aí as claras, aos olhos, para todo mundo ver. Meu caro, quem quiser acreditar, esperando por isso, está prestando um desserviço aos direitos humanos verdadeiros, a sinceridade dos postulantes desse fator que nos distingue, para trabalhar a favor de um oportunismo revelador de más intenções com as pessoas de outros estados do mundo, inclusive contra as deles próprios. Sds.

1 Trackback / Pingback

  1. Polônia pagará indenização: Não impediu “a tortura e o tratamento desumano ou degradante” em uma prisão secreta da CIA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.