Governo Ucraniano reinicia o desenvolvimento do IFV BMP-64.

1628599_-_main

O Governo da Ucrânia anunciou que a Ukroboronprom (Ukrainian Defense Industry) retomou o desenvolvimento do seu Veiculo Pesado de combate de Infantaria baseado no MBT ( Main Battle Tank) T-64. No inicio dos anos 2000 a  Kharkov Morozov Machine Building Design Bureau iniciou o desenvolvimento de um IFV (Infantry Fighting Vehicles) baseado no chassi do MBT T-64 com o primeiro protótipo sendo apresentado em 2005 porem o desenvolvimento do projeto foi suspenso devido a crise econômica.  A retomada do projeto visa à substituição dos principais IFV em operação no Exercito Ucraniano, sobretudo os BMP-2 e também visando o mercado de exportação (segundo informações o exercito Nigeriano estaria interessado no veiculo).  De acordo com a Ukroboronprom os trabalhos podem ser concluídos a tempo de permitir sua produção em massa antes do final do ano. Isso seria possível graças o estagio avançado no seu desenvolvimento. Segundo a Ukroboronprom o desenvolvimento do BMP-64  devera receber modificações para adequar o projeto a os requisitos do Ministério da Defesa Ucraniano (Міністерство оборони України). Esses requisitos visam melhorar seu desempenho e sua sobrevivência no campo de batalha, sobretudo em áreas urbanas em missões de apoio a Infantaria.

XEA9N

BMP-64 

O desenvolvimento do BMP-64 começou como um projeto privado da Morozov Machine Building Design Bureau. O veiculo em si utiliza como base o chassi do MBT T-64 no qual recebeu modificações visando adequar o veiculo a sua nova função. Sua torre foi removida e a porção superior do veiculo ganhou uma nova configuração a fim de aumentar o espaço interno. Outra modificação que foi realizada foi à transferência do motor para a parte frontal do veiculo o que traz consigo uma maior segurança a tripulação no caso, do veiculo ser atingido no setor frontal. Com essas alterações o veiculo e capaz de transportar 12 soldados totalmente equipados alem de uma tripulação de três homens (comandante motorista e artilheiro). O veiculo foi apresentado equipado com uma torre armada com um canhão ZTM-1 de 30 mm e uma metralhadora 7,62 mm. Posteriormente o veiculo foi equipado com uma torre armada com um canhão de 30 mm 2A42 (mesmo canhão do Mi-28), canhão duplo de 23 mm GSH-23 (o mesmo modelo que equipa o Mi-35) alem de dois mísseis antitanque locado ao lado esquerdo da torre  e lançador de granadas automático no lado direito da torre.  Para proteção o BMP-64 faz uso de blindagem composta sendo sua estrutura resistente a minas e a explosivos improvisados (Improvised explosive device IED) atendendo ao padrão STANAG-V. Alem disso o veiculo pode receber  Blindagem Explosiva Reativa (ERA (Explosive Reactive Armor)  Nozh). Alem disso o BMP-64 pode ser equipado com o sistema de proteção ativa Zaslon.

azeng2

O BMP-64 e alimentado por um motor a diesel 5TDF ucraniano que desenvolve 700 cv esse e o motor original do MBT T-64 e um motor confiável porem tem uma vida útil curta. Segundo o fabricante existe a possibilidade de se instalar o motor a diesel 5TDF que gera cerca de 900cv ou o motor 6TD que gera cerca de 1000 cv. Existem planos para se gerar uma família de veículos baseado no BMP-64 no qual incluiria veículo de comando, porta morteiro de 120 mm, veículo de recuperação, o sistema de lançamento de foguetes.

2118214

 https://www.youtube.com/watch?v=ksgvcw4QEj4 [embedplusvideo height=”517″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1vxXC6M” standard=”http://www.youtube.com/v/ksgvcw4QEj4?fs=1″ vars=”ytid=ksgvcw4QEj4&width=650&height=517&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2398″ /]

 Fonte: Janes.com

10 Comentários

  1. (modo irônico on)
    Do jeito que solta fumaça ele pode ser aproveitado para as funções de fumegador combatendo a proliferação de mosquitos na Nigéria.
    (modo irônico off)

    • Mauro,

      Falando de forma bem genérica, o Zaslon é um dispositivo de proteção que incorpora um pequeno radar associado a um sistema de orientação e a um lançador cargas fragmentáveis, que são lançadas na trajetória do petardo a aproximar-se, visando destrui-lo pelo impacto dos fragmentos.

      Os russos tem sistemas similares, na forma do Drozd e Arena, mas o sistema ucraniano parece ser consideravelmente mais avançado, tendo uma melhor modularidade.

      Saudações.

  2. que me desculpem os ucranianos, mas este veículo e uma gambiarra, uma tentativa de desovar os inúmeros chassis do t-64 que estão entulhados nos depósitos ucranianos.

    Como afirmado pelo Rr o veículo mais promissor da Ucrânia era o Oplot e foi engavetado pelo governo ucraniano que deixou suas força armadas morrerem, posto que quando da emancipação da Ucrânia no início da década de 1990 o exército ucraniano estava entre os 5 mais poderosos do mundo e hoje sequer esta aguentando um embate com os federalistas.

    Durante anos e anos a Ucrânia favorecida pelos enormes estoques de armas da era soviética exportou armas no mercado negro, inclusive armou a Georgia, mesmo sendo tecnicamente aliada da Rússia.

    No livro o Senhor das Armas que foi as telas com Nicolas Cage retrata esta fase ucraniana e de varias ex-repúblicas soviéticas.

    Agora pegar o chassis do T-64 da década de 60 e dar uma repaginada colocando uma nova carcaça e falar que é um produto novo e altamente tecnológico e conversa para boi dormir, se analisar as blindagens ERA que equipam o veículo possivelmente veremos que são dos antigos T-72, e T-80.

1 Trackback / Pingback

  1. Governo Ucraniano reinicia o desenvolvimento do IFV BMP-64. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.