Ucrânia: Debaltsevo já está sob o controle da República Popular de Donetsk (RPD)

Foto: © sputnik/ dan levi

As milícias independentistas começaram a “limpeza” da cidade ucraniana de Debaltsevo, a maior parte da cidade já está sob o controle da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), informa a agência noticiosa russa Interfax, citando representantes da RPD.

“Foi ocupado o departamento de polícia e uma estação de trem, uma grande parte da cidade está sob o controle da RPD, a limpeza continua”, disse um fonte da Interfax.

Uma outra fonte da Interfax, um representante das estruturas militares da RPD, disse: “O avanço em Debaltsevo está decorrendo de forma muito ativa, a maior parte da cidade, incluindo edifícios de escritórios e instalações estratégicas, estão sob o controle das milícias”.

Ao mesmo tempo, ele chamou de erradas as informações sobre as alegadas violações da trégua por parte das milícias em Donbass.

“No que diz respeito a Debaltsevo, dissemos no início que o cessar-fogo não se aplica no território. Foi Kiev que quebrou a trégua quando na véspera atacou o aeroporto de Donetsk e Gorlovka, ou seja, aquelas áreas que inicialmente eram vistas como pacíficas”, disse a fonte.

Cerca de 120 soldados do exército ucraniano na terça-feira (17 de fevereiro) se renderam em Debaltsevo, onde os combates de rua com a milícia continuam, disse à agência noticiosa russa RIA Novosti o representante do Ministério da Defesa da RPD.

“Os combates de rua em Debaltsevo continuam. As nossas tropas tomaram a cidade sob seu controle. Sabendo disto, vários grupos das forças de segurança, cerca de 120 homens, se renderam “, disse ele por telefone.

Fonte: Sputnik

 

 

17 Comentários

  1. E a barca anda, a Ucrânia já era.
    Com quem tem bomba atômica a conversa é outra, e a Rússia tem e de sobra, o suficiente para mandar humanidade para a idade do bronze – obviamente passando antes pela idade do plasma. Os europeus estão pisando em ovos porque sabem o quanto a barba arde, a lembrança da segunda guerra ainda é recente.

  2. Fazem bem os legalistas, não permitir um dominio expressivo dos ucranazis e seu território pode ser a diferença entre uma sobrevivencia digna e uma perda significativa de autonomia com limpeza etnica aos moldes nazistas.

  3. Os Separatistas não podem dá trégua para as tropas da Kiev. Correm risco de cair numa armadilha.
    Depois de conquistar Debaltsevo, a próxima parada será em Mariupol..

  4. E sendo procedentes as informações, parece que o caldeirão de Debaltsevo está desmoronando, ou melhor implodindo…

    —————————————————–

    Soldados ucranianos deixados por conta própria para sair do cerco

    “A luta em torno de Debaltsevo escalou durante a segunda metade do dia, de acordo com Donetsk.
    “A situação tornou-se mais complexa. O nível de artilharia para fora a partir de dentro do caldeirão aumentou. Tentando romper o bloqueio…Disse o representante do Ministério de D.R., Basurin, nesta terça-feira.

    Além disso, as mães dos soldados ucranianos cercados em Debaltsevo dizem que lá, as tropas receberam ordens de abandonar as suas posições e equipamentos de defesa e tentar sair do cerco em pequenos grupos. Eles dizem que o comando e controle foi completamente perdido, o que significa que os soldados estão por conta própria. Isto tornou-se conhecido por várias mães que estabeleceram contato telefônico com seus filhos. Em 17 de fevereiro os familiares dos soldados estão realizando uma reunião espontânea no Ministério da Defesa, em Kiev.

    Então, é claro que o caldeirão Debaltsevo está desmoronando, é apenas uma questão de quantos soldados ucranianos vai conseguir sair dele. Alguns, sem dúvida, vão, mas outros se tornarão prisioneiros – há relatos de que cerca de 300 tropas da junta se renderam sozinhos em Debaltsevo até agora.
    Mas qualquer que seja o equipamento que eles trouxeram com eles para Debaltsevo vai cair nas mãos do exército de Novorossia.

    Estas foram as melhores unidades que o exército ucraniano teve . Não vamos esquecer que a “quarta onda de mobilização” tinha apenas começado, por isso, as forças em Debaltsevo foram os remanescentes dos militares ucranianos regulares, pré-guerra civil e os sobreviventes das campanhas de 2014.

    Apesar de todos os problemas com o mais recente onda de mobilização, a junta de Kiev pode contar com um fio de substituições. Mas o equipamento pesado são, para todos os efeitos, insubstituíveis. Uma vez que esses tanques, BMPs, artilharia se foram, eles se foram para sempre, e seria necessário um longo tempo para trazer as forças militares ucranianas de volta para o estado em que estavam a apenas dois meses.”

    • Alves isso é o que acontece com quem acredita e confia nas promessas dos estados unidos

      aqui o regimi limitar acreditou e depois que eles deram o golpe viraram apenas policia anglosionista e apoiadores de uma imprensa golpista apoiados pela CIA

      mas eu percebo que sempre se ouve a expressão ,por falta de comando a derrota das tropas de Kiev

      já escrevi aqui que muitos dos oficiais ucranianos são aliados e parentes russos

      o correto é capitular Kiev pois são apenas um punhado de nazisionistas colocados no comando pela CIA ,

      essa CIA representa para a raça humana a mesma coisa da konkuskan ou da SS nazista

      estão no mesmo patamar .

    • Agora, rumo a Mariupol.

      Um amigo finlandês me contou que durante a guerra de inddepedenncia da Finlândia, a Rússia enviava soldados ucranianos para lutar nas batalhas, e claro, eram facilmente derotados. Os ucranianos nunca foram bons soldados.

      • Araujo também acredito que se houver uma nova quebra do cessar fogo Mariupol vai pro vinagre, ou seja, vira território dos independentistas, mais, os rebeldes irão dar um bom presta atenção em Kiev que o chocolateiro acabará caindo.

  5. AO MEU VER PUTIN TA SO ENROLANDO UE EUA ISSO VAI SER UMA PROXIMA GEORGIA?? E ODESSA TEM REVOLTAS LA ALGUM SINAL??? NO COMEÇA TINHA

    • BobSap,

      esta notícia e vídeo parece confirmar este trecho do texto que postei acima:


      “Além disso, as mães dos soldados ucranianos cercados em Debaltsevo dizem que lá, as tropas receberam ordens de abandonar as suas posições e equipamentos de defesa E TENTAR SAIR DO CERCO EM PEQUENOS GRUPOS. ”

      Muito provavelmente estes 74 rendidos do vídeo que vc postou, é um destes mencionados “pequenos grupos”, que tentando escapar do cerco, foram pegos e se renderam…

  6. A notícia abaixo é de uma mídia ucraniana, que pelos adjetivos que dá as forças de Donetsk e Lugansk : como bandidos , terroristas, ‘russos’…não simpatiza em nada com os rebeldes. Mesmo assim, são obrigados a reconhecer o colapso das forças de Kiev em Debaltsevo:

    http://newsdaily.com.ua/post/743814

    ———–

    Das milicias:

    “Todas as tropas punitivas (de Kiev) que depuserem as armas e cessarem a resistência, vão receber comida quente e roupas quentes, bem como assistência médica, se eles estiverem feridos. A principal recompensa por sua consciência e sua recusa em continuar a guerra é que suas vidas serão poupadas”.

  7. Federalistas avançam… falei oq sobre a o “cessar fogo”? Disse que não ia durar até que o governo ucraniano atacasse n foi? Deu nisso. Quanto mais q o lado pró-russia n quer é cessa fogo nenhum.. eu disse, taí.

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia: Debaltsevo já está sob o controle da República Popular de Donetsk (RPD) | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.