Defesa & Geopolítica

Míssil ar-ar de curto alcance de 5ª geração A-Darter deve ficar pronto em 2016

Posted by

O Brasil e África do Sul, parceiros no projeto desenvolvimento do míssil ar-ar de curto alcance de 5ª geração A-Darter, anunciaram que 90% do projeto está concluído e que a previsão é que a nova arma esteja pronta já em 2016.

Até o momento foram investidos mais de R$ 300 milhões no míssil com 12km de alcance, com guiagem por infravermelho, com 2,98m de comprimento, peso de 90kg e vetoração de empuxo que garante manobras extremas suportando até 100g.

 Também possui sistemas de contramedidas que dificultam o míssil ser enganado pelos flares, iscas de calor lançadas pelo avião inimigo para despistar o A-Darter. O míssil tem capacidade de engajar um alvo antes ou depois de ser disparado e é compatível com sistema de mira montada no capacete.

As empresas brasileiras Mectron, Avibras e Optoeletrônica já recebem tecnologia transferida pela Denel, da África do Sul. A parceria para o desenvolvimento começou em 2006 e o objetivo é que os dois países produzam componentes para futuras exportações.

Técnicos brasileiros participaram do projeto e das decisões do programa, incluindo em áreas sensíveis como os algoritmos de programação dos sistemas.

Fonte: C&R

2 Comments

shared on wplocker.com