Kremlin aposta em novo sistema de vigilância global

Imagem meramente ilustrativa

País está se armando não só com mísseis, mas também com programas de inteligência e análise on-line. Sistema de monitoramento e análise da situação político-militar na Rússia e no mundo está sendo concebido pela Corporação de Engenharia Mecânica.

O projeto do programa de vigilância global, que será desenvolvido para uso do Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa, foi lançado no ano passado. O hardware e software do sistema irão acompanhar o desenvolvimento de múltiplas informações na internet e determinar a sua importância a partir do número de leitores, comentários e respostas.

“Em sua essência, trata-se da criação de um novo campo de batalha: o da informação online sob total controle da Defesa e das unidades operativas de combate on-line”, explicam os representantes da Corporação de Engenharia Mecânica.

A ideia é que o programa trabalhe não apenas com textos, mas também analise as redes sociais e os comentários dessas páginas. Segundo os especialistas envolvidos no processo, isso permitirá reconhecer ataques, suas fontes e efeitos.

A conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2016. Nas fases iniciais o sistema irá trabalhar com até seis línguas, com extensão para outros idiomas conforme necessidade dos clientes.

“Estamos também introduzindo um sistema de ‘cross-language’, capaz de selecionar no fluxo de informação as mensagens que se relacionam com uma determinada consulta, traduzir um texto estrangeiro, analisá-lo e atualizar os dados estatísticos e o material final”, conta o diretor-geral da holding Sistemas de Controle, que faz parte do Complexo Industrial de Defesa da Rússia, Andrêi Riznik.

Fonte: Gazeta Russa

12 Comentários

  1. “A ideia é que o programa trabalhe não apenas com textos, mas também analise as redes sociais e os comentários dessas páginas.”

    Isso me lembra alguma coisa.

    • É

      Agora eu só quero ver se os Americanocidas TRILOGIOPATAS vão se atrever a questionar alguma espionagem russa

      Eu to só esperando com os Prints na mão pra desmascarar mais uma vez aquela GENTALHA

      espionagem feita por americano é devidamente justificada e defendida

      Vamos ver quando for a vez dos “RUSSOS FEIU E BOBO”

      To só esperando a cara de pau deles se manifestar de novo

      Como dor de barriga não da só uma vez, to esperando essa hora chegar

      • Rafrutinha positrônico, o masoquista, a Anastasia Steele do PB, e suas ” armas de destruição em massa”: Os Prints…..kkkkk

      • É, se os americnos fazem não tem porque criticar os russos.

        Mas não sei se usarão essa nova forma de vigilância apenas para garantir sua segurança ou para controlar a liberdade expressão e roubar informações industriais como os americanos fazem

      • Rafa, prepara o print do Da_Luinha sobre a ‘ameaça do Egito de comprar os Rafales só para pressionar os EUA a levantar o embargo militar/financeiro”.

        😀

      • E quem tem medos dos “Prints”, seja do Rafrutinha positrônico, seja os seus minha cara groupie? No mais, sorte da Dassault que salvou o Rafale de um fiasco total né?…heheeee

    • Lembra sim, JPC3! Lembra a espionagem que os EUA (e outros anglo saxões) fizeram e fazem constantemente mundo afora, sem sequer respeitar os parceiros mais próximos (a lacaia Alemanha, diga-se).

      Muito bem lembrado, JPC3.

    • Concordo

      Há muito tempo já se sabia que o echelon era usado para roubar segredos industriais e informações sobre política externa.
      Essas denúncias de espionagem americana que geraram tanta polêmica poucos anos atrás não chegaram a ser uma grande novidade.

Comentários não permitidos.