Crise na Ucrânia é resultado de tentativas dos EUA de impor a sua vontade – Putin

A crise ucraniana não é culpa da Rússia, é sim uma sequência de tentativas dos EUA e seus aliados, que se consideram vencedores da Guerra Fria, de impor a sua vontade, disse o presidente russo Vladimir Putin em entrevista ao jornal egípcio Al-Ahram.

Putin lembrou que as promessas de não alargamento para leste dadas na altura às autoridades soviéticas pela OTAN viraram palavras vazias.

Segundo o presidente russo, no quadro do programa da UE Parceria Oriental foram feitas tentativas de separar da Rússia certos países da ex-URSS, colocá-los perante um escolha artificial “com a Rússia ou com a Europa”.

“A crise ucraniana foi a culminação dessas tendências negativas. Avisámos várias vezes os EUA e seus parceiros ocidentais das consequências nocivas de intervenção nos assuntos internos da Ucrânia. Mas a nossa opinião não foi considerada”, frisou.

Putin sublinhou que, em fevereiro do ano passado, os EUA e certos países da União Europeia apoiaram o golpe de Estado em Kiev.

O presidente da Rússia disse que o “partido da guerra” em Kiev, apoiado do exterior,  “continua as tentativas de empurrar o povo ucraniano para o abismo de uma catástrofe nacional”.

Kiev está realizando desde meados de abril uma operação militar para esmagar os independentistas no leste da Ucrânia, que não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas chegadas ao poder em resultado do golpe de Estado ocorrido em fevereiro de 2014 em Kiev. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 5.000 civis já foram vítimas deste conflito.

Desde 9 de janeiro, a intensidade dos bombardeios na região aumentou, bem como o número de vítimas do conflito.

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que as Forças Armadas ucranianas estão a aumentar os efetivos em todas as zonas onde ocorrem combates. Os independentistas, por seu turno, declararam que fizeram “avançar a linha da frente” para evitar os bombardeios de zonas residenciais das cidades por parte do exército ucraniano.

A Rússia considera que os últimos acontecimentos na região de Donbass comprovam os piores receios: Kiev tenciona resolver a situação por via militar.

Fonte: Sputnik

 

 

8 Comentários

  1. E a OTAN esta querendo usar a força contra este cara coitados sera que a OTAN pensa que ele vai tremer na base COITADOS.

  2. Lavrov citando Putin, na “51ª Conferência de Segurança de Munique – 7.02. 2015
    ———————–

    “Gostaria de lembrar-lhes do discurso que o presidente Vladimir Putin proferiu dessa mesma tribuna, há oito anos.

    A estrutura de estabilidade, baseada na Carta da ONU e nos princípios de Helsinki há muito tempo foi minada por ações dos EUA e seus aliados na Iugoslávia, que foi bombardeada, como também foram bombardeados o Iraque e a Líbia, e vê-se a expansão da OTAN para o leste, com criação de novas linhas de separação.

    O projeto de construir um “lar europeu comum” fracassou porque nossos parceiros ocidentais deixaram-se guiar por ilusões e crenças de vencedores da Guerra Fria, em vez de deixarem-se guiar pelos interesses de construir uma arquitetura de segurança aberta, com respeito mútuo por diferentes interesses.”

  3. Ta ai, trilogiopatas (eu sei muito bem Q vcs lêem estas postagens)

    Aprendam a ser macho como Putin

    E parem de ser cara de pau de ficar chamando ele de “Adolf” putin enquanto vcs pregam o extermínios DAZIZQUERDAS é daqueles que não pensam como vcs

    E isso vale pro nosso abirobado-mor o Da-LuaRutinha-Rutinha

    • Se dependesse desses iluminados Rafa, o Brasil viveria de sobras do deserto via FMS…. Metem o pau na Wanda mas estão louquinhos pra ela trazer uns souvenirs Made in USAdo, na visita que fará ao império neste segundo semestre…

  4. A bronca Yanke com o Putim é que ele não sabe brincar a brincadeira da dissimulação do faz de conta. Seu jogo é franco, objetivo, o da sinceridade e da franqueza. E isso dói nos hipócritas.

1 Trackback / Pingback

  1. Crise na Ucrânia é resultado de tentativas dos EUA de impor a sua vontade – Putin | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.