Defesa & Geopolítica

Kremlin aposta em novo sistema de vigilância global

Posted by

Imagem meramente ilustrativa

País está se armando não só com mísseis, mas também com programas de inteligência e análise on-line. Sistema de monitoramento e análise da situação político-militar na Rússia e no mundo está sendo concebido pela Corporação de Engenharia Mecânica.

O projeto do programa de vigilância global, que será desenvolvido para uso do Centro Nacional de Gerenciamento da Defesa, foi lançado no ano passado. O hardware e software do sistema irão acompanhar o desenvolvimento de múltiplas informações na internet e determinar a sua importância a partir do número de leitores, comentários e respostas.

“Em sua essência, trata-se da criação de um novo campo de batalha: o da informação online sob total controle da Defesa e das unidades operativas de combate on-line”, explicam os representantes da Corporação de Engenharia Mecânica.

A ideia é que o programa trabalhe não apenas com textos, mas também analise as redes sociais e os comentários dessas páginas. Segundo os especialistas envolvidos no processo, isso permitirá reconhecer ataques, suas fontes e efeitos.

A conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2016. Nas fases iniciais o sistema irá trabalhar com até seis línguas, com extensão para outros idiomas conforme necessidade dos clientes.

“Estamos também introduzindo um sistema de ‘cross-language’, capaz de selecionar no fluxo de informação as mensagens que se relacionam com uma determinada consulta, traduzir um texto estrangeiro, analisá-lo e atualizar os dados estatísticos e o material final”, conta o diretor-geral da holding Sistemas de Controle, que faz parte do Complexo Industrial de Defesa da Rússia, Andrêi Riznik.

Fonte: Gazeta Russa

12 Comments

shared on wplocker.com