Acordos de Minsk “II” fazem EUA recuar

Os EUA querem continuar a pressionar politicamente a Rússia, mas os esforços dos seus parceiros na União Europeia podem fazer Washington concordar com um recuo tático e abandono temporário das suas posições duras, opina Jon Hellevig.

O candidato a deputado do Parlamento Europeu, cientista político Jon Hellevig concedeu uma entrevista à emissora Sputnik.

Segundo Hellevig, a crise na Ucrânia é só um pretexto, mas não a razão para a pressão econômica dos EUA sobre a Rússia, a posição de Washington provavelmente não mudará após a assinatura dos Acordos de Minsk. Ao mesmo tempo as iniciativas da UE podem fazer com que os EUA mudem a tática em relação à Rússia.

“Eu não acho que os EUA tenham mudado a sua posição. Eles querem continuar pressionando a Rússia, mas podem ser forçados pelas ações europeias a fazer um recuo tático da sua linha dura”, disse Hellevig à Sputnik.

Segundo outro especialista, o cientista político Patrick Smith, mesmo após o armistício ter sido obtido, Washington não vai abandonar as tentativas de influenciar o governo ucraniano e dificultar as condições para a implementação dos acordos de paz.

“Uma das conversas mais importantes que está agora acontecendo é, provavelmente, a entre o secretário de Estado [John] Kerry  e Poroshenko”, disse Smith à Sputnik. Perguntado sobre o que Kerry pode prometer a Poroshenko, comentou: “Dependendo do que seja, poderá incentivar o governo de Poroshenko em uma direção ou outra”.

A Sputnik observa que, após os acontecimentos em Minsk,  ocorreu outro evento importante – o FMI e a Ucrânia chegaram a um acordo preliminar para prestar assistência financeira a Kiev, no valor de 17,5 bilhões de dólares norte-americanos no âmbito do programa de quatro anos para superar a crise econômica.

De acordo com Patrick Smith, entre estes eventos existe uma relação: o chefe de Estado ucraniano Poroshenko foi a Minsk principalmente para salvar a economia “praticamente inexistente” da Ucrânia com a ajuda de credores estrangeiros.

“Nesse sentido, Poroshenko tem feito o que a liderança em Kiev é realmente boa a fazer – ele aceitou um suborno”, disse Smith. Ele também acredita que a possibilidade de obter financiamento levou o presidente da Ucrânia à mesa das negociações e agora o governo terá de cumprir as exigências do FMI para realizar reformas econômicas impopulares.

Jon Hellevig acrescenta que a ajuda financeira de credores estrangeiros não é suficiente, e, portanto, as autoridades de Kiev serão incapazes de cumprir as obrigações sociais relativamente aos moradores de Donbass.

Fonte: Sputnik

 

 

 

12 Comentários

    • NÃO VAI DÁ ! … de novo !!!
      .
      .
      Os caras mal assinaram o acordo Minsk II e já começou “entrar água”. .. 😉
      .
      .
      ***************
      .
      LÍDERES DOS COMBATENTES DO LESTE UCRANIANOS NÃO SERÃO ANISTIADOS, DIZ KIEV.
      .
      Apesar de o plano de paz acordado em Minsk nesta quinta-feira (12/02) entre o governo ucraniano e os manifestantes pró-Rússia prever uma anistia geral, o ministro de Assunto Exteriores da Ucrânia, Pavel Klimkin, afirmou nesta sexta-feira (13/02) que não haverá indulto presidencial para os líderes das milícias. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, por sua vez, disse não ter esperanças de que a paz seja alcançada.
      .
      (*)fonte:[ operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39496/lideres+dos+combatentes+do+leste+ucraniano+nao+serao+anistiados+diz+kiev.shtml ]
      .
      .
      (…) Já o presidente Poroshenko disse também hoje que não devem ser criadas expectativas sobre o cumprimento do acordo estabelecido durante a reunião em Minsk. “Não quero que ninguém se iluda e nem que eu pareça ingênuo”, disse o mandatário. (…)

  1. “o chefe de Estado ucraniano Poroshenko foi a Minsk principalmente para salvar a economia “praticamente inexistente” da Ucrânia”

    ” A Ucrânia é uma economia em expansão”

    😀

    • “” A Ucrânia é uma economia em expansão””

      É um país em guerra civil, o que se pode esperar?

      Tem outos países que admitem estar em retração devido aos próprios erros na economia…
      Talvez até o nosso Brasil seja um deles em breve.

      • “erros na economia” ? O sistema capitalista e em si caotico, cada um faz o que acha certo e as leis do Mercado corrige, quem estiver certo vence a competicao, que errou perde a competico e com ela seu capital. O sistema se expande e depois entra em crise para corrigir os erros. O que esta ocorrendo no momento e uma tentative de superar as leis do Mercado, manipulando os precos das mercadorias, e o valor das moedas ora para cima ora para baixo. Bancos que especularam seu capital e perderam-no sao protegidos pelo Estado, socializacao das perdas, privatizacao dos ganhos. Ja nao e mais um sistema capitalista que vigora no mundo, pelo menos nao e o sistema capitalista onde opera as leis do comercio livre..

  2. Não acredito no cumprimento deste acordo por parte da Ucrania, até porque a dor de corno americana, por esse acordo onde foram excluidos, a soberba e a incompetencia diplomática atual dos EUA, levarão a uma nova quebra da fragil trégua.
    Não há interesse dos imperialista em aliviar para a Russia, estão muito recentidos por causa do Iran e da Síria.
    Que falta faz um Kissinger para os EUA.

  3. Sempre aprendo muito apenas observando a Rússia, como são genais em estratégia.
    O que todos mais queriam? Que a integridade territorial da Ucrânia fosse respeitada.
    Todos temiam que Putin iria apoiar os rebeldes e abocanhar o leste da Ucrânia, o que Putin ganharia com isso? Mais um filho pra amamentarr e uma Ucrânia decepada, quebrada, sem mais nada o que perder, provavelmenete ingrada a OTAN, com um programa nuclear ativo e etc.
    Putin percebeu que um Dombas autônomo mas ainda parte da Ucrânia, poderia impedir qualquer tentativa de nao-neiutralidade de Kiev,

    Em outras palavras, se Putin apoiasse a separação ganharia o Dombas, se Putin apoiar apenas a autonomia da região, ganhou toda a Ucrânia.

    Obama deve ta bem decepcionado.

  4. Nao estou em condicoes de dizer se este site “sputnik Brasil” e brasileiro ou russo, mas sei que este artigo e propaganda, desinformacao a service da oligarquia russa. Di o artigo que os EUA recuaram na Ucrania. Fato, Os EUA continuam Armando as tropas de Kiev e as milicias neonazistas. Poroshenko nao assina esse acordo, um ex president o faz. Mas o grupo nazista Setor Direita rejeita esse acordo como inconstitucional, e diz que suas milicias tem agenda proprias. Isto e, se os novos russos que estao impondo severas derrotas nas milicias nazistas e nas tropas de Kiev aceitarem outra vez um outro cessar foto, eles outras vez vao abandoner uma batalha que eles estao vencendo em troca de promessas de cessar fogos que eles sabem que Kiev nao estara em condicoes de cumprir, porque, primeiro Poroshenso nao tem poder, Washington quer a continuacao da Guerra, e operam na Ucrania nao atraves do president eleito, mas atraves dos neonazistas.. Interessante que o redecastorfoto traduziu dois documentos que mostra porque esse cessar fogo vai falhar, mass nao tgraduziu o artigo de Paul Craig Roberts, que pergunta se esse “acordo de cessar fogo”nao e traicao de Putin aos novos russos, ou apunhalada pelas costas..Eu vejo esse acordo, como mais uma contemporizacao por parte da oligarquia russa, mais uma tentative de tentar conter o inevitavel, que e uma invasao russa no leste da Ucrania, incorporacao desta na Russia, e consequentgemente o risco de uma Guerra direta com os EUA.

Comentários não permitidos.