E.M.Pinto
A notícia postada no Defence Blog de Dezembro de 2014 porém passou desapercebida pelos meios de comunicação especializados. especialmente por dois itens de seu conteúdo.
Porque um novo MBT?
O Parlamento alemão aprovou uma proposta para desenvolver uma nova geração de carros de combate e programa será incluído no planejamento de médio prazo do Ministério da Defesa alemão.
A decisão ocorre em meio a tensa situação da “crise ucraniana”, onde o número de MBT Leopard 2A6 /7 disponíveis ao Bundeswehr é de apenas 225, o que em vista de uma capacidade operacional se tornaria inadequado.
A exposição de motivos do documento fala da grande importância que as unidades blindadas exercem no exército alemão atualmente e ressalta aquelas que devem ser suportadas no futuro. enfatiza a necessidade de uma nova geração de MBT e especialmente do papel que a indústria militar alemã teria neste processo, pois segundo o documento ela seria capaz de entregar tal produto.
Parceiros?
O desenvolvimento do novo MBT no entanto não seria um projeto alemão puro sangue, mas poderia ser objeto de uma cooperação entre a França e a Alemanha, seu planejamento visa a sua introdução por volta de março 2030.
Os franceses enfatizam as forças expedicionárias já o Bundeswehr, foca-se na defesa territorial. Entretanto, não deixam de ser duas novidades interessantes, a primeira, o desenvolvimento de uma nova família de MBT por parte da Alemanha a segunda, a possibilidade de que este desenvolvimento não seja isolado, mas pelo contrário, aberto a parceiro estrangeiros.
Pingback: Passou desapercebido: Alemanha dá sinal verde ao desenvolvimento do carro de combate de nova Geração | DFNS.net em Português