Poroshenko admite referendo sobre federalização da Ucrânia

A questão da federalização e autonomia das regiões do país deve ser decidida por um referendo nacional, disse o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko.

A questão da federalização e autonomia das regiões deve ser decidida por um referendo nacional, disse o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko aos jornalistas em Munique,

Após o golpe de Estado no país, em fevereiro de 2014, uma parte da população na região leste ucraniana não reconheceu a legitimidade do atual governo e declarou a independência. Em maio, Poroshenko teria afirmado que Ucrânia não se tornaria uma federação, mas que o governo admitia a ideia de descentralização.

“Eu estou pronto para apresentar uma proposta de federalização, bem como a questão do idioma oficial. E eu já sei quais serão os resultados”, afirmou Poroshenko.

Poroshenko declarou em diversas ocasiões que a Ucrânia é, e continuará sendo, um estado unitário. Após a troca de poder, no ano retrasado, a população do leste do país passou a defender a federalização. O tema foi defendido por muitos políticos internacionais. No entanto, Kiev sempre relutou à admitir este cenário e, além disso, iniciou ações militares em Donbass. Como resultado disso, as regiões de Donetsk e de Lugansk declararam a independência. No presente momento, as autoridades das repúblicas autoproclamadas do leste ucraniano buscam o reconhecimento da sua independência e afirmam não ter mais interesse em federalização.

Fonte: Sputnik

 

6 Comentários

  1. Poroshenko, já esta amaciando,tá percebendo que o buraco é mais embaixo,quero ver agora convencer os separatistas !

  2. Será que o agente viu na enrascada que os EUA e a Inglaterra o colocou ?
    .
    Ele deveria ouvir os conselhos do El comandante, se o ouvisse, não estaria nesse buraco que os EUA e a Inglaterra o colocou e ainda poderia levar uns médicos cubanos para ajudar a curar as feridas do seu exército . 😀
    .
    Se continuar como está o confronte direto com a Rússia será inevitável e quem sairá perdendo , será os ucranianos pois correm o risco de existirem como uma nação.

  3. A questão para o poroshenko e seus apoadores nazis foi terem pensado como estrategia a falsidade de um acordo, para eles para eles, para não ser cumprido com a finalidade de ganhar tempo para reagrupar suas tropas e contra atacar os legalistas Ucranianos. De preferencia fazendo uma limpeza etnica com a finalidade de expulsar os descendentes de arussos de seu território. Mas essa estratégia foi bem entendida pelo combatentes legalistas, que passaram da defesa ao ataque, fazendo incursões no território sob dominio Ucranazi para ampliar sua área de controle. No fim o governo golpista e os Ucranazis passaram a engolir de seu proprio veneno, Que os levaram a correr para os braços de seu suporte euroyanke.

  4. Poroshenko que tome cuidado quando abre a boca. Ela pode amanhecer cheio de formigas ou qualquer outro inseto semelhante que deve existir na Ucrania. Quem manda na Ucrania e o Tio Sam e este nao quer paz la, quer Guerra contra os russos ate o ultimo soldado europeu. O jagunco do Tio Sam na Ucrania e o vulgo YATS, Segundo Victorya Nuland, secretaria ianque para assuntos do Leste Europeu. Ela diz numa entrevista “Fuck Europe” que pode ser ouvida no You Tube, que os EUA gastaram $5 bilhoes de dolares para mudra a situacao politica da Ucrania, substituindo o president eleito pro-russo por um tal de YATS que e o homem preferido dos EUA para governar Ucrania. E YATS e nazista.

Comentários não permitidos.