Antonov no Brasil: Asas fixas para o Exército

Roberto Caiafa

Segundo nota publicada na imprensa brasileira, o fabricante aeronáutico ucraniano Antonov estaria negociando a instalação no Brasil de uma linha de montagem do modelo AN-38 100, bimotor turboélice equipado com motores Honeywell TPE331-14GR-801E e capaz de transportar até 27 pessoas ou duas toneladas e meia de carga. Feito para operar em ambientes exigentes e carentes de infraestrutura de apoio, o AN-38 é talhado para missões de transporte de cargas e passageiros pousando e decolando de pistas rústicas. Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, é aguardado na próxima semana em Salvador (em pleno Carnaval), para assinar um protocolo de intenções com o governador Rui Costa visando instalar uma linha de montagem da empresa ucraniana na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus, cidade próxima a capital baiana.

Aviação do Exército

O anúncio acontece pouco mais de um ano e meio após a divulgação de estudos de viabilidade do Estado Maior do Exército Brasileiro visando à seleção e adoção de uma aeronave de pequeno/médio porte capaz de transportar passageiros e cargas, versátil, com bom alcance e resistência para suprir logisticamente as instalações do Sistema de Vigilância e Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e os Pelotões de Fronteira da região amazônica e centro-oeste (agosto de 2013, portaria Nº 155-EME). Ao mesmo tempo, o Governo Federal lançou, em dezembro de 2012, o Programa de Aviação Regional tendo como meta a construção de centenas de aeroportos pelo País. A ideia é que 96% da população brasileira estejam a, pelo menos, 100 Km de um aeroporto com voos regulares e preços competitivos. Aeronaves com as características do Antonov AN-38 poderiam ocupar uma faixa desse mercado (curtas/médias distâncias/cargas/passageiros), viabilizando assim a instalação de uma linha de montagem do modelo no Brasil. No caso de encomendas militares, o Antonov AN-38 terá de concorrer provavelmente com o Cessna Caravan, modelo bastante usado pela Força Aérea Brasileira exatamente para cumprir as missões pretendidas pela Aviação do Exército (mas um monomotor), e com o Fairchild-Dornier Do 228NG, que usa motores Garrett TPE 331-10 semelhantes aos utilizados pelo avião ucraniano.

Antonov

Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a empresa já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões, seja para combate, transporte de passageiros ou cargas e usos diversos. Sua força de trabalho é composta por mais de 12 mil funcionários presentes em 76 países.

Fonte: Tecnologia & Defesa

11 Comentários

  1. Essa matéria é muito mais coerente que aquela veiculada pelo jornal ” A Tarde” da Bahia onde se dizia que a Antonov estaria de mudança para o BRASIL, ou seja deixando a Ucrânia de forma total, para se estabelecer no BRASIL, mais especificamente na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus ,Bahia!

    Na matéria a cima o autor relata que a Antonov estaria negociando a instalação no Brasil de uma linha de montagem do modelo AN-38 100, oque é muito mais crível, e baseando-se em um projeto das Forças Armadas em que o modelo AN-38 100 terá grandes chances de venda !

    Portanto a cada dia fica mais nítido que houve um erro ao veicular que a Antonov,estivesse com intenções de deixar a Ucrânia !

  2. Continua a insistir que o aventamento provavelmente se deve ao fato descrito. Maneira inteligente de burla os embargos estabelecidos, manter laços comerciais com seu principal cliente à Rússia, outrossim aumentar a cartela de clientes dalêm do leste Europeu.

    • Os Russos estão chegando, seja aqui, na Venezuela ou na Argentina. Os russos, os Chineses, ficando devendo no BRICS, em temos de integração, ações mais concretas de Índia e África do Sul (tem o Darter e o cabo submarino de dados).

  3. o avião certo para os PQD ! agora eu gostaria de saber se esse avião teria um modelo para se pousar e decolar dentro de rios

    esse o brasil esta precisando para ontem também

    tomara que de certo e seria o começo de muita coisa que estaria por vir
    tanto para o brasil e para a empresa é uma boa

  4. Calda de galinha e cautela nunca fizeram mal a ninguém. Vamos aguardar, todavia torcemos para a empresa se instalar em solo brasileiro.

  5. “Vader
    9 de fevereiro de 2015 at 6:09

    Russos e ucranianos são parentes? Só podem ser.
    Porque é difícil ali saber quem é mais mentiroso. Madonna!
    Já não chega o foguetinho do PT?
    Transferir a fábrica da Antonov para Bahia seria o mesmo que mudar o complexo de São José dos Campos para, sei lá, a Índia por exemplo.
    Mudo meu nickname pra Carla no dia em que isso acontecer.”

    “Kojak
    10 de fevereiro de 2015 at 22:41

    Mudo meu nome para Wanderlea se der esse Lavi malacabado. (Vader)
    QPQ, análise Macro aqui é de doer, sobre os Argies.
    Boludos !”

    é senhores…parece que certos foristas de um certo blog ai terão que mudar de nickname mesmo…Carla Vader & Wanderlea Kojak…nome de guerra de travesti…..deu certinho……estes ai já são da Turma da Sandy…

    https://www.youtube.com/watch?v=ry4wVa1KgJ0

    ajoelhou vai ter que rezar…..

Comentários não permitidos.