TV na Alemanha divulga informações falsas sobre guerra na Ucrânia

O canal de TV alemão ZDF está sendo alvo de críticas depois de grupo de cidadãos ter indicado que as informações divulgadas sobre a alegada presença de tanques russos no leste da Ucrânia eram falsas.

O grupo dos cidadãos, conhecido como Comissão Permanente Aberta de Monitoramento da Mídia, apresentou uma queixa contra o canal alemão ZDF por divulgação de informações falsas sobre a situação no leste da Ucrânia, escreve o Deutsche Wirtschafts Nachrichten.

A queixa tem a ver com uma foto que acompanha notícias recentes no canal ZDF sobre a suposta presença militar russa no leste da Ucrânia.

A notícia, que descreve o suposto movimento de tanques e sistemas de mísseis russos para a Ucrânia oriental, mostra uma foto com a legenda “veículos blindados russos se dirigem através de Isvarino, na região de Lugansk, 12 de fevereiro de 2015”, citando “o porta-voz do exército ucraniano Andrei Lysenko, em Kiev.”

O problema é que a foto em questão foi tirada realmente alguns anos antes, em 2009, e na Ossétia do Sul, e não na Ucrânia.

Na sua queixa contra o ZDF, uma das maiores empresas de radiodifusão da Alemanha, a Comissão de Monitoramento da Mídia observa que “seria interessante saber por que razão a foto, que não tem nada a ver com a notícia em questão, está sendo repetida e usada para convencer uma terceira parte da veracidade das suposições sobre uma ‘invasão de blindados [russos]’.”

Maren Mueller, um dos fundadores da comissão e ex-trabalhador da mídia, acredita que grande parte da cobertura alemã dos eventos no leste da Ucrânia está contaminada por distorções, meias-verdades e mentiras completas.

Ele acredita que entre os maiores problemas da cobertura dos eventos é a “proximidade perigosa” entre a posição dos meios de comunicação e a visão do conflito oferecida pelo governo.

Fonte: Sputnik

 

 

 

12 Comentários

    • Eu ficaria muito feliz se tivéssemos um sistema igual ao o inglês ou sueco. Ingleses e Suecos não são bolivarianos e gostam de mídias informando e não manipulando.
      Sds.

  1. As midias mundiais são associadas aos interesses do poder economico que domina estados. Portanto a manipulação dos cidadãos para privilegiar interesses de estado que beneficiem o poder economico é uma coisa que os cidadãos devem rapidamente entender. Existe um interesse mundial, do tipo gangues mesmo, por controle economico que é onde se esconde o poder, que para esses as vidas dos anonimos cidadãos nada significam. São como gado, descartaveis para servir a fome desses ingredientes dessa gente que de humano só tem a forma.

  2. Isso só acontece em uma sociedade evoluída, livre e independente.
    O cidadão pode cobrar a verdade, e ao mesmo tempo a mídia, principalmente a televisiva e de radio-difusão, não está amarrada ao governo através de concessão, portanto, não tem medo de falar a verdade ( o que obviamente não foi o caso).

  3. Ultimamente o que vale nas notícias não são a veracidade dos fatos más, como elas são interpretadas e colocadas para o publico, ainda bem que existe a internete e as redes sociais( imprensa sociais) que são criticadas pela imprensa-empresa como é o caso da GOLBO que constantemente é desmascarada.
    .
    .
    VIVA A IMPRENSA SOCIAL.

    • kkkkkkkkkkkk. Desculpe senhor IIlya mais essa realmente foi boa, não fala muito que daqui a pouco eles aparecem e acabam com a paz dos foristas.

    • Pelo menos aqueles que disseram “os manifestantes ucranianos são apenas um bando de imbecis” continuam a dar opiniões.

      Por quá?

  4. aqui a imprensa brasileira tenta influenciar a campanha presidencial com mentiras e fica por isso mesmo

    sera que so sobrou frouxo da esquerda brasileira .

  5. guerra de propaganda para influenciar e modelar as massas….conquistar as mentes e os corações do publico e da comunidade internacional para o governo dos eua conseguirem o apoio e o aval para suas movimentações obscuras pelo o oriente médio e ucrania….

    Inúmeras guerras têm sido travadas pelos eua diretamente e por mãos alheias…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…o objetivo é eliminar todos os governos independentes e soberanos…substituí-los por governantes fantoches pró-ocidentais…sua vontade é atiçar guerras para lograr seus objetivos…

  6. Existe mesmo “material russo” (humano) na ucrania, sabe-se. Mas veicular uma foto “q nada tem a ver” é complicado… assim como tbm parece a ver forças da OTAN lá… enfim.

    Pena q nossa mídia n tenha mordaças né? Só consigo pensar nisso…

1 Trackback / Pingback

  1. TV na Alemanha divulga informações falsas sobre guerra na Ucrânia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.