Sergei Shoigu visita a América Latina para negociar cooperação militar

O ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, inicia hoje uma visita à América Latina, informa a agência Tass. O chefe do departamento militar visitará a Venezuela, Nicarágua e Cuba. O tema principal da viagem, que durará até dia 14 de fevereiro, será a cooperação militar e técnico-militar com os países da região.

Em Caracas Sergei Shoigu travará negociações com o seu homólogo venezuelano Vladimir Padrino López e o presidente da República Bolivariana, Nicolás Maduro. “Durante os encontros os lados discutirão as atuais questões da cooperação militar e técnico-militar e trocarão opiniões sobre os problemas principais da segurança global e regional”, informou um representante do Ministério da Defesa da Rússia.

Ao mesmo tempo, segundo informa a Tass, a assinatura de acordos ou contratos não está na agenda. Anteriormente Sergei Shoigu tinha afirmado a necessidade de expandir a presença militar russa em várias regiões, inclusive na América Latina. A mídia falou da discussão sobre o possível baseamento de navios e aviões russos em alguns países da região.

Durante os últimos anos a Rússia intensificou a cooperação técnico-militar com a Venezuela. Assim, o montante de contratos assinados com Venezuela chegou a 11 bilhões de dólares na primavera de 2013.

No fim da primeira década dos anos 2000 a Rússia restaurou a cooperação com a Nicarágua, que tinha sido suspendida depois do colapso da URSS. Analistas dizem que nos próximos anos o tema principal de cooperação poderá ser a segurança da construção do canal da Nicarágua, iniciada no outono de 2014.

Fonte: Sputnik

34 Comentários

  1. “Analistas dizem que nos próximos anos o tema principal de cooperação poderá ser a segurança da construção do canal da Nicarágua, iniciada no outono de 2014.”

    Reza a lenda que a Nicarágua está pra receber neste segundo semestre, aviões MiG-29, o que tem tirado o sono de um certo país ‘Otanístico’ que se ferrou em comprar aviões usados de Israel e agora vai ter que botar a mão no bolso urgente!!

    😀

    • Quem bom né? Quem sabe eles comprem os nossos Gripen BR afinal esse mesmo país “Otanístico” já usa com muito sucesso os Super Tucanos contra narcoguerrilheiros sedizentes marxistas, apoiados pela Venezuela bolivariana. No mais, vender os Gripens para esse país pode, pois é da aliança do Pacífico e tem juízo. Bem diferente da beiçola do Prata……rs!

  2. Ele vai visitar a Venezuela, Nicarágua e Cuba … é ..Hummm ….. será que vai sair uma base russa bem no quintal dos EUA ? …., será que Guantánamo vai ter um novo vizinho no pedaço ? …e bem ao seu ladinho ? … hoje tudo pode acontecer , depois daquela do SU-24 no mar negro qualquer coisa pode acontecer inclusive até uma III GM. 😉

    • Meu caro, essa é uma interpretação bastante errônea e por que não dizer colona da situação geopolítica das Américas. Somente os States acreditam que toda as Américas são seu quintal, e evidentemente os aculturados. Revise rápido esse seu conceito sob pena que você fazer parte deles sem sequer se dar conta. E contra isso que devíamos lutar, essa cultura visguenta que pega muitos de nós desprevenidos. Abraço e Sds.

    • Haha!

      Ainda está nessa de base russa em cuba?
      Logo agora que estão começando a se entender com os EUA.

      Mais fácil ter um macdonalds perto da quantanamo.
      “http://oglobo.globo.com/mundo/filho-de-fidel-coca-cola-mcdonalds-sao-bem-vindos-em-cuba-15195165”

      É boato, mas já dá para rir e é mais plausível que o do Su-24

      Se os russos contruírem algo em cuba seria no máximo um ponto de apoio e suporte logístico, nunca uma base de ataque contra os Estados Unidos.

      Pior que isso é só a base chinesa nas malvinas.
      É cada uma.

  3. Tudo dentro do cronograma meus caros, nada fora do comum, o plano do Cinturão vermelho tem previsão de ser concluído antes de 2025, nada do norte passará para os sul sem que a Rússia e China saibam e queiram…breve mais coisas virão, gostem ou não gostem, tudo está no cronograma.

    • Caro ARC.

      Como China e Rússia vão impedir que qualquer coisa passe do norte para o sul?
      Eu, sinceramente, não vejo como eles irão imperdir que a marinha americana frequente os mares do sul ou que Chile, Colômbia e Brasil possam ser impedidos de receber os americanos.

      Penso que nossa marinha ainda terá compromissos e parcerias com os ocidentais pelos próximos 40 anos. E o Chile também

      Saudações.

      • Não se trata eventualmente de impedir caro Deagol, mas sim controlar, qualquer esquadra e embarcação que passe pelo local, simplesmente ter acesso militar e comercial sobre a região.
        Faz parte de um estratégia do próprio Brics, em especial da China e Russia onde todos os países envolvidos resolveram impetrar o famoso “crie o problema e traga a solução”, onde toda um sistema logistico controlado pelo Brics esta sendo implantado na AC, e quando parte desta estrutura estiver posta, os países envolvidos aumentarão as forças nas regiões sob pretexto de segurança marítima, o que é aprovado na ONU. Parte desta estratégia se confirma no fato que Russia terá uma base marítima e aérea ( já foi firmado acordo ) conjunta com a China na Nicarágua (sem contar no fortalecimento do poder do país local), haverá uma base aérea da Russia na Venezuela, e esta será composta em rodízio de grandes bombardeiros e aviões estratégicos, e a ultimo parte do trevo será Cuba, onde o porto de Mariel será integrante da rota de distribuição do próprio Brics para todo o continente, logo, toda essa infraestrutura continental terá um cinturão controlado militarmente pela Russia e China, apesar que vale ressaltar, não se trata de preparação para guerra contra os EUA, mas sim na facilitação da logistica do grupo e de neutralização ( se fosse necessário) do norte acessar o sul, em caso de conflito Tal infra estrutura logistica criada no local, limitará a influencia comercial dos EUA ( da forma como hj vemos, não de forma total) sobre a AL. Ainda há alguns misterios, dentre eles a carta aberta chinesa de sua participação na “segurança militar” na região. Esse plano já esta em andamento, e no ponto em que esta é improvavel que seja neutralizado, e dentro de 5 a 10 anos outros passos serão dados, alguns serão da parte do nosso próprio país.
        É bom citar que este plano faz parte do acordo implicito de controle da área de maior influencia do Brics, a AL e futuramente parte da AC. O fato de Barack Obama ter aberto relações com Cuba confirma que os EUA tentarão criar acessos por Cuba e outeos países no setor logistico, a fim de ainda manter certo grau de paridade comercial no local.
        Muita coisa já aconteceu que confirmasse esse plano, mas ainda faltam alguns pontos para que realmente se consolide tal projeto. Sds

  4. Obrigado EUA por trazerem a militarização para a America Latina.
    Vejo possibilidade de instalação de base aero-naval na Venezuela encalacrada ate o talo e sem perspectivas de novas linhas de credito com a Russia que precisa de grana e não mais de devedores.A China nesse aspecto é outro papo.
    Naturalmente havera presença militar na Nicaragua tanto Chinesa quanto Russa.
    Nem podem reclamar pois esplalharam suas bases pelo globo e aonde esta escrito que so eles podem fazerem isso.
    Quando me lembro de uma solicitação da PF Brasileira para que tivessemos uma base Americana no RJ me vem a mente a sopa de letrinhas quera eram nossas instituições anterior ao evento Snowden.

  5. Penso que a “aproximação” entre EUA e Cuba, com as “concessões” da Nova Roma à ilha caribenha, NO ATUAL CONTEXTO, não seja mais do que uma previdente manobra visando impedir que a Rússia faça aqui, perto de suas fronteiras, o que eles já estão fazendo lá na Europa, aproximando-se cada vez mais das fronteiras russas. Instalar bases militares russas – ou chinesas – em países da América central, afinal de contas, seria uma resposta perfeitamente proporcional ao cerco da Otan. Invente-se, para tanto, uma sigla qualquer, sob o amparo de uma bela retórica ao estilo estadunidense.

  6. Eu não acredito que os russos consigam estabelecer bases na América Latina, muito menos em Cuba, que recentemente anunciou um affair com os EUA !

    A Rússia esta rebolando para manter a sua base em Tartus, na Síria, como irá manter bases na América Latina, com que dinheiro ?

    • Também não acho que os russos consiguirão estabelecer bases na América Latina, mas possivelmente talvez possam construir instalações de apoio para seus navios.

      • Prováveis, não é certeza, é apenas uma possibilidade !

        E eu continuo acreditando que essa possibilidade da Rússia construir bases na Venezuela e Nicarágua é nula, para o bem desses países !

        Digo para o bem desses países, não por se tratarem de bases russas,poderia ser de qualquer outra nação,comete um erro o país que deixa estalarem bases estrangeiras em seu território !

      • Bem há um tempo atrás você dizia aqui no PB que o BRASIL teria aeronaves Shokoi , os comentaristas mais assíduos certamente se lembrarão disso, e isso não se confirmou !
        Acredito que o mesmo se repete agora, em relação as bases russas na AL, ou seja que certeza você pode tem ?

        Se souber de algo que não saibamos compartilhe conosco !

    • Meu caro Cesar, andei lendo sobre a capacidade financeira da Russia. Não devemos nos iludir sobre essa pretensa pobreza. Por que as finanças Russas se sustentam na acumulação de ouro que fizeram e continuam fazendo para se garantir de dificuldades. Seu lastro não se sustenta em dólar. Ah! como os States gostariam que fosse. Tiraram lições do passado. Que fizeram-lhes precavidos no presente para garantir as incertezas no futuro. Por que, eles sabem, pela sua capacidade tecnológica e bélica, serem a ultima defesa para um mundo em equilíbrio. Sabem, para o bem deles, e consequentemente o nosso, que são um dos bastiões, hoje, para se evitar um império de preceitos ditatoriais no mundo, o tal mundo unipolar. Sds.

      • Então porque a Rússia reluta em mostra a força de outrora ?
        Porque esta relutando em mostra o mesmo protagonismo que mostrava antigamente,em que o simples mencionar de seu nome já amedrontava o inimigo ?

        Porque deixa o dragão chinês ocupar tranquilamente o espaço que lhe pertencia ?

        A economia russa já esteve pior,mas ainda não esta forte o suficiente a ponto da Rússia se dar ao luxo de manter bases na América Latina !

      • Não é a Russia que vai bancar a construção do canal e sim a China.
        Não te convem pensar que toda essa estrategia pifia Americana serviu apenas para aproximar Russia e China ?
        Não te convem pensar tambem que a Russia necessita da garantia economica da China e que a China necessita da tecnologia Russa para se consolidar militarmente ?
        Pronto esta ai a formula.

      • Fórmula que só vem a confirma oque eu já havia comentado a cima ou seja a Rússia esta perdendo espaço para a China !

        Vamos analisar a fórmula para confirmar oque eu já disse :

        1º”Não é a Russia que vai bancar a construção do canal e sim a China.”

        Como vocês podem perceber a Rússia não tem verba para tocar tamanha empreitada, oque não é o caso da China !

        2º”… a Russia necessita da garantia econômica da China ..”

        Mais uma vez fica claro a falta de dinheiro russo e sua ,“dependência“ do dinheiro chinês !

        3º’.. China necessita da tecnologia Russa para se consolidar militarmente ?”

        Esse e o trecho onde fica mais claro o desespero russo,Moscou esta tão desesperada que esta vendendo tecnologia a um adversário, é como dizem, esta criando cobra para ser picado depois !

        Como vocês podem perceber caros comentaristas, Moscou esta cedendo seu lugar para Pequim, isto esta claro !

    • Amigo César Pereira você tocou em um ponto interessante. No mais, não vejo como os russos vão implantar essas “bases”por aqui se eles sequer têm navios…..rs!

  7. Voces tem ideia de quantas bases estrangeiras o Brasil tem a seu redor ?
    Bases ativas e inativas.Deveriamos pensar nisso ao enves de esquentar-mos a cabeça com bases estrangeiras no Caribe e America Central que de alguma forma tambem influenciam proximas.

    Este link é de uma materia antiga do Montedo mas interessante.
    Temos Brasileiros na Legião estrangeira Francesa inclusive servindo em nossas fronteiras com a Guiana.

    http://montedo.blogspot.com.br/2013/05/na-legiao-estrangeira-ex-soldados-do.html

    • Por isso sempre defendi a absorção de pessoal especializado de quando sairem das forças armadas ingressarem nas forças de segurança.
      O Brasil perde um potencial de guerreiros para paises estrangeiros e para o narco-trafico trans-fronteiriço.

      • correto maluco penso dessa forma também

        mas acho interessante o jeito que é na suíça e em outro lugares do mundo
        que la todos são obrigados a passar pelas forças amadas em varias etapas da vida cada uma com um aprendizado diferente

        pois do jeito que esta agora o cara é técnico e fala assim isso é um problema militar

        o cara é medico e acha que isso ou aquilo é um problema militar

        nao senhor é um segurança nacional é um problema de todos

        mais ainda de quem nao foi treinado pos esse sera mais fácil de nem voltar do conflito

        esse jeito yanke das forças armadas é elitizado e nao contempla o pais gigante da forma correta .

      • O nosso problema é pensarmos que exemplos nos servem como luvas.
        Temos sim de observa-los mas quem não adequa e cria pode fechar as portas e transformar-se em grupo de Escoteiros.
        Somos bem diferentes e multiplos geograficamente e criarmos modelos assimetricos regionais estrategicos é melhor do que padronizar estrategia.

  8. acho que não seja bases mas sim apoio militar ,para que ,bases em cuba ???
    se cuba não é apaixonado pelos estados unidos !!!!

    é so municiar cuba e enquanto isso vai acontecendo dar apoio militar a ilha

    simples assim

    nao se trata de bases mas de meios para ajudar a se defender do menino bravao do norte

    celac ,e outros mecanismos são para a voracidade americana nao vir para nosso continente sulamericano

    a situaçao em que se encontrava os exércitos latinos de todos os paises membros esta atrasado e defasado ,e como certos tipos de armamentos e capacidades ainda nos faltam então a russia e a china podem sim dar um apoio no que se refere a treinamento e armamento

    aos latinos essa guerra quem ira lutar são nos mesmos vai ficar ai pensando que a china e a russia vai segurar o seu BO que vocês vao se dar mau

    as forças armadas da região fortalecendo a celac para brecar nao apenas a cobiça americana na região mas todas fora da nossa cultura latina . mas um dos jeitos ate isso se desenvolver são certas parcerias militares que vao se formando nessa nova década

  9. é senhores….é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo do ocidente perde gradualmente força e influencia…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e poder..….

    os eua correm contra o tempo…. para proteger e garantir suas áreas de influencia aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial diversificado e não mais apenas centrado neles e no seu dólar…..

    enquanto que os eua tem no bolso a Arábia saudita a Rússia e a China tem o Iran e a síria no bolso…enquanto os eua tem Honduras no bolso a Rússia e a China tem a Nicarágua…enquanto os eua tem o Paraguai,o Chile e a Colômbia no bolso a Rússia e a China tem a Venezuela, o Equador, a Argentina, o Uruguai e a Bolívia no bolso….como diz o bordão…isto não tem pertence mais.. 😉

    • Perdem comercio,mercado e economicamente tambem.
      O que estava tirando os EUA do sufoco era o turismo.Turismo esse que se encontra agora prejudicado pela alta do dolar.Isso prejudica o comercio e a industria,por outro lado beneficia paises como o Brasil que podem aumentarem suas exportações.
      Não vão conseguirem segurarem por muito tempo essa situação que não passa de estrategia suicida desesperada manipulando o cambio.
      Quando começarem a contabilizarem se darão conta das perdas reais.
      É um jogo que não se sustenta e quando começar o cambio a cair vão aumentarem a taxa de juros,porque não terão outra saida.

  10. O Folclórico Shoigu e sua fardinha verde veio ao bananal oferecer aos vassalos viralatas Venefavela, Nicarágua e Cuba os ossinhos que o seu dono mandou. Desconfio que a fardinha verde serve para deixar os caudilhos locais mais à vontade.

    E como não lembrar de sua aparição aqui em banânia querendo oferecer uns ossinhos nas figuras do Su-35 e do PAK FA (quando os russos já haviam sido chutados, há muito, do FX-2)? E como não esquecer de um senil jornalista, que coincidentemente com a visita do “Homem da fardinha verde”, soltou seus, vai lá, artigos onde dizia “O Sukhoi é o preferido dos pilotos da FAB”……Nem inventar mentiras esses caras sabem mais fazer….

    Ps: O aludido, e senil, jornalista já está cantando loas à EMBRAER e ao Gripen afinal, os ratos para sobreviver fazem tudo….

  11. ARC,

    Creio ser muito difícil disso acontecer…

    Nem a marinha chinesa e muito menos a russa tem, ou terão no futuro previsível, o poderio de negar efetivamente todos os mares a USN.

    A Russia atualmente luta pra manter alguma acessibilidade marítima a seu próprio território, sendo detentora de saídas para o mar verdadeiramente limitadas, facilmente bloqueáveis… É verdade que a marinha russa está se recompondo, mas a ritmo lento. A maior parte dos vasos de guerra lançados até aqui variam até as 4000 toneladas, sendo, portanto, próprios a ações em mares mais fechados ou no limite de sua ZEE ( caso do Pacífico ). Em verdade, é muito provavel que os grandes monstros da marinha russa ( classe Kirov, Udaloy, etc ), sejam substituídos por vasos de guerra de menor tonelagem, de operação mais limitada. Outros submarinos mais antigos deverão ser invariavelmente desativados até a década seguinte, sendo substituídos pelos atualmente em construção, ficando em uma proporção mais ou menos igual a atual… Enfim, será uma marinha poderosa, mas ainda assim longe de fazer frente a USN em campo aberto…

    Em uma situação geográfica similar se encontra a China, de frente para um emaranhado de arquipélagos que não lhe pertence e que podem ser utilizados para monitoramento de sua frota… Apesar dos avanços recentes e do ritmo de construção acelerado, é notório o avanço de seus vizinhos, que se mobilizam para equilibrar o poderio do vizinho; em particular a marinha japonesa, que lança navios cada vez mais avançados. Fora isso, há a presença sempre constante da USN, baseada praticamente nas “barbas” dos chineses… Logo, nada indica a possibilidade da movimentação de muitos vasos de guerra…

    Em suma, tudo o que chineses e russos poderão fazer é perturbar e mostrar alguma bandeira, mas isso estará longe de representar algum contraponto no sentido militar… Ambos os países tem imensos enroscos no seu próprio entorno, e necessitarão de seu poderio para manter a vizinhança em ordem. E se forem as vias de fato e russos e chineses ousarem tentar bloquear a USN, o grosso de suas marinhas simplesmente não deixa suas águas; e o que tentar passar, será caçado implacavelmente pela USN…

    No campo comercial, como todos gostam de lembrar, a Guerra Fria acabou… As economias latinas cresceram ao ponto de serem importantes para o equilíbrio da economia mundial ( principalmente se considerarmos o conjunto dessas economias )… É um novo cenário, no qual a América Latina ganhou maior altonomia, e que abre novas perspectívas; uma quebra de paradigmas… E mesmo os americanos, tendo a influência que possuem, não são mais capazes de intervir diretamente nos humores e decisões dos governantes, e sabem disso. Logo, vão manobrar de todas as formas possíveis no sentido de facilitar as relações, oferecendo parcerias de toda a sorte. A aproximação com Cuba vai nesse sentido ( não que Cuba seja uma grande economia, mas é certamente um mercado promissor e tornar-se-á um “hub” nas Américas, do qual os americanos evidentemente querem tirar proveito ), assim como as tentativas de aproximação com o Brasil…

    Em verdade, a atual situação na América Latina se deve mais as políticas internas ( boas ou más ) dos países da própria região do que por qualquer influência externa… E as soluções dependem mais de posturas dos governantes locais que de qualquer outro fator…

    • Caro _RR_ vamos ponto a ponto.
      Não se trata de um cinturão a fim de conquistar superioridade comercial e bélica perante os EUA, mas sim de equilibrio, ponto que hj não existe, e não visa confronto, mas a paridade para que este não ocorra. Olhando n’um horizonte de 10 anos podemos ver mudanças positivas nas principais economias do Brics e conseguinte em suas capacidades de defender suas posições, principalmente China e Russia, que dentro do cronograma atual terão em 15 anos quase o dobro (tbm me assustei) de suas capacidades militares em mares distantes aumentadas, a China por exemplo, segundo alguns muitos especialistas, terá uma marinha capaz de atuar em todo o mundo no prazo de 15 a 20 anos ( contando inclusive com aproximadamente 4 NAe’s e em torno de 60% a mais de vasos de outras categorias) e uma economia que já haverá superado os EUA em muitos quesitos, não só o PIB, e isso já tem sido constatado com o aumento assombroso das principais cidades chinesas no quesito Centro economico global, no ultima pesquisa 18 cidades chinesas prefiguraram entre as 100 mais ricas do mundo, algumas superando antigas cidades americanas que tinham tal posto tradicionalmente. A Russia não é muito diferente, o cronograma militar continua perfeito, intacto, e a previsão dentro de 25 anos é uma frota de 3 a 4 Nae’s, muitas outras embarcações e 40% a mais na frota de submarinos, e claro, uma força aérea quase 60% maior do que hj eles possuem, isso dá enfase na questão que citei acima, e como já temos visto, as duas potencias pretendem trabalhar juntas até no apoio militar ( claro, quando não confronta seus proprios interesses, como a India por exemplo ) pois está claro que o mercado latino será um dos maiores compradores do mundo, principalmente nos setores de tecnologia e infraestrutura, mercado avaliado em quase 400 bilhões de dólares na AL, nos quais China e Russia querem encabeçar e dominar, e pra tanto, criarão este cinturão logistico e militar ( novamente ressalto, com proposito de equilibrio e não de confronto) que de certa forma protegerá o mercado comprador do Brics de possiveis ações imperialistas do norte. Sei que parece algo utópico meu caro, mas analisando certas peças deste quebra cabeça podemos ver que isso já está em andamento : abertura do mercado sulamericano a industria chinesa, base militar chinesa na Argentina, aumento dos gastos militares dos países do Brics ( nosso país alcançou a 10° posição global), dependencia militar bolivariana do setor bélico russo ( alguns destes países inclusive optaram pelo russo mesmo tendo acesso a outros mercados), canal da Nicaragua ( prazo ja acordado em 50 anos), base sino- russa na Nicarágua tbm já acordado, base russa na Venezuela ( até agora só aérea), investimentos russos num dos principais portos de exportação de commodities do nosso país ( no Paraná ), expqnsão do setor energetico ( que visa aumento industrial) no Brasil e na Argentina, ajuda financeira a diversos paìses da AL e AC, e conversações ainda ocultas entre China e México ( que inclusive vem sendo alvo da NSA, pois mostrou uma certa aproximação e desejo de integrar o Brics ), enfim, tudo se encaixa, e acredito que na visita deste ano de Dilma em Moscou, outras peças se encaixarão. Sds

Comentários não permitidos.