EUA e Turquia assinarão em breve acordo para treinar e equipar oposição síria

Os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo preliminar para treinar e equipar combatentes da oposição síria moderados e esperam assinar o pacto em breve, disseram nesta terça-feira autoridades americanas e turcas, e Ankara prevê uma assinatura em dias.

O exército dos Estados Unidos disse que planejava enviar mais de 400 tropas, incluindo forças de operações especiais, para treinar moderados sírios em locais fora da Síria como parte da luta contra o Estado Islâmico.

Autoridades dos Estados Unidos disseram que planejavam treinar cerca de 5 mil combatentes sírios por ano por três anos de acordo com o plano. Arábia Saudita e Qatar, bem como a Turquia, ofereceram publicamente para hospedar locais de treinamento.

A Turquia espera que o treinamento também irá apoiar a fraca e dividida oposição síria em sua luta contra o presidente sírio Bashar al-Assad.

“As negociações estão sendo concluídas e um texto do acordo será assinado com os EUA em relação ao treinamento do exército sírio livre no período”, disse o porta-voz do ministro do exterior turco, Tanju Bilgic.

Em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, confirmou um acordo com Ankara a princípio.

Por Tulay Karadeniz e Jonny Hogg em Ankara e Arshad Mohammed em Washington

REUTERS

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Os EUA acusam a Rússia de armar os separatistas na Ucrânia, mas fazem mesma coisa no Oriente Médio na cara dura.
    No início da guerra da Síria os EUA apoiaram Al Qaeda e Estado Islâmico atual, fornecendo armas e treinamento, Porém esse grupo se virou contra seu criador e formou o demônio do Estado Islâmico.

    Chamar esses bandidos de oposição é um absurdo.

  2. Isso!! .. joga mais lenha na fogueira q tá pouco …. n da pra tirar nada de bom nessa caos todo q o Ocidente vai montando .. …”’deixe q se matem ”’ … esse deve ser o pensamento so pode

  3. Mais esforços humanos para EI sendo treinados e armados pelo maior estado terrorista do Planeta, os EUA com a ajuda da Turquia.
    .
    Esta ai uma boa oportunidade para os coxinhas que defendem caninamente os EUA entrar de vez para defender os interesses do tio Sam pois, haverá novos recrutamentos para se juntarem para combater os inimigos dos EUA ao lado da EI e da Al-Qaeda.
    .
    Mostrem esse amor canino ao tio Sam lá no Oriente Médio, se alistem na embaixada americana ou nos consulados americanos mais próximo da corva de canídeos onde se escondem.

  4. Depois vem um turma de nacionais proxenetas querer desdizer o que está a mostra aos olhares de todos, para defender isso aí. Não tem nem graça, esse caras estão determinados a explodir o mundo, se eles não conseguirem dominá-lo. São hoje os canceres da terra.

  5. maior terrorista do planeta hoje é a CIA americana pai de todo terrorista atual no mundo !

    mas como o presidente do sudao falo a mosad faz parte disso também !!!

Comentários não permitidos.