Relação entre Brasil e Argentina é “a mais estratégica de todas as relações”

Novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira

Os chanceleres brasileiro e argentino destacaram, durante uma reunião em Buenos Aires, a importância das relações entre os dois países.

A agenda do novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, sua primeira visita à Argentina, teve encontros com o seu colega argentino, Héctor Timerman, com o primeiro-ministro argentino, Jorge Capitanich, e os ministros da Economia, Axel Kicillof, da Planificação Federal, Julio De Vido, e da Indústria, Débora Giorgi.

Segundo a agência Télam, durante o encontro a nível de chanceleres, os dois ministros sublinharam a importância dos laços que unem os dois países. Disse Vieira:

“Para o Brasil, a relação com a Argentina é a mais estratégica de todas as relações. Isso é comprovado pelo nível de interlocução que temos, o intercâmbio de visitas, as reuniões bilaterais que temos, uma prova concreta da importância desta relação”.

O ministro das Relações Exteriores brasileiro falava em espanhol durante o evento.

Já o ministro argentino lembrou do encontro bilateral em Brasília, que pode ser celebrado dentro de três meses. O governo da Argentina quer discutir cooperação econômica entre os dois países.

Segundo fontes da Agência Brasil, o acordo automativo voltou a ser discutido durante as reuniões da quarta-feira. O acordo atual expira em 30 de junho deste ano.

Porém, a Télam comenta que a agenda abordou assuntos importantes das relações internacionais de uma maneira “ampla e geral”, deixando uma discussão mais profunda para os vice-ministros.

Os chanceleres também discutiram a participação em organismos internacionais, tais como o Mercosul, a Unasul, a Celac, e as relações com a União Europeia e a China.

Outro assunto importante tocado foi a cooperação nuclear e espacial entre o Brasil e a Argentina.

Fontre: Sputnik

 

 

13 Comentários

  1. Demagogia barata,

    Intercâmbio de dinheiro é o que comprova uma aliança estratégica;

    De resto é só balela… temos nada ou quase nada a aprender com os argentinos que, ainda por cima, são extremamente protecionistas.

    E ficam gastando nosso suado dinheiro com esses visitinhas inférteis…

    • Positivo ARC, essa fala mansa dos hermanos já nos prejudicou além da conta.
      O FMI chinês está amarrando os pés e as mãos dos argentinos.
      E o governo brasileiro finge que está tudo bem. Essa parceria já acabou há muitos anos.
      Não é para brigar, afinal eles tem a liberdade que nós também queremos respeitar, mas não precisa ser otário. A parceria tem que acabar também por parte dos brasileiros.
      Uma coisa era ficar esperando uma melhoria nas relações comerciais depois da melhora da economia argentina, outra coisa é ficar esperando isso mesmo sabendo que ela já está se vendendo para outro parceiro.

  2. Quem sabe que nessa parceria aconteça um projeto de um míssil terra-mar,um desenvolvimento de misseis terra-terra que supere 1000 Km de alcance e torpedos do tipo que uma vez solto na água ele vai busca o alvo já pre-terminado .. como se ele estivesse uma foto da Beht e saísse a procura da banheira. 😉
    .

  3. “a mais estratégica de todas as relações”

    só na banânia putenfia que isso acontece. a beiçola vive fechando as portas para as empresas nacionais, e ainda são tidos como parceiros estratégico ?

  4. Começou mal o caro ministro… Que peça logo a conta e entregue o cargo.A Argentina está falida e indo para o mesmo caminho da Venezuela e ainda o indivíduo quer priorizar as relações. Existe um limite tênue entre cortesia e demagogia que o novo ministro fez questão de ignorar.

  5. Tem muita gente que acha que relações nternacio ais se faz com dedo na cara, reclamando ou agredindo, acham que é como a vizinhança de um bairro de mal educados. São que são assim que praticam a boa vizinhança? Querendo que seu vizinho lhe entregue sua grana e o tem de melhor? Estão mais para espertalhões desonestos, ainda mais quando se sabe que o vizinho entrega mais grana pro vizinho do que recebe dele, que ficam valorizando apenas os seus apitos e chocalhos.

  6. Falta s rzta República de Ratazanas ousadia e postura. Sorrisos, talinhas nas costas e palavras solidarias funciona so de colonizadores para silviculas como oz EUA fazem com a gente.
    Aqui entre indioz ze não se resolve na ideia se sacramenta na borduna.

1 Trackback / Pingback

  1. Relação entre Brasil e Argentina é “a mais estratégica de todas as relações” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.