Argentina denuncia operação mundial em morte de promotor

O chanceler argentino, Héctor Timerman, disse nesta terça-feira que a Argentina é alvo de operações de inteligência vinculadas ao conflito no Oriente Médio, às vésperas de uma marcha multitudinária da oposição em repúdio à morte do promotor Alberto Nisman, que investigava um atentando antissemita.

“O povo argentino não pode tolerar ser o teatro de operações de inteligência de fatos que são completamente alheios aos seus costumes e à sua condição de terra de redenção para milhões de perseguidos por sua etnia, religião ou política”, disse Timerman, em mensagem transmitida pela televisão, ao ler cartas enviadas aos governos de Estados Unidos e Israel.

A mobilização foi convocada para esta quarta-feira por setores judiciais que enfrentam o governo e os principais candidatos presidenciais da oposição às eleições de outubro. A marcha é celebrada um mês depois do aparecimento do corpo do promotor Alberto Nisman, com um tiro na cabeça, em seu apartamento.

Nisman acusou o Irã de ter cometido, em 1994, o atentado contra a mutual judaico-argentina AMIA, que deixou 85 mortos e 300 feridos, e quatro dias antes de sua morte misteriosa, ele tinha denunciado a presidente, Cristina Kirchner, por proteger os ex-governantes iranianos suspeitos, entre eles o ex-presidente Ali Rafsanjani.

Timerman disse que a Argentina virou alvo “de outros Estados em seus interesses geopolíticos e de uma campanha de propaganda aberta ou encoberta. Meu país repudia tais atos”.

Na carta enviada ao secretário de Estado americano, John Kerry, o chanceler disse que “a Argentina lamenta que seu governo não tenha aceitado nosso pedido de que o caso AMIA fosse incluído nas negociações com o Irã. Hoje, volto a solicitar que seja incluído”.

Os Estados Unidos, acompanhados de outras cinco potências ocidentais, mantêm conversações para evitar que o Irã desenvolva armas nucleares.

Em 2013, a Argentina assinou um acordo com o Irã para levar os ex-governantes suspeitos perante uma comissão investigadora internacional, diante da paralisia de duas décadas do caso AMIA, mas o promotor Nisman e os líderes da numerosa representação judaica se opuseram de forma enérgica.

Nisman e os líderes da comunidade judaica consideraram que Teerã não é confiável neste tipo de acordo.

Em 14 de janeiro passado, Nisman acusou Kirchner de acobertar os funcionários iraquianos em troca de petróleo, embora o óleo bruto iraniano seja inutilizável nas refinarias argentinas.

“A Argentina não tem nenhum interesse estratégico no Oriente Médio”, disse Timerman.

Nisman afirmou, ainda, em sua acusação a Kirchner, que a Argentina pediu para suspender os pedidos de captura internacional dos iranianos, mas a Interpol o desmentiu, ao afirmar que só um juiz pode fazer um pedido semelhante.

Também nesta terça-feira, o presidente boliviano, Evo Morales, saiu em defesa da colega argentina, ao afirmar que ela é alvo de um “golpe judicial”.

“O que está acontecendo na Argentina? Depois de uma tentativa de agressão econômica, mediante os chamados ‘fundos abutres’ (fundos especulativos), agora vem um golpe judicial”, disse Morales durante transmissão de um programa de rádio em que atuou como locutor na região cocalera de Chapare (centro), onde teve origem sua vida política.

AFP

Fonte: Terra

32 Comentários

  1. E segue-se o típico script das patéticas republiquetas bolivarianas latrionamericanas. Pegas em flagrante em seus expedientes espúrios (aqui é o Petrolão. Do outro lado da fronteira, acobertamento de criminosos e a morte do promotor que investigava o caso), tentam risívelmente colocar a culpa em uma “conspiração levada a cabo por interesses estrangeiros”. E como sempre o culpado são “Uzamercanú mau i uzsiúnista ladrão di terra”. E agora os patetas bolivarianos criaram um novo inimigo, o “Golpe juridico” afinal, bolivariano que é bolivariano, seja ele Kirchnerista, Chavista ou petralha, despreza as instituições que compõem o Estado Democrático de Direito.

    • E você minha cara, pelo menos aparentemente, vive afundada na latrinoamerica, hem? Mas ter pergunto, isso já te incomodou antes, ou só agora que os que você chama de latrinoamericanos estão procurando se higienizar?

      • Julio, isso sempre me incomodou. Mas como sou brasileiro e não desisto nunca, espero que um dia viremos América Latina. Sds!

      • é julio ,a argentina esta colocando nomes aos bois igual fez o presidente do sudao !!

        para a américa latina ficar mais forte o correto é monitorar pessoas como esse tiraleite hms que não passa de uma persona não grata !!!

        não gosta da américa latina e do brasil cai fora ou ame-o ou cai fora ,
        ninguém aqui esta com suas pernas tiraliete , a
        porta da rua é serventia da casa cai fora !!!

        mas não tem moral para ir embora ,é um mala sem alça

      • E o que você vai fazer Canídeo comichoso? Vai grampear meu telefone? Vai colocar detetives a me seguir? Vai colocar um Spyware no meu computador para saber e não troco mensagens com a CIA ou o Mossad? Vai revirar meu lixo…..ops! Isso aí você já deve fazer como bom viral-latas que é….rs!

      • O mundo ta cheio de fodoes como vc que apesar de limitado age como se nao fosse , mas continua levando bola nas COSTAS,kkkkk, pessimo lateral,kkkkkkkkk,olha o boto !

      • Melhor para o continente livrar-se um psicótico esquerdopata como você meu caro Ilya Gardenal, que nada produz e vive de trollar em sites de defesa!

    • Terei que discordar HMS, já ta na cara que essa jogatina é norte americana, começou com os fundos abutres e agora esta, alem das provas que o tal investigador tinha contatos com serviços de inteligencia americana, ainda estava querendo dar um golpe na presidente, tudo fomentação golpista: Boko haran pras área em que a China esta se estabelecendo na África, Primavera Árabe pro oriente médio, claro, nas regiões onde existe o apoio da Rússia, mas estranhamente na Arabia Saudita não, aí vem crises sem par na Venezuela, que estranhamente tbm é aliada da Russia e China,e chuta…isso mesmo, agora Argentina depois de ter assinado diversos acordos com a China. Me desculpe, coincidências demais pra minha percepção, ainda mais quando temperada pelos golpes do Tio sam no decorrer da história. Ou você realmente revê sua postura de jogar toda a culpa nos “bolivarianos” ou você pode se surpreender quando ver nosso país servindo de despojo pra certos países e perceber que estava defendendo o lado errado, e ao meu favor tenho o episódio de Jango. Leia o livro A segunda guerra fria de Moniz bandeira. Sds

  2. Fanfarronice ……pura e simples …. .. é malvinas .. è isso .. é aquilo …. Argentina um dia ja foi um pais sério .. quem diria

  3. “Eu quero o pagamento dos fundos podres!”

    Pra isso, resgato um evento que ocorreu a 20 anos atrás, coloco atores famosos/ibópicos (judeus) e faço a comunidade internacional cair em cima do país.

    Tudo bem. Tudo é válido para receber o pagamento dos fundos podres, afinal, dinheiro é dinheiro….

    rs!

    • Quem deve tem que pagar , os EUA nao sao como uma certa bosta latrina que goza com p. dos outros e perdoam dividas de vagabundos e inconpetentes ,todo caloteiro paria eh favoravel a argentina caloteira e vadia !

  4. Essa é a nova fórmula adotada pelos imperialistas de mudar governos não alinhados a suas políticas assassinas, usam dos setores de estado mais atrasados e reacionários como o judiciário da amarica latina de forma geral e a midia pro ocidental vendida e golpista. RESISTA ARGENTINA!!

  5. Essa e a velha formula adotada pela escoria latrina , fazem suas merdas e depois elegem o BOTO como culpado ,este senhor deveria entao citar todos os atores que utikizam a falida e arrogante arngentina como suas latrinas ,se referir apenas a EUA e ISRAEL eh uma prova inconteste deque estes latrinos vira-latas aceitam serem pinico de IRANIANOS ,CUBANOS ,VENEZUELANOS e CHINESES (mafia) , o discurso deste vira-lata deixou de ser relevante quando este se tornou tendencioso , ficou bem claro que a america latrina fala grosso quando se dirige a alguns e abre as PREGAS quando se diregem a seus futuros estrupadores , mas o melhor disso eque as vedetes pagas ,sempre se prontificam a defender as diarreias dos bolivalacaios !
    ,

    • Meu caro eu expressei a minha opinião, vc expressou a sua, não somos obrigados a concordar, agora no mínimo Vossa Senhoria deveria respeitar os outros, “vedete paga” deve ser…

      • Quando não se tem argumentos ou propostas aceitáveis, basta desqualificar o adversário. A direita é sempre golpista, pois prega a existência de privilégios e privilegiados. Numa democracia a economia e tudo mais tem que ser boa para a maioria, senão o governo cai.

  6. Desde o inicio jamais tive duvida que isso é plantado.
    Ate o otario defunto foi usado.
    Então a Cristina sabia quem eram os terroristas Iranianos e os estaria protegendo.
    Nem a CIA nem o Mossad jamais apresentaram nomes de nenhum terrorista e sempre acusaram o Irã sem provas materiais.
    Agora a boca murcha sabe mais que serviços secretos e protege terroristas.
    A Argentina é atacada de todas as formas vive sobre embargo economico quér pagar a divida parceladamente e querem receberem tudo de uma so vez ou seja não querem acordo,querem sim subjugarem a Argentina e a colocarem no saco.
    Lembrem-se que se a Argentina for para o saco deles começa-se a fechar o cinturão a nossa volta.
    Não é nem questão de certo ou errado mas proteger a Argentina trazendo-a para nós nos é estrategico.

    • Depois os “intelectuais” de sempre, antinacionais, idem, querem demonstrar por A mais B que são mais inteligentes que os chinas, e querem atribuir aos que defendem a aproximação com Os hermanos, as causa do atraso do Brasil. Essa gente é mesmo muito fora de orbita.
      Não perceber que se entregar a agiotas e o mesmo que fazer acordo com o Diabo, vão querer te consumir até esvair completamente sua energia a um nivel que te mantenha como um zumbi morto vivo, e ai vão procurar outro para continuar e ampliar o processo. Mas se houver reação eles vão te preferir morto, para que não passe o virus da reação adiante. Essa é a formula, dos micro, e macro agiotas mundiais, esses os macro são também chamados de banca internacional. Para eles seres humanos pobres são apenas uma grande fonte de energeticos para eles virem beber.

  7. Perfeito, a queda Argentina é um grave perigo para nós. A inteligência brasileira deveria atentar para esse fato. Deveríamos ter uma estratégia clara a respeito. Mas o que têm feito nossos serviços de inteligência? investigam somente os de DENTRO (algumas vezes, auxiliados pelos de fora!?!!!!). Isso mostra que estão a serviços do GOVERNO, e não do ESTADO brasileiro, como deveria ser. Essa atuação cega e viciada poderá nos custar muito caro.

      • Seu desespero em desqualificar a informação é tão grande meu caro sindicalista alegre que você ignora a verdade dos fatos senão vejamos:

        – o número de presentes (400.000 pessoas) foi estimado pela própria polícia de Buenos Aires;

        – outros noticiosos nacionais que não têm o rabo preso com o Lulopetismo confirmam a notícia;
        – lindbergh Farias, Senador do TEU PARTIDO (ou seria seita) está em Buenos Aires e disse não ter ter tido menos de 100.000 pessoas.

        Como se vê ou você é mentiroso ou mal intencionado meu caro Walfredo (ou ambos)

  8. Nossa quanta besteira sobre complô americano blá blá blá…

    Acho que a tristeza desse povo seria constatar (finalmente!) o quanto os EUA não estão nem aí pra essa babaquice ao Sul do Equador…

    Ai os fundos abutres! Quem quis capitalizar emprestando dinheiro de “abutre” que sofra com as consequências! Os fundos abutres jogam o jogo, não fazem as regras…

    Como gosto de um leve toque de otimismo no meu realismo, vejo os fatos recentes (Brasil, Argentina e Venezuela) como o início do fim dos governos populistas mequetrefes (a saber: Presidanta Dilmanta, Cretina ‘botocuda-do-prata’ Kirchner e Nicolás Maisduro).

    Como disse Margareth Tacher “o socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros”… é o que, me parece, estar acontecendo…

    • A crise nos EUA e Europa começaram pouco depois que governos de esquerda começaram, um a um, a se livrar de seus eternos débitos junto ao FMI. Lembro bem que dois anos após o Brasil de Sarney deixar de pagar os juros da dívida a prefeitura de Nova York não teria como pagar seus funcionários, pois os bancos sediados na cidade teriam que lançar em seus balanços o prejuízo, com isso, deixariam de pagar os impostos, quebrando a cidade. Ou seja, éramos nós que pagávamos os funcionários de Nova York, a limpeza pública, a segurança, a saúde. Enquanto isso, mantínhamos 50 milhões de indigentes, segundo a Veja.

1 Trackback / Pingback

  1. Argentina denuncia operação mundial em morte de promotor | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.