Brasil: Segundo agência de notícias Reuters – Sai Graça Foster e a diretoria da Petrobras

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com a presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta terça-feira (03/02), no Palácio do Planalto. Segundo a agência de notícias Reuters, que citou uma fonte do governo, e os jornais Folha de São Paulo e O Globo, Dilma acertou a saída de toda a diretoria da Petrobras. Graça Foster e os diretores da companhia petrolífera estatal deixarão seus cargos em março, após a apresentação do balanço financeiro da Petrobras referente a 2014.

A decisão, no entanto, ainda não foi oficializada pelo Palácio do Planalto. O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Thomas Traumann, disse apenas que “a saída de Graça [Foster] da Petrobras não foi tratada na reunião”. A própria Foster deixou o encontro sem falar com a imprensa.

Segundo a Reuters, uma fonte do governo, na condição de anonimato, disse que Dilma busca definir um nome para ocupar a chefia da Petrobras ainda em fevereiro. O perfil procurado é de um executivo que, preferencialmente, esteja ligado ao setor do petróleo. Ainda de acordo com a fonte, o governo pretende realizar mudanças também na diretoria da estatal.

As especulações sobre mudanças na cúpula da Petrobras repercutiram positivamente no mercado. As ações da estatal registraram a maior alta diária desde setembro de 1998. Os papéis da Petrobras fecharam o pregão desta terça-feira com alta de 15,47%. Desta forma, a companhia recuperou aproximadamente 16,5 bilhões de reais em valor na Bolsa.

Aécio: Dilma não terá mais a amiga para “limpar a cena do crime”

Ao comentar a possível demissão de Foster da presidência da Petrobras, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que, desta forma, Dilma perde a blindagem no escândalo da Petrobras e não poderá mais contar com a amiga para “limpar a cena do crime”.

“A vida da presidente Dilma hoje é muito mais difícil que a de seu adversário. Apesar de ter tido a maioria dos votos na urna, é um governo derrotado. É um governo […] incapaz de ousar e tomas as medidas necessárias, que quer resolver tudo distribuindo cargos em troca de apoio”, analisou o adversário de Dilma na última eleição pela presidência do Brasil.

Delator assume pagamento de 12 milhões de reais em propina

Também nesta terça-feira, o ex-consultor da empresa Toyo Setal, Júlio Gerin de Almeida Camargo, confirmou, em depoimento prestado perante à Justiça Federal, que pagou 12 milhões de reais ao ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras, Renato Duque. De acordo com delator, durante a gestão de Duque e do ex-gerente Pedro Barusco, as empreiteiras deveriam pagar 1% dos valores dos contratos com a estatal.

Camargo afirmou ainda que quem não pagasse propina às áreas de Abastecimento, “não teria sucesso e não obteria contratos” com a estatal. “Tinha como regra 1%, mas isso era muito flexível e, muitas vezes, era negociado. Paguei em torno de 12 milhões de reais. A maioria dos pagamentos era feita em contas indicadas no exterior e outra parte em reais, no Brasil”, disse Camargo.

Deflagrada no dia 17 de março, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal investigou um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, que teria movimentado cerca de 10 bilhões de reais. O esquema, intermediado pelo doleiro Alberto Yousseff, envolvia pagamento de propina a políticos e funcionários da Petrobras.

Na sétima fase da Operação Lava Jato, em novembro, a Polícia Federal cumpriu uma série de novos mandados de prisão, envolvendo presidentes e diretores de grandes empresas como OAS, Camargo Corrêa Construções, IESA Óleo e Gás, Construtora Queiroz e Galvão e UTC.

Fonte: DW.DE

37 Comentários

  1. resta saber que vai querer assumir a bucha ?

    agora querem alguém do ‘mercado”, o ‘mercado” que foi o mais atacado pela nossa presidANTA.

    logo tudo isso chega no principal personagem, nove dedos!!!

    • A PETROBRAS só é bucha na cabeça de pessoas acostumadas a comercio de rua, a barraquinhas de camelô. Fala sério meu caro desde quando o PETROBRAS é bucha, se fosse não haveriam tantos interesses por trás de sua queda, muitos inclusive estrangeiros.
      Essa foi uma de varias bobagens de brasileiros sem noção que ando ouvindo ultimamente.

      • você é só mais um zé ruela, que acredita nas propaganda politicas dos petralha. estrangeiro querendo a queda da empresa, é brincadeira né. eles querem o dinheiro de seus investimento roubado. quem derrubou a Petrobras foi o governo.

        a Petrobras é uma bucha tanto que ninguém de renome no mercado quer assumir a posição de presidente. agora querem colocar o levy para indicar o presidente.

      • Caio, você deve respeitar o Julio pois ele é um forista honesto, que sempre defende suas convicções com coerência.

  2. Até o momento só os peixes pequenos estão indo para frigideira, só quero vê na hora da vez dos tubarões.
    .
    A limpeza ( assepsia ) na PETROBRÁS até o momento está dando cadeia e demissões más, como diz o ditado popular, a corda só quebra no lado mais fraco. 😉
    .
    A PETROBRÁS vai sair desse buraco em que os lagartões colocaram-na e de quebra, vai novamente dá dor de cabeça em muitas transacionais anglo-americanas. 😉

  3. A primeira vítima do Petrolão. Ironicamente caiu por ter sido transparente quanto aos prejuízos sofridos pela empresa. Conforme têm sido demonstrado no curso da operação lavajato a Petrobrás foi transformada em uma engrenagem crimonosa para, em conluio com um cartel de empreiteiras, financiar o projeto de poder do ParTido e de seus asseclas.

  4. Há elementos jurídicos para admissão de impeachment de Dilma, diz Ives Gandra

    O jurista Ives Grandra Martins elaborou um parecer afirmando que há elementos jurídicos para que seja proposto e admitido o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Para ele, os crimes culposos de imperícia, omissão e negligência estão caracterizados na conduta de Dilma, tanto quando foi presidente do Conselho da Petrobras, quanto agora como presidente da República.

    Ives Gandra ressalta que, apesar dos aspectos jurídicos, a decisão do impeachment é sempre política, pois cabe somente aos parlamentares analisar a admissão e o mérito. Ele lembra do caso de Fernando Collor de Mello, que sofreu o impeachment por decisão dos parlamentares, mas que depois foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal. A corte não encontrou nexo causal para justificar sua condenação, entre os fatos alegados e eventuais benefícios auferidos no governo.

    No documento, produzido a pedido do advogado José de Oliveira Costa, o jurista analisa se a improbidade administrativa prevista no inciso V, do artigo 85, da Constituição Federal, decorreria exclusivamente de dolo, fraude ou má-fé na gestão da coisa pública ou se também poderia ser caracterizada na hipótese de culpa, ou seja, imperícia, omissão ou negligência administrativa.

    Para Ives Gandra, o dolo nesse caso não é necessário. Segundo ele, o texto constitucional não discute se a pessoa é honesta ou se houve má-fé. Ele afirmaque a Constituição não fala propriamente de atos de improbidade, mas atos contra a probidade de administração. Para ele, culposos ou dolosos, atos que são contra a probidade da administração podem gerar o processo político de impeachment.

    “Quando, na administração pública, o agente público permite que toda a espécie de falcatruas sejam realizadas sob sua supervisão ou falta de supervisão, caracteriza-se a atuação negligente e a improbidade administrativa por culpa. Quem é pago pelo cidadão para bem gerir a coisa pública e permite seja dilapidada por atos criminosos, é claramente negligente e deve responder por esses atos”, afirma.

    Ives Gandra afirma ainda que, de acordo com a legislação, comete o crime de improbidade por omissão quem se omite em conhecer o que está ocorrendo com seus subordinados, permitindo que haja desvios de recursos da sociedade para fins ilícitos.

    Caso concreto
    Ao analisar o caso da Petrobras, o jurista entende que os atos fraudulentos e os desvios já são fatos, restando apenas descobrir o comprometimento de cada um dos acusados. No caso da presidente Dilma Rousseff, Ives Gandra diz que à época que começaram as fraudes investigadas ela era presidente do Conselho de Administração que, por força da lei das sociedades anônimas, tem responsabilidade direta pelos prejuízos gerados à estatal durante sua gestão.

    “Parece-me, pois, que, em tese, o crime de responsabilidade culposa contra a probidade está caracterizado, pois quem tem a responsabilidade legal e estatutária de administrar, deixou de fazê-lo”, afirma. Para o jurista, a presidente também cometeu crime ao manter a gestão da Petrobras, mesmo sabendo dos casos de corrupção.

    “Há, na verdade, um crime continuado da mesma gestora da coisa pública, quer como presidente do conselho da Petrobras, representando a União, principal acionista da maior sociedade de economia mista do Brasil, quer como presidente da República, ao quedar-se inerte e manter os mesmos administradores da empresa”.

    “Concluo, pois, considerando que o assalto aos recursos da Petrobras, perpetrado durante oito anos, de bilhões de reais, sem que a presidente do Conselho e depois presidente da República o detectasse, constitui omissão, negligência e imperícia, conformando a figura da improbidade administrativa, a ensejar a abertura de um processo de impeachment”.

    http://www.conjur.com.br/2015-fev-02/elementos-juridicos-impeachment-dilma-ives-gandra

    • EEEPA!!! … relatório tendencioso e carregados de vícios encomendado pelo advogado do Fernado Henrrique Cardoso ( um americanófilo roxo ); o Sr. José de Oliveira Costa, não POOODE … hahahahah …
      .
      Esses coxinha são realmente incansáveis .. Hahahah

      • Mas chorume de petralha, dizendo que a culpa dos malfeitos que eles mesmo fizeram é “da mídia golpista e duzamericanú mau” pode? Por favor! Ives Gandra é um dos maiores juristas do país e assinou parecer semelhante quando do impeachment do escroque collorido ( que coincidentemente hoje é aliado dos petralhas. Vai ver porque os bandidos se cheiram…rs!)

  5. Retire a carcaça de um Tracajá e bata uma selfie.Pronto tens na mão a foto dessa jurassica.
    Se ela esta saindo é porque as evidencias de corrupção envolvendo-a são contundentes.
    Que se prove justamente seu envolvimento e que vá para cadeia e tenha seus bens revertidos aos cofres publicos.
    20015 vem ai o tsunami,aguardem.
    Quero ver se o comprometimento com o serviço secreto Suiço sera honrado.
    Se comprometeram de nos repassarem tudo e esse tudo é anterior ao governo do PT.
    Então que passemos o Brasil a limpo e façamos a verdadeira justiça.
    Sempre de olho nos oportunistas apatridas que usam a tudo para tentarem darem um golpe branco na democracia Brasileira nos retirando dos BRICS,desfazendo conseções e associações com Asiaticos no pré-sal,retornando o Brasil a condição serviçal Yanke.
    Tentem e conhecerão algo que as futuras gerações jamais esquecerão.

    • “Sempre de olho nos oportunistas apatridas que usam a tudo para tentarem darem um golpe branco na democracia Brasileira nos retirando dos BRICS,desfazendo conseções e associações com Asiaticos no pré-sal”

      Vai ver que “ser patriota” é entregar 20% do Pré-sal ao Estado Chinês….rs!

      • Desde quando um patriota prega capaxismo submissão condicionamento e um medieval Brasil extrator cultivador?
        Voce Tirolesa é desprovido e desconhece sentimento pátrio.
        Teu proselitismo ideologico submisso é a tua carteira de identidade kkkkk
        Usvermelhinhud i us

      • TIROLESA
        Voce é tão capaxo e tão desinformado que nem sabe que as conseções no pré-sal não foram adquiridas por Chineses e sim por Asiaticos que aceitaram as nossas regras.Voce esta se tornando um poço de asneiras enlatadas embutindo em tudo o teu proselitismo capaxo de um Brasil subjugado e fraco.
        A China que voce tanto inveja é hoje o maior parceiro economico e comercial do Brasil.É tambem o maior investidor e o maior aplicador.
        Em tudo que a China se associa no Brasil é segundo nossas regras de maxima de 30% em sociedades.
        So em 2012 a China construiu 12 mil kilometros de ferrovias no Brasil somente para escoar para o litoral nossas produções de grãos destinadas a eles.
        O que ganhamos com os EUA e a UK ? Nada ! Sempre fomos para eles medievais cultivadores e extratores.
        Nunca nos repassaram nada de ponta do queriamos comprar deles e sempre nos boicotaram de todas as formas possiveis e ate nos sabotaram.
        Voce BOSTÉRICO não sente vergonha de vir para a internet pregar o teu CAPAXISMO e ainda se entitular Brasileiro.
        Voce é um vendido a serviço do unilateralismo e da ganancia Americana.
        deixe sua hemorroida no salmora e tenha plano de evacuação porque quando o bixo pegar não serão apenas os bandidos ladrões que vão de ralo.Capaxos entreguistas como voce tambem irão de ralo.
        Escreva estas minhas palavras e guarde-as pois quando chegar o momento voce se lembrara de mim.

  6. “A vida da presidente Dilma hoje é muito mais difícil que a de seu adversário. Apesar de ter tido a maioria dos votos na urna, é um governo derrotado. É um governo […] incapaz de ousar e tomas as medidas necessárias, que quer resolver tudo distribuindo cargos em troca de apoio”

    Parece que até hoje o Aécio,não assimilou a derrota,e inclusive senta no próprio rabo para falar do rabo alheio,se diz mineiro, mas sequer mora em Minas,inclusive seus filhos mais novos, não nasceram no estado de MG !

    Voltando a PETROBRÁS, eu acredito que seria melhor privatizar essa empresa,pois a mesma não esta servindo ao propósito a que foi criada,ou seja tornar o país autossuficiente na produção de derivados de petróleo !

    A PETROBRÁS domina o mercado brasileiro fornecendo produtos de má qualidade a preços exorbitantes, vende gasolina “batizada de fábrica“ para sustentar usineiros,da dinheiro a conglomerados midiáticos,a times de futebol,etc e ainda tem o disparate de dizer que é um orgulho nacional !

    Se alguma empresa no país pudesse importar derivados de petróleo e os comercializar dentro do país a PETROBRÁS, não duraria um ano,pois o produto importado seria talvez mais barato e de melhor qualidade !

    Eu apoiaria essa empresa se realmente ela servisse ao povo,mas não é isso que ocorre,basta nos comprarmos um bujão de gás,abastecermos um carro para termos a certeza que a PETROBRÁS não é um orgulho nacional, pelo contrário é uma vergonha,uma mácula para o povo brasileiro !

      • César e Deagol, com o devido respeito eu discordo dos amigos quanto à privatização da Petrobrás. Se ela for privatizada agora – com o preço do petróleo no chão, enrolada no Petrolão, fornecendo produtos de má qualidade e vendendo gasolina batizada – seu preço de venda será irrisório. O que a empresa precisa agora é de um novo modelo de gestão. Nesses últimos 12 anos o Lulopetismo administrou a empresa tendo por inspiração o que os chavistas fizeram na PDVSA e também visando financiar o seu projeto de perpetuação no poder.

        O que a empresa precisa agora é de um novo modelo de governança, mais proximo da estatal norueguesa de petróleo

      • Caro HMS_TIRELESS, se vendermos a PETROBRÁS na baixa ou na alta,pouca diferença fará, pois o dinheiro não sera usado em prol do povo brasileiro,ou seja ficará tudo como esta !

        Claro que eu,e muitos aqui queriam que a PETROBRÁS adotasse um novo modelo de gestão eficiente,mas baseando-se nos antecedentes da empresa,sabemos que isso tem uma probabilidade muito pequena de acontecer !

        Discordo quanto ao que você chama de “12 anos o Lulopetismo“ a PETROBRÁS tem 61 anos de fundação, e sempre foi essa casa de mãe Joana,não foi o”Lulopetismo” quem corrompeu a empresa,essa corja sempre esteve presente la,isso não é novo,se vamos julgar os bandidos,que julguemos todos !

        Agora eu fico decepcionado com você HMS_TIRELESS, kkkkk!, eu discordo de você,você de mim, mas sempre com cavalheirismo, mas essa sua de ” projeto de perpetuação no poder ”,kkkk! não acredito que você esta indo na do Aécio?

        Dilma venceu nas urnas,no sufrágio universal,se a diferença foi pouca, não importa esta dentro das regras !

        Não vá nessa não, você é mais inteligente que isso !

      • Governo do Brasil aumenta a adição de etanol na gasolina
        © Sputnik/ Aleksei Kudenko
        BRASIL
        A adição de etanol anidro na gasolina passará para 27%, contra os atuais 25%. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pelo governo, durante encontro do ministro Aloizio Mercadante com a indústria automotiva e empresas de açúcar e álcool.
        A decisão entra em vigor no dia 15 de fevereiro. Segundo as usinas, há estoque suficiente de etanol para atender a nova demanda. Segundo os representantes da indústria presentes no encontro, o acordo ainda deverá ser assinado pela presidenta Dilma Rousseff, informa a Agência Brasil.

        A indústria automobilística era contrária ao aumento da mistura de etanol na gasolina. O argumento era a falta de preparo técnico dos automóveis, já que muitos veículos no país usam somente gasolina. As empresas de álcool e açúcar, por outro lado, eram favoráveis à decisão, pois viria em boa hora para aliviar a crise do setor.

        http://br.sputniknews.com//brasil/20150203/33895.html#ixzz3QpBKDWZy

      • Amigo César Pereira, deixa eu explicar melhor:

        Até 2003 existia muita corrupção na Petrobrás. Mas era uma corrupção localizada, onde aqui e ali um diretor se locupletava ou um deputado conseguia uma grana para financiar sua campanha eleitoral. Entretanto, no lulopetismo a coisa se incrementou, se sofisticou. Todos os esquemas de corrupção foram foram sistematizados de forma a financiar de forma contínua campanhas eleitorais e também enriquecer um grupo cada vez maior de gatunos, quer dentro da empresa, quer dentro do cartel de empreiteiras.

      • Concordo com vc caro HMS, como eu disse em outra postagem, tudo tem seus dois lados da moeda, e a estatização quando é levada a sério, gera ganhos pra sociedade e pro estado num nível que a privatização não geraria.Sds

      • “.. estatização quando é levada a sério, gera ganhos pra sociedade e pro estado …“

        Você disse bem, quando é levada a sério,infelizmente não é oque esta ocorrendo no caso da PETROBRÁS,se ela gerasse ganhos a sociedade brasileira,eu e muitos aqui a defenderíamos com unhas e dentes,porém esse não é o caso !
        Não podemos mais sustentar esse monstro que nos rouba descaradamente é preciso mudanças !

      • A vergonha não é da Dilma meu caro, a vergonha é do cidadão brasileiro, que aceitou e tem convivido com essa plantação de ladrões desde sempre em sua história, como esses que foram plantados lá pelo FHC, e que foram “descobertos” agora. Criminosos que começaram velhos na senda do crime, coisa rara na historia do crime e de criminosos. Engraçado, não sei se sou maquiavélico demais num mundo de santos e ingênuos mais acho interessante, que dentre esses indiciados não hajam jovens, todos maduros e que a partir desta descoberta podem ser chamados ainda de primários, todos senhores, primários, alguém acredita nisso? que roubam milhões, bilhões sendo primários? Foram pegos mas a pratica é antiga, a expertise vem de longa data. Anos e anos se aprimorando, ganhando força, experiencias e coragem para fazer o que fizeram.
        Aí não tem marinheiro de primeira viagem, são na verdade os navios de chá incendiados, para destruir os ingleses.

    • Cesar….” incapaz de ousar e tomas as medidas necessárias, que quer resolver tudo distribuindo cargos em troca de apoio”.
      Isso sempre foi praxe no sistema politico Brasileiro meu caro e ainda mais agora querer fazer o certo do certo tambem recebera uma enchorrada de criticas e contras.
      Como chegar a um consenso se nem um lado e nem o outro estão efetivamente comprometidos pelo melhor para o Brasil e sim para suas preferencias ideologicas.Fica dificil.
      Não precisamos apenas passarmos o Brasil a limpo mas precisamos tambem de uma mudança de sistema,de mentalidade e o mais dificil,um profundo trabalho de conscientização e educação de um povo que acostumou-se a ser enganado e usado.

  7. Desde quando um patriota prega capaxismo submissão condicionamento e um medieval Brasil extrator cultivador?
    Voce Tirolesa é desprovido e desconhece sentimento pátrio.
    Teu proselitismo ideologico submisso é a tua carteira de identidade kkkkk
    Uzvermelhinhus i uzamarelinhos estão te lambendo kkkkkkk

  8. Aiai kkkkkk
    A CSN era levada a serio ? A Vale era levada a serio ? kkkkkk e porque a Petrobras seria levada a serio num pais de quem não é bandido ou copactua é omisso egoista individualista.
    Todo povo de merda tem o governo de merda que merece ter porque o governo de merda é eleito pelo povo de merda e o representa.
    Eu ja disse aqui a uns anos atraz o que ouvi a uns 8 a 10 anos atraz de uma pessoa de nacionalidade Chilena que eu tive casual conversação e que so depois vim saber que o mesmo é um cientista politico Chileno.
    Ele me disse : “O dia que houver uma guerra de verdade sera a guerra dos EUA contra o Brasil.E o dia que houver uma guerra civil de verdade sera a guerra civil Brasileira que fara a Espanhola parecer fichinha”.
    Essa declaração ficou por muito tempo me fazendo repletir e hoje entendo que ele tina sabedoria em seu raciocineo e entendo a profundidade de suas palavras.
    Me olhando com os olhos brilhando e cheios dagua ele dizia : ” O Brasil é uma potencia é uma potencia !
    EU SEMPRE AFIRMEI E REITERO :
    Os capaxos derrotados nas urnas,uma parcela infima militar que se caga de medo de ser queimadea viva em praça publica e a conhecida e forte capaxada composta por elite social e midialitica simplesmente querem usarem os escandalos politicos para darem um GOLPE DE ESTADO BRANCO travestido de moralista para tirarem o Brasil do caminho BRICS e desfazerem as conseções do pré-sal entregando-a a ANGLOS.
    Em 2005 a noite eu estive dentro de uma empresa Americana ligada a aerea de comunicações em Macaé inclusive com satelite proprio e fiquei estarrecido com o que eu vi na parede da sala de convenções.
    Nela estava o mapa do Brasil com todas as jazidas petroliferas no mar JAZIDAS ESSAS QUE AINDA NEM TINHAM SIDO DIVULGADAS todas elas subdivididas entre empresas Americanas,Inglesas e Canadenses.
    Eu não tina naquele instante nada que podesse fotografar ou filmar.
    Isso mesmo o pr-e-sal ja era conhecido não so por nós e mantido em segredo do povo Brasileiro e agora oportunistas politicos e um bando de safados entreguistas simplesmente querem presentearem os EUA nos recolocando submissos no colo deles de novo.
    Que apuremos e julguemos todos que erraram mas que não permirtamos que safados trairas e esses a meu ver são muito piores dos que os ladrões PORQUE SÃO TRAIDORES contra o Brasil e os Brasileiros.

  9. Eles usam a tudo como tentaram usarem a greve dos PMs e Bombeiros no RJ e BA para insuflarem insubordinações,aquartelamentos,rebeldias.
    São tão imundos e de baixo nivel que seus modus operandi são os mesmos envelhecidos pois para esses boçais ainda não caiu a ficha que o mundo andou.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil: Segundo agência de notícias Reuters – Sai Graça Foster e a diretoria da Petrobras | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.