Egito e Rússia: Cooperação econômica, técnico-militar e no setor de energia

Vladimir Putin – Rússia e Abdel Fattah al-Sisi do Egito

O foco nas conversações dos líderes dos dois países foi a cooperação econômica, incluindo a eventual criação de uma zona de livre comércio entre o Egito e a CEEA, o desenvolvimento da cooperação técnico-militar e no setor da energia.

Vladimir Putin declarou que está à espera da visita oficial do presidente egípcio a Moscou para continuar as negociações e discutir os temas de cooperação bilateral.

O tema principal das negociações foi a colaboração econômica. O presidente Putin fez lembrar que a exportação de trigo russo para o Egito duplicou  em 2014.

A cooperação na área da energia também está em desenvolvimento, um sexto da exploração de petróleo no Egito é realizado pela companhia russa Lukoil.

Vladimir Putin comentou a declaração de al-Sisi sobre a construção da primeira usina nuclear egípcia, Dabaa. Ele declarou que a Rússia vai construir este equipamento, bem como criar a indústria nuclear no Egito, o que quer dizer desenvolver a ciência, proporcionar o treinamento de pessoal, etc.

A Rússia também planeja começar a cooperação com o Egito na área espacial, em particular iniciar o uso conjunto do sistema de navegação Glonass.

Rússia e Egito estão lado a lado no confronto com o terrorismo, declarou o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi:

“A luta contra o terrorismo deve ser realizada de todos os lados, inclusive /abrangendo/ a esfera ideológica e socioeconômica”, disse Abdel Fattah al-Sisi.

O Egito estabeleceu uma zona de livre comércio com a União Econômica da Eurásia, que inclui a Rússia, a Armênia, a Bielorrússia e o Cazaquistão.

Os dois países também concordaram em criar uma zona industrial russa perto do Canal de Suez, declarou presidente do Egito:

“Chegamos a um acordo para estabelecer uma zona de livre comércio entre o Egipto e a União Econômica da Eurásia”, disse o presidente al-Sisi.

Fonte: Sputnik

Putin vai auxiliar Egito a construir primeira usina nuclear

Cairo e Moscou já mantêm acordo de energia atômica desde 2001. Também é cogitada a intensificação da cooperação militar e do combate ao terrorismo. Putin aproveita visita para atacar o Ocidente.

O Egito pretende construir sua primeira usina nuclear com apoio da Rússia. Como anunciou nesta terça-feira (10/02) o chefe de Estado Abdel Fattah al-Sisi, uma declaração de intenção nesse sentido foi assinada durante a visita ao Cairo do presidente russo, Vladimir Putin. Os dois países já mantêm desde 2001 um acordo de cooperação para utilização pacífica da energia atômica.

A nova unidade, a ser construída na região de Dabaa, no norte do país, será ultramoderna, com quatro blocos de reatores e uma capacidade de 1.200 megawatts. Serguei Kiriyenko, diretor-geral da agência federal russa de energia atômica Rosatom, confirmou que seu país concederá créditos para o projeto.

Signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, o Egito desenvolve seu programa atômico civil desde os anos 1970. No início da década seguinte, Dabaa já era cogitada como possível local da primeira usina nuclear egípcia. No entanto após a catástrofe nuclear de Tchernobil, em 1986, os planos foram congelados.

Interesses militares e estocada no Ocidente

Durante a entrevista conjunta à imprensa, no palácio presidencial, Sisi igualmente anunciou a intenção de intensificar a cooperação militar bilateral. Não foi mencionado se esta incluiria o fornecimento de armamentos. Observadores partem do princípio que não será o caso. Os dois Estados também planejam colaborar no combate ao terrorismo.

Presente de peso simbólico: uma kalashnikov

Durante o encontro, Putin entregou a seu Sisi, que é general e já foi chefe do serviço secreto egípcio, um fuzil kalashnikov como presente de peso simbólico. O governo no Cairo demonstra grande interesse no equipamento bélico russo, incluindo sistemas de defesa antiaérea e mísseis antitanques.

Nas últimas décadas, o Egito era parceiro próximo dos Estados Unidos. Mas após a derrubada do presidente fundamentalista islâmico Mohammed Morsi, em 2013, pelos militares, Washington reduziu sua ajuda militar ao país, até então de 1,3 bilhão de dólares anuais. A partir daí, Cairo tem buscado a aproximação com Moscou. Depois da visita de Sisi à cidade russa de Sochi no verão de 2014, este é o segundo encontro dos dois chefes de Estado.

O chefe do Kremlin também aproveitou a ocasião para, a partir do norte da África, enviar mensagens ao Ocidente, que vem isolando crescentemente a Rússia devido a sua política para a Ucrânia.

Numa entrevista ao jornal Al-Ahram, na segunda-feira, ele criticou o procedimento da aliança antiterrorismo liderada pelos EUA no Oriente Médio. Somente devido a “uma grosseira e irresponsável intervenção de fora”, a situação no Iraque e na Síria teria atingido o atual estado, afirmou Putin.

AV/afp/dpa

Fonte: DW.DE

 

 

12 Comentários

  1. O Egito, se antenou a tempo por que não é bobo nem nada. Percebeu quem estimulou aquela primavera Árabe no seu território que levou ao poder um risco de islamização politico governamental. O Democracismo Yanke, sai da esfera do principio para virar ferramenta de poder, onde seu pragmatismo interesseiro fala mais alto até que a realidade e estabilidade de estados. É tudo pelo poder. Criam a zona para depois derrubar as bombas.

  2. Egito terá um fortalecimento brutal se escolher pelas vias de alinhamento com a Russia, e pelo jeito tudo está encaminhado pra isso. Vale citar que este mesmo país está em vias de fechar um contrato com a Dassault, e arrisco dizer o que eu disse sobre a Índia (e se concretizou), é bom eles liberarem o Mistral ou o Rafael tbm pode rebolar nessa jogada, até porque poderia ser oferecido o Su-50.

  3. Cooperação economica ? E eles tem o que como garantia ! Sarcofagos ! Nem sarcofagos,a maioria esta no exterior a muito tempo.
    Essa cooperação é puramente estrategica militar.

    • 1Maluquinho o Egito produz petróleo,tem um turismo forte, logo tem como bancar essa cooperação.
      O bom disso tudo é que acordaram e não ficaram sob o jugo daqueles que promoveram a “primavera árabe”. Aqueles que promovem terrorismo de estado.
      Mais concordo com vc que tem sim uma estratégica militar nisso, o canal de Suez é um ponto geoestratégico para qualquer nação.

  4. Puro jogo de cena dos egípcios para forçar os EUA a normalizarem a ajuda econômica e militar. Não apenas esse aceno aos russos como também esse súbito interesse no Rafale. A partir do momento em que voltarem a pleno os 3 bilhões anuais que Washington paga aos militares do Cairo, tudo volta ao normal.

    • kkkkk , é rafa ele esta falando que tudo volta ao normal e ele pode viver de joelhos como sempre

      os militares do egito perceberam que não depender apenas dos estados unidos pode ser uma boa escolha

      pois esse através da primavera árabe pelas mídias sociais como facebook tirou seu principal fantoche e tentou dividir seu pais em vários igual fizeram na síria e na libia

      e ai vem o mente infantil falar que tudo vai voltar ao normal ,como pode um anormal achar que ser vassalo dos estados unidos é normal ????

      tiraleite virou um caricato pastel de vento ,rsrs o feitiço voltou para o feiticeiro rsrs

      sobre os site coitado acho que os donos não sabem o que fazer aquela turminha de impreguinados no derrotismo se acumularam la rsrsrs

      as matérias são interessantes não muda dos outros sites de defesa mas tem muito derrotista agromerado não são todos mas tem uns la que se chover buça ,na testa dele cai uma benga !!!!

      rsrs

Comentários não permitidos.