Caso Alberto Nisman: Argentina não admitirá interferência nos seus assuntos internos

Presidente Cristina Kirchner reagiu à proposta de Washington de ajudar na investigação da morte do promotor Alberto Nisman.

Argentina não admitirá pressão por parte de outros países, nem a interferência nos seus assuntos internos, declarou a presidente Cristina Kirchner, ao comentar a situação política argentina que se formou após a morte do promotor Alberto Nisman.

Nisman havia denunciado Kirchner e outros funcionários de alto nível do governo de ter atrapalhado as investigações do atentado à Associação Mutual Israelita Argentina, ocorrido em Buenos Aires em 1994. O promotor afirmava que o governo possibilitou que os suspeitos pelo atentado escapassem da justiça em troca de um acordo comercial com o Irã.

Até o presente momento, as circunstâncias da morte do promotor não foram esclarecidas. Não está claro se Nisman foi assassinado ou se cometeu suicídio.

Em janeiro, a imprensa argentina divulgou que Washington havia oferecido ajuda técnica na investigação da morte do promotor. O governo argentino, entretanto, informou não ter recebido proposta formal. Na mesma ocasião, alguns congressistas americanos manifestaram sua preocupação com caso e a imprensa alardeou a vinda de uma delegação norte-americana ao país.

Ao discursar no palácio presidencial para seus partidários, que entoavam “Pátria sim, colônia não”, Kirchner anunciou que este slogan um tanto fora de moda voltou a ser pertinente. “Estão querendo nos dar ordens do exterior. Mas a nossa política atual não tem mais lugar para aqueles que querem nos ditar instruções”, disse ela.

A morte de Alberto Nisman causou comoção na Argentina e acirrou as críticas contra o atual governo. As investigações prosseguem.

Fonte: Sputnik

 

8 Comentários

  1. Acho que a beiçola do Prata deve ter feito um curso relâmpago de diplomacia no Itamaraty PTista… Fica a dica beiçola: se alguém te oferecer uma ajuda que você não quer, atenha-se ao: “Não obrigado!”.

    • É de tanto ficar trocando figurinhas com a Stella Wanda amigo Mangano! E de duas governantas (sem trocadilhos por favor!..risos!) incompetentas trocando ideias não se pode surgir nada que preste…rs!

  2. Não sei por que esse alvoroço todo por causa da negação argentina. O lider norte-coreano também já se negou a receber ajuda algumas dezenas de vezes. Tanto dos EUA quanto dos Sul-coreanos.

    • Levando-se em conta que é extremamente provável que gente do círculo dela tenha matado o promotor, ela não está correta.

  3. Parabéns a Kirchner por isso. A colonada já deu muito espaço para esses yankes que agora querem meter o bedelho em tudo no mundo todo. Não tem tanta moral assim, quando o mundo todo puder meter o bedelho por lá, com eles aceitando, aí esse tipo de “ajuda” poderá ser analizada. Ou seja, nunca.

Comentários não permitidos.