Defesa & Geopolítica

AC-390 – EFESTOS: Aeronave de ataque e combate-SAR

Posted by

Concepção artística do hipotético AC-390, arte Junio Pinheiro para o Plano Brasil.

16/08/2010 by E.M.Pinto

Falta a FAB uma aeronave pesada capaz de prover apoio aéreo aproximado direto à tropas terrestres, escolta de comboios ou mesmo em operações urbanas. Esta aeronave é de fundamental importância para regiões como Amazônia e Pantanal, onde grupos insurgentes incautos na selva tornam difícil o combate para as forças que lá se encontram.

Outra função importante que o AC-390 executaria seria a de interdição aérea, missão a qual a aeronave é usada como plataforma de ataque contra alvos pré-selecionados ou mesmo alvos de oportunidade. Serviria de plataforma de defesa de e proteção de forças terrestres, bases aéreas e de posições de tropas.

 

 

Devido aos seus sistemas de aquisição de alvos tais como radar e FLIR e seu sistemas de armas, este tipo de aeronave também chamadas de Gunship, pode efetuar uma gama variada de missões como por exemplo busca e resgate, localizando os sinistrados efetuando o apoio de fogo a força de resgate em seguida e destruindo alvos estratégicos.

Porém seus sensores podem ser empregados em missões de vigilância, patrulha e reconhecimento.

As missões primárias do AC-390 seriam

  • Apoio aéreo aproximado
  • Interdição aérea
  • Proteção de forças terrestres
  • Combate-SAR
  • Apoio a salvamento
  • Reconhecimento armado

O AC-390 seria uma ferramenta valiosa na defesa da Amazônia e Pantanal e uma arma terrível contra insurgentes, narcotraficantes e contrabandistas que violassem a fronteira ou que hostilizassem ordem pública e a soberania do país.

shared on wplocker.com